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Mensagens - King Gerar

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Discussões e opiniões / Com minimapa ou sem minimapa?
« Online: Hoje às 11:34 »
Mini-mapas são incríveis ferramentas que deixam a vida do jogador muito mais fácil. *Porém*, assim como o fast travel, esta é uma faca de dois gumes. Colocar um mini mapa no jogo significa dar adeus à imersão, e consequentemente apreciação do jogador para o cenário do jogo.

É humano, mecanicamente o jogador se acostumará a jogar o jogo se orientando quase que exclusivamente pelo mini map, muitas vezes deixando de olhar para o personagem-cenário, e se movimentando muito mais pelo próprio mini mapa.

Opinião pessoal? Prefiro sem mini mapa. Se tiver mini mapa, que seja um mapa acessível através de um menu especial (Final fantasy trabalha assim), e não um radar que fica exposto 100% do tempo.
Um menu destinado ao mapa já haverá mesmo. Não que as cenas do meu jogo serão "nossa, que paisagem foda", mas quero
que o jogador pegue o caminho errado, siga até o fim dele e encontre algo novo que não encontraria se estivesse seguindo
somente os caminhos certos, saka!? Que é o bacana do explorar. Concordo contigo e queria deixar sem o mapa, mas receio
o quanto os novos jogos acostumaram os jogadores em tê-lo xD
Valeu, Cezar!

Dependendo do jogo sim
É o jogo que descrevi: um comum RPG no RPG Maker.

2
Também achei boa a animação, principalmente nos movimentos do cabelo e do vestido. Mas acho que as dobras desse
último ficariam melhores se não fossem delineadas, só numa cor mais escura mesmo para marcar o sombreamento.
Também achei maneiro o movimento dos pés de das mãos; são partes minúsculas em que tu conseguiu por uma
dinâmica.

3
Outras discussões/Lazer / Diário de Desenvolvimento
« Online: Hoje às 09:26 »
Opa, não tinha visto esse making of ainda. Acho legal me inteirar com esses vídeos, principalmente sendo de
um jogo (e futuramente de uma franquia) que amo tanto.
Já presumia que ele buscaram ser o mais naturais possíveis, buscando sons ambientes mesmo, por exemplo, por
a parte sonora do game ser inacreditavelmente fiel. Isso também após descobrir que boa parte da fauna, flora e
geografia do game ter sido baseada em exemplos ou lendas existentes.

4
Discussões e opiniões / Com minimapa ou sem minimapa?
« Online: Hoje às 08:36 »
Saudações, pessoal!

Sendo objetivo: vocês sentiriam falta de um minimapa na interface de gameplay caso o mesmo não fosse mostrado?


A grande maioria (se não todos) dos RPGs que saíram nos últimos anos (ou na última década até), exibem essa ferramenta na tela, isso pois, para o jogador saber em que direção está indo ao apertar para frente, por exemplo, vez que a direção gira em 360º. Já nos jogos de RPG Maker, a câmera é fixa em uma posição, portanto, ao pressionar para cima, o personagem caminhará para o norte, independente da parte do jogo (e desconsiderando troca de teclas). Daí vem meu questionamento sobre a necessidade de um minimapa.
Além disso, o minimapa pode ter outra funções, como destacar o alvo de uma missão, inimigos e o caminho para objetivos. Porém, são funções que particularmente acho que quebram a exploração do jogo. Mas como nem tudo é do jeito que quero...

Então, sentiriam falta do minimapa?

5
A real pergunta é: por que não?
Conheço suas habilidades pixelísticas a tempo suficiente pra dizer que qualquer gráfico que tu pixelar vai ficar visivelmente
jogável e bonito.

6
Tu tá fazendo algo errado ao passar isso pra caixa do código. Tem certeza que o comando tá exatamente igual ao que o Misty te passou?
Código: [Selecionar]
$game_map.screen.pictures[n].show(
"Nome da Imagem", 0, 100, 100, 100, 100,
255, 0)
Aquele primeiro parênteses principalmente. Ele DEVE ficar depois do show, garrado nele.

