O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Elementos de RPG em todo lugar!

Iniciado por Harden, 05/12/2012 às 15:19

Essa discussão que estou a levantar é uma que já fizeram a algum tempo em uma livestream na qual eu estava participando e acho que seria interessante levantar aqui também.

Atualmente grande parte dos jogos tem colocado em sua programação e em sua jogabilidade elementos do RPG, como Skill, Level, customização do personagem e etc.
Gostaria de saber a opinião de vocês em relação a isso.

Creio que estejam fazendo tal coisa para dar uma vida mais util ao game, para que você tenha que fazer mais coisas e para que o jogo lhe divirta por mais tempo. Hoje em dia está difícil achar um game que seja um RPG "puro". Um bom exemplo é Borderlands, que por alguns é considerado RPG, e para outros é considerado Shooter.

E vocês, o que acham desta distribuição desesperada por elementos do RPG?
Your drill is the drill that will pierce the Heavens!

Cara, o rpg é um gênero incrível que basicamente depende de dar ao jogador a decisão de o que fazer, logo é um gênero que mesmo em poucas partes, é muito aplicado em todos os outros, porque ele aumenta a imersão do jogador no game. Vale também lembrar a grande disparidade entre o conceito de rpg ocidental e o conceito de rpg oriental.
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

O "rpg" ficou difundido em outros gêneros, como ação(a maioria dos rpgs não e em turnos e são bem rápidos,quase que como jogos de ação) , shooter (a maioria dos shooters tem levels,skills e armas personalizáveis).Até jogos de plataforma tem shops e coisas do gênero.É um negócio que funciona bem em qualquer tipo de jogo,sendo que os "final fantasy e outros do tipo" ficaram obsoletos,tendo que mudar suas formulas para ter um pouco mais de ação.Pelo menos é o que eu acho.

Concordo co o que foi dito acima, na minha opinião a tendência dos jogos daqui para frente é assimilarem características dos demais, veja o exemplo de FF (Final Fantasy), que no Super Nintendo era um RPG bem tradicional, e os novos lançamentos para PS3 está um jogo bem mais ação. E como foi levantada a questão muitos jogos que não são RPGs tem elementos característicos dele, exemplo o Call of Duty Black OPS, que tem Level, Shop, Armas bloqueadas para níveis abaixo, etc. e existem muitos outros. Assim como ocorre no cinema onde um fime tem características diversas como ação, drama e comédia em um só filme, isso está ocorrendo nos jogos.
Mind: Até onde sua mente vai?

Citação de: B.loder online 05/12/2012 às 15:45
Vale também lembrar a grande disparidade entre o conceito de rpg ocidental e o conceito de rpg oriental.
Pra quem não sabe as diferenças:
Ocidental=Mais ação(action rpgs)e liberdade,maior quantidade de exploração e histórias mais clichês,mas muuuuitas sidequests.
Oriental=Mais táticos ou em turnos,objetivos mais fixos,e um foco maior nos personagens e na história.
Eu acho que a diferença é mais ou menos essa.

É interessante que a maioria dos jogos de rpg maker segue a linha oriental da coisa :3
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

Pois é, o RPG, é um genêro que pode ser usado em varias plataformas, vide o God of War, é um jogo de Ação, mas tem muito traços RPG.
Pelo menos eu acho que asssim, vai abrir um mar de possibilidades para jogos em RPG.

OBS: Acho que meu jogo é uma mistura do RPG Ocidental e do RPG Oriental. xD
...