O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Papo com Ds #8 - Entrevista com Dax

Iniciado por Ds, 22/01/2014 às 23:37

[box class=calendar_today]
[box class=titlebg]
Entrevistado de Hoje
[/box]
[box class=windowbg2]
Olá centristas, mas uma semana se passou, e o Papo com Ds realizou mais um entrevista! Essa semana, o Papo com Ds traz a entrevista com mais um scripter. Ele é excelente, um scripter que sempre traz recursos inovadores para nós eventers, e para todos os makers. O Papo com Ds teve orgulho de fazer a entrevista com o [user]Dax[/user].
[/box]
[box class=titlebg]
Entrevista
[/box]
[box class=windowbg2]
Ds: Primeiramente eu agradeço Dax por aceitar dá uma entrevista para o Papo com Ds.
Dax: De nada, a honra é minha.

Ds: Conte, como conheceu o maker?
Dax: Certo, isso é meio complicado pois, eu não me lembro muito. Mais foi acho que em 2008/2009 quando eu estava procurando uma ferramenta para poder criar meus jogos, aí foi quando eu achei o rpg maker 2000 aí comecei usa-lo.

Ds: Qual maker você mais gosta de usar?
Dax: O Rpg Maker Vx Ace, por sua versatilidade, na minha opinião é o melhor, por ser o mais novo, e estar usando a versão 1.9.1 do Ruby. Gosto muito dessa ferramenta.

Ds: Podemos então dizer que você prefere fazer scripts em RGSS3?
Dax: Sim, pois é bem melhor do que as outras versões, e é bem versátil pode assim dizer.

Ds: Você começou no Ruby, usando a linguagem pura ou por algum RGSS?
Dax: Por RGSS mesmo, lembro-me que foi pelo XP, na época vi que não teria uma experiência muito profunda no maker, se não aprendesse a linguagem dele, por isso na época decidi aprender  RGSS, aí fui me aprimorando, hoje sei dominar bem o Ruby, quando você aprende a RGSS, basicamente você está aprendendo o Ruby.

Ds: Porque o nick Dax, ou Darkshash?
Dax: Bom acho que devo começar pelo primeiro né? Certo, o darkshash.. foi uma mistura do nome darkslash com minha imaginação. Darkslash é um personagem de um rpg de mesa, é história em quadrinhos que meu tio desenhou. Dax é por que ao avançar do meu tempo no maker, e nas comunidades, eu comecei a achar estranho o nickname darkshash, aí resolvi mudar para algo mais profissional por assim dizer, que seria Dax que é igual á Dax Aquatic X, mais antes não era assim, era Das que era Dax Aquatic S... mais aí eu vi que seria melhor Dax.. por isso hoje estou com esse nick.

Ds: Você é um scripter excelente, não podemos negar. Por que decidiu ir para areá do RGSS?
Dax: Bom, para eu ter no maker experiências mais profundas, e também para ajudar aos "makerianos" de plantão com os seus respectivos projetos com o Rpg Maker.

Ds: O que pensa na hora de criar um script?
Dax: Lol.. que pergunta! Kkkkkkk. Bom quando vou criar um script, eu faço 2 perguntas: Para que eu vou criar esse script? E no que isso irá ajudar a comunidade? Não sempre eu costumo fazer essas perguntas ou pensar nelas, mais vamos assim dizer, em maior parte dos meus scripts eu fiz essas perguntas. Sempre procuro saber o que a comunidade precisa, aí quando vejo algo que ela precisa, se estiver em meu alcance eu faço.

Ds: Costuma receber muitos pedidos de ajuda por MP?
Dax: Kkkk, mais ou menos, não é tanto, mais também não é pouco. Ajudo somente aqueles que estão em meu alcance, pois as vezes costumam pedir para fazer algo complexo, e eu tenho alguns projetos que não posso deixar de lado, então eu explico que não posso. Mas a maior parte das MP que eu recebo são sobre dúvidas de RGSS.

Ds: Qual linguagem de programação você mais gosta de usar, sem que seja o Ruby?
Dax: Bom, antes programava em C#, gostava bastante mais eu parei de praticar. Sem ser o Ruby hoje em dia.. diria que seria Python é XML, por mais que não programo muito nelas, gosto delas.

Ds: Pra você, programação é um hobby, ou ela é algo que você pretende continuar pelo resto da sua vida?
Dax: Hobby somente, irei seguir para a carreira de músico, não pretendo fazer programação pela minha vida toda, para mim é só diversão mesmo.

Ds: Músico? Admito que não esperava essa resposta. Por que músico, sendo tão bom em programação?
Dax: Kkkk.. gosto de música, toco violão, futuramente teclado, e também canto. Irei seguir para a área da música porque gosto mais do que programação. E é uma escolha em que já decidi.

Ds: Eu vi que você já possuiu alguns projetos, mas já concluiu algum?
Dax: Somente o Dax Core.. o Console Maker anda meio parado, mas pretendo termina-lo, o DSi Core, bom esse é triste, perdi ele com meu PC Windows 8, o HD dele se foi, mais pretendo retoma-lo. Agora projeto de jogo no maker mesmo, ainda não tenho um, mais pretendo fazer um antes de sair do maker, quero pelo menos ter um projeto lançado.

Ds: E o projeto "O Mercador"?
Dax: Há sim, esse aí eu perdi junto com o DSi Core. Foi meio triste, pois já estava em bom desenvolvimento. Mas quem sabe um dia ele retorne.

Ds: Quando começa à criar um jogo no maker, qual diferencial você tenta dá para ele?
Dax: Bom, tento buscar inovação para ele, já que sou designer e scripter, mesclo os dois, dando assim algo novo para o jogo, um ar novo, diferente do visto. É isso que busco inovação, inovar o clichê. Deixa-lo atraente e divertido, é isso que os jogos precisam, atração e diversão.

Ds: Qual areá do maker, em que você se considera fraco?
Dax: Escrita. Não considero essa área do maker, mas sim geral. Não sou muito boa nela, apesar de já ter criado bom textos antigamente, não sou muito bom nela.

Ds: Para finalizarmos, deixe uma mensagem para quem está lendo essa entrevista, e é claro para os seus fãs.
Dax: Lol eu tenho fãs? Não sabia. Bom não perca seu tempo, o dia é curto demais, então gaste-o com aquilo em que realmente você gosta de fazer é com as pessoas que você gosta de estar perto, aproveite os momentos raros em que a vida lhe oferece, faça amigos , viva em paz consigo mesmo, tome banho todos os dias e não se assuste ao olhar no espelho. Até.


[/box]
[box class=titlebg]
Final
[/box]
[box class=windowbg2]Espero que tenham gostado da entrevista pessoal, e espero que sempre acompanhem as entrevistas que eu fizer. Até a próxima pessoal.

Quer saber sobre todos os scripts do Dax, e ainda ler aulas sobre RGSS? Entre na DaxSoft, e saiba tudo que o Dax prepara para nós makers.

2 Scripters seguidos >.>
Bela entrevista como sempre DS, continue assim. E eu n sabia nada sobre, o Dax hue
Você achou que teria algo interessante aqui? Huehuehuehue.

DSi Core... nãaaaaaaaaaooooooo!!!  :T.T:

Cara, fiquei muito triste em ouvir que "O Mercador" se foi, eu tava bem ansioso pra ver o jogo junto com o sistema dual screen. É por isso que temos que andar com pen-drives! Tomara que num futuro próximo você possa desenvolver outro projeto com essa mecânica.

Enfim, grande Dax, um dos melhores scripters dessa geração Maker. Que você possa continuar trazendo excelentes scripts pra nossa comunidade. Boa entrevista, Allan!

Viva a lenda!



Citação de: Dark4000 online 24/01/2014 às 00:02
2 Scripters seguidos >.>
Bela entrevista como sempre DS, continue assim. E eu n sabia nada sobre, o Dax hue

Eu irei continuar sim, espero que continue acompanhando.

Citação de: VincentVII online 24/01/2014 às 10:20
DSi Core... nãaaaaaaaaaooooooo!!!  :T.T:

Cara, fiquei muito triste em ouvir que "O Mercador" se foi, eu tava bem ansioso pra ver o jogo junto com o sistema dual screen. É por isso que temos que andar com pen-drives! Tomara que num futuro próximo você possa desenvolver outro projeto com essa mecânica.

Enfim, grande Dax, um dos melhores scripters dessa geração Maker. Que você possa continuar trazendo excelentes scripts pra nossa comunidade. Boa entrevista, Allan!

Eu fiquei triste também pelo Dsi Core ter ido embora, e pelo "O Mercador". Espero que o Dax retome o Dsi Core.