O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Papo com Ds #10 - Entrevista com GuilhermeDL

Iniciado por Ds, 20/02/2014 às 21:49

20/02/2014 às 21:49 Última edição: 20/02/2014 às 21:55 por GuilhermeDL
[box class=calendar_today]
[box class=titlebg]
Entrevistado de Hoje
[/box]
[box class=windowbg2]
Olá centristas, mas uma semana se passou, e o Papo com Ds realizou mais um entrevista! Ele é bem conhecido aqui no fórum, seja pelos seus trabalhos, ou pela sua simpatia, o papo com Ds foi dessa vez atrás do nosso amigo [user]GuilhermeDL[/user], mais conhecido com GDL o cara dos gundams. E fiquei doente, então não pude fazer a entrevista durante a semana, por isso que a semana passou, e não teve entrevista.
[/box]
[box class=titlebg]
Entrevista
[/box]
[box class=windowbg2]
Ds: Primeiramente, agradeço você GDL por aceitar dar uma entrevista para o Papo com Ds.
GDL: Eu que agradeço Allann! Acho que essa é uma boa forma de conhecermos melhor nossos colegas de "profissão".

Ds: Acho que a melhor maneira de começar a entrevista, é conhecendo um pouco sobre você. Então diga, quem é o GDL?
GDL: Meu nome é Guilherme de Lima, técnico de instrumentação industrial, trabalho para uma empresa que presta serviços a Petrobras, mais especificamente na refinaria de Paulinia, em São Paulo. Como já citei sou técnico formado e estou cursando o primeiro semestre de Engenharia da computação (um pouco velho já, tenho 23 anos, mas antes tarde do que nunca!).

Ds: Como surgiu a vontade de criar jogos?
GDL: Acho que todos aqui despertaram esse interesse da mesma forma. Somos, na maioria, jogadores de RPG eletrônico e/ou de mesa, então a criatividade e os bons exemplos sempre nos cercaram. Agora, para dar uma data especifica... Posso dizer que a primeira vez que abri o maker pra valer foi em 2005, guiado pelo o impulso de criar uma copia de Phantasy Star e Star Ocean (coisa que, nove anos depois, ainda não consegui haha). Passei um tempo fora do maker, mas retornei em 2010 e desde então não larguei mais essa dorga.

Ds: Pode dizer, por que passou um tempo fora do maker?
GDL: Varias coisas, a primeira delas foi meu curso técnico, e o emprego que consegui logo depois de terminar os estudos, ambos absorviam meu dia e boa parte da noite. Além de uma preguiça lascada da qual não me orgulho nem um pouco xD. Mas é o que sempre dizem: Ninguém larga o maker, o maker larga você (todo mundo volta).

Ds: Pelo que eu ouvi, seu projeto Aeternum era pra ser um trilogia, mas acabou que só 2 foram lançados. Pretende continuar, ou você reduziu o projeto?
GDL: Uh, sim isso mesmo, acabei com essa joça no segundo volume xD. A questão chave é: Material para três jogos eu tinha, o problema é a falta de tempo, e (Tá, admito) vontade de me colocar tanto tempo em um único projeto, que, diga-se de passagem, é trabalhoso pra carvalho. Então, para evitar me alongar fiz alguns ajustes no enredo e os dois volumes seguintes: "Quando sua fé desaparece" & "Por um Deus que nunca foi..." se tornaram, na mais bizarra das fusões: "Por uma humanidade que nunca foi..." (Os subtítulos ficam mais claros para quem jogou, então não vou me alongar muito ou explicar a origem e significado deles).

Minha dica, caras: NUNCA faça trilogias, pelo menos não no maker. haha

Ds: O que você achava mais exaustivo, quando estava criando o Aeternum?
GDL: Diálogos, diálogos por todas as partes! Falando sério, esse é um problema comum entre o meu projeto e Inkey University (e qualquer outro jogo que se desafie a contar a historia usando de diálogos similares a uma Visual Novel), muitas falas, e a parte mais cansativa sem duvidas: Passar paginas e paginas de textos do word para o maker xD. Acho que escreve-las não é ruim, até por gostar de escrever uma coisa aqui e ali (e até me considero decente nessa área), o problema é a transição do texto para o jogo. O GTBS me deu muita dor de cabeça também, mas nada que um Do A MAcGyver (a.k.a gambiarra) não resolva.

Ds: Em algum momento sentiu vontade de desistir do Aeternum?
GDL: Sim, dois momentos: Quando um bug terrível me obrigou a refazer mais de três horas de jogo espalhadas em quatro missões diferentes. Caras, tive que entrar em contato com o Gubid's (criador da bagaça) depois de umas dicas e umas gambiarras, consegui resolver, mas não nego que quase chutei o balde, haha. O segundo momento foi logo depois da finalização do primeiro, e o resultado que de certa forma ficou a quem do que eu esperava e tals. Felizmente o jogo angariou alguns fãs fervorosos, e eles me incentivaram a continuar, inclusive me ajudando com dicas e sugestões sobre a sequencia do jogo.

