O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Sistema de pesadelos - deem uma olhada na minha ideia

Iniciado por Zelluhat, 26/12/2013 às 18:15

Bem, eu estou fazendo um jogo do tipo terror/mistério que a ideia de morte do personagem é por trauma psicológico.

A ideia que eu tive foi a seguinte o personagem vai ter pesadelos em varias partes da história na qual ele entra em um tipo de puzzle com um tempo estipulado para ser completado e se o tempo acabar ele morre, e tb teria uma barra de psicológico em paralelo, a ideia é que se a barra de psicológico zerar o personagem se mata por n aguentar mais.

Ahh e ao completar um puzzle do pesadelo o limite da barra de psicológico aumentaria dependendo do quão rapido o puzzle foi completado.

Fora os pesadelos o objetivo do jogo tb seria juntar arquivos para desvendar o mistério. Os pesadelos ao serem completados tb dariam dicas ao personagem sobre os mistérios que ele está tentando desvendar.

Eu sinceramente n sou tão experiente em terror e/ou mistério por isso gostaria de saber se esse sistema ficaria interessante, se acharem que poderia melhorar algo ou se acham que a ideia é inviavel digam nos comentários, pois preciso saber para poder prosseguir com o projeto ou mudar algo pra melhorar ele.

No mais agradeço qualquer critica que seja construtiva.

Bem é isso.

~Zelluhat
Dá uma olhada no meu projeto que está em fase inicial e deixe seu feedback:
http://centrorpg.com/index.php?topic=14875.0

  Isso até tá me parecendo só um jogo de Puzzles, não de Terror. O único terror que você apresentou foi o fato do trauma psicológico. Até então tá bem simples, não sei ao certo se na prática esses puzzles dariam certo.

  Então, não adianta de nada só apresentar o Puzzle ou uma simples mecânica do jogo se não ter um background, uma base, mesmo que simples do enredo, para sabermos mais sobre. A principio a ideia está bem fraca para um mistério e terror. Mas está boa para um simples jogo de Puzzle.

@lobozero, oq eu coloquei no post foi sobre o sistema de pesadelos, é lógico que terá um clima tenso de jogo de terror, e eu n falei exatamente toda a ideia do jogo como história e tal, eu apenas coloquei a ideia de sistema pois é a parte que eu quero saber para aplicar ao jogo.

a história mesmo do jogo e tal eu pretendo postar futuramente em projetos em progresso com uma demo e screenshots.

~Zelluhat
Dá uma olhada no meu projeto que está em fase inicial e deixe seu feedback:
http://centrorpg.com/index.php?topic=14875.0

Não vou entrar no lance de mistério/terror porque não acho que esse seja o objetivo. No caso você só quer expor a ideia de um sistema, certo?

Bom, eu não diria que isso é um sistema de pesadelos. Acho que é algo tipo aquilo do Batman Arkham Asylum em que o Batman sofria aquele surtos ilusórios por causa do Espantalho. Então, como disse o lobo, seria mais um puzzle do que um sistema propriamente dito. Portanto, acho que os pesadelos são mais parte da história do que uma mecânica. De qualquer forma, não vejo motivos para não adicioná-los no jogo.

Viva a lenda!



26/12/2013 às 18:41 #4 Última edição: 26/12/2013 às 18:50 por Zelluhat
Eu entendi o que vcs disseram, o unico motivo de ser de pesadelo é que essas visões que o personagem terá serão durante o sono, por isso o nome de pesadelo.

tb fará parte da história isso e n será a unica mecanica do jogo.

A ideia desses puzzles seria para enriquecer o jogo e ao mesmo tempo revelar coisas que o personagem não sabe durante seus sonhos/visões.

O motivo de eu ter referido o jogo pode ter confundido um pouco o real objetivo do tópico, mas eu usei a referencia ao jogo mais para especificar de que isso seria para um jogo de terror/misterio.

Ps: os puzzles tb são pelo motivo que eu n quero criar um jogo genérico de terror que só serve pra assustar e n tem conteudo a mais.

Agradeço a compreensão e os comentários no tópico.  :blink:

Edit: Entendi Vincent, é q pra mim puzzle poderia ser considerado um tipo e sistema. sempre considerei puzzle como um gênero e sistema ao mesmo tempo, então o jogo na verdade vai ser um terror/mistério/puzzle  :O_O:
rsrsrs

~Zelluhat
Dá uma olhada no meu projeto que está em fase inicial e deixe seu feedback:
http://centrorpg.com/index.php?topic=14875.0

Eu entendi totalmente o objetivo do tópico e tenho certeza que o lobo entendeu também. O que eu estava dizendo é que o Sistema de Pesadelos não é um sistema propriamente dito. Correr, voar, escalar, atirar projéteis, isso são sistemas. No seu caso você está tendo a ideia para um série de puzzles que o jogador precisará passar durante o decorrer do jogo. Mas de novo, não vejo motivos para não ter algo assim no jogo!

Viva a lenda!



Bom, visando todo o assunto do tópico, o sistema poderia se encaixar em outro tipo!
Um exemplo disso, é Silent Hill! Você entra em um estado sombrio e tem que realizar os "Puzzles", como, achar uma carta misteriosa e tal, e o sistema de pesadelo, poderia ser tipo o HP!
No mais, espero que implemente a idéia! Pois poderá ficar interessante se usado corretamente!  :ok:

26/12/2013 às 19:05 #7 Última edição: 26/12/2013 às 19:11 por Zelluhat
@Alisson na verdade o "psicológico" seria o HP do jogo porque a casa que o personagem principal estará no jogo tem por ideia deixar quem entra nela louco(e consequentemente esse personagem que ficasse louco iria optar por suicidio), ou seja n machucaria fisicamente(ou machucaria né, mas n suficiente pra matar dessa forma)

Eu só ainda n sei como usarei esse "HP" fora dos pesadelos, provavelmente usarei com armadilhas na casa.

Edit: Grande Masked, obrigado pela ideia para usar o Hp fora dos pesadelos  :XD:

~Zelluhat
Dá uma olhada no meu projeto que está em fase inicial e deixe seu feedback:
http://centrorpg.com/index.php?topic=14875.0

Acho que entendi, uma vez eu pensei em fazer algo parecido para um jogo com a temática de sonhos/pesadelos, quando os heróis iam dormir eles iam para um outro mundo, com vários puzzles e tal...

Acho que se essa ideia for bem aplicada seria algo interessante, e gostei disso do medidor de sanidade, faz bastante sentido e se encaixa ao tema.

Enfim, boa sorte com o seu projeto.

P.S: Ah, quanto a usar o HP fora dos pesadelos, você poderia colocar algo que mexesse com o psicológico do personagem, por exemplo, assistir a um filme de terror, levar um susto com uma sombra (Certo, estou ficando sem ideias :facepalm:) enfim...
~ Masked

Cara, dê uma olhada em Don't Starve!...nele há um sistema de sanidade.

O conceito é: perto da luz = +Sanidade. Longe da luz = -Sanidade.
Quanto menor ficar a sanidade do personagem, mais alucinações (sombras se mexendo, monstros, etc) vão aparecendo... E com o cair da sanidade, essas alucinações passam a tirar HP do personagem..

Pelo que entendi...é quase algo nesse estilo.
"Designer e Eventer. Manja um pouco de mapeamento e está aprendendo Pixel Art."


Meu projeto está passando por uma remodelagem, aguardem atualizações!!! (clique na barrinha pra ver o projeto)



26/12/2013 às 23:52 #10 Última edição: 26/12/2013 às 23:59 por Zelluhat
[user]Hermanngui[/user] sim é quase a mesma ideia, a diferença é q no meu se a sanidade zerar o personagem enlouquece e se mata, o motivo é o que ja está explicado acima, nessa casa os 'seres' q vivem nela querem endoidar a pessoa para ela se matar.

Provavelmente n irei adicionar monstros no jogo de forma hostil, se eu adicionar vai ser aqueles famosos 'monstros' de jogos do tipo q aparecem poucas vezes e se te encostar tu morre.

Mas obrigado pelo exemplo mano, eu na verdade n joguei o don't starve então n sabia q era usado esse sistema de sanidade nele  :XD:

Edit: abraço [user]Hermanngui[/user]  :blink:

~Zelluhat
Dá uma olhada no meu projeto que está em fase inicial e deixe seu feedback:
http://centrorpg.com/index.php?topic=14875.0

Pô, ideia muito legal mesmo!
Boa sorte aí, se eu souber de algo que possa lhe ajudar, te aviso!
Um abraço!
"Designer e Eventer. Manja um pouco de mapeamento e está aprendendo Pixel Art."


Meu projeto está passando por uma remodelagem, aguardem atualizações!!! (clique na barrinha pra ver o projeto)



27/12/2013 às 00:32 #12 Última edição: 27/12/2013 às 00:33 por Speed
 Os pesadelos poderiam ser aplicados como no jogo Don't Starve.
Bom, para vocês saberem como funciona, aqui está um vídeo sobre isso.

Spoiler
https://www.youtube.com/watch?v=G45HaGCg-EYspoiler]

É conhecido como insanidade no jogo, quando a mentalidade do jogador cai muito e ele começa a ter alucinações.
Espero ter ajudado :D
[close]

Aahh sim [user]Speed[/user] então era por isso que tinha a parada de acender fogueira quando fica de noite, eu sabia da fogueira mas n sabia q isso estava relacionado ao sistema de sanidade, parece interessante.

Acho q irei por algo parecido no meu jogo sobre ter dia e noite e de noite ter que se esconder para n morrer devido a perda de sanidade(seria algo como se esconder em um quarto fechado q tivesse luz) o diferencial é que como vai ser dentro de uma casa não vai dar pra fazer algo do tipo fogueira, vai ver uma lanterna serviria pra emergencia mas com muitissima pouca bateria espalhada pela casa, para o jogador só usar em momentos de emergencia mesmo.

Obrigado Speed, me deu algumas ideias extras :blink:

~Zelluhat
Dá uma olhada no meu projeto que está em fase inicial e deixe seu feedback:
http://centrorpg.com/index.php?topic=14875.0

 Não cara, não é nada com a fogueira e sim ele ter alucinações.
Devia ter explicado  :=p: