Visitante!
Faça seu Login ou Registre-se!

Galeria de Jogos

Exibir mensagens

Esta seção lhe permite ver todas as mensagens deste membro. Note que você só pode ver as mensagens das áreas às quais você tem acesso.


Tópicos - Vixen

Páginas: [1]
1
Olá pessoal.
Estou com algumas dúvidas em relação à instalação de um jogo feito em RM2K3, quem sabe os mais experientes possam me ajudar. Vamos lá.

Criando um instalador: Eu queria criar um instalador fechado, que não desse para ser editado, lembro que há muito tempo usavam o MoleBox pra isso. Existe algo mais simples hoje ou ele ainda serve?

Outra dúvida é sobre a fonte. Acho meio tosco quem não tem determinada fonte (usada no RM2K3 e 2k) ter que instalar a fonte manualmente senão as letras viram aqueles garranchos. Tem alguma maneira de fazer com que a fonte seja instalada junto com o jogo pra evitar de ter que enviar arquivo pedindo pra quem utilizar o jogo ter de instalar a fonte?

Por fim, estou tendo um problema com o harmony.dll, se não em engano (meu conhecimento é auto adquirido e empírico lol) dll é biblioteca né? Só que, quando crio o jogo e instalo em um pc sem o RPGmaker instalado ele manda a mensagem de que o harmony.dll está faltando, curioso é que o arquivo está lá antes de criar o instalador, só que ao usar o criar instalador parece que ele não está jogando o harmony.dll junto.
Lembro que tinha um esquema de alterar algum arquivo no notepad, era pra esse caso?

Agora sobre o lag. Sei que o FPS do Rm2K3 é baixo e por vezes dá lag, minha dúvida é sobre o que gera o lag e se tem como diminuir.
Mapas grandes?
Usar muitas figuras?
Ter muitos eventos?
Ter muitos comandos em paralalelo?
Todos eles?

Caso alguém possa me ajudar, ficarei muito agradecido.

2
Discussões e opiniões / RPG Maker Hoje - Sites disponíveis
« Online: 19 Dez 2016, 15:20 »
Oi gente, quem se lembra da época de ouro do RPG Maker 98-2000 deve se lembrar que pipocavam na internet dezenas de sites, foruns e jogos. Alguns ficaram marcados e cresceram bastante, de cabeça lembro da RPG Menace, Castelo RPG e o forum do próprio Don Miguel. Vocês sabem dizer quais os sites mais ativos hoje tanto BR quanto inglês além da Centro RPG maker?
Valeu.

3
Criador: Vixen
Gênero: Aventura
Iniciado em: Fevereiro de 2006
Finalizado em: Março de 2013
Plataforma: RM2K3
Importante:Lembrando que, apesar de tocar no assunto Igreja, o jogo em qualquer momento tem a pretensão de falar sobre religião, apenas utiliza o fato de que, na Idade Média a Igreja era a força política e econômica mais poderosa vigente. O foco da história é muito mais sobre o personagem principal e suas ligações com a cultura celta. Portanto elementos ligados à Lenda da Excalibur e ao Rei Arthur, estão presentes no jogo, de forma um pouco diferente da conhecida por todos.
Um pouquinho sobre o projeto: Esse projeto foi criado pelo Vixen, no caso meu irmão, e apesar de ter sido criado em 2006 e terminado em 2013 todo esse tempo não foi utilizado em cima do projeto, afinal de contas, quem mexe com RPG Maker como hobby sabe que às vezes você fica um tempão sem fuçar em algum projeto.
Em dezembro de 2016 eu achei o projeto num CD e resolvi jogar pelo efeito de nostalgia, afinal cresci com meu irmão criando isso. Enquanto jogava me questionei por que ele nunca havia lançado o projeto, apesar de tê-lo anunciado tanto na Centro quanto na Aldeia e na Castelo se não me engano, porém durante o jogo encontrei  vários alguns bugs, e resolvi arrumá-los, após isso resolvi fazer o que ele nunca fez, que é lançar o projeto.  Achei que levaria em torno de um mês, visto que o projeto estava praticamente pronto, mas após quatro meses mexendo todos os dias no projeto, cá estou eu.
Basicamente eu alterei muita coisa visual, não mexi em nada na história ou no funcionamento das coisas; troquei imagens que eram da net por imagens originais, troquei menus e substituí vários gráficos, além da correção de bugs. Atualmente estou quase no fim, faltam a correção de alguns pequenos bugs restantes – junto do jogo tinha uma lista com “Alterações a Fazer”- e verificação de grafia dos textos, além de umas imagens no evento final do jogo que eu pretendo substituir;  gostaria também de antes de lançar ter um beta pra minimizar os bugs – um projeto todo em eventos deste tamanho não é isento de bugs, infelizmente. Acredito que até o fim de maio tudo esteja pronto.
Bem vindos à Európia, uma terra muito parecida com a nossa Europa da Idade Média. Há mais ou menos vinte anos atrás, o bondoso Papa, líder da força máxima da época, a Igreja, sucumbia perante uma misteriosa febre, e em seu lugar um novo Papa assumia, porém seu desconhecido sucessor possuía planos sombrios, e o continente de Európia que até então era pacífico e calmo viu-se se imerso em uma guerra sangrenta, iniciava-se a Primeira Grande Guerra, uma guerra que o novo Papa empreendia contra toda a magia, sem qualquer motivo aparente.
Nos dias de hoje a guerra acabou, mas praticamente toda magia foi exterminada de Európia, o único resquício de liberdade mágica é a pequena ilha de Englanda. Nesta ilha encontramos o povo druida, e eles estão frente a um terrível dilema, a magia está deixando de existir, e os soldados romanos de Vaticânia, sob as ordens do Capitão da Igreja, começam a adentrar esse santuário de beleza e magia. A única saída para todos na ilha é aceitar o fim, o fim da magia, porém os druidas acreditam na perpetuação do conhecimento, e para isso escolhem o mais jovem druida da aldeia, o jovem Taktuk, para uma última tarefa, coletar todo o conhecimento mágico existente para guardá-lo para as gerações futuras, na esperança de que elas encontrem uma maneira de coexistir com a magia em paz.
Taktuk porém é um jovem inexperiente nas artes druídicas e mágicas, e ainda carrega consigo um terrível e trágico passado. Em sua jornada ele não só deve completar sua missão como também enveredar por um caminho de auto-descoberta enquanto foge da fúria assassina do sádico Capitão da Igreja, Derion.
Taktuk Medregon:
