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Autor Tópico: Fazendo loops em OGG Vorbis  (Lida 222 vezes)

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Fazendo loops em OGG Vorbis
« Online: 03 Set 2016, 15:13 »

■ Introdução
Eu tinha dito que faria esse tutorial antes de ter ficado sem internet, infelizmente não pude fazer a tempo, mas cá estou eu com o tutorial em mãos.
Certamente você já parou pra pensar o quão chato é você escutar uma BGM e ter que ouvir a introdução de novo, sendo que nos jogos praticamente todas as background musics possuem seus devidos loops.
No RTP das engines Makers você deve ter visto que todas as músicas possuem um loop infinito após reproduzirem a introdução.
Isso leva a pensar que é necessário algo complexo na música para que ela tenha um loop, mas é seguro afirmar que nem é tão complexo assim.
Para este tutorial eu estarei lhes ensinando a fazer loops usando o formato OGG Vorbis, que, além de ser o formato ideal para a reprodução de áudio manipulável, é o melhor formato para você manipular depois de Flac.
Vale notar também que o formato OGG é um formato que preserva grande qualidade sonora enquanto o tamanho do arquivo não é tão grande.

■ Requisitos
Para fazer nosso loop nós vamos precisar de x coisas:
  • Uma versão do RPG Maker mais atual. Sendo elas RPG Maker VxAce ou MV.
  • Uma música para criarmos nosso loop. Tenha certeza de que a música possui ao menos um ponto de loop (um ponto que você possa usar para repetir, geralmente são aquelas músicas que rapidamente reproduzem uma parte da introdução antes de finalizarem).
    A música não precisa ser em formato OGG.
  • Audacity. O programa é gratuito, e a praticidade de uso torna o processo de criação de loops bem versátil.
    Você pode usar outros programas que editem Tags customizadas na música, porém eu recomendo o uso do Audacity para esse processo pois é bem difícil você definir a posição do loop sem um apoio.
  • Concentração. É importantíssimo você ouvir a música com muito cuidado na hora de configurar o loop, então concentração é algo fundamental.

■ Vamos Pôr a Mão na Massa
Pegue a música que você deseja criar um loop e abra com o Audacity.
Desde já eu recomendo que você se familiarize um pouco com a interface do Audacity.

Ao clicar em algum lugar na música e arrastar para um dos lados, você será capaz de selecionar uma área de reprodução.
Nós usaremos isso para identificar o loop.
Clique na área que será o início do loop e arraste até onde você acha que será o fim do loop. Não precisa ser 100% preciso, nós ajustaremos o loop depois.

Note que se você colocar o mouse perto do começo e fim da seleção, você pode reajustar a posição da seleção.

Agora você provavelmente deve ter notado o não tão pequeno botão verde de play no canto superior esquerdo da interface, certo?
Se você segurar SHIFT e clicar nesse botão, ele irá reproduzir apenas a área selecionada ao invés de toda a música.
Isso é muito útil para você testar se o loop está saindo certo ou não.
Se você quiser reproduzir o loop em uma área específica da seleção, basta clicar segurando SHIFT na área de Quick Play (a barrinha com uns números e umas setinhas verdes), como podemos ver abaixo:

Ao clicar ali segurando SHIFT, ele irá automaticamente reproduzir a música em modo loop exatamente onde você clicou. Isso serve para você reproduzir logo no fim da música ao invés de esperar ela tocar para saber se o loop está certo, pois isso não é muito efetivo para o que iremos fazer agora.

Na parte inferior da interface você deve estar vendo alguns números constituídos de exatamente 9 dígitos, cada.
Esses números definem a posição em que a seleção começa e termina. Nós usaremos esses números para formar nosso loop.

Primeiramente clique na seta que tem em cada um deles (não importa qual, basta clicar em um que serve para todos), após isso você irá ver uma lista de coisas que você não deve fazer ideia, ou se faz, isso facilita as coisas.

Nessa seleção, deixe em exatamente "hh:mm:ss + CDDA frames (75 fps)". O que isso quer dizer?
Quer dizer que ele irá exibir o valor da posição em hora, minuto, segundos e 75 frames, que geralmente são os frames necessários para a maioria das músicas com muitos detalhes.

Depois de "Selection Start" haverão duas opções, "End" e "Length". Deixe o "End" marcado por enquanto.

Beleza, já configuramos o necessário para que possamos trabalhar no nosso loop. O que você precisa fazer agora é selecionar exatamente onde o loop deve começar, e onde o loop deve terminar.
Para fazer isso, você irá precisar se concentrar para selecionar exatamente a parte do loop.
Use e abuse do Shift + Click para reproduzir o loop e ouça com cuidado.
Você também pode modificar os valores de minutos e frames para que eles lhe ajudem a encontrar o ponto perfeito do loop.
No meu caso eu já encontrei o loop.

