O Kaos, membro da falecida ReinoRPG, nos havia postado estes dois tutoriais bem legais que consegui resgatar. O primeiro é sobre criação de cabelos. No segundo, ele ensina a recolorir cabelos de forma bem fácil. Tudo no Paint.
Spoiler
~ Conceitos sobre o cabelo ~
Bom, o cabelo não é como as roupas, o cabelo tem mais brilho, e varia muito. Existem milhares de tipos de penteados, tamanho e formas de cabelo, por isso você tem que imaginar o cabelo em todos os seus detalhes.
O RMVX usa o estilo chibi no char, o estilo chibi é um estilo em que o crânio do personagem é imenso chegando a medir metade do corpo do personagem, por isso os personagens de RMVX precisam ter uma atenção especial no cabelo. Por isso vou falar um pouco sobre o cabelo em partes:
Outline: O cabelo do personagem precisa ter uma outline (contorno) o mais simples possível, se você tentar deixar a outline mais complicada isso vai atrapalhar no sombreamento e forma do char, assim o char pode ficar ruim.
Midtone: O midtone do cabelo do char é o tom médio, que não é escuro e nem claro, este será o princípio da cor do cabelo do char. Não é muito importante mas é necessário.
Sombreamento: O sombreamento é uma parte extremamente importante no cabelo do char, sem um bom sombreamento o cabelo pode ficar com um formato errado e não passar a idéia do estilo do cabelo, lembre-se sempre que o sombreamento está presente quando a luz não consegue chegar em certos pontos do cabelo do char, tenha isso sempre em mente enquanto estiver fazendo o sombreamento.
Iluminação: A iluminação é tão importante quanto o sombreamento, eu vejo por aí muitos chars em que seus autores dispensaram a iluminação, isto é um erro, pois sem iluminação o cabelo não fica realista. Lembre-se de que a iluminação é indispensável.
~ passo 1 - outline ~
Como eu disse antes, a outline do cabelo tem que ser feita com o máximo de simplicidade, isso evita com que você cometa erros no sombreamento e que o char fique desforme.
o cabelo que iremos fazer é o cabelo do meu char Kiryuu Zero, este é um cabelo perfeito porque não tem um outline complicado.
Vamos usar uma imagem do personagem para nos guiarmos melhor:
(http://www.tv-tokyo.co.jp/contents/vampire-knight/images/chara02.jpg)
Primeiramente escolhemos uma paleta de cores, a que eu usarei no char é essa:
(http://i281.photobucket.com/albums/kk223/x0kaos0x/Paletadecores.png)
Este é o caso em que cada cor da paleta deve ser usada:
1°- Com esta cor você fará a iluminação.
2°- Esta cor será o midtone, o tom que não é nem escuro nem claro.
3°- Esta é a cor do sombreamento primário, uma parte onde a luz ainda consegue atingir um pouco da área.
4°- Esta cor é o sombreamento mais forte, fica no extremo do cabelo onde a luz quase não chega.
5°- Outline, utilize esta cor para dar forma ao cabelo, se necessário, utilize o preto para marcar as áreas muito escuras.
agora com a paleta de cores construída, vamos começar a fazer o cabelo.
como o cabelo do personagem é caído, desenhe a outline em volta da forma da cabeça do template, tentando ser o mais simples possível e fazer ficar parecido com a imagem.
Vai ficar assim:
(http://i281.photobucket.com/albums/kk223/x0kaos0x/Chardefrente-Outline.png)
Como pode observar, não tem nada de complicado nesta outline, isso facilitará muito o trabalho.
vamos para o próximo passo, o midtone.
~ Passo 2 - O Midtone ~
Bom, nenhum segredo nesta parte, a única coisa que você precisará fazer é pegar o midtone, que o tom neutro, e preencher todo o cabelo do char, assim ficará mais agradável para fazer o sombreamento.
faça assim:
(http://i281.photobucket.com/albums/kk223/x0kaos0x/Chardefrente-midtone.png)
como está vendo, não é nada complicado, mas isso deixa mais fácil para imaginar o sombreamento.
vamos para o próximo passo!
~ Passo 3 - Sombreamento parte 1 - Pontos Extremos ~
Bom, agora vamos começar a falar de sombreamento, como você sabe as sombras aparecem nas partes onde a luz não consegue alcançar, mas ainda assim as sombras ficam mais claras ou mais escuras conforme sua proximidade da luz, então vamos começar com a sombra mais escura, nos pontos extremos do cabelo.
Imagine todo o volume do cabelo, pense nas partes onde a luz não toca no cabelo, as partes mais distantes da luz. Elas estão nas divisões de uma mecha de cabelo e outra, então vamos encontrar essas mechas.
