Visitante!
Faça seu Login ou Registre-se!

Promoções na Steam

Galeria de Jogos

Avatar CRM - Faça o seu! 39 Respostas | 6865 Visualizações

King Gerar
  • *

Vencedores do Protótipo Premiado Participantes do Maps Together 2

• I am with the Force and the Force is with me
    • RPG Maker MV
    • Facebook
    • Steam
    • DeviantArt
    • Pinterest
    • Ver perfil
Online: 05 Fev 2013, 13:40

Bem galera, nosso fórum já conta com suas próprias barrinhas, mas ainda há algo que a gente pode deixar mais... personalizado também. E falo dos avatares! Quem não gosta de uma avatar bem encaixado no que fica ao seu redor, hein!?
     Então, ao acompanhar esse tópico você estará apto a criar um avatar padrão do fórum, mas personalizado por você, dentro das dimensões corretas. Antes, escolha para qual tema deseja fazer o avatar 3.0 ou 4.0. Então, bora começar?

Para início de nosso trabalho, precisaremos de uma plataforma aonde trabalhar, e utilizaremos o tão conhecido Photoshop, por ser um programa cheio de recursos e com o que precisamos, além de ser o que mais estamos acostumados. No meu caso, utilizarei a versão CS6, entretanto as mesmas ferramentas vistas aqui, estão em qualquer outra versão do programa.

Já com o programa, agora escolha para que tema deseja fazer seu avatar:

Avatar CRM 3.0                    Avatar Flat CRM 4.0

Agora, mãos à obra!

Para adiantar nosso serviço, a base para fazermos o avatar já está disponível:

Esse arquivo da bordinha, é um .psd com a base que você irá precisar. A fonte utilizada para a escrita, é Candara, mas não se preocupe, pois ela vem por padrão no Windows então, a menos que a tenha apagado, ela estará aí. Mas por via das dúvidas...

1 - Baixei a bordinha. O que eu faço agora?

Primeiro você deve abrir o arquivo, que aqui denominaremos como PSD. Após aberto, o programa (Photoshop) exibirá a janela Layers, que é responsável por exibir as camadas que compõem o arquivo. Caso a janela Layers não esteja visível, é só você ir no menu Window > Layers, ou apertar F7 (não sei se funciona em todas versões).
     A janela Layers vai ficar mais ou menos como na imagem em spoiler.

Janela Layers
OBS.: Frisando que estou usando o Photoshop CS6. Em outras versões pode ficar um pouco diferente.
[close]

Após, vamos escolher qual tipo de avatar vai querer utilizar. São "dois modelos" e o que distingue eles, é que em um tem um espaço na parte inferior para colocar o seu nick, ou qualquer outra coisa que queira.

Modelos de avatares
Sem caixa para nome

Com caixa para nome

[close]

2 - Escolhi o modelo. Qual o próximo passo?

Bem, independente do modelo que tenha escolhido, vou explicar o caminho para personalizar o avatar com nick. Caso prefira o sem nick, é só pular os passos que não lhe são inerentes.

Pois bem. Agora iremos definir uma imagem, um personagem para o avatar. É nesse momento que você vai no Google e pesquisa pelo personagem ou imagem que deseja. Neste exemplo usaremos essa no spoiler.

Imagem para o avatar
Nesse caso eu redimensionei ela. Sempre procure imagens grandes, para que não perca qualidade.

[close]

Após encontrar a imagem que deseja, salve-a em seu pc (Selecione ela no Google > Clique com o botão direito do mouse > Abrir imagem em nova guia > Clique em "Visualizar imagem original" > Clique com o botão direito do mouse > Salvar imagem como... > Selecione o destino, em seu pc). Depois abra essa imagem no Photoshop, use a ferramenta de seleção retangular (imagem no spoiler abaixo) e selecione toda a imagem.

Ferramenta de seleção retangular

[close]

Após selecionada, aperte Ctrl + C (para copiar a área selecionada), vá para o arquivo do avatar, aberto no Photoshop e selecione a layer denominada "Layer 2" que corresponde à imagem do avatar que já vai no arquivo. Feito isso, aperte Ctrl + V (para colar). O resultado será, teoricamente, algo mais ou menos assim:

[close]

3 - Ham... fiz isso, mas... tem alguma coisa errada. Cadê o personagem?