Digamos que você tenha conseguido encontrar o ponto perfeito para fazer o loop em sua música e só falta mesmo prosseguir.
Lembra das opções na parte inferior onde há "End" e "Length"? Agora deixe a opção "Length" marcada ao invés de "End".

Lembra onde você modificou para "hh:mm:ss + CDDA frames (75 fps)"? Clique lá de novo e, dessa vez, selecione "samples".
Esses valores serão importantíssimos para o que faremos agora. Não mexa neles.

■ Fazendo o Loop
Agora que fizemos o processo de encontrar e definir o loop, vá em "File>Export Audio". Selecione o diretório onde deseja salvar a sua música e escolha o formato "OGG Vorbis Files". Clique em Salvar.

Agora irá aparecer uma janela com o título "Edit Metadata". Essa janela deverá possuir diversas informações sobre as tags da sua música, se ela tiver, é claro.

De qualquer modo, clique em "Add" até que existam duas caixinhas vazias.

Na primeira fileira, na caixinha menor, digite "LOOPSTART", sem aspas. Não me lembro se precisa ser maiúsculo, mas nunca tentei e nem me importei muito com isso :c

Agora depois de LOOPSTART, na caixinha ao lado dela (a maior), você deve inserir os valores de "Selection Start".
Não inclua os primeiros zeros de forma alguma. Se o valor for "002, 004, 472", você deverá inserir "2004472", entendeu?

Na segunda fileira, na caixinha menor, digite "LOOPLENGTH", sem aspas.
Agora depois de LOOPLENGTH, na caixinha ao lado dela (a maior), você deve inserir os valores de "Length".
Da mesma forma que o Selection Start, você não deve inserir os primeiros zeros. Se for "001, 814, 003", você deve inserir "1814003".

Após isso, clique em "OK" e ele irá exportar a música com seu Loop.
Para testar sua música, coloque ela em algum projeto de RPG Maker, vá no teste de áudio e reproduza a música.
Se a música repetir exatamente onde você quis, você fez tudo certo. Se ela não repetir, você provavelmente digitou algo errado.

No meu caso, tive problemas na minha primeira música pois eu tinha digitado LOOPLENGHT ao invés de LOOPLENGTH.
Fiquei a noite toda só para perceber esse erro infortúnio, apesar de eu saber pronunciar corretamente, é fácil se confundir.

■ Finalizando
É isso aí, pessoal. Espero que esta informação possa solucionar algumas dúvidas sobre como se faz um loop usando OGG.
Eu pessoalmente prefiro o formato OGG pois ele é mais manipulável, não sei e nem garanto que este método vá funcionar para outros formatos como FLAC, que é praticamente o formato com mais qualidade.

Lembrando que o RPG Maker MV suporta apenas OGG e M4A. Se você for exportar seu jogo para outras plataformas, você deve conter uma cópia da música em M4A, caso contrário ele não irá funcionar.

O Ace suporta outras músicas além de OGG e WAV, porém elas muitas das vezes não irão reproduzir e são inviáveis demais caso você queira trabalhar com elas, como MP3.
« Última modificação: 03 Set 2016, 15:20 por Alisson »




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« Resposta #1 Online: 03 Set 2016, 17:20 »
Muito bom, estava me perguntando qual era a bruxaria das músicas em loop dos RPG, valeu Alisson, me ajudou muito!
« Última modificação: 03 Set 2016, 17:21 por Neko Tenshi »
Veja meu projeto em andamento (24/7/2016):


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« Resposta #2 Online: 03 Set 2016, 19:00 »
É realmente algo que acho importante saber, é bem frustrante você estar em uma batalha tensa e a música parar no meio dela ;-;




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« Resposta #3 Online: 03 Set 2016, 21:31 »
Alisson e suas gambiarras que ajudam muitas pessoas inclusive eu
Obrigado por dispor mais um de seus tutoriais, sensei Alisson!

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« Resposta #4 Online: 03 Set 2016, 21:35 »
Gambiarra is life~
Pois é, tinham me pedido pra ensinar isso, mas infelizmente não pude postar a tempo :c me perdoem.




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« Resposta #5 Online: 03 Set 2016, 21:54 »
Boa aula. Tudo explicado bem detalhadinho. Ótimo conteudo Alisson.
''Ainda não...''

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« Resposta #6 Online: 03 Set 2016, 22:06 »
Tava preocupado. Eu geralmente gosto de explicar essas coisas em vídeo, mas bom saber que está entendível :D




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« Resposta #7 Online: 05 Set 2016, 19:03 »
Nice Alisson, mito mitologico.
http://centrorpg.com/index.php?topic=15229.0
Da uma olhada no meu projeto? 
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