O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

LoboMaker - Aprendendo a Criar um Site para sua equipe/empresa DO ZERO [#1]

Iniciado por Sir Lobo, 14/03/2020 às 02:07

ATENÇÃO: Este tutorial é voltado para iniciantes que tenham o mínimo de conhecimento em HTML e CSS, mas nada que impeça um iniciante de conseguir



Olá! Eu sou Sir Lobo e estou retornando as atividades depois de quase 3 anos fora  :popcorn: e vos trago a nova série de tutoriais para que você finalmente pare de procrastinar e faça aquele site pra divulgar sua grandiosa equipe e o seu projeto  :urra:


















#AulaTópico
Status
01Preparação do AmbienteVamos configurar e baixar os programas necessários para poder iniciar nosso site
ATUAL
02Configuração InicialVamos configurar e baixar os programas necessários para poder iniciar nosso site
03 e 04Construção de Layout / Estilizando os ElementosVamos primeiramente, criar a estrutura que servirá de base para nosso site / Criação da folha de estilos e respectiva estilização de elementos
05Página de ContatoUtilizando PHP, vamos adentrar à lógica de programação para um sistema simples de mensagens built-in
AGUARDANDO
06Listagem de JogosTambém utilizando PHP, iremos criar nossa base de dados e popular dinamicamente com os jogos produzidos
AGUARDANDO
07Sistema de BlogPra finalizar com o PHP, um sistema de posts dinâmicos simples, mas útil para informes de atualizações e anúncios sobre novas produções
AGUARDANDO


Aula #1 - Preparação do Ambiente

[box2 class=titlebg title=Programas Necessários]












Notepad++
(Ou qualquer outro editor de texto e código fonte, inclusive o "bloco de notas")

Baixe de acordo com a sua versão do Windows. Caso utilize outro SO, utilize alguma alternativa a este software

Windows 32bits:
https://github.com/notepad-plus-plus/notepad-plus-plus/releases/download/v7.8.5/npp.7.8.5.Installer.exe

Windows 64bits:
https://github.com/notepad-plus-plus/notepad-plus-plus/releases/download/v7.8.5/npp.7.8.5.Installer.exe
XAMPP
Escolha a instalação de acordo com seu SO na página de download

https://www.apachefriends.org/pt_br/index.html
Software de Edição de ImagemNeste tutorial utilizarei o Photoshop, mas escolha o software no qual você domina mais as ferrramentas
[/box2]

ATENÇÃO: Este tutorial leva em consideração o uso da plataforma Windows. Caso esteja utilizando outro sistema operacional, favor consultar sobre localizações dos diretórios ou comandos usados, por gentileza

[box2 class=titlebg title=Configuração do Diretório]

Depois do XAMPP e dos softwares necessários devidamente instalados e/ou disponíveis, verifique se o XAMPP está rodando em segundo plano e se o mesmo está com os serviços funcionando devidamente (Apache e MYSQL):

Spoiler

Painel do XAMPP. Não é necessário configurar nada previamente

[close]

Em seguida, vamos ao diretório onde se localiza a pasta raíz de todos os sites/projetos:

C:\xampp\htdocs

Nela provavelmente não vai haver nenhum diretório, mas esta será o diretório raíz do projeto, ou root. Crie um pasta com o nome do projeto, de preferência, sem caracteres especiais, sem espaços, sem underlines e sem letras maiúsculas, pois isto facilita no momento de acessá-lo e de referenciar links internos e externos. No caso deste tutorial, usarei o nome fictício de Z Games para minha fictícia equipe  :lemonjuice:

Spoiler

Criei uma pasta com o nome simplificado, nomeada como zgames

[close]

E nela vamos criar os diretórios que vamos usar. Os nomes com a cor em azul-ciano são os subdiretórios das respectivas pastas-pai, estas destacadas na corazul-marinho



  • lib


    • css


    • img


    • js


  • core

  • template


Ficando assim:



[/box2]

