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Autor Tópico: Aula Ativa de Ruby/RGSS e outras linguagens de programação  (Lida 6423 vezes)

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Re: Aula Ativa de Ruby/RGSS
« Resposta #15 Online: 24 Jan 2013, 18:20 »
Há, eu esqueci de falar algo, acho que vai ser bem útil para você.
Por exemplo, se você abrir um metódo, que já existia, tudo que tinha antes é apagado, para dar espaço para os novos comandos. Para adcionar comandos para um metódo existente use o "alias". Digite o nome do metódo e o novo nome dele, chame ele normal, adicione os novos comandos e depois chame o "novo" nome dele.

Acho que expliquei direito. ou não. -q
...

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Re: Aula Ativa de Ruby/RGSS
« Resposta #16 Online: 23 Jun 2013, 17:58 »
Desculpe se isto seria ressucitar tópico, eu não sei ao certo, pois este tópico é aberto para o povo ir tirando as dúvidas, então ressucitei POASKOPAKS.
Engine: RMVX Ace
Explicação: Eu queria saber que código posso usar para aparecer um texto exibindo o valor de uma variável na tela, só que o fundo dele tem de ser transparente.
Código exemplo:
Código: [Selecionar]
e.e
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Re: Aula Ativa de Ruby/RGSS
« Resposta #17 Online: 23 Jun 2013, 23:23 »
Você pode reviver qualquer tópico que achar que deve reviver :P, não tem problema algum isso no fórum.

Ah cara, tem vários modos de fazer, xD, você pode fazer com window também, ai basta tirar o opacity do fundo dele, mas ai depende MUITO do que pretende fazer, o jeito que está pedindo, talvez seja mais fácil desse modo aqui.

Código: [Selecionar]
    @var = Sprite.new
    @var.bitmap = Bitmap.new(100, 100)
    @var.bitmap.draw_text(0, 0, 100, 100, $game_variables[n])

Substitua n pelo número da variável.

Mas isso se estiver usando para um script, não sei exatamente aonde usará isso, diga aonde será usado que talvez tenha outro modo mais fácil x]

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Re: Aula Ativa de Ruby/RGSS
« Resposta #18 Online: 24 Jun 2013, 10:12 »
É para aparecer um relógio indicando as 2 Variáveis (Hora e Minuto) Mas como não saco tanto de RGSS3 vim pedir ajuda aqui huahuah

EDIT:
Aí ficaria assim: variável 1:variável 2
Teria como? Para eu por lá em scripts.
« Última modificação: 24 Jun 2013, 14:00 por DFox »
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Re: Aula Ativa de Ruby/RGSS
« Resposta #19 Online: 25 Jun 2013, 23:16 »
vc não quer um script pronto para isso xD?

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Re: Aula Ativa de Ruby/RGSS
« Resposta #20 Online: 23 Ago 2013, 21:33 »
Ressucitando novamente esse tópico, mas acho que esse não tem problema e.e'

Engine: RMVXA
Explicação: Estou aprendendo RGSS3, e depois de estudar um pouquinho vi o vídeo do Faalco, fiz a HUD, adaptei ao meu gosto e queria por uma imagem no lugar da barra pronta do VX Ace
Código exemplo (Script da HUD):
Código: [Selecionar]
############################################################################
#~ HUD By Koelho
#~ Credits: Faalco (by the video-tutorial)
###########################################################################
class Window_HUD < Window_Base
  def initialize
    super(0, 0, 150, 120)
    @actor = $game_party.members[0] #Personagem da Party
    refresh
  end
  def refresh
     self.contents.clear
     draw_actor_name(@actor, 0, 0) #Desenhar Nome
     #draw_actor_face(@actor, 0, 0) #Desenhar Face
     draw_actor_hp(@actor, 0, 30) #Desenhar HP
     draw_actor_mp(@actor, 0, 60) #Desenhar MP
   end
 end
 class Scene_Map
   alias koelho_main main
   alias koelho_update update
   def main
     @hud = Window_HUD.new
     koelho_main
     @hud.dispose
   end
   def update
     koelho_update
     @hud.update
     @hud.refresh
   end
 end
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Re: Aula Ativa de Ruby/RGSS
« Resposta #21 Online: 24 Set 2013, 16:46 »
Duvida "bésta", Ruby e RGSS são parecidos? tipo eu posso aprender algo útil para o RGSS3 lendo ruby? ou são linguagens totalmente diferentes?

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Re: Aula Ativa de Ruby/RGSS
« Resposta #22 Online: 24 Set 2013, 16:55 »
O RGSS é uma aplicação feita em Ruby. É como o jQuery para Javascript ou Swing para Java. Se você aprender o Ruby será infinitamente mais fácil aprender o RGSS, pois entenderá por completo o que rola no mesmo.