Ds: Esperava que o Aeternum ganhasse o premio de Jogo de Ouro?
GDL: Nope, de forma alguma. Como eu bem disse, não gostei do resultado final, então esperava qualquer coisa, menos uma premiação como consequência disso. Claro que é sempre bom ter seu trabalho reconhecido, mas sinceramente não esperava, MESMO. Enfim, não troco os comentários e avaliações que consegui com o jogo por premio nenhum, e acho que mais gente poderia começar a pensar assim também, mas não posso negar um negocio desses, e até entendo quem só pensa nos prêmios. (Porque ganhar é legal, temos que admitir xD).

Ds: Diga, como era sua vida antes, e depois de conhecer o maker. O que você aprendeu, o que o maker pode acrescentar em sua vida?
GDL: Antes era a vida normal de um estudante normal, era viciado em jogos, felizmente sempre consegui equilibrar estudos, lazer e essas coisas todas. Vale destacar que, pelo menos diferente da maioria aqui (suponho) sou completamente viciado em esportes, de NBA a Hockey, do Futebol e ao tênis (até final de campeonato de badminton eu já assisti ao vivo!). Quando comecei a usar o maker, abri mão de bastante atividades, e posso dizer que, apesar de ter aprendido muita coisa, posso ter deixado de aproveitar algumas outras.
Sobre o que aprendi? Coloco no topo disso a questão de gerenciamento de tempo e o planejamento, principalmente na hora de lidar com imprevistos. Apesar de ser enrolado pra caramba, no maker eu consigo me virar com o pouco tempo que tenho. E uma coisa que todos aqui aprendem: Valorizar seu trabalho, não falo isso partindo para o lado narcisista da coisa, falo isso pelo lado da satisfação de completar alguma meta ou desafio que você mesmo se propõe. Acho isso uma das coisas mais importantes que essa nossa comunidade pode proporcionar.

Ds: Já desistiu de fazer algum(ns) projeto(s)?
GDL: Sim, mas como eu geralmente planejo a joça toda antes de por a mão na massa, apenas um projeto pode ser considerado cancelado: Angel Tear (fan-game da serie SMT). Um projeto com puzzles legais, mapas regulares e historia mais ou menos interessante, o problema? O design. Provavelmente uma das coisas mais feias da historia da humanidade. e não me orgulho disso. ;-;

Ds: O que planeja primeiro na hora de criar um projeto?
GDL: Primeiramente a ideia central ou tema. O que será, onde será, esse tipo de coisa. A jogabilidade e a historia precisam casar, do contrario pode ficar estranho. Isso me leva a outro ponto, a adaptação: Tem coisa que não foi feita para o maker, e se joga-las sem modificações em algum projeto vão falhar sem a menor duvida. Nessa hora que precisamos fazer o tal casamento entre historia e jogo (é um jogo, não um livro). Tem que fazer a porra toda funcionar em harmonia, modificando as duas partes, se preciso. Do contrario eu nem começo um projeto, por isso tenho apenas um cancelado. haha

Claro, existem aqueles que preferem arrumar isso durante o desenvolvimento do jogo, mas sinceramente, pouco futuro vejo para projetos que sigam essa ideia.

Ds: Para finalizar deixe uma mensagem para seus fãs, e para quem está lendo essa entrevista.
GDL: Fãs eu duvido muito, mas vamos lá. Vou Deixar uma ideia aqui e espero que entendam ela, e pratiquem ela: Você não precisa ser um super maker para fazer um bom jogo, não precisa ser mestre em P.A, Rgss ou design. Só acho que você precisa ser independente dos outros, precisa ser capaz de levar um projeto sozinho, ser auto suficiente. Ou pelo menos saber usar os recursos espalhados aos montes em nossas comunidades. Só não se acomodem, o lema é evoluir sempre, se organizar sempre, essa é a chave. para um cara que leva uma vida corrida igual eu, isso é essencial, (damn, isso é essencial pra todo mundo, todos aqui levam ou vão levar uma vida corrida). Defina prioridades e seja feliz. \o

[/box]
[box class=titlebg]
Despedida
[/box]
[box class=windowbg2]Essa foi a entrevista com o GDL pessoal, e fico muito feliz por ter feito a décima entrevista com um maker, que com certeza é, um exemplo para outros. O porque eu dizer isso? É uma resposta simples. Esse foi o ultimo papo com Ds que eu fiz, porem, uma noticia feliz. Eu pretendo voltar, mas não agora, esse ano, no próximo, ou pouco tempo. O papo com Ds vai voltar, esperem.
Obrigado a todos que sempre acompanharam as entrevistas. E aos entrevistados, por terem aceitado o meu convite quando eu pedi. Abraços para todos. E sejam felizes :)

Gostei muito cara, e acredito que é a primeira entrevista que você faz, que eu vi.
:derp:

Bom, esse esquema de entrevistas é muito bom, ele certamente dá motivação para uma galera... Eu mesmo fiquei com uma grande vontade de começar um novo projeto agora. Mas não vou por que sou teimoso.
:derp:

AAEUhuAEHuHAEuheauAEH

Bom, espero poder ver mais destas entrevistas, mesmo que não seja tão brevemente. Pois eu realmente gostei da ideia.
:ok:

Muito bom vejo que essa foi uma das melhores, sempre quis saber mais sobre esse cara alias além de membros ele e um dos nossos moderadores mais uma vez parabéns pela entrevista.
''Você nunca sabe a força que tem, até que a sua única alternativa é ser forte.''

