Visitante!
Faça seu Login ou Registre-se!

Promoções na Steam

Galeria de Jogos

How to use: Fruit Loops [Pt2] 0 Respostas | 553 Visualizações

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Windshock

  • *
  • Mensagens: 272 Ouro: 66
  • Fica olhando o perfil dos outros, né?
    • Unity
    • Ver perfil
  • NightWalkerEbony Armor
How to use: Fruit Loops [Pt2]
Online: 12 Abr 2014, 10:33
How to use:       Fruit Loops   
Tutorial – Parte 2

No tópico How to use: Fruit Loops, mesmo estando em tamanho absurdo (muitos códigos complicaram na edição), acabei deixando muita coisa para trás e decidi continuar fazendo uma segunda parte. Algo que disse anteriormente: Eu vou apenas passar meus conhecimentos do Software, então há algumas coisas que não sei explicar.

Recapitulando:
Na parte anterior eu citei a Step Sequencer, Playlist, Piano Roll e Browser, ensinando como usar, porém, isso não é o bastante para estar usando o programa com facilidade e sem problemas. Caso ainda não tenha visto a Parte 1, clique no botão laranja, e caso não tenha o Fruit Loops no seu PC, clique no botão azul.

Sem mais Blá Blá Blá, vou começar da parte em que parou, continuando Browser.

Continuando seu projeto:
Bom, a forma para retomar seu projeto na Demo não é muito prática, você não vai poder tirar ou editar os instrumentos já colocados, mas dessa forma, pode continua-la ou adicionar instrumentos se for da sua vontade. Como você pode ver na imagem ao lado, você simplesmente salva como MP3, abre a pasta Projects (no Browser) por que os documentos salvos vão por padrão para ela, joga pro programa e ela abre como se fosse um Sampler (ensinei sobre isso na parte anterior) no Step Sequencer. Infelizmente, não é como se fosse a mesma coisa, não é 100%, mas claramente dá pra quebrar o galho apenas com isso.

Algumas Sub-Ferramentas:

Ferramenta:  Channel Settings

Quando você clica em um Sampler qualquer associado ao Step Sequencer, nele você pode colocar vários efeitos no seu som, como Echo Delay, Cut, e outras funções úteis.

Echo delay / fat mode
Começando por Echo delay / fat mode, que fica logo na aba Func (quarta). Sua função é o que o nome diz, formula o Delay, repetência de sons, podendo modificar o tempo entre um "Echo" e outro, grossura/finura, etc.

Entenda


O Feedback aparentemente é a repetitividade do som em si, clique e segure para definir a força disso / Panning, difícil explicar, mas veja bem, entenda que cada caixa de som tem um áudio diferente, com isso você foca em apenas um / Filler Cutoff Frequency (Ou ModX) e Filter Resonance (Ou ModY) não fui capaz de entender sua utilidade, mas pelo nome parece ser algo relacionado ao Cut e Res mesmo. / Pitch é relacionado à altura da frequência da música, baixas frequências são percebidas como sons graves e altas são agudas. / supondo o Feed esteja alto, Time é o tempo entre um "Echo" e outro (disse isso logo no inicio) / Number of Echoes (Ou simplesmente Ech), é só o número de vezes dos Feeds.

Quanto à Fat Mode, o que é? É tipo um Cut Itself (falo disso mais tarde), ele corta o som que está tocando logo que vem outro ao invés de tocarem juntos. Mas Ping Pong eu realmente não sei o que é, me pareceu não ter muita diferença, então também não acho que deva ser algo importante para se escrever aqui.

Levels adjustment
Pulando as outras funções ali, que são meio inúteis (ou apenas eu que não sei usar elas, como Arpeggiator, Time e Tracking), indo para a aba Misc, em Levels adjustment. Essencial, é o básico, com funções semelhantes à algumas do Echo delay / fat mode, como Pan, Vol, ModX e ModY.

