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» Básico sobre Eventos:






Inicio da aula
O básico:


  Criando um Evento / Janela de Comandos:
  Para criar um novo evento, no editor de mapas pressione enter no seguinte ícone:   (editor de eventos).
Agora, no local onde você deseja criar o evento, clique com o lado direito do mouse sobre o mesmo, e vá à opção ”criar evento”.



Ou, dê um duplo clique no local desejado.

Quando você fizer isto, uma nova janela irá aparecer. Esta janela é a janela do seu evento.



Janela do Evento:



1)   ID do evento:
Você poderá criar vários eventos no mapa, e com isto cada um terá o seu ID (NÚMERO). Por exemplo, o ID do evento na imagem é 002, isso porque muito provavelmente eu já criei outro evento antes deste, que esta com ID 001.

2)   Nome do evento:
Você poderá “nomear” os seus eventos como preferir.
Os eventers costumam fazer isto para não se confundirem com cada evento, na hora de programá-los, quando há muitos deles no mapa.


3)   Páginas do evento:
Por padrão cada evento criado inicia-se apenas com a primeira página, que no caso é a número 1. Mas, como você pode ver no exemplo da imagem, é possível criar mais de uma página em cada evento.

4)   Opções de página:
Essa área dos eventos serve para você poder criar mais páginas num mesmo evento, ou deletá-las.
Nova página: Cria uma nova página no evento;
Copiar página: É o CTRL+C  dos eventos, copia uma página inteira de um determinado evento para outro, ou até para o mesmo evento;
Colar página: Cola a página anteriormente copiada;
Deletar página: Apaga uma ou mais páginas selecionadas;
Limpar página: Não deleta a página, porém limpa todos os comandos anteriormente configurados por você, deixando a página em branco.

5)   Condições do evento:
Essa área do evento é um pouco mais “complexa” por assim dizer, já que você ainda não aprendeu sobre switchs e variávels.
Mesmo assim, irei deixar aqui a descrição de cada comando apresentado desta área, assim quando você terminar de ler esse tutorial, você poderá voltar aqui, e tudo ficará mais claro, por isso não se preocupe se não entender nada a partir daqui.
Essa área do evento significa que ele (o evento) só entrará em ação no mapa, se as configurações abaixo estiverem ligadas.
Switch: O evento só aparecerá no mapa ou só será executado, se a switch X estiver ON.
“X” é o ID da switch configurada por você. Para selecionar uma switch basta clicar neste botão (>)
Variável: O evento só aparecerá no mapa ou só será executado, se a variável X tiver o valor maior ou igual à Y.
“X” é o ID da variável configurada por você, e “Y” é o valor da mesma.
Como tratamos as variáveis com números, suas ações serão sempre dependentes destes.
Para selecionar uma variável, clique no botão (>) e na parte onde está escrito maior/igual você colocará um número inteiro, para executar a ação do evento.
Switch Local: O evento só aparecerá no mapa ou só será executado, se a switch local A, B, C ou D, estiver ON.

6)   Gráfico.
Aqui você irá selecionar um gráfico para o seu evento.
Gráfico este que deve estar na pasta “Characters” do “Resource Manager” do seu projeto.

7)   Movimento.
O movimento do evento no mapa. Essa configuração é útil para fazer com que o evento se mova pelo mapa, por exemplo.
Dentro desta configuração nós temos quatro opções de movimentos:
• Fixo: Com esta opção, o evento ficará estático no mapa.
• Aleatório: Com esta opção, o evento se movimentará aleatoriamente pelo mapa, indo a direções diferentes não configuradas por você.
• Seguir herói: Com esta opção, o evento irá seguir o herói pelo mapa.
• Pré-definido: Com esta opção, o evento irá traçar um caminho configurado por você. Para configurar a rota do evento, clique na opção “editar rota”.

Também temos as opções de velocidades (vel) no evento, elas são:
• Lentíssima – deixa a velocidade do evento muito lenta;
• Muito lenta – deixa a velocidade do evento lenta;
• Lenta – deixa a velocidade do evento lenta, porém um pouco mais rápida que as outras acima;
• Rápida – deixa a velocidade do evento normal (no mesmo ritmo que o herói)
• Muito rápida – deixa a velocidade do evento rápida;
• Rapidíssima – deixa a velocidade do evento muito rápida.
E as opções de freqüência (freq) na mesma ordem que a de velocidade, e com as mesmas funções – baixíssima, muito baixa, baixa, alta, muito alta e altíssima.

8)   Opções.
Aqui serão definidos as frames que serão executadas do gráfico do seu evento, e suas prioridades.
As opções são:
• Animação (Mov). Marcando esta opção, você fará com que um evento no mapa se mova de acordo com a posição do herói.
• Animação fixa: Marcando esta opção, você fará com que um evento no mapa, execute as frames  em determinada posição do character.
• Direção fixa: Marcando esta opção, você fará com que o gráfico do seu evento fique em apenas uma das frames do character. Ou seja, o evento ficará numa posição estática.
• Atravessar: Marcando esta opção, você fará com que o evento possa ser atravessável, ou seja, o herói, ou qualquer outro evento no mapa, podem passar por cima dele.
• Alta prioridade: Esta opção significa que o evento ficará sobreposto em outros eventos.


9)   Iniciar quando.
Essa opção irá definir quando os comandos de eventos serão executados:
• Pressionar tecla: Marcando esta opção, você fará com que os comandos deste evento sejam executados, ao pressionar as teclas: C, ENTER ou SPACE, no evento.
• Ao tocar herói: Marcando esta opção, você fará com que os comandos deste evento sejam executados, quando o evento tocar (encostar ou atravessar) o herói.
• Ao tocar evento: O sentindo inverso da opção acima, os comandos do evento só serão executados, se o herói tocar no evento.
• Início automático: Ao marcar esta opção, você fará com que os comandos do evento, sejam executados antes que todos os outros eventos no mapa.
• Processo paralelo: Esta opção fará com que o evento seja executado paralelamente no mapa, ou seja, não precisamos pressionar C nele, nem tocá-lo, e nem executá-lo antes que todos, os comandos de eventos em processo paralelo, serão executados a partir do momento que você entrar no mapa.

10)   <> Comandos de eventos.
A parte principal de um evento: seus comandos.
Ao todo, temos noventa comandos de eventos, e vamos estudar sobre cada um deles nestas aulas.
Na área denominada de “10” na primeira foto, é a área dos comandos de eventos, onde eles ficarão configurados.
Para abrir a janela dos comandos de eventos, dê um duplo clique com o lado esquerdo do mouse na área onde se encontra este símbolo: <>







Autora: MayLeone
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