O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Aula Mapeamento - #1 Básico

Iniciado por Makers, 16/11/2014 às 22:21

16/11/2014 às 22:21 Última edição: 01/12/2014 às 16:46 por Makers


[box2 class=titlebg title=Introdução]Meu primeiro tutorial de mapas. Não sou muito bom com tutoriais então, me avisem se tiver ficado ruim o tutorial. Será um tutorial básico, ensinando possíveis erros que podem ser cometidos e como evita-los. Espero que gostem, fiquem com ele![/box2]


[box2 class=titlebg title=Etapa #1 - O que é certo e errado?]
Todos sabem que quando se vai fazer um mapa, não se pode sair colocando qualquer tile onde bem imaginar. Devemos saber e conhecer onde e como usar certos tipos de tiles. Pra começar vamos falar do ato da realidade.

Realidade

Abaixo você pode notar um exemplo de um mapa que está com sua realidade um tanto quanto bizarra. Onde podemos ver uma árvore dentro da água, e grama de neve em um local que nem tem neve sem falar nos outros objetos.


Spoiler
[close]



Ação Humana - Ação da Natureza

Pode-se presenciar abaixo, um mapa com simetria. E sendo uma "floresta" não cabe as leis naturais ter um rio ou árvores todas alinhadas perfeitamente. Dando a impressão que foi feito por obra humana e não da natureza.


Spoiler
[close]



Boa Simetria

Agora, na screen abaixo você pode notar que há simetria incumbida no mapa. Só que dessa vez o mapa é um interior, e nele há a intervenção do homem. O que faz você usar a simetria. Mas lembre-se. Mesmo sendo um interior ou um outro ambiente onde há intervenção do homem, devemos ficar atentos na questão da simetria, pois ela em alguns casos pode acabar prejudicando seu mapa.


Spoiler
[close]



Má Posicionamento

E pra finalizar essa primeira etapa. Você deve saber que alguns tiles devem ter uma atenção especial antes de serem colocados. Irei explicar melhor depois de verem a imagem a baixo:


Spoiler
[close]


Quando se vai colocar alguns tiles como os mostrados a cima, se deve ter uma atenção, pois dependendo de onde você os coloca acaba dando uma nova perspectiva no mapa. Sendo assim, uma estante de livros, tem duas partes, a de baixo ( 1 ) que deve ficar no chão, e a parte de cima ( 2 ) que fica no primeiro tile da parede. Assim fica abaixo:




[/box2]

[box2 class=titlebg title=Etapa #2 - Saber quando parar!]

Isso realmente deve ser posto nesta aula. Saiba quando parar! Vai haver momentos que você vai achar que quanto mais melhor. Mas ai que tá, quanto mais, pior. Quando se coloca demais de algum tile você acaba deixando o mapa menos real e mais estranho, ou então acaba deixando ele cansativo e repetitivo o que ocorre em mapas muito grandes mas isso irei falar mais tarde. Veja abaixo um exemplo de um pequeno exagero nos tiles:

Spoiler
[close]

No exemplo acima houve um exagero leve na hora de colocar os tiles. Mas a vezes em que podemos colocar o dobro, ou pior o triplo do número de tiles iguais. Dai acaba que saimos do controle, fazendo algo totalmente bagunçado e sem sentido. Como evitar isso? Basta agir natural, evitando o exagero e vendo sempre realmente é necessário colocar vários.[/box2]

[box2 class=titlebg title=Etapa #3 Tamanho não é documento]
Sim, quando a questão é mapas o tamanho não é documento. Quando se faz um mapa muito grande você acaba esquecendo de colocar mais objetos para deixa-lo menos vazio ou então faz o contrário e coloca tanta coisa que deixa ele poluído.

A dica que dou é. Caso for fazer um mapa não faço muito grande, fazendo-o menor você tem a oportunidade de colocar mais detalhes e outra, um mapa muito grande além de repetitivo ele cansa de se jogar e fazer. Em último caso faça um mapa muito grande, mas se tiver de fazer tente deixa-lo com um dinamismo maior.
[/box2]

[box2 class=titlebg title=Etapa #4 Use tudo que tem!]
O RPG Maker é uma engine que possui ferramentas simples de uso, então sempre use tudo que você tem há sua disposição. E pra isso você se deve saber como usar elas. Irei falar apenas de duas, e como devem ser usadas.

Spoiler
[close]

Acima você pode notar o modo incorreto de se usar o Pincel de Sombras. Ele é pra ser usada em dois tipos ( que eu conheço xD ). O primeiro é pra tirar as sombras que as paredes fazem, ou mesmo pra tirar as que você colocar. Irei deixar uma screen de como usar essa ferramenta!