Fora que ao aprender Ruby, entenderá melhor não só o RGSS, mas o Rails (aplicação Web em Ruby) ou Shoes (aplicação Desktop), e por aí vai. ;)

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Re: Aula Ativa de Ruby/RGSS
« Resposta #23 Online: 14 Nov 2013, 15:03 »
Olá, este tópico é sobre RGSS.

Pergunto àqueles que já fizeram ou entendem menus personalizados. Gostaria de saber se há como aumentar a velocidade do movimento do background. A intenção é que 2 imagens Plane.new que fiquem se movimentando no fundo enquanto outros movimentos possam ser feitos no menu. Fiz um script para exemplificar a dúvida:
Código: [Selecionar]
class Movimento
  def main
    @background = Plane.new
     @background_name = "op1zn0"
     @background2 = Plane.new
     @background2_name = "op1zn0"
    @background.bitmap = RPG::Cache.picture(@background_name)
    @background.blend_type = 0
    @background2.bitmap = RPG::Cache.picture(@background2_name)
    @background2.blend_type = 0
    @background2.opacity = 60
    @x = 2
    update
  end
  def update
#É do Plane.new e faz a imagem repetir na tela
       @background.oy += 30
      @background.ox += 30 
      @background2.oy += 30
      @background2.ox -= 30
      @x += 1
    end
    end

Então como podem ver, neste script as duas imagens se movimentam sim, mas de forma lenta.
  • Como aumentar a velocidade do movimento?
  • Vocês costumam utilizar esta lógica ao fazer um background em movimento no menu? Digo, como fazem para que ocorra um loop contínuo e de forma que ainda seja possível fornecer as interfaces dos menus?

Na realidade a intenção é fazer uma Scene que não necessariamente será um menu mas terá uma interatividade semelhante, e está questão do background é que fiquei em duvida no momento.

Obrigado,

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Re: Aula Ativa de Ruby/RGSS
« Resposta #24 Online: 14 Nov 2013, 15:25 »
tentou @background.x +....
e background.y+...?


E sim o Plane, eh a classe que já vem pré-configurado loopings não? se sim então porque não usa-lo rs :), cria uma classe ativa em paralelo para o menu, e o Plane executando por uma variável, como você fez no script, isso deveria deixar o fundo se movimentando enquanto você programa o menu, mas eu iria inserir esses background direto na classe do Menu que vai criar, bem mais fácil de manipular de lá.

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Re:  Aula Ativa de Ruby/RGSS
« Resposta #25 Online: 14 Nov 2013, 17:08 »
tentou @background.x +....
e background.y+...?
Então, mas utilizando somente o "y" e o "x" eles se referem a coordenadas para deixa-la estática não é? E no caso, quando coloco elas acaba dando erro pois fala que para utilizar elas eu teria que declarar as variaveis como Sprite.new ao invés de Plane.new... Mas o background precisa ser Plane.new pelo fato da necessidade que a imagem se repita ao chegar aos extremos da borda.
E sim o Plane, eh a classe que já vem pré-configurado loopings não? se sim então porque não usa-lo rs :), cria uma classe ativa em paralelo para o menu, e o Plane executando por uma variável, como você fez no script, isso deveria deixar o fundo se movimentando enquanto você programa o menu, mas eu iria inserir esses background direto na classe do Menu que vai criar, bem mais fácil de manipular de lá.
Quanto esta parte, beleza! entendi, muito obrigado.


@Então, tem como aumentar a velocidade dos plane?

O membro Gab! conseguiu, quem estiver curioso:
Código: [Selecionar]
class Movimento
  def main
    @background = Plane.new
    @background_name = "op1zn0"
    @background2 = Plane.new
    @background2_name = "op1zn0"
   
    @background.bitmap = RPG::Cache.picture(@background_name)
    @background.blend_type = 0
   
    @background2.bitmap = RPG::Cache.picture(@background2_name)
    @background2.blend_type = 0
    @background2.opacity = 60
    @x = 2
 