Como o cabelo dele é liso, as mechas são fáceis de encontrar, então vamos lá.
Repare nos lugares onde está com a sombra mais escura, se você ver bem é aí onde se encontram as divisões das mechas de cabelo, observe:
(http://i281.photobucket.com/albums/kk223/x0kaos0x/Chardefrente-highshadow.png)
Geralmente nos chars de RPG Maker VX, a sombra mais escura é usada para dar apoio ao outline, ajudando à dar forma ao cabelo.
bom, acho que deu pra entender o conceito da sombramais escura, então vamos agora ao próximo passo!
~ Passo 4 - Sombreamento parte 2 - Sombreamento Normal ~
Bom, normalmente é nesta parte que os spriters iniciantes mais tem dificuldade. Muitas pessoas colocam o sombreamento em pontos aleatórios do cabelo do char, sem levar em conta de onde a luz está vindo, isso é um erro bastante comum.
Bom, vamos imaginar o volume do cabelo denovo. Pense de onde a luz está vindo (no caso do char, de cima) e pense onde ficariam as sombras. Bom, naturalmente perto de onde as sombras mais escuras estavam, veja os pontos em que a luz não consegue chegar e imagine onde colocar o sombreamento.
Aqui vai um exemplo de como eu sombreei o cabelo do char:
(http://i281.photobucket.com/albums/kk223/x0kaos0x/Chardefrente-simpleshadow.png)
como pode ver, eu contornei as partes do cabelo onde a luz não chegaria. E como eu falei, é natural que fique perto das sombras mais escuras.
bom, acho que já deu pra ter uma noção de sombreamento básico, então vamos para o próximo passo!
~ Passo 5 - Iluminação ~
Como eu disse, a iluminação é tão importante quanto o sombreamento, então nunca se esqueça disso. As luzes são o contrário das sombras, elas aparecem na parte do cabelo onde a luz bate mais forte. Vamos ver onde essas partes estão:
Observe mais uma vez como está o char de onde paramos:
(http://i281.photobucket.com/albums/kk223/x0kaos0x/Chardefrente-simpleshadow.png)
Se você observar, as sombras estão contornando as mechas de cabelo, então o lugar onde a luz mais bate é no centro das mechas, este é o lugar onde teremos que colocar a iluminação.
Então vamos usar a cor mais clara da paleta de cores, agora use apenas alguns pixels para a iluminação, nada muito exagerado. Apenas onde você acha que a luz iria bater com mais intensidade.
veja como ficou:
(http://i281.photobucket.com/albums/kk223/x0kaos0x/Chardefrente-iluminao.png)
Repare onde a iluminação ficou, estes são os pontos onde provavelmente a luz brilharia mais intensamente no cabelo.
Bom, acho que já falei o suficiente da iluminação, então vamos para o próximo passo!
~ Passo 6 - Sombreamento no Template ~
O cabelo do char já está feito, mas ainda falta uma parte muito importante, a sombra do cabelo no template. Esta é uma parte muito importante, e sem ela o cabelo não se encaixa bem no char, mas muitas pessoas se esquecem desta parte. Inclusive eu, mas por sorte meus amigos me lembram de fazer essa parte ^^
Então vamos apenas usar os conceitos de sombreamento que já adquirimos para sombrear o rosto do char de forma que o cabelo se encaixe no personagem. Então vamos lá!
Primeiro complete a parte que ainda está com o midtone com o sombreamento normal, assim:
(http://i281.photobucket.com/albums/kk223/x0kaos0x/Sombreamentodorosto-simpleshadow.png)
Agora selecione a sombra mais escura, e imagine a região onde a luz fica mais distante, e depois faça o sombreamento nesta parte assim:
(http://i281.photobucket.com/albums/kk223/x0kaos0x/Sombreamentodorosto-highshadow.png)
Pronto! Viu como esta parte é simples? ^^
agora tudo o que você precisa fazer é colorir os olhos e as sobrançelhas do char para ficar parecido com o personagem apresentado na imagem que mostrei no início do tutorial, e depois fazer a roupa. Se tiver alguma dúvida para fazer a roupa você pode ler a primeira aula do meu segundo ciclo de aulas.
~ Resultado Final ~
(http://i281.photobucket.com/albums/kk223/x0kaos0x/ResultadoFinal.png)
~ Conclusão ~
Bom, eu mostrei o princípio para se fazer o cabelo de um char, mas você só vai realmente conseguir um bom resultado se você se esforçar. Lembre-se de que ninguém nasce sabendo, e que pixel-art requer muita prática, então pratique bastante e espero ótimos chars seus!
Obrigado por ler esta aula e até a próxima!