O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Até que ponto é aceitável usar recursos de empresas como Square-enix, Nintendo?

Iniciado por Metthink, 11/04/2021 às 03:54

Em outras palavras: Até que ponto eu posso usar uma música de batalha de um Final Fantasy ou de pokemon em meu jogo amador não comercial SEM PARAR NA JUSTIÇA POR PLÁGIO?
Não tive problema nenhum quanto a isso em meus jogos ainda, pq são detalhes rasos, e meu jogo eu não pretendo deixar comercial por essa questão. Mas e quanto a eu estar utilizando uma capa que na verdade eu achei no Google Imagens que combinou bastante com o contexto do jogo e estar usando como a capa do meu jogo? o fato de eu usar como item que ressuscita nomear de Phoenix Down, característica marcante de FF, mesmo o jogo sendo não comercial, com os créditos na descrição ou no jogo, eu posso ser processado um dia por essas empresas gigantes mesmo em jogos que não irei lucrar dinheiro algum?

Jogue e se aventure num mundo de fantasia e ficção científica interligados a um mesmo universo


Embora as empresas possam entrar com ações à qualquer momento, não significa que elas vão. Primeiro, elas precisam saber que você existe e isso requer que seu jogo faça um sucesso estrondoso, o que não costuma acontecer com projetos usando gráficos ripados. (Mais sobre isso abaixo.) Segundo, precisa valer à pena. Processar alguém tem custos, geralmente maiores que a renda de um desenvolvedor amador. Exceto nos casos em que o seu projeto agride de algum modo a imagem da empresa ou de seus produtos (lançar um jogo pornô da Samus, por exemplo), é um gasto que eles não irão querer. Fora os milhões de desenvolvedores usando estes recursos por aí, é bem inviável correr atrás desse povo todo.

Isto posto, sim. Você pode ser processado a qualquer instante, mas não quer dizer que vá. O mais provável é receber uma notificação dizendo pra parar a distribuição do jogo e remover os arquivos, quando muito. Por outro lado, é mais raro ainda um jogo com recursos de outros projetos fazer algum sucesso e te trazer novas oportunidades. Acontece? Sim, há muitos jogos AAA hoje que começaram como modificações dentro de outros jogos (CS, e se não me engano, Dota, entre outros). Existem até aqueles desenvolvedores que se destacam dentro das comunidades de outros jogos criando conteúdo para o mesmo, ou modificações tão boas que chamam a atenção dos desenvolvedores. Mas a chance de ser reconhecido fica restrita à comunidade do mesmo.

Mas assim, hoje em dia não faz muito sentido usar recursos ripados. Antigamente você não tinha sequer ferramentas, hoje existe uma série de softwares gratuitos e leves disponíveis. O que também não falta são tutoriais para aprender a criar e/ou acesso à quem saiba fazer o que você precisa. Usar gráficos/músicas de outrem fazia mais sentido quando era quase impossível ter os próprios.