    Graphics.transition(20)
    loop do
      Graphics.update
      update
    end
  end
 
  def update
    @background.oy += 30
    @background.ox += 30 
    @background2.oy += 30
    @background2.ox -= 30
    @x += 1
  end
end


link: http://forums.mundorpgmaker.com.br/index.php?topic=116807.0

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Re: Aula Ativa de Ruby/RGSS
« Resposta #26 Online: 20 Nov 2013, 20:55 »
Engine: RPG Maker VX Ace
Explicação: Como que eu crio tipo assim,  um processo que carrega, os arquivos que estão dentro de uma array, e faço eles aparecerem em um menu ai eles podem ser selecionados, tipo no pokemon na seleção de windowskins, só que ai aprecece, o um numero, de acordo com a ordem em que está na array, e tambem como colocar uma palavra (titulo/tópico) no menu (esse menu não é menu menu é menu tipo menu item, menu status).
Ai eu não sei o processo, que carrega elas na pasta em que está, não sei o processo que faz ela poder ser escolhida durante o jogo, e não sei como criar uma window_selectable.
Código exemplo:
Código: [Selecionar]
FontIndex = ["Verdana","Adobe Arabic","Segoe UI"] # Fontes que poderam ser selecionadas no menu

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Re: Aula Ativa de Ruby/RGSS
« Resposta #27 Online: 03 Dez 2014, 05:13 »
Boa noite, amigos.
Preferi postar aqui do que reviver o tópico da aula do Raizen, afinal.

Cheguei no ponto onde ele mostra o seguinte script:

Código: [Selecionar]
def somar(x, y)
  soma = x + y
  p soma
end
somar(2, 4)
somar(3, 3)

X e Y são variáveis, certo? Eu atribuo os valores 2, 4 e 3, 3 ali no fim.
Sabendo disso, imaginei que num script essas variáveis talvez fossem definidas por um outro método, e tentei simular isso com o seguinte código:

Código: [Selecionar]
x = 2
y = 3
def somar(x, y)
  soma = x + y
  p soma
end

Bom, deu errado, mas eu não consigo entender o motivo. Mesmo.
Estou estudando Ruby há poucas horas e talvez eu descubra  o motivo disso estar errado em breve, mas fiquei encucado. Não posso setar essas variáveis assim?
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Re: Aula Ativa de Ruby/RGSS
« Resposta #28 Online: 03 Dez 2014, 08:50 »
@Van

Existe uma diferença entre "Declaração" e "Chamada de método".

No caso, em:

Código: [Selecionar]
def soma(x, y)
  soma = x + y
  p soma
end

Você está Declarando que existe um método soma que exige 2 parâmetros, que, dentro do método, irão se chamar "x" e "y" respectivamente. Logo eu posso colocar qualquer variável como parâmetro, até mesmo "números puros", assim digamos, como você fez com 2 e 4, 3 e 3.

Agora quando você executa:

Código: [Selecionar]
soma(2, 4)
Você está chamando o método "soma", e enviando "2" como primeiro parâmetro, e "4" como segundo parâmetro, e dentro do método elas irão se chamar "x" e "y" respectivamente, mas fora do método as variáveis "x" e "y" simplesmente não existem, ou seja, o que está no método é independente do que está fora dele (a menos que trate-se de variáveis de classe/globais - i.e. com @ e $ no início).

Ou seja, eu posso livremente fazer:

Código: [Selecionar]
soma(x, y)
  soma = x + y
  p x # => irá printar o primeiro valor passado como parâmetro
  p soma
end

mostarda = 2
vinagre = 3
soma(mostarda, vinagre) # mostarda, no método, será x, e vinagre será y

p x # => nil, pois não existe variável x.

x = 4
y = 3
soma(x, y) # x, no método, será x, e y será y
soma(y, x) # y, no método, será x, e x será y

Ou ainda:
Código: [Selecionar]
x = 2
y = 4
p x # => 2
def soma(x, y)
  x = 4 # => x do método será 4, x fora dele continuará 2
  p x # => 4
  soma = x + y
  p soma
end

p x # => 2

Ou seja, a variável é uma coisa, um parâmetro no método é outra.


No seu caso, não funcionou pois você simplesmente declarou as variáveis, declarou o método, mas não chamou ele.
Logo, basta adicionar a chamada dele ao fim:
Código: [Selecionar]
x = 2
y = 3
def soma(x, y)
  soma = x + y
  p soma
end
soma(x, y)
« Última modificação: 03 Dez 2014, 08:52 por Alucard_2 »
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Re: Aula Ativa de Ruby/RGSS
« Resposta #29 Online: 03 Dez 2014, 10:14 »
Rapaz, muito obrigado!
Agora sim faz sentido, eu devia ter imaginado que "def" significaria "definir".
Esse X e Y serão, por padrão, variáveis locais, certo?
O que você chamou de parâmetro (2, 4 no caso) são nada mais que variáveis existentes apenas dentro desse método. Se eu quiser que elas sejam setadas por outro script eu terei que deixar

Código: [Selecionar]
def soma(x, y)
  soma = x + y
  p soma
end
soma($variavel_a, $variavel_b)

Ou estou falando bobagens?
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