O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Agradavel aos olhos do jogador

Iniciado por Noble, 01/03/2014 às 20:50

[box class=information]
Agradável aos olhos do jogador[/box]
[box class=windowbg2]Deixar seus jogos atrativos e agradáveis aos olhos de um jogador não é apenas questão de organizar o tópico de seu projeto ou, possuir bons sistemas e uma boa história; A questão é se preocupar com o tom das cores, com as falas e narração, com a simplicidade ou complexidade do jogo. Nessa matéria vou falar um pouco sobre isso.[/box]

:linha3:
As cores
:linha3:

As cores, principais responsáveis pela boa impressão do projeto quando na parte multimídia. Qual a relação delas com o assunto? É simples: elas dão a realidade ou irrealidade ao projeto. Mapas bem coloridos com tons vibrantes e fortes combinam bem com jogos de fantasia e aventura em algumas ocasiões, porém, quando exagerado, literalmente 'dói os olhos' do jogador; Mas se você quer dar um ar realista a seu jogo, deixe as cores menos vivas, em um tom meio acinzentado, estes também são bons para jogos contemporâneos ou futuristas distópicos.

[hs width=240 height=105]http://i.imgur.com/pmaZgfE.png[/hs]
As imagens acimas são dois exemplos de mapas, um bem colorido e outro mais discreto.

Caso queira fazer um jogo de terror, por exemplo, deixar seus mapas escuros e com um tom marrom pode causar um impacto e uma ótima impressão.

[hs width=200 height=135]http://i.imgur.com/G3dGBSj.png[/hs]
Um ótimo exemplo

Viu só? O tom das cores do jogo já dão uma boa idéia de como ele é, do que esperar dele, então minha dica é que se preocupem com isso.

:linha3:
As falas e narração
:linha3:

A narração, é algo que você deve evitar colocar no seu jogo, você deve tentar explicar tudo no jogo em si, embora uma introdução/explicação da história no começo seja quase totalmente necessário.

[hs width=160 height=103]http://i.imgur.com/e0BgbKN.png[/hs]
Uma fala: bem simples e direta.

Não importando como, você deve sempre colocar falas simples e diretas, algo que facilmente entre na mente de um jogador. Por exemplo, se você quiser colocar um personagem para explicar algo grande ao protagonista, você deve explicar um pedacinho por mensagem, ser direto, sem muito blá blá blá e não se preocupando muito com a ortografia.

:linha3:
A história
:linha3:

Ter uma idéia e pôr em prática na criação de jogo, para iniciantes é uma coisa difícil, pois de inicio o RPG Maker parece um pouco... Limitado. É difícil mostrar a expressão ou movimento que quer, e daí você pergunta "Qual a relação disso com o assunto?", na verdade: Tudo.

Quando você tem uma idéia, cria um roteiro e quer criar seu jogo, você tem uma noção de seus limites, tenta fazer seu jogo de acordo com o que é, ou não é possível fazer. Em um processo para criação de um jogo isso não é diferente, você tem uma base que precisa ter completa compatibilidade com a Engine que você usa, por exemplo no RPG Maker, com Scripts e Eventos, é difícil haver algo que não há como fazer.

Então resumindo: Levando em conta tudo isso que eu disse, você deve criar seu roteiro escrevendo o que é possível colocar em seu jogo pela Engine que você usa e pelo que você ou sua equipe é capaz de fazer.

Apartir disso, você cria seus personagens, o importante é que as escolhas do personagem e suas ações devam emocionar um jogador, faça-o ter qualidades e defeitos, uma personalidade admirável (ou não). Vou começar explicando algo simples: A aparência e roupa do personagem influencia na imagem que um jogador tem sobre ele, por exemplo: Um jovem de cabelos loiros bem claros, de olhar sério e armadura, ele dá a ideia de um personagem determinado e forte. Um velho de longa e lisa barba e careca, cheio de rugas e com olhos quase fechados usando uma túnica, essa dá a ideia de um idoso sábio ou um mago.