Grande GDL, companheiro de staff! Gente boa pra caramba. Puxa-saquice de lado agora, mas o GDL é realmente um membro exemplo tanto quanto no maker quanto na comunidade.

Go Papo com Ds, go!

Viva a lenda!



Citação de: mathpeseg online 20/02/2014 às 23:45
Gostei muito cara, e acredito que é a primeira entrevista que você faz, que eu vi.
:derp:

Bom, esse esquema de entrevistas é muito bom, ele certamente dá motivação para uma galera... Eu mesmo fiquei com uma grande vontade de começar um novo projeto agora. Mas não vou por que sou teimoso.
:derp:

AAEUhuAEHuHAEuheauAEH

Bom, espero poder ver mais destas entrevistas, mesmo que não seja tão brevemente. Pois eu realmente gostei da ideia.
:ok:

Obrigado Mathpeseg, é bom saber que a entrevista dá incentivo para os membros.

Citação de: Felipe@Pedro online 21/02/2014 às 00:29
Muito bom vejo que essa foi uma das melhores, sempre quis saber mais sobre esse cara alias além de membros ele e um dos nossos moderadores mais uma vez parabéns pela entrevista.

Obrigado Felipe@Pedro, é sempre bom saber a respeito dos nossos moderadores, afinal, eles que ajudam a manter o fórum. :v

Citação de: VincentVII online 21/02/2014 às 07:47
Grande GDL, companheiro de staff! Gente boa pra caramba. Puxa-saquice de lado agora, mas o GDL é realmente um membro exemplo tanto quanto no maker quanto na comunidade.

Go Papo com Ds, go!

GDL é o grande exemplo para muitas, e pra mim também. E ele é muita gente boa o/.

Pô é o último? Eu curtia as entrevistas hauha

GDL é um cara bacana, todo mundo sabe disso ... e um grande exemplo por conseguir finalizar seus jogos no maker, poucos são os que conseguem e eu me incluo nisso até esse instante, e como ele mesmo disse eu sei bem como é esse problema de criar jogos que envolvem muito diálogo.

Parabenizo ele por esse organização toda e esperamos aí quem sabe algum projeto novo dele algum dia!

E eu pretendo criar 5 jogos( os 5 são a continuação do primeiro '-').
Acho que vai dar um trabalho do carvalho. Vou adotar a dica e dar uma pausa entre eles para criar outros estilos ;).
Então, gostei muito desta entrevista. Teve bastante conteúdo e o GDL não se importou nem um pouco em expressar suas respostas.
Ele também é um ótimo maker e merece tudo o que conquistou.
Até mais pessoal e até a pró.................pera.........última? Que pena mesmo.
Mas ainda tenho esperanças de que algo possa estar por vir.
Boa sorte Allan. E pra quem tá lendo: A décima homenagem á CRM também vai ser a última :derp:.

Ah, acabou? :T.T: (e você nem me entrevistou né danado )

Mas, enfim, o GDL parece bem gente boa mesmo, não posso falar que conheço, porque sou muito ruim de me enturmar e sou bem novo nas comunidades de maker, mas pelo jeito é um cara legal. E só por ter terminado dois jogos com qualidade já é um baita dum exemplo.

Parabéns pela entrevista, e até você mudar de ideia...
~ Masked

Calma galera, Ds disse que vai voltar. Só um tempo pra ele dar um descanso. Qualquer coisa eu prendo ele no meu porão e o obrigo a continuar as entrevista. Agora eu só preciso arranjar um porão...

Viva a lenda!



@Untred: Sim é o último, pode se dizer, mas como disse eu posso voltar, mas não agora.
São poucos makers que terminam um projeto mesmo,ele conseguiu fazer 2, e tem meu respeito por isso também(fora outras coisas), como eu disse acima, ele é um exemplo de maker.

@Alisson: Se o GDL fez 1 continuação, faça 5 só pra mostrar como se faz. huehueuheue.
Sim ele merece tudo o que conquistou, pois ele colocou seu esforço em tudo, e isso nós temos que reconhecer.
Obrigado pelo comentário.

@Masked: É claro que o GDL é gente boa, não tem como duvidar disso.
E eu li o que escreveu "escondido" xD.

Gosto muito dessas entrevistas do Ds, ja li a maioria delas xD
o tio GuilhermeDL realmente é um exemplo pra todos, não só
para os que já estão aqui, mas para os que estão chegando
é sempre bom ter pessoas desse porte aqui. (:

Citação de: SimonMuran online 22/02/2014 às 01:58
Gosto muito dessas entrevistas do Ds, ja li a maioria delas xD
o tio GuilhermeDL realmente é um exemplo pra todos, não só
para os que já estão aqui, mas para os que estão chegando
é sempre bom ter pessoas desse porte aqui. (:

Sim, é sempre bom ter pessoas como o GDL, em nossas comunidades makers.
Afinal, é o GDL xD.