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Autor Tópico: Organizando a Programação de Seu Jogo  (Lida 205 vezes)

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Organizando a Programação de Seu Jogo
« Online: 10 Mar 2016, 20:00 »
Olá, pessoal

Venho trazer a vocês mais um tutorial da minha série para GameDevs. Assim como nos anteriores,
tudo o que está escrito aqui será baseado na minha experiência, portando, a chance de você discordar
de algo é de 100%. Sinta-se livre para sugerir novas ideias e encorajado a criar novos tutoriais.

Link do tutorial : https://drive.google.com/file/d/0B5kG1PZFxovvRnZLLVZEMjJ6Zk0/view?usp=sharing

Grande abraço
Graduando em Engenharia de Computação na UFSCar.
Programador da equipe de desenvolvimento Phantom.
Página da Phantom (Facebook): https://www.facebook.com/Phantom-480575328817811/?ref=aymt_homepage_panel

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Organizando a Programação de Seu Jogo
« Resposta #1 Online: 10 Mar 2016, 21:16 »
Eu costumo programar em duas "etapas" gerais:

A primeira etapa seria uma "prototipagem". Eu já tenho uma noção de como implementar o que eu quero, então vou lá e programo de maneira meio desorganizada e não-modular, de maneira rápida, só para ver se está tudo funcionando OK mesmo, ver se não esqueci de nada no meu raciocínio, etc.

Feito isso e ajustado qualquer probleminha encontrado, eu jogo tudo fora e recomeço do zero; agora fazendo do jeito certo a coisa. Código modular, genérico, reaproveitável, bem feitinho, etc.


Muita gente considera prototipagem como perda de tempo, visto que o prototipo é literalmente jogado fora. Pessoalmente, eu acho que é um tempo muito bem investido porque é rápido de fazer e permite que você encontre logo de cara qualquer buraco que poderia ter passado despercebido no seu raciocínio lógico, e que daria muito mais trabalho para corrigir depois no código finalizado.
All these songs I'm hearing are so heartless,
Don't trust a perfect person and don't trust a song that's flawless.


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Organizando a Programação de Seu Jogo
« Resposta #2 Online: 13 Mar 2016, 16:34 »
Sim, eu também acho essa ideia muito boa.

É uma etapa a mais no algoritmo, fora que considero importante tentar otimizar ao máximo
o código sempre que der, economizando processamento e tudo o mais.

A ideia é seguir sempre melhorando a performance. Sem problema nenhum começar com um
programa não muito otimizado, desde que o melhore depois.
Graduando em Engenharia de Computação na UFSCar.
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