7
Usa esse:
Código: [Selecionar]
screen.pictures[ID].show("Nome da imagem", origin, x, y, 100, 100, 255, 0)

8
Concursos oficiais / O Ajudante Secreto [Terminado]
« Online: Ontem às 08:57 »
Wowowowow!!! Que trampo maneiro, Akinos! Gostei bastante do texto, deu para fazer passar uma cinematic
de um futuro Assassin's Creed passar na minha cabeça enquanto lia, principalmente pela trilha escolhida como
acompanhante, mas confesso que, como amante de pixel art, achei muito maneiro o último trabalho. O desenho
também tá muito bom, eu devia ter suspeitado que tu tinha saído comigo e pedido alguns pro meu projeto uehauhea
Enfim, curti mesmo. Vou dar um jeito de encaixar Zafar, Johara e o velho da montanha no meu projeto, assim
como essa trama. Enquanto lia também já ia imaginando como ela poderia se mesclar ao meu mundo, espero
que consiga de forma legal. Agradeço mesmo, pela quantidade e qualidade dos presentes!  :*-*:

Então, povo, assim terminamos esse Amigo Secreto. Infelizmente tivemos algumas... desistências, mas em
futuras novas edições tomaremos mais cuidado a fim de evitá-las, pois realmente, é muito chato. Não por
não receber o presente, afinal, é um gesto simbólico, mas mais porque quebra a dinâmica do evento.
Demorou um pouco mais do que eu esperava, de fato, mas espero que tenham curtido.
Estarei recompensando os participantes durante os próximos dias. Os que não receberam presentes, mas fizeram
sua parte em entregar, receberão 20 moedinhas a mais.

Agora o tópico é livre para os comentários  :XD:

Da próxima vez é bom colocar alguma regra pra limitar as inscrições apenas para membros frequentes e/ou com um número mínimo de posts. Deixaram um cara com 0 posts se inscrever, e o resultado é que atrasou o processo e alguém vai ficar sem presente :\
Sim, provavelmente haverá um filtro similar em uma próxima vez. Lamentavelmente não tomamos precauções
suficientes nesta e isso acabou custando algumas das participações.

9
Suporte para RPG Maker MV / Bug de atravessar paredes
« Online: Ontem às 08:34 »
Opa, desculpe a demora, luiz!

Então, aparentemente está tudo ok, não consegui reparar em nada errado.
Nesse mapa que deu o erro, tem algum evento rodando antes de tu mover
sobre a casa? Se tiver, teria como tirar print da(s) página(s) do evento
também?

10
Movi para a área correta.

Dá uma olhada nesse tópico. Creio que seu problema seja equivalente, portanto, de igual solução.

11
Apresentações e despedidas / Oi Oi Players e Maker's
« Online: Ontem às 08:26 »
Bem-vindo, TiuKaito!

Poxa, três anos visitando sem dar um alô, hein!? Agora vai ter que compensar esse tempo calado heuah
Bom, espero que curta estar por aqui, principalmente por ser tua primeira interação com fóruns, é bom
pegar uma impressão positiva. Desejo sorte com o canal, ou com o curso, se optar por este. Ah, e
Angellus certamente é uma ótima porta para se conhecer o RPG Maker!

Nos encontramos por aí!  :ok:

12
Oi! Agradeço pelo Script e aliás sou novo aqui ^^ :ded:
O problema é que deu um erro aqui :/
"Script 'Game_Interpreter' line 1414: NoMethodError ocurred.
   undefined method 'give' for nil:NilClass

Alguém pode me ajudar?
Desde já, agradeço ^^'

Tu tá usando algum script que pule a tela de títulos? Pelo que vi no código, a variável "$ac" é criada ao apertar o comando
Novo Jogo, portanto, se estiver skippando atela de títulos, ela não é criada, daí dá o erro.

13
Seria segurando a tecla Shift enquanto mapeia? Não entendi bem a pergunta, mas se estiver se referindo a mapear sem que
os tiles adjacentes ao que tu tá colocando um tile mudem automaticamente, é segurando o shift que tu consegue isso.

14
Apresentações e despedidas / Olar. Tá no forum. To.
« Online: 14 Jan 2017, 22:06 »
Opa, seja bem-vindo, "xará" xD

Não consigo imaginar quem tu possa ter sido na outra vida aqui que mencionou, mas, de qualquer forma, espero que
a estadia dessa vez perdure mais. Espero também que consiga o que precisa para começar, e claro, terminar o pequeno
projeto que planeja. Nos vemos!  :ok:

15
Suporte para RPG Maker VXAce / Como mostrar imagem por script?
« Online: 14 Jan 2017, 22:03 »
Mas tu vai mostrar ela no mapa utilizando o comando por eventos Chamar Script e colocar o código lá, ou quer mostrar
ela no mapa pelo Scene_Map? Se for pelo Scene_Map, tu pode adicionar ele no método initialize dessa classe que creio
que funcionará.

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