O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

O segredo dos jogos de Terror

Iniciado por Caio Varalta, 27/06/2014 às 15:01

27/06/2014 às 15:01 Última edição: 27/06/2014 às 15:04 por Caio Varalta
O SEGREDO
Um jogo de terror é formado pelo seu história, pelo seu mapeamento, pelo seu estilo de jogo, dentre outros elementos, mas o que prende o jogador no game e o assusta é a sonoridade do mesmo.
Com sonoridade eu refiro-me a tudo o que você ouve no jogo.




Sim, você conhece esse carinha aí.
Quando Mark J. Hadley criou SLENDER, acredito que ele não pensava em obter nem 1% de sucesso que o jogo teve. Era a coisa mais simples do mundo, você precisava pegar oito páginas e devia evitar o Slenderman. Até aí, sem segredos.
Mas... o que acontecia à cada página encontrada?
É isso aí meu amigo(a). Os sons do jogo iam ficando mais intensos.
E o que é mais interessante que isso? O fato de que quando você dava de cara com esse malandro, você ouvia um efeito sonoro de piano altíssimo. Ou seja, a todo momento em que você encarava uma situação horrenda no jogo, sua amiguinha - também conhecida como música, sonoridade, etc - estava em ação.




Vamos falar um pouco de Outlast agora.
Esse foi o jogo que eu mais gostei de jogar - entre os jogos de terror.
Esse jogo dá muito medo. E sua principal característica, não é nada mais nada menos do que sua soundtrack e seus efeitos sonoros.
Esse jogo trabalha muito com a Jump Scare, a Jump Scare é uma tática usada em filmes e jogos, onde geralmente o jogador "pula" de susto - você se lembra daqueles gritos do exorcista com a sua foto no joguinho do labirinto, com certeza.
A Jump Scare funciona mais ou menos assim:
Você começa tranquilo, então os sons começam a aumentar e a ficarem mais estranhos e/ou perturbadores, então, no seu climax, BANG. Você ouve um certo estalo/grito/ruído mesclado a uma imagem que aparece rapidamente a tela, e é neste momento em que você pula da cadeira e seu coração tenta sair pela boca.
Mas Outlast não é um jogo que trabalha apenas com Jump Scares - diferentemente do game SLENDER, que em suma, é totalmente formado por Jump Scares - ele tem uma mecânica interessantíssima. Por exemplo:
Sempre que você começava a ser perseguido, começava a tocar uma música perturbadora, o protagonista começava a respirar de maneira horripilante, seu coração acelerava, você ouvia a aproximação do inimigo, e o mesmo interagia com falas do tipo: Você não vai escapar!!
Ah... o jogo é incrível, mas tenho que dizer que esse tipo de experiência é bem assustadora. Você não se sente normal... Digo-te então: PARABÉNS, ESTÁS COM MEDO!




Essa é a pitada mestra dos jogos de terror meus amigos. Sempre que estiver a jogar um jogo de medo, observe todos os sons que você ouve nele.
Você vai perceber que todo momento em que você encarar uma situação onde: você se assusta, você se sente perturbado ou com medo, por trás das câmeras há uma música e/ou efeito sonoro tocando.
Claro que, como citado anteriormente, não é apenas a música que faz tudo isso, mas ela é o elemento principal para obter este sucesso.


Espero que tenham gostado da leitura. O texto foi produzido por mim, Caio Varalta, e eu não sou um profissional na área, ou algo do tipo. Com isso, percebe-se que tudo citado aqui é minha opinião sobre isso.
Se você concorda ou discorda, quer criticar ou opinar sobre o texto, não hesite!


Os jogos citados aqui foram: Slender e Outlast.

Concordo com basicamente tudo.

Sem dúvidas a parte sonora é essencial para jogos de terror mas temos que dar créditos também na iluminação
e no que nosso cérebro é capaz de imaginar.

Muitas pessoas não se assustam facilmente assim como muitas se assustam só de você aparecer do nada.

Joguei Slender e não assustei muito como vi em vídeos no youtube de pessoas jogando.
Já Outlast não tive a oportunidade por falta de um computador decente.

Enfim, muito legal você postar sobre jogos de terror/suspense.
"Um gênio é 1% de inspiração e 99% de transpiração."

Thomas Edson

Citação de: Lans online 27/06/2014 às 19:03
Concordo com basicamente tudo.

Sem dúvidas a parte sonora é essencial para jogos de terror mas temos que dar créditos também na iluminação
e no que nosso cérebro é capaz de imaginar.

Muitas pessoas não se assustam facilmente assim como muitas se assustam só de você aparecer do nada.

Joguei Slender e não assustei muito como vi em vídeos no youtube de pessoas jogando.
Já Outlast não tive a oportunidade por falta de um computador decente.

Enfim, muito legal você postar sobre jogos de terror/suspense.
Que bom que gostou. Sabe, se tem uma coisa que eu gosto de fazer no RPG Maker, é não fazer RPGs, então sempre busco estudar mais a parte de puzzles e horror games...


Mas, sim, existem diversas áreas que compõem um jogo, e todas merecem seu prestígio, mas dentre elas, eu acredito que a música e os efeitos sonoros merecem atenção especial.
Obrigado pelo comentário, amigo!
:ok:

Muito legal Varalta. Não conhecia essa definição de Jump Scare, apesar de sentir com os gameplays da vida por ai :(

E quando a imagem não salta na tela, tipo, tem momentos em que o som fica alto e logo em seguida some ou diminui, ainda sim podemos chamar Jump Scare?
Gifts: Mistyrol | [

Citação de: STRATØ online 28/06/2014 às 12:19
Muito legal Varalta. Não conhecia essa definição de Jump Scare, apesar de sentir com os gameplays da vida por ai :(
kkkkkkkkkkk
Sei como é
Citação de: STRATØ online 28/06/2014 às 12:19
Muito legal Varalta. Não conhecia essa definição de Jump Scare, apesar de sentir com os gameplays da vida por ai :(

E quando a imagem não salta na tela, tipo, tem momentos em que o som fica alto e logo em seguida some ou diminui, ainda sim podemos chamar Jump Scare?
Olha, se for o barulho tipo o do piano, um BANG bem alto, acredito que seja... mas não tenho certeza, difícil falar.
Digamos que se assustar de verdade, é sim
:XD: