O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Vamos Aprender! - Traços/Atributos

Iniciado por Shephiroth, 30/11/2012 às 22:51







Apresenta
[box class=catbg2]Vamos aprender![/box]
[box class=windowbg2] O projeto Vamos aprender! foi criado na intenção de ajudar e auxiliar na hora da criação de um game. O projeto também faz parte do One Winged Angel Labor, e a principio constará com tutoriais simples e básicos, passando aos mais dificeis e avançados. Procurarei criar tutoriais variados e diferentes do convencional, tentarei explicar como funciona muitas partes do maker que muitos não sabem, e os que sabem não ensinam, ou deixam essa parte passar batida. Bem vamos ao que interessa?
[/box]
[box class=catbg2]Traços/Atributos[/box]
[box class=windowbg2]
Compatibilidade: RMVXAce
Dificuldade: Iniciante/Intermediário

-----------------------------------------------

FAQ

O que são Traços no Maker?
R- Traços são opções (novidade para o RPG Maker Ace), em que o maker pode usufruir muito mais de sistemas, podendo assim ramificar opções e anexar efeitos especiais, como fraquezas ou fortalecimentos. OBS: Em alguns makers essa parte estará destacada como Atributos, isso acontece devido a traduções diferentes do programa.

Onde eu posso usar isso?
R- Você pode usar em diversos lugares, pode encontra-los nas abas Herois, Classes, Armas, Armaduras, Inimigos e Estados.

O que eu posso fazer ?
R- Desde simples detalhes como uma habilidade extra, até sistemas complexos.

-----------------------------------------------

São configurações simples, e vou apenas dar um breve resumo explicando o que cada uma faz. Lembrando que é voltada para os INICIANTES.

Em qualquer uma das Abas citadas no FAQ, você irá encontrar essa opção.

Spoiler
[close]

Nesse quadro destacado na imagem, dê dois cliques e uma nova janela irá abrir.

Spoiler
[close]



  • 1 - Eficiência do Elemento - Aqui você pode selecionar um elemento para ter "bônus".
    Para que serve?
    Aqui você pode selecionar o elemento que vai ter mais eficiência, escolha entre os elementos já criados, Fisico, Absorção, Fogo, Gelo, Sombrio entre outros, isso pode tornar uma arma mais eficiente com esse elemento, um personagem mais eficiente, uma armadura, etc.


  • 2 - Eficiência de Fraqueza - Altera a chance de Itens e Habilidades mudarem atributos.
    Para que serve?
    Aqui você pode selecionar o atributo a ter mais chances de Fraqueza, e na linha abaixo a porcentagem. Pode ser por exemplo a fraqueza em HP de um Elmo, etc.


  • 3 - Eficiência do Estado -Altera a chance de Itens e Habilidades mudarem de estado.
    Para que serve?
    Aqui você pode alterar a eficiência do estado em que um item pode receber, e embaixo a porcentagem. Por exemplo a chance de uma arma receber tal estado.


  • 4 - Anulação de Estado - Aqui você pode anular um estado.
    Para que serve?
    Título muito descritivo, aqui você pode simplesmente anular algum estado. Por exemplo, criar uma espada com Anulação do estado Nocauteado (morto) faz com que o herói seja imortal... Ou por exemplo, um brinco que protege contra petrificação, ai teria que ter esse comando.

Aqui é a segunda aba dessa janela

Spoiler
[close]


  • 5 - Atributo Normal - Aqui você pode alterar a taxa de variação de um atributo natural.
    Para que serve tudo isso?
    Simplesmente para definir uma taxa de algum atributo, variando na segunda linha onde você pode escolher a porcentagem dessa variação...


  • 6 - Atributo Adicional - Aqui você pode alterar o atributo adicional do item/habilidade.
    Para que serve?
    Essa é uma parte muito importante, é aqui que você define um atributo adicional a sua arma, por exemplo um escudo que aumenta a sua força, é aqui que você deve definir isso.


  • 7 - Atributo Especial - Aqui você pode Alterar a taxa de variação de um atributo especial.
    Para que serve?
    Aqui você pode definir a variação em que um atributo especial vai aparecer no item/habilidade, atributos especiais são parecidos com os atributos normais, porém com efeitos diferentes, cada um com sua função diferente, por exemplo a Taxa de Experiencia pode ser dobrada ou reduzida aqui.


Aqui é a terceira aba dessa janela

Spoiler
[close]



  • 8 - Elemento do Ataque - Aqui você pode adicionar um elemento ao ataque.
    Para que serve?
    Simples e intuitivo, aqui você pode adicionar um elemento a o ataque da sua arma. Por exemplo uma espada de fogo deve ter o elemento Fogo adicionado dessa forma.


  • 9 - Estado no Ataque - Aqui você pode adicionar um Estado ao ataque.
    Para que serve?
    Assim como o item anterior, você pode usar uma espada que pode cegar os oponentes, e adiciona aqui o estado Cegueira, e na linha de baixo você muda a porcentagem de chance desse estado ser adicionado.


  • 10 - Velocidade no Ataque - Aqui você pode aumentar ou diminuir a velocidade do ataque.
    Para que serve?
    A velocidade do ataque influência o dano final, pode ser usado para aumentar ou diminuir a velocidade do ataque, por exemplo um machado enorme, claro que vai ser bem pesado e a velocidade do ataque dessa arma deve ser baixa, então o valor aqui deve ser negativo.


  • 11 - Ataque adicional - Aqui você aumentar o número de golpes.
    Para que serve?
    Simples, se alguma arma puder golpear 2 vezes o oponente é aqui que você define isso, simples assim.


Aqui é a quarta aba dessa janela

Spoiler
[close]



  • 12 - Tipo de Habilidade Adicional - Aqui você define o tipo de Habilidade a ser adquirido.
    Para que serve?
    Caso você tenha um tipo de habilidade chamado "Magia Negra" , e esse tipo de magia só pode ser feito se tiver um Cajado de magia negra, você deve criar essa arma, e adicionar essa opção. Pode adicionar mais tipos de Habilidade na aba Termos.


  • 13 - Tipo de Habilidade Selada - Aqui você define qual o tipo de Habilidade será proibida.
    Para que serve?
    Assim como o item anterior, mas aqui você pode proibir o uso de algum tipo de habilidade, por exemplo um Cajado Branco proíbe o uso de magia negra, então a Habilidade selada aqui deve ser a magia negra. Lembrando que para criar mais tipos de Habilidades você pode fazer isso na aba Termos.


  • 14 - Habilidade Adicional - Aqui você pode adicionar uma Habilidade referente ao item.
    Para que serve?
    Essa opção é muito importante, se você quiser fazer por exemplo uma habilidade (Bafo de Fogo) e essa habilidade só pode ser usada se você estiver equipado com o Elmo do Dragão, aqui é o lugar... Os famosos sistemas de "Habilidade ganha por arma".


  • 15 - Habilidade Selada - Aqui você definir qual Habilidade será proibida.
    Para que serve?
    Mesmo do anterior, porém aqui você define qual Habilidade será proibida de ser usada, por exemplo, se você tiver uma espada de fogo, você não poderá usar a Habilidade Golpe de gelo, então essa Habilidade deve estar marcada aqui.


Aqui é a quinta aba dessa janela

Spoiler
[close]



  • 16 - Tipo de Arma - Aqui você define qual o tipo de arma que a classe poderá equipar.
    Para que serve?
    Também bem intuitivo, usado geralmente na aba Classes, define qual tipo de arma a classe poderá usar. Um guerreiro por exemplo pode usar espadas, então deverá ter essa opção marcada.


  • 17 - Tipo de Armadura -  Aqui você define qual o tipo de armadura que a classe poderá equipar.
    Para que serve?
    O mesmo do 16, porém aqui você poderá fazer isso com Armaduras.


  • 18 - Equipamento Fixo - Aqui você pode definir um equipamento fixo.
    Para que serve?
    Um equipamento fixo não pode ser substituído/trocado, muito usado em games de sucesso como FF, para personagens que ficarão pouco tempo no grupo, ou que não podem ser alterados.


  • 19 - Equipamento Selado - Aqui você pode definir um equipamento proibido para a classe.
    Para que serve?
    Simples, assim o Heroi não pode equipar nada do tipo especificado, por exemplo um Clérigo não pode se equipar com um Machado...


  • 20 - Tipo de Slot - Aqui você pode definir se a Classe pode usar 2 armas.
    Para que serve?
    Muito usado em classes como Espadachins, onde a Classe pode se equipar com duas Espadas, ao invés de 1 espada e 1 escudo.


Aqui é a sexta e ultima aba dessa janela

Spoiler
[close]



  • 21 - Ações Adicionais - Aqui você define a chance de ter ações adicionais.
    Para que serve?
    Ações, são nada mais nada menos que "Turnos", por exemplo se você tiver 2 turnos, você pode usar uma Habilidade durante uma batalha, e ainda poder escolher outra ação, como por exemplo usar um item, para isso basta mudar a chance disso acontecer aqui.


  • 22 - Efeito Especial - Aqui você pode adicionar um efeito especial.
    Para que serve?
    Efeitos especiais podem ser bem interessantes, por exemplo o efeito Proteção, permite que o jogador proteja outro que esteja com pouco HP, o efeito Combate Automático é intuitivo, faz com que o jogador tome as decisões nas batalhas automaticamente, etc...


  • 23 - Efeito de Colapso - Aqui você define como o inimigo irá desaparecer.
    Para que serve?
    Simples, aqui você define como o inimigo desaparece quando é derrotado.


  • 24 - Habilidade de Grupo - Aqui você pode adicionar uma Habilidade especial ao grupo.
    Para que serve?
    São Habilidades Compartilhadas entre os membros do grupo, são Habilidades Passivas, onde você não precisa "usa-las" para que o efeito funcione, como por exemplo ganhar dinheiro em dobro, por exemplo um anel que permite dobrar todo dinheiro ganho, deve ter essa opção...

    [/box]
    [box class=catbg2]Observações finais[/box]
    [box class=windowbg2]Pronto   :XD:
    Espero que não tenha sido cansativo de ler tudo isso, e espero que tenha ficado direto e intuitivo. Se alguém tiver alguma dúvida basta perguntar. Algumas informações foram espelhadas na aba Ajuda do próprio Maker. As imagens estão em Preto e Branco propositalmente para que fiquem mais leves[/box]
    [box class=catbg2]Créditos[/box]
    [box class=windowbg2]- A mim Shephiroth, por criar e dispor o tutorial.
    - E a você por estar lendo este tópico![/box]
.