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Centro de Criação de Jogos => Projetos em Desenvolvimento => Ideias Iniciais => Tópico iniciado por: Zelluhat online 26/12/2013 às 18:15

Título: Sistema de pesadelos - deem uma olhada na minha ideia
Enviado por: Zelluhat online 26/12/2013 às 18:15
Bem, eu estou fazendo um jogo do tipo terror/mistério que a ideia de morte do personagem é por trauma psicológico.

A ideia que eu tive foi a seguinte o personagem vai ter pesadelos em varias partes da história na qual ele entra em um tipo de puzzle com um tempo estipulado para ser completado e se o tempo acabar ele morre, e tb teria uma barra de psicológico em paralelo, a ideia é que se a barra de psicológico zerar o personagem se mata por n aguentar mais.

Ahh e ao completar um puzzle do pesadelo o limite da barra de psicológico aumentaria dependendo do quão rapido o puzzle foi completado.

Fora os pesadelos o objetivo do jogo tb seria juntar arquivos para desvendar o mistério. Os pesadelos ao serem completados tb dariam dicas ao personagem sobre os mistérios que ele está tentando desvendar.

Eu sinceramente n sou tão experiente em terror e/ou mistério por isso gostaria de saber se esse sistema ficaria interessante, se acharem que poderia melhorar algo ou se acham que a ideia é inviavel digam nos comentários, pois preciso saber para poder prosseguir com o projeto ou mudar algo pra melhorar ele.

No mais agradeço qualquer critica que seja construtiva.

Bem é isso.

~Zelluhat
Título: Re: Sistema de pesadelos - deem uma olhada na minha ideia
Enviado por: LoboShow online 26/12/2013 às 18:25
  Isso até tá me parecendo só um jogo de Puzzles, não de Terror. O único terror que você apresentou foi o fato do trauma psicológico. Até então tá bem simples, não sei ao certo se na prática esses puzzles dariam certo.

  Então, não adianta de nada só apresentar o Puzzle ou uma simples mecânica do jogo se não ter um background, uma base, mesmo que simples do enredo, para sabermos mais sobre. A principio a ideia está bem fraca para um mistério e terror. Mas está boa para um simples jogo de Puzzle.
Título: Re: Sistema de pesadelos - deem uma olhada na minha ideia
Enviado por: Zelluhat online 26/12/2013 às 18:31
@lobozero, oq eu coloquei no post foi sobre o sistema de pesadelos, é lógico que terá um clima tenso de jogo de terror, e eu n falei exatamente toda a ideia do jogo como história e tal, eu apenas coloquei a ideia de sistema pois é a parte que eu quero saber para aplicar ao jogo.

a história mesmo do jogo e tal eu pretendo postar futuramente em projetos em progresso com uma demo e screenshots.

~Zelluhat
Título: Re: Sistema de pesadelos - deem uma olhada na minha ideia
Enviado por: VincentVII online 26/12/2013 às 18:33
Não vou entrar no lance de mistério/terror porque não acho que esse seja o objetivo. No caso você só quer expor a ideia de um sistema, certo?

Bom, eu não diria que isso é um sistema de pesadelos. Acho que é algo tipo aquilo do Batman Arkham Asylum em que o Batman sofria aquele surtos ilusórios por causa do Espantalho. Então, como disse o lobo, seria mais um puzzle do que um sistema propriamente dito. Portanto, acho que os pesadelos são mais parte da história do que uma mecânica. De qualquer forma, não vejo motivos para não adicioná-los no jogo.
Título: Re: Sistema de pesadelos - deem uma olhada na minha ideia
Enviado por: Zelluhat online 26/12/2013 às 18:41
Eu entendi o que vcs disseram, o unico motivo de ser de pesadelo é que essas visões que o personagem terá serão durante o sono, por isso o nome de pesadelo.

tb fará parte da história isso e n será a unica mecanica do jogo.

A ideia desses puzzles seria para enriquecer o jogo e ao mesmo tempo revelar coisas que o personagem não sabe durante seus sonhos/visões.

O motivo de eu ter referido o jogo pode ter confundido um pouco o real objetivo do tópico, mas eu usei a referencia ao jogo mais para especificar de que isso seria para um jogo de terror/misterio.

Ps: os puzzles tb são pelo motivo que eu n quero criar um jogo genérico de terror que só serve pra assustar e n tem conteudo a mais.

