Olá, Visitante!
Páginas: [1]   Ir para o Fundo

Autor Tópico: OpenGL /05 - Bibliotecas  (Lida 196 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

  • *
  • BladerHeimhelmColossusKnight Crest
  • Mensagens: 2059 Ouro: 662

    Medalhas:
    Participantes do Maps Together 2

  • ...
    • RPG Maker XP
OpenGL /05 - Bibliotecas
« Online: 01 Fev 2015, 19:44 »
OpenGL / 05 -  Biblioteca
Matéria por: Isabel Harb Manssour


Segundo [Woo 1999], OpenGL fornece um conjunto de comandos poderosos, mas primitivos. Portanto, todas as rotinas de desenho de alto nível devem ser elaboradas em função destes comandos. Sendo assim, foram desenvolvidas algumas bibliotecas para simplificar a tarefa de programação. Estas bibliotecas são apresentadas a seguir.

  • GLU - OpenGL Utility Library: contém várias rotinas que utilizam os comandos OpenGL de baixo nível para executar tarefas como, por exemplo, definir as matrizes para projeção e orientação da visualização, e fazer o rendering de uma superfície. Esta biblioteca é fornecida como parte de cada implementação de OpenGL, e suas funções usam o prefixo glu [Woo 1999].
  • GLUT - OpenGL Utility Toolkit: é um toolkit independente de plataforma, que inclui alguns elementos GUI (Graphical User Interface), tais como menus pop-up e suporte para joystick. Esta biblioteca, escrita por Mark Kilgard, não é domínio público, mas é free. O seu principal objetivo é esconder a complexidade das APIs dos diferentes sistemas de janelas. As funções desta biblioteca usam o prefixo glut. É interessante comentar que a GLUT substitiu a GLAUX, uma biblioteca auxiliar OpenGL que havia sido criada para facilitar o aprendizado e a elaboração de programas OpenGL independente do ambiente de programação (Linux, Windows, etc.) [Woo 1999, Wright 2000].
  • GLX - OpenGL Extension to the X Window System: fornecido como um "anexo" de OpenGL para máquinas que usam o X Window System. Funções GLX usam o prefixo glX. Para Microsoft Windows 95/98/NT, as funções WGL fornecem as janelas para a interface OpenGL. Todas as funções WGL usam o prefixo wgl. Para IBM/OS2, a PGL é a Presentation Manager para a interface OpenGL, e suas funções usam o prefixo pgl. Para Apple, a AGL é a interface para sistemas que suportam OpenGL, e as funções AGL usam o prefixo agl [Woo 1999].

  • FSG - Fahrenheit Scene Graph: é um toolkit orientado à objetos e baseado em OpenGL, que fornece objetos e métodos para a criação de aplicações gráficas 3D interativas. FSG, que foi escrito em C++ e é separado de OpenGL, fornece componentes de alto nível para criação e edição de cenas 3D, e a habilidade de trocar dados em outros formatos gráficos [Woo 1999].

Páginas: [1]   Ir para o Topo
 

SMF 2.0.2 | SMF © 2013, Simple Machines | Mobile View
© Centro RPG Maker - Alguns direitos reservados.
Layout por Uhtred