O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Cybercafe 004 - RPG é Mais Difícil de se Criar?

Iniciado por Gabriel, 12/11/2019 às 12:05

12/11/2019 às 12:05 Última edição: 13/11/2019 às 21:19 por Gabriel N.
Episódio 004 - RPG é Mais Difícil de se Criar? - Índice de Episódios

Salve, galera!

Dê uma pausa na exploração desse mundo imensurável para ouvir esse quarto Cybercafe, o podcast realizado pela Centro RPG Maker para debatermos e explanarmos sobre assuntos do nosso dia-a-dia enquanto desenvolvedores de jogos, um papo de maker para maker. E a maioria de nós, pra não dizer todos que chegamos às comunidades de criação de jogos, temos a vontade de criar o próximo Final Fantasy. Mas... RPG seria o gênero ideal para um iniciante começar a desenvolver jogos? Não seria muito difícil lidar com um gênero de gameplay tão longo? Há outros gêneros mais fáceis? É isso que Raizen, Corvo, Geraldo de Rívia e nosso ilustre convidado da Condado Braveheart, Raony, debatem nesse episódio.

Puxe sua cadeira mais pra perto e encha a caneca com sua bebida preferida para nos acompanhar nessa conversa.



Duração: 26 minutos e 37 segundos

Ouça o podcast através do Spotify, iTunes, Youtube ou diretamente pelo navegador.




Músicas utilizadas

Theme of Isis - Lagrange Point
Dr. Andonuts Lab - Earthbound
Memories of Green - Chrono Trigger
Love Theme - Fire Emblem 3
The Theme of Fire Emblem - Genealogy of War
Chapter 4: Dance By the Sky - Genealogy of War
Summers, Eternal Tourist Trap - Earthbound
Robo Gang Johnny - Chrono Trigger
Flower Shower - Final Fight 2
Your Name, Please (Noiseless) - Earthbound
Serene Weather - Tales of Phantasia
The Flying Duckman - Maui Mallard in Cold Shadow
Let's Start - Goof Troop
Main Title - Gran Turismo 4
The Silence of Daylight (Castlevania II) - The OneUps
[close]


WOOOOOOOOOOOW! Estava ansioso para essa nova edição! Só não esperava essa ótima surpresa de ver o Raony participando!
Ansioso pra chegar em casa e ouvir!

Eu considero a plataforma RPG Maker fácil para iniciantes, entretanto, o gênero RPG é um nicho, não é todos que gostam ou conseguem  fazer/jogar...
Eu mesmo, só uso o RPG Maker por eu gostar do gênero, mas, para quem nunca teve contato com o gênero, o Maker pode ser muito confuso...  :coffee:

Isso é o que eu acho...  :sera:


Ficou muito bom esse podcast... :clap:
Só o raizen poderia se soltar um pouco mais na fala  :e.e:
Era uma vez, uma Garota... E morreu. Fim!

Citação de: felipe96-09 online 12/11/2019 às 13:44
Só o raizen poderia se soltar um pouco mais na fala  :e.e:

Eu sou meio travado... porque tenho err, probleminhas HAHAH  :XD:

Mas vou tentando melhorar aos pouquinhos.




Enfins, espero que gostem do pod pessoal :D!

sou novato na comunidade, mais posso dizer de cara que gostei bastante do podcast do fórum, UP por mais episódios

   Ficou ótimo o episódio, o podcast como um todo está evoluindo a cada nova edição. Foi um tema breve, mas penso que muitas coisas relevantes foram ditas e podem vir a auxiliar quem pretende começar desenvolvendo um game, sobretudo no RM. E que fique registrado meus mais sinceros agradecimentos ao Raizen, ao Geraldo e ao Corvão pelo convite. Gostei muito de participar. E que venham novas edições! o/
"A arte é o que resiste: ela resiste à morte, à servidão, à infâmia, à vergonha." (Gilles Deleuze)

Gostaria de deixar umas sugestões pra um futuro:

Fala sobre "Sistema por eventos ou scripts, qual é melhor, vantagem e desvantagem"
"Criação de outro gênero no RPG Maker" (Por exemplo: Tohou wandering souls que é plataforma feito no VX)
"Utilização de Clichês nas histórias, é bom ou ruim?"
Era uma vez, uma Garota... E morreu. Fim!

Conversa muito boa, mas o Raony realmente ficou devendo a receita do macarrão. Podem aguardar, vou cutucar esse povo para tocarem pra frente sim. E felipe96-09, sugestões são sempre bem vindas. :D

Esse EP ta no ar faz um bom tempo, mas só agora tirei um tempinho pra ouvir :ded:

RPGs podem fugir pra diversas áreas e geralmente quem inicia, inicia sozinho. E dar conta de tudo isso pode resultar em por exemplo um enredo, mapeamento e/ou sonoplastia fracos já que envolve bastante coisa pra aprender. O Maker joga logo de cara o gênero do RPG e oferece os recursos pra isso mas concordo que depende mais do calibre do projeto.
Bom mesmo é fazer aquele misturão de tudo que é script com ABS todo lagado e fodase   
Até mais :ok: