O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

"Linhas pretas" na tela depois do deployment

Iniciado por Eliaquim, 17/08/2018 às 16:19

17/08/2018 às 16:19 Última edição: 21/08/2018 às 21:07 por Eliaquim
""""SOLUÇÃO"""" > Não exatamente uma solução, mas uma forma de driblar o problema. Fazer o mapa normalmente no Maker e tirar uma screenshot e adicioná-lo como parallax. Obrigado a todos pela ajuda!! :)

_________________________________________________________________________________________________________________________

Atualizei o post na tentativa de melhor explicar/detalhar o problema e as tentativas já tentadas até o momento para resolver o mesmo.

Problema > Linhas pretas/brancas/azuis estão aparecendo na tela após o deployment para android.

Spoiler
[close]


Informações:
RM MV comprado na Steam.
Versão 1.6.1 - Resolução nativa 816x624
EXPORTS:
1 - APK gerado pelo Android Studio seguindo este tutorial: https://forums.rpgmakerweb.com/index.php?threads/exporting-to-android-mv-android-client.84971/
2 - APK gerado pelo Website.2APK builder
3 - APK gerado pelo modo oficial: RPG Maker MV Help> Documentation > Converting to a android app
Nenhum plugin foi usado.
Teste realizado em três aparelhos diferentes.
O mesmo processo foi realizado no Windows 7 professional 64bit(NOTEBOOK) e no Windows 10 professional 64bit(DESKTOP) - AMBOS ORIGINAIS!


Tentativas até o momento:
Já tentei mapear com o SHIFT, mas o problema persiste. [[Export 1,2,3]]
Usei tilesets RTP e também outros como o do cyanide, mas o problema persiste. [[Export 1,2,3]]
Troquei os arquivos .JS pelos da versão 1.3.5 (com exceção do plugins.js). [[Export 1,2,3]]
Usei o plugin Community_Basic (Autor: RM CoreScript team) e na opção "renderingMode" coloquei "webgl" e em outro deployment coloquei "canvas" e "auto", também não funcionou. [[Export 1,2,3]]
Nenhuma delas funcionou.

Realizei o downgrade para as versões (que constam na steam): 1.0.1 / 1.0.2 / 1.3.5 / 1.4.1 / 1.5.1 / 1.5.2 / 1.6.0
Spoiler
[close]
Criei novos projetos em cada uma das versões, e usei a forma de gerar o APK com as três formas de export listados na "informações", todos os apks que foram possíveis gerar, permaneceram com as linhas pretas/brancas/azuis.

Teve um caso de uma pessoa com o mesmo problema nesse tópico -https://forums.rpgmakerweb.com/index.php?threads/thin-black-white-line-on-map.81510/ - E conseguiu resolver da seguinte maneira: Passou os arquivos .js da versão 1.34 para a pasta do seu projeto (com exceção do arquivo plugins.js) e conseguiu resolver. Entretanto, a STEAM não me dá a possibilidade de realizar o downgrade para essa versão.

Achei no site do Yanfly uma informação dizendo que na atualização para 1.3.1 foi resolvido o problema das linhas pretas no android.
http://yanfly.moe/category/rpg-maker-channel/
Spoiler
[close]
Por este motivo, também concluo que isso deve ser alguma responsabilidade do pessoal do RM MV, e que não tem haver com os processos para exportar e gerar o apk feito por mim ou o usuário.

Também me disseram pelos fóruns que a resolução deveria ser múltipla de 48x48, e que caso contrário, poderia acontecer esse erro devido as linhas do GRID nos tilesets. Mas eu usei a resolução nativa 816x624, que é múltipla de 48. E também testei com a resolução 1280x720 nos exports feitos com a versão 1.6.1 do RM MV, e sem sucesso.

Simplesmente não sei mais o que fazer. Conclui que a maneira como eu, o usuário, gera o apk não é o problema (visto que, pelo modo oficial também não funcionou). Se não conseguir encontrar uma solução, vou tentar entrar em contato diretamente com alguém que trabalha com eles lá para resolver :(

Desabafo(hahahaha) - Além de todo esse trabalho (4 dias), achei um absurdo o modo oficial de gerar o APK que consta no arquivo de ajuda do RM MV, estar totalmente desatualizado. Mesmo que fosse possível gerar o apk sem as linhas pretas (ou se eu simplesmente não me importasse e lançasse o jogo com as linhas na tela mesmo), eles deveriam atualizar o processo como se faz o apk.
Observação 1: Usei exatamente os mesmos arquivos, as mesmas versões dos softwares listados no Help file. APÓS NÃO OBTER SUCESSO, tentei usar as versões atualizadas, como o Python 37, O crosswalk mais recente, o API mais recente, O SDK tools mais recente etc. E não obtive êxito)
Observação 2: Todas as tentativas realizadas com a versão mais recente do RM MV, eu consegui gerar o apk e instalar no Android, mas as linhas pretas continuaram.
Observação 3: Em algumas versões antigas, poucas tentativas eu não consegui chegar a gerar o apk/ ou consegui gerar mas a instalação falhou no android).

____________________________________________________________________________________________

(PRIMEIRO POST)
Fala pessoal!
To fazendo uns testes aqui no deployment pra android. E fica aparecendo umas linhas pretas em algumas partes do mapa (fiz o mapa com a opção de gerar masmorras>labirinto). Já tentei usar o shift+tileset, diminuiu um pouco mas ainda ficou as linhas e além disso, o mapa fica zuado com tudo desenhado no shift =/ Veja por exemplo, bem no meio do mapa a linha preta.

Spoiler
[close]


Alguém sabe como resolver isso?
OBS: Gerei o apk pelo android studio.

[EDIT] https://forums.rpgmakerweb.com/index.php?threads/thin-black-white-line-on-map.81510/
Nesse fórum achei um cara com o mesmo problema. E ele disse que alguém passou pra ele uns arquivos .JS de uma versão anterior 1.34 e que ele substituiu e ficou de boa.
Então, se alguém souber como posso conseguir esses arquivos já ajuda também...

Acontece só com esse tileset? Algumas imagens do RTP do MV estão com problemas já há algum tempo. Também pode ser algum bug na exportação do próprio para Android. Pelo que me lembro, o pessoal que testou essa função não gostou muito dos resultados.

Citação de: Corvo online 17/08/2018 às 16:56
Acontece só com esse tileset? Algumas imagens do RTP do MV estão com problemas já há algum tempo. Também pode ser algum bug na exportação do próprio para Android. Pelo que me lembro, o pessoal que testou essa função não gostou muito dos resultados.
Fala fera!
Então, aconteceu com os tilesets rtp(diversos) e também com outros que não são rtp como os do cyanide.
Pois é, parece que essa exportação para android do rm mv é funcional, mas cheia de remendos... sei lá.

Bom, pela Steam você pode baixar versões anteriores, mas nesse caso recomendo que faça todo o projeto em uma única versão. Certamente os arquivos serão incompatíveis com o MV 1.6 atual Para baixar versões anteriores clique com o botão direito no programa na lista da Steam, selecione Propriedades > Betas.

Citação de: Corvo online 17/08/2018 às 18:23
Bom, pela Steam você pode baixar versões anteriores, mas nesse caso recomendo que faça todo o projeto em uma única versão. Certamente os arquivos serão incompatíveis com o MV 1.6 atual Para baixar versões anteriores clique com o botão direito no programa na lista da Steam, selecione Propriedades > Betas.

É fiz o downgrade para a versão 1.3.5 e não funcionou... Eu vi no fórum inglês, que um cara copiou os arquivos da versão 1.3.4 e conseguiu. Mas na steam não tem essa opção. :(
Spoiler
[close]

Já vi erro semelhante, mas era cálculo errado na disposição dos tiles, aí ficava uma linha divisória entre alguns tiles. Não é o seu caso. Aí as linhas que aparecem só afetam metade do tile, só afetam os tiles de teto do A4 e parecem ser bem uniformes, o que me faz pensar que talvez sejam provocadas por fator externo. Tu tem outra imagem de onde acontece esse erro, com outros tiles, pra verificarmos se é só no A4 mesmo? E tu chegou a editar algo neles? Talvez deslocou-os um pouco e não percebeu.

Citação de: King Gerar online 18/08/2018 às 07:39
Já vi erro semelhante, mas era cálculo errado na disposição dos tiles, aí ficava uma linha divisória entre alguns tiles. Não é o seu caso. Aí as linhas que aparecem só afetam metade do tile, só afetam os tiles de teto do A4 e parecem ser bem uniformes, o que me faz pensar que talvez sejam provocadas por fator externo. Tu tem outra imagem de onde acontece esse erro, com outros tiles, pra verificarmos se é só no A4 mesmo? E tu chegou a editar algo neles? Talvez deslocou-os um pouco e não percebeu.