Spoiler
[close]

Spoiler
[close]

Acima segue um dos efeitos do Pincel de Sombras. É dar uma nova perspectiva aos objetos, fazendo os ficar do modo desejado. Assim como também pode se incorporar um efeito que antes não tinha, colocando uma sombra maior em um objeto obviamente maior ( como no caso das torres ). E há também uma outra dica de uma ferramenta que é muito útil. Segue um exemplo abaixo:

 Usando a técnica
[close]
 Não usando a técnica
[close]

Consegui-o ver? A grama usando a técnica fica com a perspectiva de que está dentro da árvore ou incorporada com a montanha. Isso se deve por eu ter usado a tecla Shift, que faz com que a grama vire tile normal dai quando você apenas passa com o tile de grama  ( que é o usado no chão ) a grama se transforma em auto tile onde foi passado o tile de grama.[/box2]

[box2 class=titlebg title=Etapa Final #5 - Explicando Algumas Coisas]
Irei explicar para que serve os ícones no database na aba de tileset.

Spoiler
: Simboliza que o tile será atravessável.
:Simboliza que o tile não será atravessável.
:Simboliza que o tile não será acima do herói.
:Simboliza em quais direções poderão se passar pelo tile.
:Simboliza que o tile será categorizado como uma escada.
:Simboliza que o tile será categorizado como um tile de grama, deixando o jogador com metade do corpo meio em transparente.
:Simboliza que o tile será categorizado como um tile que irá dar dano quando se passar nele.
[close]
[/box2]

[box2 class=titlebg title=Créditos]
[user]Makers[/user][/box2]
Prazer, Terror dos Modinha

Bom tópico para iniciantes, muitos se esquecem dessas coisas básicas depois lá na frente quando for fazer algum mapa mais complexo ou para algum torneio ou disputa, acaba não tendo o resultado esperado, é muito importante e essa aula ficou bem legal, parabéns tio. (:

Ohh você também xD
Cara, fico muito feliz de que esteja ajudando o pessoal com aulas novas(bah, minhas aulas são de antiga geração >.>)
Espero que faça um índice e que continue elas :D

Se me permite: Uma dica que dou para os mappers que forem fazer a etapa 2, é treinar fazer mapas grandes e pequenos. Mesmo membros avançados tem dificuldades com a quantidade de objetos a ser colocado no mapa. Vide aqui.
Edit: Sem falar que ficou bem bonito o tópico xD

o/

Citação de: SimonMuran online 16/11/2014 às 22:32
Bom tópico para iniciantes, muitos se esquecem dessas coisas básicas depois lá na frente quando for fazer algum mapa mais complexo ou para algum torneio ou disputa, acaba não tendo o resultado esperado, é muito importante e essa aula ficou bem legal, parabéns tio. (:

Sim, realmente é sempre bom relembrar as coisas antigas... mesmo que seja muito simples. Obrigado pelo elogio tio :blink:

Citação de: Alisson online 16/11/2014 às 22:34
Ohh você também xD
Cara, fico muito feliz de que esteja ajudando o pessoal com aulas novas(bah, minhas aulas são de antiga geração >.>)
Espero que faça um índice e que continue elas :D

Se me permite: Uma dica que dou para os mappers que forem fazer a etapa 2, é treinar fazer mapas grandes e pequenos. Mesmo membros avançados tem dificuldades com a quantidade de objetos a ser colocado no mapa. Vide aqui.
Edit: Sem falar que ficou bem bonito o tópico xD

o/

Haha, que isso suas aulas são ótimas.

Claro que permito, e até digo também... treinem bastante fazer mapas pequenos e grandes, principalmente os que vocês tem mais dificuldades.

Enfim, obrigado pelo comentário tio  :ok:
Prazer, Terror dos Modinha

17/11/2014 às 15:35 #4 Última edição: 17/11/2014 às 15:42 por SevenM
  Primeiramente permita-me lhe dar meus parabéns e agradecer a aula que foi ótima em vários sentidos! Desde o momento em que ingressei no RPG Maker eu andei vendo tutoriais de todas as naturezas e infelizmente a área de mapas me deixou um pouco descontente pois me parecia limitada a um conjunto de assuntos.

Os assuntos mais abordados aparentemente são iluminações, parallax, interiores e criar florestas.

Estes tutoriais foram muito úteis mas passaram a impressão que os mapas vem sendo tratados apenas como eye candy e que sua função principal foi deixada de lado. Eu quero poder andar pelo mapa, explorar! Quero ser livre nele e conseguir ir por caminhos escondidos e dar de cara com algum bau! Exploração é importante, folks.
Foram no máximo dois tutoriais que me proporcionaram conhecimento para fazer algo do tipo. Joguei recentemente um game do RM2K3 chamado Demon Legacy e o autor sabia exatamente como deixar o mapa bonito e ao mesmo tempo com espaço suficiente para a exploração, simplesmente amei o jogo de inicio ao 'fim'.

