O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Regras básicas de PT #1

Iniciado por GuilherVX, 04/12/2012 às 19:18

04/12/2012 às 19:18 Última edição: 04/12/2012 às 20:06 por Mistyrol
Introdução:Bom makers,eu já vi muitos roteiristas(inclusive eu,um tempo atrás) errando muito em alguns pequenos pontos que mudam completamente a escrita,então eu vou desenvolver alguns tutoriais ensinando nesses pontos mesmos.Espero que gostem.


[box class=titlebg2]Info's[/box]
Criador(a) da aula/tutorial: GuilherMakerVX(eu)
Dificuldade de aprendizado: Fácil
Para acompanhar o tutorial/aula, é recomendado ter uma noção básica sobre: Saber escrever
Do que se trata o tutorial/aula: Algumas regras de PT

[info]
Os tipos de porque
Comecemos com o por que clássico separado, ele define um motivo; "por qual motivo" ou "por qual razão".
Exemplo: "Por que Kratos é branco?"

agora vamos ao "por quê", que é muito confundido pelo brasil à fora:
Quando vier antes de um ponto, seja final, interrogativo, exclamação, o por quê deverá vir acentuado e continuará com o significado de "por qual motivo", "por qual razão".
Exemplo:"Sou bonito por quê?"

agora, o porque junto que quando eram pequenos, suas professoras falavam que eram para dizer a resposta. é.. não é bem isso, mas é um bom começo:
É conjunção causal ou explicativa, com valor aproximado de "pois", "uma vez que", "para que".
Exemplo:"Tive que sair do pc mais cedo porque tive que estudar."

Por último,o porquê,porque precisamos encerrar:
É um motivo,uma razão.Vem acompanhando artigos,pronomes,numeral ou adjetivo.[/info]

Regras de acento:

Notamos que no primeiro caso trata-se de uma palavra oxítona terminada em "e". Regra: Todas as palavras terminadas em a, e, o, em seguidas ou não de "s" deverão ser acentuadas.
Atendo-nos ao segundo exemplo, constatamos que se trata de uma palavra paroxítona terminada em "x". Regra: Todas as paroxítonas assim terminadas recebem o acento gráfico.
Quanto ao terceiro, identificamos um vocábulo também oxítono, terminado em "em". Regra: Idêntica à primeira.
Por último, temos uma palavra proparoxítona, a qual integra um grupo em que todas são acentuadas.

"crase":

como usar e quando usar crase:
artigo feminino "a" ou "as".
o "a" dos pronomes "aquele"(s), "aquela"(s), "aquilo", "aqueloutro"(s) e "aqueloutra" (s).
o "a" do pronome relativo "a qual" e "as quais"
o "a" do pronome demonstrativo "a" ou "as".
Observação geral de Crase: Sempre haverá crase quando a oração se refere a alguém ou a alguma coisa.
Ponto e vírgula

Ponto e Vírgula:
O ponto e vírgula indica uma pausa maior que a vírgula e menor que o ponto. Quanto à melodia da frase, indica um tom ligeiramente descendente, mas capaz de assinalar que o período não terminou. Emprega-se nos seguintes casos:

- para separar orações coordenadas não unidas por conjunção, que guardem relação entre si.

    Por Exemplo:
        O rio está poluído; os peixes estão mortos.


- para separar orações coordenadas, quando pelo menos uma delas já possui elementos separados por vírgula.

    Por Exemplo:
        O resultado final foi o seguinte: dez professores votaram a favor do acordo; nove, contra.


- para separar itens de uma enumeração.

    Por Exemplo:
        No parque de diversões, as crianças encontram:
        brinquedos;
        balões;
        pipoca.


- para alongar a pausa de conjunções adversativas (mas, porém, contudo, todavia, entretanto, etc.) , substituindo, assim, a vírgula.

    Por Exemplo:
        Gostaria de vê-lo hoje; todavia, só o verei amanhã.


- para separar orações coordenadas adversativas quando a conjunção aparecer no meio da oração.

    Por Exemplo:
        Esperava encontrar todos os produtos no supermercado; obtive, porém, apenas alguns.


Dois-pontos ( : )

O uso de dois-pontos marca uma sensível suspensão da voz numa frase não concluída. Emprega-se, geralmente:

- para anunciar a fala de personagens nas histórias de ficção.

    Por Exemplo:
        "Ouvindo passos no corredor, abaixei a voz :
        – Podemos avisar sua tia, não?" (Graciliano Ramos)


- para anunciar uma citação.

    Por Exemplo:
        Bem diz o ditado: Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.
        Lembrando um poema de Vinícius de Moraes: "Tristeza não tem fim, Felicidade sim."


- para anunciar uma enumeração.

    Por Exemplo:
        Os convidados da festa que já chegaram são: Júlia, Renata, Paulo e Marcos.


- antes de orações apositivas.

    Por Exemplo:
        Só aceito com uma condição: Irás ao cinema comigo.


- para indicar um esclarecimento, resultado ou resumo do que se disse.

    Exemplos:
        Marcelo era assim mesmo: Não tolerava ofensas.
        Resultado: Corri muito, mas não alcancei o ladrão.
        Em resumo: Montei um negócio e hoje estou rico.
[close]