Agradeço a compreensão e os comentários no tópico.  :blink:

Edit: Entendi Vincent, é q pra mim puzzle poderia ser considerado um tipo e sistema. sempre considerei puzzle como um gênero e sistema ao mesmo tempo, então o jogo na verdade vai ser um terror/mistério/puzzle  :O_O:
rsrsrs

~Zelluhat
Título: Re: Sistema de pesadelos - deem uma olhada na minha ideia
Enviado por: VincentVII online 26/12/2013 às 18:46
Eu entendi totalmente o objetivo do tópico e tenho certeza que o lobo entendeu também. O que eu estava dizendo é que o Sistema de Pesadelos não é um sistema propriamente dito. Correr, voar, escalar, atirar projéteis, isso são sistemas. No seu caso você está tendo a ideia para um série de puzzles que o jogador precisará passar durante o decorrer do jogo. Mas de novo, não vejo motivos para não ter algo assim no jogo!
Título: Re: Sistema de pesadelos - deem uma olhada na minha ideia
Enviado por: Sotelie online 26/12/2013 às 18:56
Bom, visando todo o assunto do tópico, o sistema poderia se encaixar em outro tipo!
Um exemplo disso, é Silent Hill! Você entra em um estado sombrio e tem que realizar os "Puzzles", como, achar uma carta misteriosa e tal, e o sistema de pesadelo, poderia ser tipo o HP!
No mais, espero que implemente a idéia! Pois poderá ficar interessante se usado corretamente!  :ok:
Título: Re:  Sistema de pesadelos - deem uma olhada na minha ideia
Enviado por: Zelluhat online 26/12/2013 às 19:05
@Alisson na verdade o "psicológico" seria o HP do jogo porque a casa que o personagem principal estará no jogo tem por ideia deixar quem entra nela louco(e consequentemente esse personagem que ficasse louco iria optar por suicidio), ou seja n machucaria fisicamente(ou machucaria né, mas n suficiente pra matar dessa forma)

Eu só ainda n sei como usarei esse "HP" fora dos pesadelos, provavelmente usarei com armadilhas na casa.

Edit: Grande Masked, obrigado pela ideia para usar o Hp fora dos pesadelos  :XD:

~Zelluhat
Título: Re: Sistema de pesadelos - deem uma olhada na minha ideia
Enviado por: Brandt online 26/12/2013 às 19:09
Acho que entendi, uma vez eu pensei em fazer algo parecido para um jogo com a temática de sonhos/pesadelos, quando os heróis iam dormir eles iam para um outro mundo, com vários puzzles e tal...

Acho que se essa ideia for bem aplicada seria algo interessante, e gostei disso do medidor de sanidade, faz bastante sentido e se encaixa ao tema.

Enfim, boa sorte com o seu projeto.

P.S: Ah, quanto a usar o HP fora dos pesadelos, você poderia colocar algo que mexesse com o psicológico do personagem, por exemplo, assistir a um filme de terror, levar um susto com uma sombra (Certo, estou ficando sem ideias :facepalm:) enfim...
Título: Re: Sistema de pesadelos - deem uma olhada na minha ideia
Enviado por: Hermanngui online 26/12/2013 às 23:44
Cara, dê uma olhada em Don't Starve!...nele há um sistema de sanidade.

O conceito é: perto da luz = +Sanidade. Longe da luz = -Sanidade.
Quanto menor ficar a sanidade do personagem, mais alucinações (sombras se mexendo, monstros, etc) vão aparecendo... E com o cair da sanidade, essas alucinações passam a tirar HP do personagem..

Pelo que entendi...é quase algo nesse estilo.
Título: Re: Sistema de pesadelos - deem uma olhada na minha ideia
Enviado por: Zelluhat online 26/12/2013 às 23:52
[user]Hermanngui[/user] sim é quase a mesma ideia, a diferença é q no meu se a sanidade zerar o personagem enlouquece e se mata, o motivo é o que ja está explicado acima, nessa casa os 'seres' q vivem nela querem endoidar a pessoa para ela se matar.

Provavelmente n irei adicionar monstros no jogo de forma hostil, se eu adicionar vai ser aqueles famosos 'monstros' de jogos do tipo q aparecem poucas vezes e se te encostar tu morre.

