O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

(RMVXA) Alterando resoluções do seu jogo com RGD

Iniciado por sc19, 24/11/2019 às 09:45

24/11/2019 às 09:45 Última edição: 24/11/2019 às 09:48 por sc19



Alterando resoluções do seu jogo com RGD




► Informações

Dificuldade de aprendizado: Fácil

kkk eae mens, nesse pequeno tutorial ensinarei como manipular as resoluções do seu jogo no RPG Maker VX Ace, com uma extensão não muito popular chamada RGD. Ela, além de consertar alguns bugs do RGSS3, quebra alguns limites da engine e ainda adiciona algumas capacidades para o desenvolvedor. Recomendo visitar a página dessa extensão para mais informações e download da mesma.




► Tutorial

Passo 1: instalando o RGD

Após ter o arquivo baixado, pegue o Game.exe dentro dele e exporte para a pasta do seu projeto, assim, substituindo o executável do jogo anterior. É possível que o ícone não mude, porém, você pode abrir o jogo e ver isso na janela dele para verificar:



Como podem ver, se seu projeto estiver com esse ícone, significa que o RGD está instalado e já podemos prosseguir com o tutorial.

Passo 2A: Redimensionar Tela do Jogo

Primeiramente, ensinarei como redimensionar a tela do jogo (não confunda com a janela dele) com um comando chamado Graphics.resize_screen.



Na imagem acima, eu dei uma redimensionada na tela do jogo para 640x480 pixels. Apesar de ficar um pouquinho melhor, devo dizer que há muitos devs com birra de resolução (como eu) que queiram seus jogos em resolução maior, pois dessa forma poderão manipular bem a parte visual dele. Inclusive, sem o RGD, essa é a resolução-limite da engine.

Pois é, o VX Ace nunca foi a melhor engine para essas coisas...




Agora, redimensionei para 800x600 pixels. Viram a diferença?
E o melhor de tudo, é que, apesar de eu ter mostrado apenas essa resolução, dá para colocar várias ainda maiores, como 1280x720 ou 1280x960 por exemplo.


Abaixo o código que usei para a segunda ocasião, e recomendo bastante setar o Graphics.filter para 1. Dessa forma, o jogo ficará em Linear Filtering, o deixando muito mais suave e evitando que os pixels fiquem estourados e irregulares (como em muitos emuladores por aí).

Graphics.resize_screen(800, 600)
Graphics.filter = 1


Passo 2B: Redimensionar Janela do Jogo

Vamos supor que eu ainda queira manter a resolução de 640x480 pixels, mas aumentar o tamanho da janela, já que ela parece muito pequena. É aí que entra o Graphics.resize_window.



Aqui, a resolução ainda é mantida, mas perceberam como o tamanho da janela aumentou? Novamente, dá para fazer o mesmo efeito com resoluções ainda maiores.

Abaixo o código que usei para a essa ocasião, e recomendo mais ainda usar Linear Filtering aqui:

Graphics.resize_screen(640, 480)
Graphics.resize_window(800, 600)
Graphics.filter = 1


Passo 2C: Usando os dois comandos



É possível usar os dois comandos também... mas... de maneiras melhores pessoal :'D

Graphics.resize_screen(800, 600)
Graphics.resize_window(400, 200)



RGD é uma mina de ouro pra quem usa o Ace. E ainda é possível usar vários efeitos especiais através de shaders, uma vez que ele utilize Direct3D9 (faz tempo que não trabalho com HLSL, haha).

Excelente tutorial, sc o/ Devo dizer que não lembrava do Graphics.filter, isso soluciona bastante o problema por falta de antialiasing e a resolução fica tão confortável quanto emulador de PSP em HD. Sem falar no sistema de fonte que é muito superior ao padrão do Ace.

Alguém pode me dar um help? O meu mapa só carrega totalmente depois de abrir o menu e fechar. Procurei um comando pra atualizar ou recarregar o mapa mas não deu em nada.
Consegui meu equilíbrio cortejando a insanidade.

Desculpe upar o tópico mas eu tive problemas logo na instalação do RGD.
O site todo está em japonês, por ser um tutorial supõe-se que ele deveria ser um pouco mais claro nas informações.
Eu não consigo executar o meu EXE do jogo, por exemplo, porque falta alguma DLL. Por que não foi dito no tutorial que também deve-se baixar uma DLL?
Na página diz:
"RGSS300.dll não é suportado no RGD. Por favor, use RGSS301 ou versões mais recentes da DLL."

mas mesmo baixando-o e instalando-o não funcionou, daí já não sei o que fazer.

Spoiler
[close]

Citação de: Darkrafa online 08/04/2020 às 22:01
Desculpe upar o tópico mas eu tive problemas logo na instalação do RGD.
O site todo está em japonês, por ser um tutorial supõe-se que ele deveria ser um pouco mais claro nas informações.
Eu não consigo executar o meu EXE do jogo, por exemplo, porque falta alguma DLL. Por que não foi dito no tutorial que também deve-se baixar uma DLL?
Na página diz:
"RGSS300.dll não é suportado no RGD. Por favor, use RGSS301 ou versões mais recentes da DLL."

mas mesmo baixando-o e instalando-o não funcionou, daí já não sei o que fazer.

Spoiler
[close]
O RGD não funciona com versões piratas do RPG Maker. As versões piratas são desatualizadas e o RGD só funciona com a dll RGSS atualizada.
O tutorial está bem claro pois este "erro" não é comum.
E o site não está todo em japonês, pelo contrário, todas as informações estão em inglês também.

07/07/2020 às 00:08 #5 Última edição: 07/07/2020 às 00:42 por Fursini
Realmente o RGD é muito bom. Mas estou com problemas na hora de rodar vídeos. Será que alguém consegue me ajudar?

Toda vez que executo um vídeo ele funciona da primeira vez mas depois se tento rodar ele de novo dá erro e fecha o programa. Percebi que quando rodo o vídeo na primeira vez ele cria um arquivo .wav com o mesmo nome do vídeo e depois disso não funciona mais. Se deleto o arquivo ele funciona de novo mas só uma vez e depois o problema volta.

- O vídeo está no formato WMV.
- Já testei em um projeto novo.

Se alguém souber o que é posta aí.
Obrigado

Atualizando: Consegui fazer funcinar. O vídeo tem que estar no formato wmv mas não pode ter a extensão. Tirei o ".wmv" do arquivo e funcionou.
Fica a dica pra quem quer usar.