O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Paleta de cores do MV

Iniciado por hategum rpg, 19/07/2019 às 17:42



Esta imagem vem junto da pasta Generator, acredito que seja a paleta de cores que ele usa, nunca pensei em seguir uma paleta de cores mas acho que deixa o formato do jogo mais natural. Quero saber se esta é usada para os tilesets também? Isso é uma paleta de cores? tipo não tem cores demais?

Tecnicamente, sim, é uma paleta. A questão é que o RPG Maker MV não usa pixel art em seus recursos, tanto pelo modo como são criados quanto pelo número de cores. A aparência é legal? Sim, mas não vai fazer muita diferença retirar alguns milhares de cores.

Citação de: Corvo online 19/07/2019 às 17:58milhares de cores.

:lol: entendo, pra que um limite de paleta?

Pensei que os quadrados de 48x48 eram em pixel art, e as de 64x64 eram desenhados, mesmo assim é confuso não é pixel arte?

Como funciona: pra ser pixel arte, cada pixel precisa ser colocado individual e intencionalmente. Os recursos do MV usam, às vezes, degradês automáticos, alterações de tonalidade e até, me arrisco a dizer, iluminação. Tudo isso colabora para que o controle de cores desapareça e, consequentemente, até aumente um pouco o tamanho dos arquivos.

Pixel Art o nome já diz, quando é feita pixel a pixel, não importa o tamanho.
Os chars são pixel art porque são feitos com paleta limitada e no pixel-a-pixel
Já as faces não, foram desenhadas no estilo ilustração digital com uma quantidade alta de cores.

Essa paleta aí tá mais pra definir cores das faces, mas não limita, capaz de ter mais de milhão aí.
Uma paleta de pixel art seria tipo isso aqui.


A ideia do uso dos pixel art hoje em dia é puramente estética pra trazer sensação retrô porque necessidade não há.
Os primeiros games tinham pixel art porque os consoles nao tinham potencia suficiente pra renderizar graficos maiores e mais suaves, por isso se fazia coisas bem de pertinho pixel a pixel e no fim um jogo chegava a ficar com menos de 1 megabyte.
A quantidade de cores na paleta tb tinha objetivos, quanto mais cores sendo mostradas na tela, mais memoria requer e naquele tempo qualquer byte era essencial ter controle.

Hoje qualquer pc, smartphone roda games de Super NIntendo por exemplo com facilidade, até acelerando 800% porque os sistemas tem muito mais capacidade.

Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone

Citação de: Ludovic online 19/07/2019 às 19:18
Pixel Art o nome já diz, quando é feita pixel a pixel, não importa o tamanho.
Os chars são pixel art porque são feitos com paleta limitada e no pixel-a-pixel
Já as faces não, foram desenhadas no estilo ilustração digital com uma quantidade alta de cores.

Essa paleta aí tá mais pra definir cores das faces, mas não limita, capaz de ter mais de milhão aí.
Uma paleta de pixel art seria tipo isso aqui.


A ideia do uso dos pixel art hoje em dia é puramente estética pra trazer sensação retrô porque necessidade não há.
Os primeiros games tinham pixel art porque os consoles nao tinham potencia suficiente pra renderizar graficos maiores e mais suaves, por isso se fazia coisas bem de pertinho pixel a pixel e no fim um jogo chegava a ficar com menos de 1 megabyte.
A quantidade de cores na paleta tb tinha objetivos, quanto mais cores sendo mostradas na tela, mais memoria requer e naquele tempo qualquer byte era essencial ter controle.

Hoje qualquer pc, smartphone roda games de Super NIntendo por exemplo com facilidade, até acelerando 800% porque os sistemas tem muito mais capacidade.

Pensei que o uso da paleta fosse para acertar a tonalidade de luz e sombras, mantendo um certo padrão visual. Eu utilizo algumas cores dos  recursos gráficos do mv como base para criar ou editar outras imagens, e com uma paleta de cores ocorre o estilo próprio, identificando que aquele estilo de gráfico foi eu que fiz.