Entenda


Suas funções eu já expliquei antes, então não vejo utilidade em repetir tudo, inclusive ModX e ModY que já disse que não sei explicar, mas parece que ModX baixo é um som grave, e ModY alto é um som agudo acompanhando o som normal (que vai reduzindo de volume); Mas, não tenho certeza então desconsiderem isso.
Cut / Cut by
Semelhante ao que falei sobre Fat mode, o Cut / Cut by é uma ferramenta extremamente útil. É muito desconfortável quando vários sons ficam tocando consecutivamente, sem pausa de um à outro, com essa ferramenta você pode fazer com que os instrumentos parem de ficar se "somando" e tocando um depois do outro dessa forma. Se você colocar 1 por 1 e está tocando um determinado som, no momento que vir outro, esse som vai parar e o outro vai vir.

Na realidade só sei como funciona isso aí de Cut itself, que é 1 por 1, mas ela ajuda de muitas formas apenas com essa diferença aí (já que há -- por --, que ficam tocando sucessivamente sem parar).

Opções de edição:

Painel de opções de edição:  Piano Roll e Playlist

Botão "Options", através dele, você pode usar as Snaps (não parecidas com as que falei sobre em Browser da parte anterior), a cor por Grid Color (Em View), agrupar as selecionadas ou desagrupar, selecionar todas, fazer zoom e etc.

Botão "Snap to Grid" é como atalho para usar as Snaps, que podem ser encontradas nos campos do botão anterior. Com isso, você poderá ser mais especifico ao mover ou mudar o tamanho de uma nota/Pattern.

Botões "Draw" e "Paint", com a Draw você coloca uma Pattern em um só lugar depois a move se tiver clicado e segurado, já com a Paint você quando clica e segura coloca Patterns em todo lugar que o mouse passa.

Botões "Delete" e "Mute", simples, com uma você deleta as Patterns (não a Pattern em si, as que tiverem na Playlist) e com outra você tira o som, podendo colocar de volta depois.

Botão "Slip", somente aparece em Playlist, a ferramenta move o som de um instrumento ou uma nota (digo, na verdade move tudo que estiver dentro dela) para a esquerda.

Botão "Slice", de acordo com o que eu entendi ela joga uma Pattern para dentro de outra, e "Select" faz o óbvio, seleciona um monte de Patterns de uma vez, podendo ser substituída pela tecla Ctrl.

Botão "Zoom", você usa como se fosse a ferramenta Select, só que clicando e segurando com botão esquerdo do mouse para selecionar onde vai haver Zoom e com botão direito para desaproximar.

Botão "Playback", com ela, você clica em apenas uma pequena parte da música ou do instrumento (dependendo do fato de ser Piano Roll ou Playlist) e simplesmente a ouve.

Project Settings (F11)
 
Info e General:  Project Settings
Além da Project Settings, há também a System Settings, facilmente aberta pelo atalho F10 ou simplesmente clicando ali em "System" (nas imagens acima) quando o Project Settings estiver aberto, porém, por lá há muita coisa à se falar.

Começando por Info Project Settings, aqui você poderá definir todas as informações de sua música, tais como o titulo dela, gênero, autor e etc., depois de definir tudo isso, automaticamente quando você for salvá-la ou exporta-la isso será constado.

E enfim a General Project Settings, aí você pode definir algumas coisas como a pasta padrão que da música, divisão de tempo (muito útil, vocês verão), entre outros. Na Time division, você decide em Bars o número de vezes em que os Beats serão repetidos. Se você escolheu 5 beats, a cada cinco colunas de quadrados a cor mudará, alternando entre cinza e vermelho, justificando sua utilidade, e caso tenha selecionado 3 bars, é a quantidade de vezes em que 5 beats serão repetidos. Dê uma olhada na imagem ao lado direito e veja se consegue entender.

Devo ter falado todas as coisas úteis que deixei para trás (ou talvez só algumas). Infelizmente não houve complementar (quando eu faço sons de exemplos de uso da ferramenta), se PÁ eu faço uma terceira parte deixando a teoria de lado e levando tudo para a prática.
♫ Raise your hands for the people that will never let you down ♪

 

Versão Mobile