O mais jovem druida da aldeia, é o encarregado da missão incumbida pelo Merlin, que é o título dado ao líder druida. Taktuk é um jovem inocente, que não conhece muito do mundo, apesar de tudo é curioso e está sempre aberto a mudanças. Mesmo não tendo completado todo o seu treinamento Taktuk tem o potencial para se tornar um grão-druida, um mestre nas artes mágicas e druídicas, porém toda sua inocência e coragem serão postas a prova enquanto tenta cumprir sua missão ao mesmo tempo que tem de desvendar eventos misteriosos que cercam seu passado.
     Porém ele não estará sozinho, seu companheiro Pokti, uma misteriosa e adorável criaturinha, está sempre a postos para ajudá-lo.
Pristic:
A jovem e habilidosa elfa é dita ser uma das melhores alunas dentro da Escola de Magias, é com certeza também a mais promissora; porém assim como os outros grandes personagens envoltos nesta história, ela parece esconder um grande segredo, afinal de contas ela demonstra saber muito mais do que realmente diz. Séria, calma e com seu habitual semblante blasé, Pristic sempre aparece nos momentos mais cruciais e complicado para ajudar o jovem druida a enfrentar os mais terríveis perigos.A pergunta que fica sempre no ar não chega a ser sobre a confiabilidade da exímia elfa, mas sobre o verdadeiro porquê de suas ações.
Durval:
O já velho e cansado Durval tem uma amizade de longa data com a alquimista de Stonehenge, Clara Maddox e também com a Diretora da Escola de Magias, Elmoi. E apesar de sua idade extremamente avançada ainda exerce sua função como Capitão da Guarda de Arlanda com maestria. Porém logo ele se vê num terrível e complicado dilema moral quando tem de escolher entre ajudar o jovem druida Taktuk a pedido de suas velhas amigas ou defender o seu reino e seu rei do ataque de um misterioso e perigoso ladrão.
Obod - O Dragão:
O mais velho e sábio dragão vivo de toda Európia. Obod também é um dos cinco Grandes Espíritos os quais Taktuk deve encontrar para completar sua missão. Porém apesar de sua imensa força e sabedoria Obod decidiu abandonar o mundo dos humanos após participar ativamente da Grande Guerra, e resolveu se recolher a uma caverna. Ele acredita que a Era da Magia finalmente chegou ao fim, e por ser extremamente orgulhoso e arrogante ainda precisa digerir como vai lidar com esse evento e suas repercussões.
Capitão Derion:
O Capitão das forças da Igreja, e também rei do Castelo Voador de Vaticânia, Derion é a encarnação da mais pura maldade. É o braço direito do Grande Papa e mantém controle das forças do exército romano através de seu encarregado, General Tidus. Enquanto comanda e coordena de longe os ataques à pequena ilha de Englanda e seus arredores, Derion parece manter planos paralelos, que envolvem magia negra, as grandes Feras Sombrias e o jovem druida. O que será que ele está tramando de tão terrível?
Elmoi:
A feiticeira mais poderosa viva nos dias de hoje, Elmoi acabou se tornando também a diretora da Escola de Magias. Severa, austera e de pouco trato social é ela quem deve guiar Taktuk em sua aventura nas artes mágicas, enquanto tem de lidar com a preocupação crescente de um ataque dos guardas da Igreja na ilha onde reside. Apesar de ser nova para o cargo Elmoi construiu uma grande fama, devido a seu talento nato para as artes mágicas, por conta disso ela mantém laços estritos com os seres mais poderosos da ilha.
Lardok:
O líder máximo do povo druida, Lardok não tem o título de Merlin a toa. Sua fama, paciência e capacidade de discorrer sobre qualquer assunto são amplamente conhecidos por toda Európia.
 Lardok era amigo íntimo do Papa anterior e foi peça chave durante a Grande Guerra, porém nos dias de hoje ele já está muito velho e cansado e percebe que finalmente sua jornada e a de seu povo chegaram ao fim. É ele quem escolhe o jovem Taktuk para completar a missão que vai perpetuar o conhecimento da magia para as gerações futuras.
O jogo conta ainda com uma infinidade de outros personagens, como Morgana, uma espécie de Deusa Mágica que se recusa a aceitar o fim da magia, ou Victor III o único dos Generais Cerúleos ainda vivo, e vários outros. Personagens maiores e menores, que apesar de toda história que os envolve empalidecem perante a história de Taktuk, se tornando meros coadjuvantes. Afinal tudo é sobre ele e sua jornada pessoal, e não sobre os outros habitantes da ilha.
Batalha
     Os sistema utilizado é o ABS (action battle system) que conta com o seguinte:
     Os sistema mostra o dano em tempo real, sendo o dano causado pelo heroi em amarelo e o dano recebido pelo heroi em azul. O heroi possui um hudmap simples, que contem mana, HP, status negativo e magia ativa, isso por que o hudmap só foi adicionado em 2013.
     A medida que o heroi evolui, seus status evoluem com ele, os status são basicamente HP, SP, Ataque e Defesa. A esquiva também está no jogo mas ela é uma status inato tanto dos monstros quanto do heroi, ou seja, a chance de esquiva é fixa para cada um, exceto para monstros que usam magia para aumentar sua própria esquiva. Assim como o nível, os equipamentos usados também afetam os status do heroi, assim como algumas poções mágicas e buffs mágicos.
     Os monstros, como os terrenos, possuem tipos, e esses tipos afetam as magias que o heroi usa contra eles ou enquanto está neles. Por exemplo, um monstro de água geralmente é imune a magias de congelamento, já monstros de fogo sofrem dano extra de magias de água; já nos terrenos uma magia de água pode custar mais sp enquanto você estiver em um terreno considerado "quente".
     Uma coisa que alguém pode achar estranho é que os mapas são menores e com menos monstros, o interesse era tornar a batalha mais rápida e ter uma história mais dinâmica.
Forjas
     O jogo conta com um sistema simples de forja, divido pelas várias capitais do jogo, os itens utilizados para as forjas são geralmente deixados pelos monstros ao morrer. Paralelo ao sistema de forjas, mas ainda diferente, existe um sistema de alquimia, onde determinadas poções podem ser criadas sob certas condições.
Quests
     Paralelamente a história principal do jogo, existe uma sequência de quests - chain quest do Festival da Chave da Cidade - que tem um propósito um pouco diferente daquele de Taktuk, essas quests são marcadas como exclamações laranjas, porém existe outro tipo de quest, marcada com uma exclamação azul, que serve para conseguir alguma habilidade ou item.
     As quests variam bastante, sendo de jogo de charadas aleatório a puzzles e mini-games, sendo que alguns só podem ser jogados pelo seu pequeno companheiro Pokti.
Chefões
     Originalmente o jogo não teria a batalha simples, a do ABS, seria uma sequência de eventos de história que culminariam numa batalha contra os chefes, isso acabou fazendo com que a batalha contra os chefes fossem um pouco diferente das batalhas normais. Enquanto no ABS temos uma batalha que varia de acordo com os status, nos chefes as batalhas são por hit kill, ou seja, cada golpe retira uma parte pre-definida do HP do boss, basicamente você não utiliza magias nos chefes, porém status de HP ganhos com equipamentos permanecem.
     A batalha dos chefes funciona um pouco parecido com as batalhas do Wow (Wolrd of Warcraft), você tem que descobrir o que fazem e como atacar cada um dos bosses, ou seja descobrir a mecânica dos mesmos. A mecânica dos chefes cresce em dificuldade a cada par de chefes, por exemplo, os dois primeiros chefes tem mecânicas simples, os dois próximos ficam mais complicados, e assim por diante, até chegar ao chefe final. Obviamente os chefes estão inseridos na história, e assim como os monstros normais podem ser verificados no Bestiário depois de derrotá-los.
Conquistas
     No seu livro de magias, além das magias, você tem acesso ao Bestiário e às Conquistas. Essas podem ser completadas sob determinadas circunstâncias. Acredito que elas cobrem todo o jogo, algumas ligadas a completar determinadas situações, algumas não podem ser puladas, pois fazem parte da história. Funciona um pouco como os troféus da PSN.
Outros
     Quando se fala em sistemas, ainda existem mais coisas a serem exploradas no mundo de Európia, como sistema caterpilar, animações nos eventos de história, sistema de dias e noites(não gosto deste XD), mapa mundi, entradas de determinadas fases, etc...
Esse é o trailer original de 2006, dando uma olhada de perto dá pra ver que muita coisa mudou de lá pra cá.
Spoiler
[close]