Bem, você colou a imagem aí, porém ela está em dimensões bem maiores que a do avatar, então você terá que redimensionar ela, para chegar em um ponto que fique do jeito que precisa.
     Para isso, aperte Ctrl + T (para redimensionar a imagem), e ao redor da mesma, aparecerão oito quadradinhos, onde é possível você posicionar o cursor, e, ao clicar e manter pressionado, ao arrastar você modifica o tamanho da imagem.
     Porém, redimensionar assim, pode distorcer a imagem quando se deseja diminuir ela em escala/proporcionalmente. Para isso existe o botãozinho "Manter proporção" ou "Maintein aspect ratio", que se encontra na barra de ferramentas, na parte superior da tela. Ao clicar nele, você deve usar os quadradinhos situados nos vértices da imagem para diminuí-la, assim sendo, em escala/proporcionalmente.

Botãozinho "Manter proporção"

[close]

Ah, e para mover a imagem é só posicionar o cursor dentro dela e um pouco distante do centro e das extremidades e arrastar para onde deseja. Sendo assim, nosso avatar redimensionado e reposicionado está mais ou menos assim:

[close]

Como podem ver, e as setinhas indicam, exstem espaços/lugares em nosso avatar que deveriam estar vazios, pois excedem a área da borda, portanto vamos tirá-los.
     Você utilizará a ferramenta de seleção retangular, posicionando ela como na imagem abaixo número 1 e arrastando até que fique como na imagem número 2, selecionando a área amarelada. Veja:

Como selecionar a parte utilizável do avatar

[close]

Depois dessa área selecionada, aperte Shift + Ctrl + I, para selecionar a área inversa, que é a que queremos apagar da imagem (caso o atalho não funcione, vá ao Menu Seleção > Inverter). Feito isso, aperte Delete, e... vualá! Agora as partes que excediam a borda não existem mais. O resultado fica semelhante ao da imagem abaixo:

[close]

4 - Eba! Pronto! Ou... ainda não?

Se você optou pelo avatar sem a parte com o nick, está sim, acabado.
     Ah, "Mas a parte com o nick ainda está ali. Como eu apago?"
     Não seria o caso de você apagar, ao pé da letra, somente... deixar invisível, pois vai que mais tarde você deseje um avatar com o nick. Enfim, para que essa parte com o nick não possa ser visualizada e, portanto não apareça no trabalho final, salvo, a gente vai usar o botão Visualizar, que permite a nós escolher se queremos ver o conteúdo da respectiva layer ou não.

Botão visualizar

[close]

Para visualizar o conteúdo da layer, é só deixar o "olhinho" visível. Para inibir o conteúdo da layer é só clicar no olhinho que o mesmo sumirá, junto com o conteúdo da layer na tela de trabalho. Para que o avatar fique pronto e sem o nick, você deve inibir as layers Fundo e Borda Mid e deve inibir o grupo Nomes também.

Como a janela Layers deve ficar

[close]

Pronto. Agora é só salvar (Menu File > Save As... > Salve no formato PNG, pois este permite transparência e opacidade nas bordas e nas engrenagens).

4 - Ah, mas agora eu quero com o nick!

Como agora iremos prosseguir em personalizar a parte do nick do avatar, todas as layers devem estar visíveis.
     Mas se olharem como o avatar se encontra, está meio... estranho no mínimo. Pois a imagem é azulada, e o fundo do nick está vermelho. Será que a gente terá que o refazer?
     Claro que não. Primeiro selecione a layer Fundo, e então vá no Menu Image > Adjustments > Hue/Saturation... (ou aperte Ctrl + U). A tela que aparecerá é a seguinte, porém, com a setinha da barra Hue centralizada e com valor 0.

Janela de configuração Hue/Saturation/Lightness
Hue: Controla a tonalidade
Saturation: Controla o brilho
Lightness: Controla a luminosidade

[close]

Se perceberem, ao eu colocar o valor -135 na barrinha de Hue, ficou em uma tonalidade azul, que me agradou (você pode mexer nas outras barrinhas caso queira, afim de melhorar a cor). Portanto é só clicar em OK.

Agora, o que está diferente (ainda avermelhado no caso) é a escrita. Para mudar isto, devemos ir no grupo Nomes. Dentro dele, existe uma layer de texto em que podemos modificá-la. Para isto, antes temos que pegar a ferramenta Texto.

Spoiler

[close]

Então, é só selecionar o texto na tela de trabalho, e a parte superior da tela, ficará mais ou menos com esse visual. Caso queira modificar o texto também (é óbvio que irão), é simples.

Spoiler

[close]

Depois, clique no quadrinho indicado pela setinha e selecione a tonalidade de cor que desejar. Opte por cores claras, na tonalidade que desejou.
     Assim feito, clique no OK e é só salvar (Menu File > Save As... > Salve no formato PNG).