[box2 class=titlebg title=Criando os Arquivos]

Bem, agora chegou a hora de criar nosso primeiro arquivo que deve ficar na raíz da pasta de nosso projeto (não confundir com a raíz da pasta do XAMPP), ou seja, dentro da pasta zgames. Então vamos abrir o nosso editor de códigos (no caso teste tutorial, Notepad++) e criar um novo documento apertando CTRL + N ou no menu Arquivo > Novo

Spoiler
[close]
e salve-o apertando CTRL + ALT + S (ou menu Arquivo > Salvar Como...). Selecione o diretório do nosso projeto, no caso, zgames e salve o arquivo com a extensão .php.

Spoiler
[close]
Pronto! Este será o arquivo base que chamará as páginas que vamos criar na pasta templates

[/box2]

[box2 class=titlebg title=Configurando a o arquivo base]

Esta á uma das etapas mais importantes, então não pule nenhuma parte, pois vamos configurar a index.php para que ela chame as páginas de layout que serão criadas e dispostas na pasta template.

Spoiler

Este será o código HTML5 base para nossa página, e em seguida, vamos inserir um pouco de PHP para as funções principais

<!DOCTYPE html>
<html lang="en">
	<head>
		<meta charset="utf-8">
		<meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1">

		<title>Z Games</title>
		<meta name="description" content="Descrição curta do meu projeto">
		<meta name="author" content="Z Games">

		<link rel="stylesheet" href="css/styles.css?v=1.0">

	</head>

	<body>
		<!--LAYOUT-->
	</body>
</html>


Ajuste seu código para que possamos trabalhar nas mesmas linhas e nos comunicarmos melhor. Este, no caso, ocupa inicialmente 18 linhas:

[index.php]

[close]

Vou explicar um pouco sobre algumas linhas:











<head></head>aqui é onde especificamos atributos importantes e onde fazemos o call das folhas de estilo e em alguns casos, de scripts
<meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1">esta meta-tag é importante para que possamos fazer um site responsivo, ou seja, que se adapta aos mais diferentes tipos de resoluções e telas
<title>Z Games</title>aqui vai o título da página que vai aparecer na aba do navegador
<body></body>aqui é onde vamos puxar o layout utilizando PHP

Para acessar sua página, basta ir em seu navegador e digitar:

localhost/zgames

onde zgames é o nome da pasta do seu projeto.

Spoiler


Ao acessar, você vai perceber que ele vai abrir uma página em branco.



Se você digitar qualquer coisa dentro da tag <body></body>...



vai ver que tudo funciona corretamente!



[close]
[/box2]

[box2 class=titlebg title=Considerações Finais]
Bem, por hora é isto! Nosso ambiente está configurado e no próximo tutorial vamos criar alguns scripts e funções em PHP e as páginas da pasta template. Peço que não modifiquem nada até o próximo tutorial para que não haja conflitos de concordância ou dúvidas geradas pelos projetos estarem diferentes  :fliptable:

Espero que meu retorno seja ajudando vocês e que tenham gostado deste primeiro tutorial  :br:

Um abraço do Lobo
[/box2]
Conheça meus assets:

Vejo que está voltando a todo vapor, Sir Lobo. Uma ótima ideia de programa que pode ser útil para ensinar quem está iniciando é o Visual Studio, pois ele tem a sugestão de complemento de código e é ótimo quando você vai mexer na stylesheet e consegue ver qual é qual cor. Não sei como funciona o PHP em relação ao HTML, mas com o HTML o usuário poderia criar um site também e testar abrindo o arquivo pelo navegador.

Perdão se eu estiver falando besteiras  :tacerto:, mas acredito também que da forma que está ensinando teriamos um poder maior de personalização, correto? Vou deixar seu post nos meus favoritos para poder tentar mais tarde.