Sim, é usado pra isso tb mas digamos, num contexto diferente do assunto aqui kkkkk
Por exemplo, essa paleta aí tem cores e nuances demais pra digamos "um padrão visual"

Eu uso esse site aqui que dá umas boas "harmonias de cores" pra usar como padrão visual.
Adobe Color
Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone

Citação de: Ludovic online 19/07/2019 às 22:48
Sim, é usado pra isso tb mas digamos, num contexto diferente do assunto aqui kkkkk
Por exemplo, essa paleta aí tem cores e nuances demais pra digamos "um padrão visual"

Eu uso esse site aqui que dá umas boas "harmonias de cores" pra usar como padrão visual.
Adobe Color

Legal, 5 cores é meio trabalhoso de fazer, eu fazia com 3 cores, mas vou tentar criar uma paleta pra cada cor com 5 tons pra fazer o jogo.
Essa paletas ai parece que ja tem todas as cores primárias né?

Dependendo do que for fazer, maioria das vezes tons de cada cor ainda é muito. principalmente pra pixel art.
Eu gosto (gostava kkk nao faço mais) de usar 1 tom escuro de line, 1 de sombra, 1 tom dominante e 1 high-light e só
Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone

Citação de: Ludovic online 20/07/2019 às 16:57
Dependendo do que for fazer, maioria das vezes tons de cada cor ainda é muito. principalmente pra pixel art.
Eu gosto (gostava kkk nao faço mais) de usar 1 tom escuro de line, 1 de sombra, 1 tom dominante e 1 high-light e só

Tons de cor que eu falo é os derivados da cor, por exemplo o azul, ai tem ele mais escuro, mais claro, etc.
Nesse seu esquema tem 4 tonalidades pra uma cor, ainda não separei as cores que vou usar no jogo, mas vou seguir essa linha o mesmo,a tonalidade de uma mesa de madeira, pode ser a mesma tonalidade de uma arvore, e assim no resto das coisas.

Não é uma regra os char(a)sets de MV usarem Pixel-Art, pois são PNG 32-Bit, ou seja, aceita opacidade.

Citação de: Crixus online 21/07/2019 às 12:54
Não é uma regra os char(a)sets de MV usarem Pixel-Art, pois são PNG 32-Bit, ou seja, aceita opacidade.

Mesmo que as imagens não sejam em pixel-art, os sprites teriam que seguir uma regra de coloração, limitar em uma paleta de cores traria uma identidade visual ao projeto, mesmo a paleta padrão do mv tem muitas cores, diminuir e tentar fazer sprites com uma paleta especifica seria bacana não? 

vai facilitar mais especificando número de cores para cada parte do corpo. E pixelando os sprites facilita mais realizar alterações posteriormente pra quem não tem costume de trabalhar com muitas cores, da mesma forma para tilesets.

Pra combinar cores temos de exemplo o hue shifting, tem até um tutorial no fórum, https://centrorpg.com/index.php?topic=7951.0

As fotos estão quebradas, mas usando o WebArchive com a url delas da para visualizar, como estou pelo celular não conseguiria reupar. Mas esse tipo de tutorial você encontra em outros lugares em inglês também.

2010 ~ 2016 / 2024

Citação de: Victor Sena online 21/07/2019 às 14:39
vai facilitar mais especificando número de cores para cada parte do corpo. E pixelando os sprites facilita mais realizar alterações posteriormente pra quem não tem costume de trabalhar com muitas cores, da mesma forma para tilesets.

Pra combinar cores temos de exemplo o hue shifting, tem até um tutorial no fórum, https://centrorpg.com/index.php?topic=7951.0

As fotos estão quebradas, mas usando o WebArchive com a url delas da para visualizar, como estou pelo celular não conseguiria reupar. Mas esse tipo de tutorial você encontra em outros lugares em inglês também.

Vou dar uma lida com mais calma, em um primeiro momento não entendi muita coisa, tentei o WebArchive mas não consegui ver as imagens, obrigado.

Citação de: hategum rpg online 22/07/2019 às 12:14
Vou dar uma lida com mais calma, em um primeiro momento não entendi muita coisa, tentei o WebArchive mas não consegui ver as imagens, obrigado.

Talvez seja melhor dar uma lida na parte 1, https://centrorpg.com/index.php?topic=7787.0
e depois a parte 2 https://centrorpg.com/index.php?topic=7951.0

Eu reupei as imagens usando o W.A. e já editei.

2010 ~ 2016 / 2024