O resultado é um avatar bonitinho, no estilo da CRM!

E para quem não usa o Photoshop e já tem alguma habilidade, eis as .png's.
PNG's

[close]

:wow:

Para começo de conversa, precisaremos da base para fazermos o avatar. A base pode ser encontrada para download (ser baixada) no link abaixo, e a partir de agora a chamaremos de PSD.

Para que possamos utilizar a .psd é preciso ter a fonte presente nela, na parte do avatar em que fica escrito o nome do membro. A fonte é Cocogoose e não é uma fonte padrão do Windows. Para obtê-la, é só clicar no link abaixo, que irá abrir o site onde a fonte pode ser baixada. Em seguida abra o arquivo e clique duas vezes sobre o arquivo da fonte, após, em instalar e reinicie o Photoshop (ou outro programa, é preciso reiniciar para que a lista de fontes do programa seja atualizada).

1 - Base e fonte do avatar baixadas. E agora?
     Bom, primeiro vamos entender cada parte do avatar, para a medida em que formos mexendo sabermos em que parte estamos modificando. De início, ao abrirmos o arquivo iremos ver as layers (ou camadas), como na imagem abaixo (caso a janela de camadas não esteja visível, é só apertar F7).

Janela de camadas
[close]

Agora explicando cada camada:
     • IRELIA = Na verdade esta camada é a do texto com o nome do membro. Automaticamente a camada é renomeada quando o texto é modificado (por padrão, a menos que você renomeie a camada, mas isso não importa pra gente xD). Por exemplo, se estivesse escrito "Gerar" como conteúdo do texto, a camada também estaria nomeada como "Gerar".
     • Sombra = Esta camada será para fazer a sombra que fica junto com o nome do membro. De começo ela está vazia, mas mais para frente iremos utilizar ela.
     • Layer 1 = (Esqueci de renomear este >.>) É a imagem que será o avatar. Como podem ver, existe uma setinha antes da da imagem da camada, isto significa que ela está usando uma máscara de corte. A máscara de corte é a camada logo abaixo sem esta setinha. Esta função serve para que algum gráfico, principalmente imagens, só apareçam dentro de um certo espaço, por exemplo, a imagem do avatar somente irá aparecer na área correspondente pela camada abaixo.
     • Avatar = Bom, um pouco já foi explicado acima. Esta camada serve para limitar a área da imagem do avatar. A imagem no caso é a camada Layer 1.
     • Fundo = É o fundo do avatar, que no nosso caso, é tudo preenchido por uma cor sólida.

Tudo explicado, vamos ajeitar o avatar então!

2 - Começando pelo fundo...
     Antes de modificar uma camada é preciso selecioná-la antes. Para isso clique sobre a camada desejada, no caso a camada Fundo na janela de camadas.
     Para mudar a cor de fundo é bem fácil. Uma maneira, mais direta, é selecionando uma cor e utilizando a ferramenta Balde de Tinta sobre a camada escolhida. Outra maneira é pelo ajuste na Matiz, que pode ser acessada indo na barra de menu Image > Adjustments > Hue/Saturation... (Imagem > Ajustes > Matiz/Saturação...).

Ferramenta balde de tinta e a janela de matiz (hue)

[close]

3 - Essa imagem não está legal >.<
     Yeah, e nem combinando com o fundo. Então vamos procurar outra. Ah, e é importante que sejam utilizadas imagens boas e com boas resoluções para um resultado bacana no avatar. O processo é simples: procurar uma imagem; abrí-la no Photoshop; selecionar ela toda (Ctrl + A) ou a parte desejada com a ferramenta de seleção; Copiar (Ctrl + C) e; Colar (Ctrl + V).
     Antes de colar a imagem, é importante selecionar a camada Avatar para que a imagem seja coloca sobre a camada selecionada.
     Após feito isso, na janela de camadas, clique sobre o ícone de olho correspondente a camada Layer 1. Se repararem, a imagem foi colada em uma nova camada criada, denominada Layer 2.

Progresso atual do avatar
[close]

Agora iremos redimensionar a imagem dentro do espaço que temos. Para isto, clique sobre a camada Layer 2 e aperte Ctrl + T. Utilizando as "caixinhas" que apareceram no perímetro da imagem, mova-as para ajustar o tamanho da imagem até que fique a seu gosto.
     Não se esqueça de marcar a função que redimensiona a imagem em escala (proporcionalente), para que não fique distorcida.

Função manter proporção e redimensionando a imagem

[close]

4 - Mudando o nick.
     Para mudar o texto do nick é fácil. É só selecionar a ferramenta de texto e a camada desejada, no caso, a camada IRELIA. Feito isso, clique sobre o texto e modifique como desejar.

Ferramenta de texto
[close]

5 - Hora de mexer com as sombras...
     Esta é uma parte que usa alguns recursos mais avançadinhos que o restante do avatar, portanto fiz um vídeo para auxiliar. Não é nada complexo, só seguir com bastante atenção.

Vídeo
[close]

Em seguida é só clicar em File > Save As... (Arquivo > Salvar Como...) e selecionar o formato .png, salvando o trabalho.

O resultado é um avatar bonitinho! :)

E para quem não usa o Photoshop e já tem alguma habilidade, eis a .png. É só usar o ajuste de matiz para escolher a cor, recortar a imagem que quiser para colocar no espaço em branco e escrever o nome por cima.
PNG
[close]

Centro RPG Maker
Move Your Gears
« Última modificação: 21 Out 2015, 22:04 por King Gerar »

Conheça meu projeto! :)

B.loder

• *

Vencedores das edições do Concurso Projeto Rickas!

• Back from Hell Bitches o/
    • RPG Maker 2k/2k3
    • Ver perfil
  • ColossusLegend
Re: Avatar CRM - Faça o seu!
Resposta 1 Online: 05 Fev 2013, 13:41
Sem dúvidas o tutorial ajuda bastante. Eu fiz o meu na gambiarra com o que me passou mesmo, mas funcionou. De qualquer forma vai ajudar muita gente se quiserem fazer o avatar assim, valeu por fazer o tutorial cara.
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

H.M

• *
  • Um príncipe, um Tio, um reino...
    • Ver perfil
Resposta 2 Online: 05 Fev 2013, 13:43
Ohhhh, e eu pensando que o meu seria original e ninguem mais teria... :noface: :U_U:
Bom, gostei!
Ps: Eu n vou conseguir usar o Tutorial, meu Ps é o terceiro e pirata, o que o transforma em uma ferramenta desatualizada.... .-. pena...
« Última modificação: 05 Fev 2013, 13:45 por H.M »
Venha conferir!

Tiaguu

• *
  • Dracarys...
    • RPG Maker VX/Ace
    • Ver perfil
  • Espada CRMEscudo CRM
Resposta 3 Online: 05 Fev 2013, 13:58
Eu não tenho um PS, '-'
Bom parabéns pelo seu tutorial, vai realizar sonhos da galera por ai shahsa.
B.Lorder faz esse tipo de avatar na sua fabrica :D
Spoiler
[close]
« Última modificação: 21 Out 2013, 23:41 por Cezar »

B.loder

• *

Vencedores das edições do Concurso Projeto Rickas!

• Back from Hell Bitches o/
    • RPG Maker 2k/2k3
    • Ver perfil
  • ColossusLegend
Resposta 4 Online: 05 Fev 2013, 14:06
Vou seguir seu conselho Tiaguu, abrirei a fábrica e para quem quiser farei pedidos com esse esquema de avatar =D
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

Fallen

• *

Vencedores do Protótipo Premiado

• "Abrace os seus sonhos e proteja sua honra..."
    • Ver perfil
  • Blader
Resposta 5 Online: 05 Fev 2013, 14:10
Muito boa a iniciativa Gerar, eu particularmente sempre curto usar avatares harmonizados com a temática do Fórum.
E foi excelente a iniciativa que você tomou de ensinar um passo a passo à quem não é tão familiarizado com design, eu não tenho PS, mas farei o meu no PhotoFiltre '-' (tudo que eu faço em relação a design é nele) Do mais parabéns cara.

King Gerar
  • *

• RPG Maker MV
    • Facebook
    • Steam
    • DeviantArt
    • Pinterest
    • Ver perfil
Resposta 6 Online: 05 Fev 2013, 15:14
Valeu B:*-*:

É... a ideia é tentar padronizar... hehe...
Aí se o pessoal curtir, vai aparentar até
mais organização.
E isso man, joga lá na fábrica! Show!
Valeu aí pelo apoio!
  :*-*:

Hehe, desculpa "estragar" seu pensamento, caro H.M...  :ded:

Mas quanto à versão do PS, foi como disse
lá no início. Não importa muito, pois eu tenho
a primeira versão dos CSs, e ela possui as
mesmas ferramentas que foram utilizadas aí.
Então creio que a CS3 também terá...
:XD:

Hehe... B.loder, quero participação de lucro!  :U_U:

Depois baixa ele aí Tiaguu, é uma excelente ferramneta
para iniciantes ou não. Aconselho.
Valeu pelo comentário, manim!
  :ok:

Muito agradecido fico, Fallen.

Fiz o tutorial tendo como base o PS pois é o programa
predominante do gênero e que possui as opções que precisava
e como não sei se os outros programas as tem...
Mas não é nada mais do que pegar uma .png da borda e
cortar uma imagem e pregar tudo junto... hehe...
Mas para quem não é familiarizado, né!?

Valeu aí companheiros! Espero que sirva para alguém... hehe!

Brittus

• *
  • Rise from your grave.
    • Facebook
    • Ver perfil
  • Escudo CRMLegend
Resposta 7 Online: 06 Fev 2013, 11:10
Parabéns! Certamente, se todos aderirem ao estilo, ficará mais padronizado. E demonstrará mais organização.

Baixei agora. E vou fazer o meu!

Mafagafo32

• *
    • RPG Maker 2k/2k3
    • Ver perfil
Resposta 8 Online: 06 Fev 2013, 12:01
Já tenho o meu (valeu B.loder :lol:).
Achei muito bonito e interessante esse estilo, deixa o fórum mais bonito.

King Gerar
  • *

• RPG Maker MV
    • Facebook
    • Steam
    • DeviantArt
    • Pinterest
    • Ver perfil
Resposta 9 Online: 06 Fev 2013, 14:33
"Se" todos aderirem... com certeza, valente Brittus!

Mas acho que não é o caso, mas quem sabe uma hora todos
se animam em ter um desse estilo. Acho que ficaria mais
bacana mesmo. Valeu pelo apoio parceiro.

Concordo Mafagafo... hehe
E com a ajuda tremenda do B, a ideia avança rápido.
Quem sabe fica todo mundo com o "uniforme" bonitinho, né!?

1fusinato

• *
    • RPG Maker MV
    • Ver perfil
Resposta 10 Online: 06 Fev 2013, 14:58
Tutorial perfeito Gerar. Li tudo, mas tive preguiça de por em prática. :P
(Por isso pedi ao B.loder que fizesse um para mim)! Enfim, +GOLD! ^^

Código: [Selecionar]
[url=http://centrorpg.com][img]http://i.imgur.com/aHii4.png[/img][/url]

GDL

• *

Participantes do Maps Together 2 Prêmio concebido aos membros que colaboraram para campanha de Prêmios da CRM

• I'm back... Well, kinda.
    • Facebook
    • Twitter
    • Ver perfil
  • NightWalkerKight CrestNightWisher
Resposta 11 Online: 06 Fev 2013, 18:51
Ráaaa, boa iniciativa King!
Fazer logo uns 6 diferentes pra trocar a hora que bem entender XD

King Gerar
  • *

• RPG Maker MV
    • Facebook
    • Steam
    • DeviantArt
    • Pinterest
    • Ver perfil
Resposta 12 Online: 07 Fev 2013, 08:02
Valeu MakerOusado...
Que isso, fera, deixa de preguiça. Ou acha que fazer isso foi
fáci? huehauehuahea
Bem, mas se já tem o teu, está tranquilo.

Valeu pelo comentário, manim!

Lá só tem 5 GDL... heheeee  :lol:

Mas é... vi que a maioria não mexe no PS, então, não
custava nada dar uma facilitada, ner...

Para quem não viu, galera, adicionei .png's no final do
tópico, para quem não usa o Photoshop.
E coloquei o download do programa no início do tópico
também!

Raizen

• *

Vencedor CRM Awards - Melhor Scripter Vencedores das edições do Concurso Projeto Rickas!

• Ver perfil
Resposta 13 Online: 07 Fev 2013, 13:21
Só para deixar claro, muitos aqui não tem PS e querem só usar a borda e os layers e talz, baixem o Paint.net e o dll do PS, é bem leve e fácil  :P, e da para montar o avatar sem problemas.

No mais, Fuedaaaa *--*, o loder fez o meu avatar e a borda é simplesmente perfeita :D

King Gerar
  • *

• RPG Maker MV
    • Facebook
    • Steam
    • DeviantArt
    • Pinterest
    • Ver perfil
Resposta 14 Online: 07 Fev 2013, 14:39
É... depois que vi que a população não tem mais o Photoshop,
eu pus o download dele no tópico, portátil e levinho.
E para quem tiver o editor, as layers estão no fim do tópico...
Quem sabe ajuda...

Ér... depois de tanta briga, uma bordinha em consenso... hehe.
Valeu pelo comentário mano, veremos se a galera anima a
usar...

Versão Mobile