O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Criticas Construtivas e Destrutivas

Iniciado por Dark4000, 09/05/2013 às 16:08

09/05/2013 às 16:08 Última edição: 13/05/2013 às 13:16 por Uhtred
Críticas Construtivas e Destrutivas

Eu vejo muito por aí, pessoas imaturas, que não sabem lidar com as críticas construtivas. E também vejo gente que não sabe fazer boas críticas. Então hoje vim falar sobre a diferença de uma crítica destrutiva e uma crítica construtiva, que várias pessoas novas no maker não sabem.

» O que são críticas destrutivas

Seu projeto é péssimo, Fulano! Gráficos péssimos, cheio de bugs, mapas horríveis... Desista do RPG Maker para sempre, porque você não tem futuro.
Isto é uma crítica destrutiva. Então, basicamente, a crítica destrutiva é aquela que além de não acrescentar em nada, magoa os sentimentos daquele que a recebe.
Por tanto, dar críticas destrutivas, é algo completamente inútil e sem sentido.

» O que são críticas construtivas

Críticas construtivas, são aquelas que apesar de dizer que se está bom ou ruim, aponta o que está ruim, aponta o que está bom (opcional) e diz o que fazer para melhorar o que está ruim.
Exemplo:

"Da fuq é isso, cara? Quer dizer, isso está muito bagunçado e sem detalhes. E o *** não era só um rival? Existe uma boa diferença entre aqui-inimigo e rival. Fale sobre o **** e o ****, por que a guerra começou e o que o herói tem haver com essa história toda. Mas toma cuidado para não revelar nada que queira manter em segredo.

Agora, os erros de ortografia:
1 - Dê espaço entre o ponto e a próxima palavra.
2 - Parágrafo existe. Use.
3 - Como é na internet, tudo bem, mas lembre-se de sempre escrever número por extenso."


Isto é uma critica contrutiva. (eu mesma escrevi sobre o projeto de um cara, mas, censurei o nome dos personagens ao passar para cá.)

» Má interpretação das críticas construtivas

"Tia Dark, eu tinha postado meu jogo na comunidade Cacto maker, o nome do jogo era 'A Bananinha Alada', um jogo de aventura feito no RPG Maker XP. Tá, até aí tudo bem. Aí o membro X, veio e disse:

'Ah, Membro Y, seu jogo não está bom. Você plagiou demais One Piece, tenta colocar mais ideias próprias, use a sua criatividade. Os mapas estão muito vazios, tente colocar mais coisas.'

Então eu reclamei com o Membro X. Pô, pra que comentar se for para dar uma crítica destrutiva, né?
Então, todos os que comentaram logo depois de mim me xingaram, então, removi o download da demo, disse que nunca mais postaria um jogo na Cacto Maker e pedi para um staffer fechar o tópico. Então, Tia Dark, quem está errado? Eu ou o membro X?

- Você."


O exemplo acima, mostra um membro (fictício) que não tem maturidade para ver a diferença entre uma crítica destrutiva e uma crítica construtiva negativa (com negativa, quero dizer que aponta os pontos ruins do jogo, sem falar os bons), que interpretou mal o que o Membro X disse. Membros como esse, não tem futuro, sinceramente. Acabam com sua própria carreira e ainda põe a culpa em quem estava tentando ajudar. E seu projeto poderia ter ficado 10X melhor, seguindo dicas dos críticos.

Então se você já fez isso, pense nas dicas que o membro te deu, aplique e não desista jamais de seu jogo.  :blink:. Amadureça!
Você achou que teria algo interessante aqui? Huehuehuehue.

Não gostei do tópico, ficou lixo, desiste de escrever, se mata.   :lol:


Brincadeiras a parte, enfim, é verdade que tem gente que não sabe a diferença de critica construtiva e negativa, e com medo disso, eu sempre falo no final das minhas criticas, normalmente para os iniciantes algo como:
"enfim, isso é só uma critica, não leve a mal, isso é para melhorar o seu projeto, e fazer você evoluir como maker, então não desista, continue tentando até que fique de uma forma agradável pra todos"


Provavelmente não, tanatos, apesar de não ser uma crítica exatamente construtiva, não é destrutiva, pois você não decidiu simplesmente xingar e dizer que está uma merda, disse que achou ruim (muito ruim) e apontou o porque.

E tem uma coisa, considerando o que o tantos acabou de dizer aqui, existem críticas destrutivas que vem pelo bem. Todos já devem ter visto aquele projeto que dá até nojo, com mapeamento rtp mal feito, história de vingança pela vila destruída e batalha padrão do rpg maker vx, o impulso que você tem é postar no tópico um simples "refaz tudo". E você não quer desanimá-lo, mas tem projetos que simplesmente não vão funcionar.

E também tem aqueles que quando você fala "quesito x está muito ruim, precisa melhorar bastante", já começam a querer brigar com você.
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

Quaisquer críticas, sendo estas construtivas e destrutivas " na verdade o termo é negativo' enfim, ela precisa antes de tudo, ser aceita e compreendida pelo autor do seu trabalho. Antes de tudo mesmo, porque de fato é ele que postou o trabalho e por não inocência já sabe que um ambiente público real " onde que falamos olhando no globo dos olhos" é muito alternativo e relativo ao mundo público virtual. Eu conscientemente adoro receber os dois tipos de feeds. Para fazer uma avaliação geral é necessário sim, receber críticas negativas e positivas. Portanto estamos falando de críticas pessoal e não de infantilidades de uma criança que prova de um chocolate e diz: Que nojo! Ou, o seu trabalho é uma merda! Poxa, têm pessoais aí que pega pesado. Como membros que escrevem coisas bizarras que já li vários postes em tópicos em que escreveram: "Vagina em decomposição" É verdade que críticas deste nível irá fazer qualquer um se revoltar.