O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Metroidvania

Iniciado por Ds, 04/03/2015 às 06:45



[box2 class=titlebg title= ]Desde de antes de alguns aqui nasceram, os jogos do gênero plataforma já eram famosos em vários consoles. Mesmo sendo em 2D ou 3D, jogos em plataforma são sempre bem recebidos pelo público em geral. Quem não lembra dos 2 famosos jogos de plataforma Super Mario Bros e Sonic, das empresas Nintendo e Sega respectivamente?
Mesmo sendo um gênero muito adorado por muitos, existe nele, um subgênero que é bem mais recebido. O Metroidvania
[/box2]

[box2 class=titlebg title= ]Afinal, o que é esse tal Metroidvania?
De inicio já dá pra perceber que o nome é uma junção do nome do jogo Metroid com o nome do jogo Castlevania.
Metroidvania é a mistura, além dos nomes, dos gêneros desses 2 jogos citados acima. Trata-se de um estilo de jogo, em especial o 2D, onde existe um único e enorme mundo a ser explorado em estilo plataforma. Esse gênero reuni elementos dos jogos de plataforma com os elementos de jogos RPG's, onde você pode explorar o mundo em que você está, e a medida que vai avançando no jogo, mais áreas desse mundo poderão ser explorada.


Esse mundo pode ser um planeta(como em Metroid), ou até mesmo um gigantesco castelo(como em Castlevania).

Em jogos metroidvania, inicialmente o jogador começa com acesso limitado a itens, power ups e áreas novas do mundo em que está, porém, a medida que vai avançando no jogo, consegue abrir novos caminhos, e ganha acesso a novos itens e habilidades. Isso serve para mostrar que de fato, esse gênero possui elementos de um RPG.
[/box2]

[box2 class=titlebg title= ]Vários jogos do gênero metroidvania já foram feitos. Além de jogos das franquias Metroid e Castlevania, que já foram citados aqui, Megaman ZX, Cave Story, Tails Adventure e Daniel X são bons exemplos de jogos metroidvania no mercado de jogos. Mas não são só grandes empresas de jogos que desenvolvem jogos desse gênero.

Timespinner é um jogo indie desenvolvido para o Nintendo 3DS, pela empresa Lunar Ray Games, e seu gênero é classificado com metroidvania. Além de Timespinner, temos também Guacamelee, da Drinkbox Studios, desenvolvido para o Playstation 3, Xbox 360, PC e outros, e CHASM da Discord Games. Existem mais jogos indies do gênero metroidvania, além dos citados acima.

Da mesma maneira que existem jogos desse gênero em 2D, existem também os em 3D. Batman Arkham AsylumCity, Darksiders e The Body Changer, são alguns exemplos de jogos metroidvania em 3D.

                                                               Tails Adventure                                                                  Guacamelee
[/box2]

Conhece algum jogo do gênero "Metroidvania"? Compartilhe conosco!

04/03/2015 às 15:08 #1 Última edição: 04/03/2015 às 15:09 por Skyloftian
Que interessante encontrar isso por aqui...
Eu gosto muito desse gênero, é algo um pouco diferente dos comuns que costumamos ver, por isso considero bem legal.
Dentre os 2D já joguei alguns como Megaman ZX e Metroid(varios deles). E quanto aos 3D,  que me lembre só joguei o Metroid Other M e Prime Trilogy(se é que conta esse)(que para variar terminei este mês), é uma pena, mas foi uma ótima experiencia, principalmente ter de termina-lo 100%.
Aliais, que coincidência alguém falando de Metroid por aqui. Logo depois que troquei meu avatar. e-e


Que coincidência mesmo. :XD:
Eu fiz a matéria e aprendi sobre esse gênero que não conhecia, e sempre julgava tudo como plataforma sempre.
Parando pra pensar, sou grande fã de jogos que seguem esse estilo, principalmente Castlevania.

Metroidvania sempre foi um dos meus estilos favoritíssimos, não só por ser fã de castlevania mas ter grande paixão por platformers no geral!

Eu chamaria Valkyrie Profile de metroidvania, no entanto o jogo é totalmente rpg. mas é um rpg interessante de todo modo, e o controle de mapa também permite interações com inimigos, então de certa forma se encaixa.

òtima matéria Allan!
Gifts:
Danti | Misty


AH realmente eu curti bastante o tema e como foi escrito, parabéns pela matéria.

Esse é um estilo que eu curto muito também, essa mistura de RPG com ação acho que é um jeito de juntar 2 coisas que fazem você precisar jogar mais para explorar e liberar outras partes do game.

Citação de: Raizen online 05/03/2015 às 09:34
AH realmente eu curti bastante o tema e como foi escrito, parabéns pela matéria.

Esse é um estilo que eu curto muito também, essa mistura de RPG com ação acho que é um jeito de juntar 2 coisas que fazem você precisar jogar mais para explorar e liberar outras partes do game.

Obrigado Raizen.
É um estilo que eu sempre curtia mas não sabia que existiam um nome que definia. xD

Legal, a matéria, e eu sou super fã de metroidvanias. Por sinal, Valkyrie Profile não conta 100%, mas é relativamente parecido em execução.
Só uma coisa: Cave Story é indie.

Citação de: JosephSeraph online 06/03/2015 às 09:35
Legal, a matéria, e eu sou super fã de metroidvanias. Por sinal, Valkyrie Profile não conta 100%, mas é relativamente parecido em execução.
Só uma coisa: Cave Story é indie.

Oh shit, não devo ter reparado na hora de separar os indies. ;-;
Valeu pelo aviso, e que bom que gostou da matéria. :XD: