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Usando eventos comuns em batalha 2 Respostas | 579 Visualizações

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Lincoln

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Usando eventos comuns em batalha
Online: 15 Jan 2015, 16:06
Usando eventos comuns em batalha

:linha3:

Aposto que existem muitas pessoas que nunca pensaram nisso, porém, com um pouco de criatividade e raciocínio, dá pra fazer muitas coisas legais com isso. Nessa aula mostrarei como fazer a seguinte habilidade, através de eventos comuns na batalha, retirada do jogo League of Legends:

Marca um inimigo. Após x turnos, o(s) inimigos receberá(ão) y% do dano causado ao inimigo marcado.

PS.: As letras indicam um número que pode ser escolhido aleatoriamente. Para esta aula, utilizaremos 3 turnos e 50%, e o dano causado será para todos. (a chamaremos de marca fatal)
PS².: Eu editei a descrição da habilidade para ficar compatível com o RPG Maker e mais fácil de compreender.

:linha3:

Então, a primeira coisa que devemos imaginar é como faremos isso. Sabemos que teremos que checar a vida do inimigo marcado. Para isso, devemos saber, também, qual foi o inimigo que o herói escolheu. Para checar usamos condições, então temos que saber que condição podemos usar para ver qual inimigo o herói escolheu. Veja:


Está vendo? O jeito que temos de verificar o inimigo, é vendo se ele foi infligido com um status, então, colocaremos nos parâmetros para infligi-lo com o mesmo, e depois para ativar o evento comum que utilizaremos:

(não esqueça de colocar que o status da Marca Fatal se dissolva após três turnos)


Agora teremos que configurar nosso evento comum. Primeiro, devemos saber qual é a vida que o inimigo tinha antes dos três turnos se passarem, para isso, basta igualar uma variável ao seu HP atual.


Veja bem que eu tive que usar uma variável adicional para indicar o inimigo marcado, pois, se for perceber, após o status acabar, não teríamos meios comuns de saber qual foi o inimigo marcado. Veja que também adicionei um switch para indicar que existe um inimigo marcado e fiz o herói esquecer a habilidade temporariamente para evitar possíveis bugs.

:linha3:

O nosso próximo passo será fazer um evento comum para checagem, e uma habilidade para realizar o dano global.
Para fazer o evento comum, é bastante simples. Basta fazermos condições para conferir se o inimigo marcado ainda está com a marca infligida, veja:


Note que utilizei labels para deixar o código mais limpo.
Preste atenção na condição que fiz, se o HP antes dos três turnos é maior que o HP após os três turnos, ele executará o comando, caso contrário, não tem porquê conjurar a habilidade, pois ou os inimigos receberão dano nulo, ou serão curados. (caso tenham utilizado magia de cura entre os três turnos)
Após isso, desliguei a switch que ligava a checagem e coloquei para o herói aprender a habilidade novamente.

Agora veremos como fazer a habilidade de dano:



Basta diminuir o HP anterior com o HP atual e colocar a habilidade para acertar todos, e feito.

:linha3:

O último passo consiste em colocarmos a checagem dentro da batalha, veja:


Assim, temos uma habilidade customizada. Você pode utilizar esta técnica de checagem de inimigo selecionado por status para fazer outras coisas bem legais.

Bom, é isso, esse exemplo foi só para mostrar a vocês como utilizar eventos comuns podem tornar as habilidades mais dinâmicas. Espero que tenham gostado, e até mais! :XD:
« Última modificação: 15 Jan 2015, 16:09 por Lincoln »
"Pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos todo o tempo."

Ei, você, você mesmo! Tá afim de ver um projeto legal? Clica embaixo!


Cezar

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Re: Usando eventos comuns em batalha
Resposta 1 Online: 25 Jan 2015, 10:49
Eventos comuns são os scripts dos programadores por eventos. Dá literalmente para fazer muita coisa via evento comum, quanto antes se aprende a usá-los melhor. Bacana a aula Lincoln!



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Akira!

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Re: Usando eventos comuns em batalha
Resposta 2 Online: 25 Jan 2015, 16:42
Realmente é uma boa usar os eventos comuns!
Bom tutorial!

 

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