Mas obrigado pelo exemplo mano, eu na verdade n joguei o don't starve então n sabia q era usado esse sistema de sanidade nele  :XD:

Edit: abraço [user]Hermanngui[/user]  :blink:

~Zelluhat
Título: Re: Sistema de pesadelos - deem uma olhada na minha ideia
Enviado por: Hermanngui online 26/12/2013 às 23:55
Pô, ideia muito legal mesmo!
Boa sorte aí, se eu souber de algo que possa lhe ajudar, te aviso!
Um abraço!
Título: Re: Sistema de pesadelos - deem uma olhada na minha ideia
Enviado por: Speed online 27/12/2013 às 00:32
 Os pesadelos poderiam ser aplicados como no jogo Don't Starve.
Bom, para vocês saberem como funciona, aqui está um vídeo sobre isso.

Spoiler
https://www.youtube.com/watch?v=G45HaGCg-EY (https://www.youtube.com/watch?v=G45HaGCg-EY)spoiler]

É conhecido como insanidade no jogo, quando a mentalidade do jogador cai muito e ele começa a ter alucinações.
Espero ter ajudado :D
[close]
Título: Re: Sistema de pesadelos - deem uma olhada na minha ideia
Enviado por: Zelluhat online 27/12/2013 às 00:42
Aahh sim [user]Speed[/user] então era por isso que tinha a parada de acender fogueira quando fica de noite, eu sabia da fogueira mas n sabia q isso estava relacionado ao sistema de sanidade, parece interessante.

Acho q irei por algo parecido no meu jogo sobre ter dia e noite e de noite ter que se esconder para n morrer devido a perda de sanidade(seria algo como se esconder em um quarto fechado q tivesse luz) o diferencial é que como vai ser dentro de uma casa não vai dar pra fazer algo do tipo fogueira, vai ver uma lanterna serviria pra emergencia mas com muitissima pouca bateria espalhada pela casa, para o jogador só usar em momentos de emergencia mesmo.

Obrigado Speed, me deu algumas ideias extras :blink:

~Zelluhat
Título: Re: Sistema de pesadelos - deem uma olhada na minha ideia
Enviado por: Speed online 27/12/2013 às 00:53
 Não cara, não é nada com a fogueira e sim ele ter alucinações.
Devia ter explicado  :=p:
Título: Re: Sistema de pesadelos - deem uma olhada na minha ideia
Enviado por: Zelluhat online 27/12/2013 às 01:13
[user]Speed[/user] eu entendi q vc estava se referindo as alucinações, mas o personagem do jogo ja vai ter alucinações em varias partes da história, e por enquanto n tenho um programador e/ou alguem q trabalhe com eventos que seja bom mesmo, eu mesmo irei fazer uma demo do jogo e ai irei abrir o tópico para chamar no maximo 2~3 membros 1 para script  1 para mapa e 1 para outra coisa q estiver faltando.

entende? é q pelo menos por enquanto n da pra fazer algo muito complexo do tipo alucinações sendo postas dessa forma pq teria q chamar coisas aleatórias toda vez q o personagem tiver com pouca sanidade e ainda n sei fazer isso.

No mais se alguem souber mecher com scripts e/ou eventos pelo menos de forma intermediaria e quiser fazer parte do projeto(ou ajudar nessa parte) eu agradeceria bastante, do contrário irei esperar para abrir um tópico de jogo em progresso quando tiver demo, video e screenshots para apresentar.

denovo agradeço por todas dicas/ideias e coisas relacionadas que tenham me ajudado de alguma forma com o projeto.

~Zelluhat
Título: Re: Sistema de pesadelos - deem uma olhada na minha ideia
Enviado por: Raposa Solar online 10/07/2014 às 07:02
 :ded:
A ideia é boa. Um jogo de terror sempre será um desafio para quem se propuser a fazer, mas há alguma coisa estranha.
Encaixe os quebra-cabeças não como parte de "pesadelos" ou faça com alguma lógica e não para acabar com a vida dos personagens (ou do personagem). O pesadelo no caso deveria servir como uma pista para solução de algo ou de alguma coisa.
E os quebra cabeças devem aparecer durante o restante da aventura e sem exageros... Deve haver outros tipos de desafios além de quebra-cabeças...
Faça algo equilibrado e será divertido  :o:):