O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Destiny Script - First Person Dungeon Crawler

Iniciado por Jalax, 05/12/2019 às 04:32

05/12/2019 às 04:32 Última edição: 05/12/2019 às 22:05 por Gabriel N.
Sistema de Visão First Person



Olá senhores do Centro! Primeiramente, deixe-me dizer: que saudades dessa budega.
Para quem não me conhece, usei e frequentei muito as comunidades de RPG Maker no passado (chegando até a administrar algumas grandes), sempre com um foco muito grande na programação por eventos do RPG Maker 2000 e 2003. A vida segue, as prioridades e visões mudam e alguns hobbies acabam sendo deixados de lado, então naturalmente acabei me afastando do cenário.

Porém, em momento algum meu amor ou minhas memórias do passado por essas engines sumiram, e mesmo hoje trabalhando com programação e tecnologias definitivamente mais sofisticadas do que o RPG Maker, eu ainda tenho um pequeno sonho de voltar e terminar um grande projeto que atenda ao meu atual gosto por videogames na plataforma.

Pensem que legal: Um rapaz que começou a usar um programinha de fazer jogos todo simples na infancia, hoje literalmente ganha a vida fazendo o que aprendeu a amar: Programar e desenvolver novos projetos de tecnologia.

Navegando por um desses sites aleatórios sobre recursos open-source, me deparei com a seguinte página: https://opengameart.org/content/first-person-dungeon-crawl-art-pack

Quando eu abri o pacote para ver como eram compostos os sprites, vi como era estupidamente bem feito e simples de se aplicar. Tão simples que até o ultrapassado RPG Maker 2kX seria capaz de executar.

Uma coisa legal que eu vou dizer aqui: Para esse método, eu usei o Destiny Script apenas para facilitar um pouco o que seria um trabalho muito repetitivo para com o RPG Maker puro. Ainda mais que o RPG Maker 2003, em sua versão de Steam, agora possui suporte nativo a uma mainpulação louvável de pictures (okok, não é nada muito sofisticado, mas já é INFINITAMENTE MELHOR do que o que eu tinha na minha época...), ou seja, tudo o que é feito aqui é perfeitamente aplicável para ser usardo SEM o DS, mas preferi o DS pela manipulação de pictures e também por que isso faz parte do jogão que eu to tentando fazer.

O sistema está totalmente desfragmentado e eu enchi de comentários para que TODO mundo pudesse entender como ele funciona.

Disclaimer: esse tópico não tem como objetivo principal distribuir um sistema pronto para uso imediato. Apesar de poder ser usado assim, ele está sendo divulgado para fins de estudo e porque eu quero, dane-se.

Como é no editor/Como é no jogo
(note que voce controla a bruxa, por isso tem uma árvore na sua frente)

Downloads

Sistema
O download já inclui todos os arquivos necessários para rodar e não necessita de RTP no sistema

Destiny Patcher 2.0 (PORTUGUÊS)

RM Tool
Ferramenta que identifica quais arquivos seu projeto está ou não utilizando.
Ele faz a limpa e/ou importa os arquivos que ele está usando do RTP para o projeto.
Preguiça de postar sistemas.

Mas o que é isso que estou vendo no meu computador? Jalax por aqui? Não creio.

Bom te ver de volta, rapaz. Você, junto com o Thanatos e outros pitorescos membros do SRM me introduziram ao RM2003 lá nos tempos em que Kinder Ovo era R$0,50. Sobre essa atualização do programa, eu costumo dizer que enfiaram uma engine nova ali dentro. É infinitamente melhor do que tínhamos há uns anos e infinitamente melhor do que as versões recentes do programa usam até hoje.

E isso aí ficou bacana mesmo haha. Rola postar um vídeo? A única coisa que me incomoda no 2000 são as trocentas versões do RTP. Nunca sei qual estão usando e a que instalo nunca é reconhecida. Tentei rodar sem, mas os arquivos do RTP disponível na RMWeb estão conflitando. :/

E esse projeto aí? Cadê?

Opa! Sim, decidi dar uns pulinhos nas comunidades para ver se dá um gás, um ar novo na finalização do meu novo projeto haha

Vou tentar colocar alguns links de utilidade pública no post. Acabei de descobrir que o site oficial do bananen-joe também saiu do ar, o que pode tornar um tanto quanto complicado até para quem queira pegar isos hoje em dia... vou subir 3 links no post logo mais. Quanto a vídeo, vou pensar no seu caso haha
Preguiça de postar sistemas.

Caramba! Que legal te ver por aqui, ainda mais com um sistema bacana desse!

Jalax, o rei dos ABS. hahaha

Eu tb voto para que seja lançado um videozinho, fiquei curioso para ver como roda esse sistema. Bem bacana mesmo, parabéns!
Unique Destiny | um novo conceito de RPG Maker 2000!

Muito bom te ver novamente por aqui, meu caro. Eu também estava há uns 2 anos afastado mas aos poucos estou voltando.
Já coloquei na minha lista para analisar esse sistema.   :coffee:

05/12/2019 às 23:56 #5 Última edição: 06/12/2019 às 12:53 por Jorge_Maker
Opa, olha só mais um dinossauro retornando das sombras, estamos sempre de portas abertas. o/
Testei o sistema e achei bem engenhoso. Não cheguei a abrir no editor para ver o código (pois não consegui :feelsbatman:), mas se da pra fazer puramente com eventos, deve ser algo relativamente simples, como você disse, o que não tira a genialidade do algoritmo.
Oxe

Ficou muito bacana o sistema. A codificação está bem organizada.
Há muito tempo estava tentando fazer essa renderização mas com o próprio chipset do mapa, só que infelizmente a propriedade Pixel é muito lenta, principalmente dentro de laços. Então isso fazia com que a renderização de apenas 1 tela demorasse, pois a ideia era pegar os pixels dos tiles e distorcer de acordo com a perspectiva do herói. Durante os testes vi que que ficava um absurdo de lento.

Esse método de encaixar os tiles pré-definidos, com certeza foi muito mais rápido pois você simplesmente utilizou o método CopyRect() para colocar os tiles na tela. Um belo jogo de perspectiva.

Parabéns!