:linha3:
O tópico
:linha3:

Eu vejo com os meus olhinhos, pessoas com dificuldade de encontrar o meio-termo na hora de explicar a trama. Na verdade não é tão difícil, você pega o que há de mais importante e atrativo na história e coloca, fazendo separações. Você pode primeiro falar do motivo da guerra dos (?) impérios, depois, falar sobre a morte de (?) e, assim, explicar a história.

Um bom exemplo é em Poseidon II - Memórias perdidas de Cezar, primeiro ele fez o prólogo e depois continuou a história citando outras coisas importantes.

Outra coisa que também é importante é falar dos sistemas, não apenas o nome deles, mas explica-los e depois falar de sua utilidade no jogo, mostrando imagens também. Pra ser sincero essa é a primeira coisa que eu vejo quando estou lendo um tópico de algum projeto ou jogo.


[hs width=250 height=270]http://i.imgur.com/9pycIl5.png[/hs]
Os sistemas de Legados de Justiça

Bom, é só isso, fim da matéria.
♫ Portfolio ♪
Sinta-se livre pra entrar em contato comigo quando quiser.

Fazer um comentário aqui, para dar um up! No geral ficou uma matéria legal, vou trata-la no estilo Jack Estripador: por... aff, já vi tanto essa piada que nem tenho vontade de fazê-la.

As cores eu não acho que envolvam muito o gênero do jogo, seria mais a emoção e outros aspectos do jogo. O Moon[light] saberia explicar melhor, lembro dele um dia falando sobre a questão da cor no Persona. Ao meu ver é assim: cores claras são para denotar alegria, as frias são para momentos mais tristes.

Também acho que a narração seja importante, mas tenho que discordar nesse seu exemplo. Foi o tipo de fala que não precisa estar num jogo. Pra mim as falas devem contar informações relevantes pra história, não falar algum texto trivial. Lembro que no Breath of Fire rolava muito disso, maioria dos NPC's não falava algo relevante e repetiam as frases demais.

Concordo nisso que a pessoa tem que se adequar ao seu limite e não sair pensando que pode criar qualquer coisa. Lembro que comentei algo assim numa matéria minha, mas não tô lembrando qual.

E quanto ao tópico, bom, eu fiz uma matéria a respeito então deixo aqui de merchandising  :XD:

O tópico é a alma do projeto

Viva a lenda!



Como é dito é feito, a sua matéria também está no portal  :beijo:
http://centrorpg.com/index.php

Sobre a matéria em si, ela ficou bem interessante, porém acho que faltou apenas uma conclusão, algo para fechar com uma opinião generalizada sobre o que escreveu, fechou o todo bem estranho com um ... É isso galera #partiu.

Mas foi interessante abordar as cores e no que isso influência no jogador, boa sorte nas próximas matérias :)

07/03/2014 às 23:15 #3 Última edição: 08/03/2014 às 20:13 por VincentVII
Fhikdhfkccjfjrkwjs choquei aqui quando vi que minha materia foi aceito; mais que isso, ela foi colocada no portal! Nao imaginava essa atencao, foi mais como uma "tentativa". :v

Bom, eu queria detalhar mais, colocar tudo de uma forma... melhor. Eu mesclei ela com uma outra materia que havia feito para uma outra ocasiao, mas nem usei, peguei uns pedacinhos, por isso devem ter reparado que fugiu um poko do assunto alguns momentos.

Nao vou responder especificamente os comentarios, to no tablet e é horrivel escrever nele,, com paciencia escrevi o adicional acima' mas obrigado por lerem e comentarem :)




Falando nisso, esqueci de citar algo importante: o usuário Bziperan me ajudou muito na criação dessa matéria, com imagens e ajudando precisamente. Créditos a ele e me desculpe por ter esquecido (se tivesse como editar o tópico eu editaria :v)
♫ Portfolio ♪
Sinta-se livre pra entrar em contato comigo quando quiser.