O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Faroeste Caboclo - Visual Novel (Homenagem a Legião Urbana)

Iniciado por Maker Baka, 04/02/2013 às 19:31

04/02/2013 às 19:31 Última edição: 04/02/2013 às 19:33 por Maker Baka
Faroeste Caboclo
Homenagem a Legião Urbana

A idéia

Spoiler
Estava escutando Legião Urbana hoje e enquanto a música Faroeste Caboclo tocava tive uma ideia (sim, assim do nada) para um projeto de RPG Maker.
Como sempre quis fazer um Visual Novel e sempre ficava criando finais diferentes para as músicas da banda, pensei em juntar as duas coisas e criar um visual novel sobre uma música, a diferença? Com o jogo você poderia opinar por seguir a trajetória da letra clássica, ou mudar o destino de João de Santo Cristo...
Como os visual novels sempre são parados e desanimados eu poderia incluir a batalha de João com Jeremias, as pessoas da Zona da Cidade, as festas de rock e também tive a ideia de incluir uma mini quest, mais ou menos assim: João tem que optar por qual trabalho ele prefere - um digno cidadão lenhador, um rico traficante de armas e mais tarde um político -depois você ganharia uma certa quantia em dinheiro (dependendo do trabalho escolhido) e toda sexta gastaria seu money por Brasilia).
[close]

A história

Spoiler
No CD de Legião que eu estava escutando, Renato Russo, aquele lindo perfeito e inacreditável poeta cantor, compositor, músico e simbolo de inspiração para tantas pessoas, antes de começar a música fala isso:

CitarHá muito tempo atrás, em uma terra distante, longe da civilização. Existia um jovem rapaz, chamado João de Santo Cristo.
Essa é a sua história, guardem com atenção essas palavras e lembrem-se:
As drogas fazem você virar os seus pais!

Acho que seria uma boa maneira de começar a contar a história que seriam totalmente sobre a sobrevivência de João em um mundo repleto de preconceito, perigo e escolhas - um ponto clássico dos visual novels. Mas o jogo começaria a partir da hora que ele chega em Brasília.
[close]

Personagens

Spoiler
Os personagens clássicos da música estão postados no tópico, mas o diferencial da descrição deles é que são apresentados com trechos da canção.

Protagonista

Nome: João de Santo Cristo.
Descrição:
(...) Quando criança só pesava em ser bandido,
Ainda mais quando com um tiro de soldado pai morreu. (...)
Ele queria sair para ver o mar,
As coisas que ele via na televisão.
Juntou dinheiro para poder viajar.
Escolha própria escolheu a solidão.


Nome: Pablo
Descrição:
(...)Falou com Pablo que queria um parceiro
E também tinha dinheiro e queria se armar
Pablo trazia o contrabando da Bolívia
E Santo Cristo revendia em Planaltina (...)


Nome: Maria Lucia
Descrição:
(...)Maria Lúcia era uma menina linda
E o coração dele pra ela o Santo Cristo prometeu (...)
"Maria Lúcia pra sempre vou te amar
E um filho com você eu quero ter" (...)


Nome: Jeremias
Descrição:
(...)Mas acontece que um tal de Jeremias,
Traficante de renome, apareceu por lá
Ficou sabendo dos planos de Santo Cristo
E decidiu que, com João ele ia acabar (...)


Os outros personagens (que não estão envolvidos com o final clássico do jogo) não poderiam ser apresentados no tópico para não perder a graça...
[close]

Trilha Sonora
Músicas da própria Legião Urbana

Spoiler
Bem, acho que vocês percebera que eu amo Legião Urbana e que esse jogo seria totalmente dedicado a banda. E como todo jogo precisa de uma trilha sonora acho que usar as músicas dos grandes compositores  que escrevam as letras da banda seria uma ótima maneira de deixar o jogo ainda mais "legiãonístico". Mas acho que as letras em si não estariam presentes, as músicas só com os instrumentos em um volume adequado, no momento adequando.

Exemplos:
Quando ele conhece Maria Lucia poderia tocar a linda "Eduardo e Monica".
Quando ele conhece os políticos poderia tocar a polêmica "Que País é Esse?".
[close]

Ah! Sim! Já ia esquecendo do link para a música, caso alguém não a conheça :)

É isso gente, o que acharam?

o/  :rainbow:

Sinceramente, eu acho interessante xD, porém ousado já que Visual Novel pelo menos, eu nunca vi um retratando algo extremamente fora da cultura japonesa, eu até recomendaria mais um tema oriental, por causa dos gráficos, tem muitos rips por ai de visual novels o que facilitaria, um game com a história dessa música acho que demandaria gráficos originais. Acho que não precisaria ser no pé-da-letra, poderia se basear na historinha contada pelo Renato Russo :D, e fazer algo que se encaixe com VNs. Bom boa sorte, qualquer game bem-feito eu apoio k, mas o mais importante é o que você realmente quer fazer :).

04/02/2013 às 20:25 #2 Última edição: 04/02/2013 às 20:34 por anticasper
Olá.

Eu sou muito fã de Legião, gosto muito desde pequeno e bem, cresci ouvindo os clássicos. Acho Faroeste Caboclo uma poesia linda sobre a realidade vulnerável do povo brasileiro e como os fatos da vida são ligados por pontos em uma linha imaginária que chamam de destino.

Acho que potencialmente é uma boa ideia, apesar de eu achar que uma Visual Novel não se encaixaria muito, talvez é algo que possa ficar legal, desde que com cuidado e esmero. Sobre a utilização de outras músicas, acho que como homenagem ficaria legal se contivessem easter eggs com essas referências, mas eu evitaria a todo custo o uso da música em si. Você pode relacionar algumas que seguem a temática como Mais do Mesmo, A Fábrica e Metrópole, cada uma pegando um aspecto diferente da realidade.

Se precisar de alguma ajuda sobre qualquer aspecto ou para um brainstorm, pode contar.

Abs


Raizen,

Eu pensei bastante nesse ponto dos Visual Novels não englobarem muito o universo fora do mundo japonês, mas acho que seria mais certo dizer que o jogo seria tipo um visual novel adaptado... mais ou menos assim x3 Sua maior parte seria estilo visual novel, mas a cena na cidade, as quests e as batalhas seriam estilo RPG Maker mesmo.

Anticasper

Muito profundo cara o que você falou sobre Faroeste Caboclo... lindo  :rainbow:

Gostei dos exemplos de música que sugeriu, o lado positivo de se inspirar nesse tipo de temática é que Legião é feita de músicas assim - como você disse, "pegando aspectos da realidade".

Obrigada pelos comentários :)

o/

04/02/2013 às 23:16 #4 Última edição: 04/02/2013 às 23:19 por anticasper
Citação de: Maker Baka online 04/02/2013 às 23:05
Anticasper

Muito profundo cara o que você falou sobre Faroeste Caboclo... lindo  :rainbow:

Gostei dos exemplos de música que sugeriu, o lado positivo de se inspirar nesse tipo de temática é que Legião é feita de músicas assim - como você disse, "pegando aspectos da realidade".

Obrigada pelos comentários :)

o/

Legião é de fato um ode a reflexão, ao martírio e ao sofrimento. O Renato era um romancista em seu gênero né, auto-destrutivo, melancólico e coisas do tipo. Acaba que as músicas eram um retrato da sociedade em que ele cresceu, os anos 70, 80 e toda a conjuntura politica por trás. Infelizmente, ainda temos reflexos disso nos dias de hoje - apesar de a situação econômica ter melhorado horrores e o país ter se estabilizado, - os temas que ele falava são totalmente contextualizados com o agora.

Por isso eu aprovo a ideia. E acho que você poderia aprofundar nessas questões política-sociais. Seria algo reflexivo e conceitual, porém, teria um valor cultural enorme.

E cara, quando o assunto é Legião, eu vou longe xD


Opa, você vai muito longe quando o assunto é legião  :XD:

Sim Renato Russo era um verdadeiro poeta das músicas, conseguia por em suas letras a situação de um país e de um povo que se perdiam em sua própria sujeita... Ele ficaria muito feliz ao ver o quanto que nosso Brasil progrediu desde aquela época, hoje nem se compara, ainda bem...

O lado do projeto seria mais esse sim, homenagear, envolver a Legião Urbana, por ser a melhor banda de rock nacional (na minha opinião) e ter tantos componentes incríveis tocando e cantando. Isso além de contagiar fãs de toda as gerações, como eu que nem sonhava em fecundar o ovário da minha mãe na época do auge. O incrível é que ninguém tinha pensado em homenageá-los pelo maker :hein:

Mas no projeto em si, acho que não surgirá tão cedo. No futuro, porém, provavelmente o farei e concluirei. Obrigada por mostrar sua opinião aqui, afinal é quase como um (ou é um...) Fan Game então nada melhor do que a opinião dos fãs :)

o/