Bom, por ser uma primeira aula não tem muito o que comentar alem de dizer que ficou ótimo e que definitivamente irei acompanhar as novas postagens conforme você as fizer. É um assunto que me interesso bastante até por ser bem leigo na criação de mapas ainda.

Valeu pela aula, Makers!


Jogo em desenvolvimento. Se interessou? Clique na imagem para mais informações!

Citação de: SevenM online 17/11/2014 às 15:35
  Primeiramente permita-me lhe dar meus parabéns e agradecer a aula que foi ótima em vários sentidos! Desde o momento em que ingressei no RPG Maker eu andei vendo tutoriais de todas as naturezas e infelizmente a área de mapas me deixou um pouco descontente pois me parecia limitada a um conjunto de assuntos.

Os assuntos mais abordados aparentemente são iluminações, parallax, interiores e criar florestas.

Estes tutoriais foram muito úteis mas passaram a impressão que os mapas vem sendo tratados apenas como eye candy e que sua função principal foi deixada de lado. Eu quero poder andar pelo mapa, explorar! Quero ser livre nele e conseguir ir por caminhos escondidos e dar de cara com algum bau! Exploração é importante, folks.
Foram no máximo dois tutoriais que me proporcionaram conhecimento para fazer algo do tipo. Joguei recentemente um game do RM2K3 chamado Demon Legacy e o autor sabia exatamente como deixar o mapa bonito e ao mesmo tempo com espaço suficiente para a exploração, simplesmente amei o jogo de inicio ao 'fim'.

Bom, por ser uma primeira aula não tem muito o que comentar alem de dizer que ficou ótimo e que definitivamente irei acompanhar as novas postagens conforme você as fizer. É um assunto que me interesso bastante até por ser bem leigo na criação de mapas ainda.

Valeu pela aula, Makers!



Muito obrigado, sei como é bom ter um tutorial desses. Eu lembro que antigamente tinha se bem pouco, e os que tinham eram poucos detalhados.

Pode deixar que irei tentar fazer essa série sempre em todos os domingos, mas não posso garantir muito. Enfim, obrigado pelo elogio  :blink:
Prazer, Terror dos Modinha

Hey, bom tutorial, Makers. Bem simples e objetivo, a linguagem dominante dos newbies. Continue com tutoriais assim, está bem interessante. Foi uma boa tratar das ferramentas e da configuração do tileset, é algo que não vejo tratar em muitos tutoriais.

Até. o/

Citação de: Strong Rock online 17/11/2014 às 18:07
Hey, bom tutorial, Makers. Bem simples e objetivo, a linguagem dominante dos newbies. Continue com tutoriais assim, está bem interessante. Foi uma boa tratar das ferramentas e da configuração do tileset, é algo que não vejo tratar em muitos tutoriais.

Até. o/

Muito obrigado Strong! Espero que ajude aos novatos que estão afim de aprender mais da bela arte que é mapear. Fiquei meio com pé atrás de falar sobre as ferramentas e o database, mas fico feliz que tenham gostado.

Obrigado  :ok:
Prazer, Terror dos Modinha

17/11/2014 às 20:52 #8 Última edição: 17/11/2014 às 20:54 por Mistyrol
Ver essas coisas que me deixa com tanto orgulho dos mappers daqui.  :T.T:

Você fez um tutorial basicão sobre o que uma pessoa precisa saber na hora de começar a mapear, que são noções básicas e muito bem explicadas, por sinal. Meus parabéns, Makers, você, Simon e o Alisson me enchem de orgulho!  :clap:

Citação de: Mistyrol online 17/11/2014 às 20:52
Ver essas coisas que me deixa com tanto orgulho dos mappers daqui.  :T.T:

Você fez um tutorial basicão sobre o que uma pessoa precisa saber na hora de começar a mapear, que são noções básicas e muito bem explicadas, por sinal. Meus parabéns, Makers, você, Simon e o Alisson me enchem de orgulho!  :clap:

Puts, fico até meio sem jeito. Muito obrigado, realmente ouvir isso de você me
da até um UP em continuar fazendo os tutoriais.

Obrigado mais uma vez tio Misty :blink:
Prazer, Terror dos Modinha

Muito bacana o tutorial,de ótima qualidade e bem explicado
Agora vou conseguir desenvolver mapas melhores :wow:
Vi que tem vários tutoriais seus estarei dando uma conferida.

Citação de: Lymeraiton online 24/11/2014 às 18:10
Muito bacana o tutorial,de ótima qualidade e bem explicado
Agora vou conseguir desenvolver mapas melhores :wow:
Vi que tem vários tutoriais seus estarei dando uma conferida.

Muito obrigado, espero que goste dos tutoriais e realmente
lhe ajudem a fazer bons mapas.

Sim, tem 2 até agora basta dar uma olhada que acha  :ok:
Prazer, Terror dos Modinha