Recomendo a todos que irão usufruir deste conhecimento que utilizem a GoDaddy BR pois tem sempre promoções para dominios e hospedagem. No momento tem vários planos de hospedagem em Linux ou Windows que custam menos de 10 reias. Atualmente domínio e hospedagem por 10 anos custaria somente R$ 1.859,13. Fiquei tentado, pena que não tenho dinheiro.

No mais, abraços e boa sorte.  :ok:
Consegui meu equilíbrio cortejando a insanidade.

Citação de: ~Ragnar online 14/03/2020 às 03:50
Vejo que está voltando a todo vapor, Sir Lobo. Uma ótima ideia de programa que pode ser útil para ensinar quem está iniciando é o Visual Studio, pois ele tem a sugestão de complemento de código e é ótimo quando você vai mexer na stylesheet e consegue ver qual é qual cor. Não sei como funciona o PHP em relação ao HTML, mas com o HTML o usuário poderia criar um site também e testar abrindo o arquivo pelo navegador.

Obrigado, meu querido  :bruxo: e é isto mesmo. Eu vou mostrar como agilizar as coisas com o Google Inspector, pois ele agiliza demais por possibilitar ver alterações visuais em tempo real   :clap: Infelizmente nem sempre ele atualiza junto com o Notepad++, mas caso não atualize, basta testar os códigos e depois copiar pro arquivo CSS naclasse específica  :wow:

Citação de: ~Ragnar online 14/03/2020 às 03:50
Perdão se eu estiver falando besteiras  :tacerto:, mas acredito também que da forma que está ensinando teriamos um poder maior de personalização, correto? Vou deixar seu post nos meus favoritos para poder tentar mais tarde.

Opam, pode deixar! E sim, vai poder personalizar. Se manjar de CSS, melhor ainda

Citação de: ~Ragnar online 14/03/2020 às 03:50
Recomendo a todos que irão usufruir deste conhecimento que utilizem a GoDaddy BR pois tem sempre promoções para dominios e hospedagem. No momento tem vários planos de hospedagem em Linux ou Windows que custam menos de 10 reias. Atualmente domínio e hospedagem por 10 anos custaria somente R$ 1.859,13. Fiquei tentado, pena que não tenho dinheiro.

No mais, abraços e boa sorte.  :ok:

Eu gostaria de citar que a Hostgator também é ótimo e pra mim tem vantagem pelo suporte BR 24h. Um adendo pra pesquisa aí do pessoal  :nescau:

No mais, obrigado!
Conheça meus assets:

Caraca, o Lobo é hacker!!!

Muito bom! Esse tipo de tutorial é algo que não vemos por aqui. Eu nunca pensei em criar um site para a equipe, mas sei o quanto isso agrega no quesito networking. Manda bala, Lobão!

Citação de: Eliyud online 14/03/2020 às 08:38
Caraca, o Lobo é hacker!!!

Muito bom! Esse tipo de tutorial é algo que não vemos por aqui. Eu nunca pensei em criar um site para a equipe, mas sei o quanto isso agrega no quesito networking. Manda bala, Lobão!

Obrigado  :fawkes: Espero que seja útil para alguém, pois foram 10 horas ininterruptas pra criar os dois hahaha
Conheça meus assets:

caracouwww num to acreditando!!
To enrolando pra montar um site há um tempão, porque sei que preciso estudar primeiro.
Poxa muito bom um tutorial! Vai me dar mais confiança! :)
Obrigadão!!

Citação de: Eliaquim online 15/03/2020 às 04:00
caracouwww num to acreditando!!
To enrolando pra montar um site há um tempão, porque sei que preciso estudar primeiro.
Poxa muito bom um tutorial! Vai me dar mais confiança! :)
Obrigadão!!

Fico lisonjeado que tenha gostado  :o: Espero que sirva pra seu propósito. São etapas fáceis. Parece ser longo, mas não demora muito para finalizar algo do tipo não  :br:

Se sentirem dificuldade em alguma quesito do meu tutorial, me falem para que eu corrija isso nos próximos  :popcorn:

Um abraço!
Conheça meus assets: