O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Concursos MAIS abrangentes!

Iniciado por Aurora, 31/05/2018 às 14:58

31/05/2018 às 14:58 Última edição: 09/08/2019 às 23:53 por Victor Sena
Olá pessoal, tudo bom?

Não é de hoje que os concursos são sempre direcionados para uma area do conhecimento, Eventos, Mapeamento, Scripts, Pixel Art, Ilustração ou Musica. Isso faz com que nem todo mundo consiga participar desses eventos, por pedirem coisas que muitas vezes você não consegue fazer, ou não consegueria fazer de acordo com a regra do concurso.

"Ué, mas como assim?"

Digamos que tem um concurso que o objetivo é você fazer um sistema por scripts, você conseguiria fazer esse sistema por eventos, mas o concurso só permite scripts. Você entende o meu ponto?

Vamos a outro exemplo!

Digamos que tem um concurso que o objetivo é criar um design de personagem, mas esse concurso só aceita ilustração, você conseguiria fazer um design de personagem em pixel art, mas o concurso só aceita ilustração. :flipstable:

"Mas é claro, porque a avaliação seria comprometida sendo que um pode dar mais trabalho que o outro"

Errado! O que seria julgado é o resultado, não importa se você gastou 5 horas para fazer um sistema por eventos e o outro competidor gastou 20 em um sistema por scripts ou seja lá o que for, se o metodos diferentes cumprem o mesmo objetivo, por que tem que diferenciar? Por que tem que tirar a oportunidade de outra pessoa participar?



Aproveitando o tópico, participações poderiam ser enviadas diretamente no tópico do evento, como post mesmo, outra pessoa pode simplesmente se sentir motivada em ver outras pessoas participando.

"Mas isso não daria certo porque teria panela de membros"

Niguem falou que a seria votação aberta, poderia muito bem usar um dos perfils de vários eventos e fazer uma votação interna entre os primeiros colocados e postado com esses perfils.

"Mas aí poderia ter colegismo entre participantes da Staff"

Pois é, nesse estilo de concurso só membros participam.



RESUMINDO TUDO PRA QUEM NÃO GOSTA DE LER:

Minha sugestão é ter, concursos que mais de uma area do conhecimento possa participar:
Ex:

Sistemas: Eventos e Scripts.
Design: Ilustração e Pixel Art.
Mapas: Parallax Mapping, Ilustração e Mapeamento.

Dois tipos de concursos:

1- Participações no tópico do concurso em postagens, votação interna entre a staff, mas não pode participar membros da staff no concurso.

2- Participações por PM, votação aberta para os membros do foruns, podendo participar staffs, mas sem poder divulgar o quem fez o que até o dia do resultado.

Hmm, interessante. Mas acho que a maioria dos eventos já não tem essas limitações, ao menos se tratando de mapeamento e ilustração pelo que eu saiba sempre foram aceitas diferentes tipos de trabalhos.

Sobre apresentar os trabalhos no próprio tópico acho legal, é uma boa sim a staff deveria pensar nisso.


31/05/2018 às 15:16 #2 Última edição: 31/05/2018 às 15:21 por Corvo
1) Poderão haver concursos abertos sim, mas é muito provável que continuemos com boa parte dos concursos que focam em apenas uma área. É a melhor forma de incentivar os membros a buscar conhecimento. Eu mesmo comecei a aprender pixel art por causa de um evento, então não há motivo para extinguir esse sistema. Não que você tenha dito isso, claro. "Ah, mas já existe o Coliseu para valorizar cada área." Também estamos planejando mudanças para o coliseu, no futuro ele pode ter as mesmas regras de um evento e vice-versa.

2) Já analisamos a possibilidade de alterar o estilo de votação, mas privar os membros da equipe de participar está fora de questão. Quando o evento em questão tiver algum prêmio maior que medalhas ou coisas do tipo, organizaremos de modo que membros da equipe não possam adquiri-lo*, mas sem proibir sua participação. Já é difícil achar membros aptos e interessados pra equipe, se os cargos tivessem esse tipo de restrição certamente não encontraríamos mais ninguém. Muito provavelmente as votações de eventos futuros deixarão de ter um padrão para ter regras definidas pelo próprio evento.

Então não participe, se você não sabe jogar voleibol então não vai participar em competições de voleibol

estes eventos de foruns são para por as pessoas a mexer, a trabalhar.

Citar"Ué, mas como assim?"

Digamos que tem um concurso que o objetivo é você fazer um sistema por scripts, você conseguiria fazer esse sistema por eventos, mas o concurso só permite scripts. Você entende o meu ponto?

Por isso mesmo aproveite esse evento para aprender scripts.

Esta mania de tornar tudo mais " abrangente" tem matado o competivismo

Essa era umas das razões pelas quais eu achava o Super Domingão Jam do Cronus  tão divertido. Claro que é sempre bom ter eventos específicos, mas sempre tenho o sentimento de que ao mesmo tempo eles nos mantém em nossas zonas de conforto quando deveríamos estar tentando criar jogos. Mesmo que simples.
Pra quem não chegou a conhecer o referido evento:
https://centrorpg.com/index.php?topic=9135.0

E ao contrário do amigo acima. Acho que essa pouca abrangência de aptidões nos eventos que tem acabado com o número de participações como um todo.
Afinal, todo mundo aqui sabe (ou quer tentar) fazer joguinhos...

o/

Sentado nesse busão, olhando pra janela, vendo as montanhas, fiquei pensando severamente em como melhorar os eventos do fórum.
Eu sempre quis fazer algo mais abrangente como comunidades indies afora, no entanto o que puxava o meu pé era que ainda existem muitos membros, em sua essência, novatos que possuem receio de participarem dos eventos seja lá por complexidade ou devido a terem habilidades inferiores a outro participante (eu achava tamanha bobagem pois essa é a graça, mas eu vi mesmo acontecer).

No entanto eu creio que já é hora de dar um tiro no pé e tentar fazer algo sem pensar nas consequências passadas. Pensei realmente em fazer uma Game Jam de 2 semanas onde você faria uma demonstração (apenas com início, não necessário meio nem fim) na sua engine favorita. Nesse caso seria apenas uma ideia minha, mas acho melhor ouvir as ideias que os membros irão propor, pois vossas participações que são o foco dos eventos.

Discutam, opinem, e tenham em mente que iremos sim pensar nisso.

@Corvo

Não disse para não deixar a staff participar de nenhum concurso, tanto que dei duas opções, uma com a staff participando e outra sem ela participar. Acho que dá pra decidir internamente quando um staffer vai participar de um concurso antes dele ser realizado. O problema que eu vejo na sugestão que eu falei, é que se quem decidir o ganhador for a propria staff e um staffer participar e ganhar, vai ficar naquele clima de que foi panela interna. Por isso eu dei sugestões de dois tipos de concursos, um a staff participando e outro não.

@makergame2000

Como o Shiro falou, diminuir as opções para apenas uma area, só vai fazer com que pessoas daquela area participem. Acho que o ideal seria que os membros tentassem participar do modo que sabem fazer para cumprir o tema do concurso.

@Sotelie

Você tá entrando numa questão diferente, existir gente melhor que alguém sempre vai existir em qualquer tipo de concurso/evento/lugar, e nesse caso o problema é o proprio novato que ao invés de tomar isso como uma inspiração para melhorar, desiste e acha que é incapaz só porque encontrou alguém que é melhor que ele. Esse pensamento é triste e não tem muito o que fazer sobre isso, o ideal é que o concurso seja mais para a diversão do que algo realmente sério.

Gosto da ideia de evento temático, dai cada um desenvolve um trabalho em sua própria área, ou mais de uma, claro. No fim o fórum fecharia um pack temático de recursos.

Por exemplo, folclore, steampunk ou feriados mesmo. Temas é o que não falta.

Abraço. o/

Citação de: Aurora online 31/05/2018 às 14:58
[...]O que seria julgado é o resultado, não importa se você gastou 5 horas para fazer um sistema por eventos e o outro competidor gastou 20 em um sistema por scripts ou seja lá o que for, se o metodos diferentes cumprem o mesmo objetivo, por que tem que diferenciar? Por que tem que tirar a oportunidade de outra pessoa participar? [...]
Porque se eu tiver somente cinco horas para fazer a minha participação e souber trabalhar somente com scripts, continuarei não podendo participar. A ideia até então não é privar ninguém de participar, pelo contrário, a ideia é justamente que tu comece a participar desses eventos como um trigger, e vá treinando mais dali pra frente. O problema é que agem ao contrário, e deixam de participar justamente por não terem aptidão naquela área.

E é errado eu cobrar o mesmo resultado de duas pessoas que possuir ferramentas diferentes para fazer o que pedi, ainda mais com tempo limítrofe. Não posso dar uma colher a uma, uma pá à outra e pedir que cavem um buraco de um metro em meia hora. Sistemas por eventos estão muito aquém do que é possível por código, os comandos por eventos são um dedo de uma classe nas dezenas nos códigos. Mapas feitos através de tiles requerem um trabalho maior na organização dos tiles e não desfrutarão de ferramentas que um Photoshop proporciona. Então, na minha opinião não há como equiparar esses "modos de criação".

Então, na ocorrência de deixar os eventos liberais assim, a desculpa seria a competição desleal ao invés da limitação de ferramentas. Em suma, a pouca participação nos eventos mesmo é a pouca vontade de sair um pouco daquilo que se consegue fazer bem e ir para algo em que não se é tão bom ainda.

Porém, o que importa pra mim nos eventos são participações. Pouco importa se ficaram fenomenais ou grotescas, se foram feitas no Paint ou no After Effects, tendo bastante gente participando, pra mim o evento cumpriu seu objetivo. Então eu descordo que essa mudança atrairia mais gente, mas se concordarem em mudar e ver potencial nisso, vale a pena tentarmos e torcermos para que seja uma mudança sucessiva.

03/06/2018 às 15:21 #9 Última edição: 03/06/2018 às 15:37 por Fpr
CitarE é errado eu cobrar o mesmo resultado de duas pessoas que possuir ferramentas diferentes para fazer o que pedi, ainda mais com tempo limítrofe. Não posso dar uma colher a uma, uma pá à outra e pedir que cavem um buraco de um metro em meia hora[...]
Possuir uma ferramenta é ter acesso a ela, usando ela ou não, eu posso não saber programar em scripts mas o mesmo editor de scripts que os scripters têm eu tenho, ambos possuem a mesma ferramenta a diferença é na habilidade de manuseá-la, se o evento é de programação o que deve ser avaliado é a habilidade em programar, saber programar em scripts ou eventos faz parte dessa habilidade.

No evento abrangente não é dado a pá ou a colher, só o trabalho para ser feito, e a produção de um trabalho não é só a parte de execução, a mais importante é a parte do planejamento para executar, escolher o melhor meio para atingir o fim do trabalho, tem o conto do velho lenhador vs o jovem lenhador que retrata isso. Querer que todos usem um único meio exclui a parte que mais demanda criatividade/habilidade do competidor, que seria a de refletir sobre seus conhecimentos, a proposta do evento, o que tem a disposição e escolher o meio que mais se adeque a esse conjunto.

CitarEntão, na ocorrência de deixar os eventos liberais assim, a desculpa seria a competição desleal ao invés da limitação de ferramentas.
Mas a competição desleal ocorre no evento restrito, é desleal em uma competição de quem é o melhor cavador, se para cavar for restrito a usar apenas a pá, pois quem tiver melhor desempenho para cavar com uma cavadeira do que com uma pá, não daria o seu melhor na competição.


Eu sou a favor, não por achar que traria mais gente, mas por ser mais convidativo ao competidor e envolver a parte do "planejamento" na hora do competidor produzir seu trabalho, pois ele teria de racionalizar a escolha do meio para cumprir a proposta do evento, no lugar de seguir um meio definido por outra pessoa sem nem levar em conta se esse era o meio que o competidor teria seu melhor desempenho.

Mas qualquer pessoa pode organizar um evento, você mesmo pode organizar um se tiver disponibilidade, pode não ter participação(todo evento está sujeito a isso) mas já é apreciável ter tentado trazer movimento, propor algo para a comunidade.

Enquanto a mostrar os trabalhos no tópico, poderia incentivar mas aquele que não mandou ainda poderia alterar o seu por ver algo em outro trabalho mostrado antes, não seria muito a favor, talvez indicar o número de participantes até o momento, passaria o mesmo incentivo.
-