Esse foi o segundo e último trailer lançado, em 2013. Aqui já dá pra ter uma ideia melhor do jogo e dos sistemas, apesar de que mais algumas coisas mudaram depois disso.
Spoiler
[close]

Diferente dos outros dois, quem fez esse aqui fui eu. Não é bem um trailer, é mais um apanhado das funcionalidades do jogo. Alguns bugs presentes no vídeo (que eu vi depois) já foram arrumados. Aqui dá pra ter uma ideia de como o jogo está agora.
Spoiler
[close]

Esse vídeo também foi gravado em 2013, e apresenta um pouco da batalha ABS do jogo, algumas coisas mudaram aqui, principalmente em relação as magias dos monstros e do heroi.
Spoiler
[close]
Não tem demo, acho besteira lançar demo com o jogo pronto, em breve posto ele completo.
     Vou editar um pouco do que estava aqui originalmente.
     O sistema usado no jogo foi criado ainda no RM98, na verdade o sistema básico do ABS. Com o lançamento do 2k houve uma migração pra lá do que já havia sido feito, já em 2006 houve uma nova mudança e o jogo foi migrado de novo para a plataforma 2003. Foi muito difícil fazer essa transição, e isso acabou afetando (negativamente)  em muito o jogo. As versões anteriores possuíam limite de teclas, limite de figuras e isso acabou podando um pouco o que estava originalmente programado pra ser feito no roteiro do jogo. Dá pra notar bastante uma diferença no visual e na programação dos primeiros chefes com os últimos, por exemplo. Aliás uma dica para quem quer fazer um jogo inteiro é manter um roteiro. Druidas possui um roteiro que varia da história dividida por capitais até uma lista completa de itens, eventos, NPCs, magias, etc.
     Outro fruto da diferença de engines usadas fica no menu de magias, que originalmente era todo por eventos, e hoje já é um misto de eventos e figuras.
Outra curiosidade sobre a história é que ela é composta de quatro partes, chamadas de
- A perpetuação da alma
- A destruição do coração
- O despertar da mente
- Trindade
     Eu farei faria toda a história como jogo, mas o tempo é escasso. Particularmente minha preferida é A Destruição do Coração, que conta o que aconteceu durante a Grande Guerra.
Caso lembre de mais alguma coisa, eu coloco aqui depois.
*Ao RustyRM2K (grande maker da época), que criou o sistema completo do segundo boss, a Serpente de Breta, e inclusive
rippou os charsets.
*A Gabi que escreveu essa história.
*Ao BieelDesigner pelos logos fodásticos usados nesse tópico e que eu acabei usando na tela de entrada do jogo.
*Ao Dr. XGB por me ajudar com uns bugs que me assombravam.
*Ao Crixus por seus excelentes tutoriais (ainda não implementei o da fonte, vou deixar por último XD)
*À toda comunidade maker de hoje e do passado, assim como aos foruns que vieram e se foram e aos que permanecem firmes e fortes como a Centro e a Condado.

4
Recursos Sonoros / Soundible - Sons grátis
« Online: 02 Jun 2013, 22:14 »
Bom, esse site me salvou a pele com seus vários recursos de sons. E todos grátis. Quem não conhece, fica aí a dica. Eles tem uma gama imensa de sons a disposição.

http://soundbible.com/

5
Apresentações e despedidas / Vixen
« Online: 29 Mai 2013, 20:20 »
Olá, eu sou o Vixen. Fiquei extremamente feliz de ver o retorno do RPGMaker aos foruns, e também o crescente interesse das pessoas nele, afinal de contas ele ficou meio sumido uns anos atrás. Atualmente participo da Mundo RPG Maker (qualquer semelhança entre os tópicos de apresentação é mera coincidência).
Sempre curti o RMK em participei de grandes sites no passado que muitos devem lembrar, como o forum do lendário Don Miguel, Castelo RPG, Makers Terrace e RPG menace entre outros.
Comecei mexendo com o RMK98 e o 95.Pulei pro 2k e mais tarde pro 2k3.
Tive 4 grandes projetos, apenas um terminei por completo XD - falta de tempo rules, além do fato de eu preferir jogar jogos de outras pessoas do que fazer os meus próprios - mas estou de volta com um projeto praticamente finalizado.
Espero ajudar, qualquer coisa é só falar!  :ok:

Páginas: [1]
Versão Mobile