Fala King!
Então cara, eu já usei diversos tilesets pra testar, inclusive desinstalei e instalei de novo o rm mv e exportei um projeto novo, e o problema persistiu...Não editei nenhum não.
Acontece com outros tilesets também, olha as fotos.
Spoiler
[close]

Vixe, pelo visto acontece com o tiles posteriores também, B, C, etc. Não vou saber falar de onde provém isso aí não, parece ser bem específico.

Eu não entendo na exportação para Android, nunca mexi com ela e nunca me interessou, mas tu testou com outros programas além do Android Studio? Se tu apertar F1 na tela do RPG Maker MV, tu é direcionado a uma guia de informações no navegador, e lá pro fim há uma explanação da disponibilização para Android, citando alguns programas e o passo a passo pelo que vi aqui. Testa seguindo ele, talvez esse programa por ti utilizado é que não esteja lidando bem com o projeto.

Citação de: King Gerar online 18/08/2018 às 10:37
Vixe, pelo visto acontece com o tiles posteriores também, B, C, etc. Não vou saber falar de onde provém isso aí não, parece ser bem específico.

Eu não entendo na exportação para Android, nunca mexi com ela e nunca me interessou, mas tu testou com outros programas além do Android Studio? Se tu apertar F1 na tela do RPG Maker MV, tu é direcionado a uma guia de informações no navegador, e lá pro fim há uma explanação da disponibilização para Android, citando alguns programas e o passo a passo pelo que vi aqui. Testa seguindo ele, talvez esse programa por ti utilizado é que não esteja lidando bem com o projeto.
É! Estou seguindo o passo a passo do F1 agora mesmo... É bem complicado mas tá indo. Uma dessas fotos que postei para você foi com android studio. E outra foi com um outro programa um tal de web 2apk builder... E deu o mesmo problema.
Também estou falando com uma galera do fórum inglês, e depois vou atualizar o tópico listando tudo que já foi tentado.

Geralmente esse erro ocorre pelo fato das texturas serem renderizadas usando GL_LINEAR ao invés de GL_NEAREST com WebGL. Não sei como tá o nível de MSAA no WebGL, e como cada tile é um sprite separado, ele tenta suavizar os contornos. Já chegou a acontecer umas vezes no pc aqui, mas pelo visto fica mais aparente no android.

20/08/2018 às 15:40 #10 Última edição: 20/08/2018 às 16:03 por Corvo
Citação de: Sotelie online 18/08/2018 às 17:14
Geralmente esse erro ocorre pelo fato das texturas serem renderizadas usando GL_LINEAR ao invés de GL_NEAREST com WebGL. Não sei como tá o nível de MSAA no WebGL, e como cada tile é um sprite separado, ele tenta suavizar os contornos. Já chegou a acontecer umas vezes no pc aqui, mas pelo visto fica mais aparente no android.
Opa! Obrigado pela informação Sotelie, não entendi muito bem,mas já é uma informação para eu pesquisar melhor. Tem um plugin que vem com o Rm mv que tinha uma coisa de "rendering mode" Auto, Webgl e um outro. Depois vou testar usar ele e mudar algo.
Mas só vou conseguir fazer os testes na segunda agora.


Post atualizado!

É complicado. O problema é que não consigo nem testar alguns projetos, pois meu celular não rodaria jogos do MV de qualquer forma. Recomendo que você poste uma mensagem lá sim, inclua todas as informações que atualizou aqui pra ter certeza de que terão de te dar uma resposta direta. O pessoal lá é meio escorregadio.

Tipo, a versão do Python - que eu nem sabia que o processo do MV utilizava - está bem desatualizada mesmo, mas não creio que seja o problema. Se a versão utilizada fosse a 2.7, tudo bem, mas a 3.4 não tem muita diferença pra atual. Quanto à resolução, você testou exportar o projeto em diferentes tamanhos ou se refere à resolução dos aparelhos nos quais testou? Outra coisa que também penso não ter muita relação é a versão do Android usada nos testes.

Citação de: Corvo online 20/08/2018 às 16:23
É complicado. O problema é que não consigo nem testar alguns projetos, pois meu celular não rodaria jogos do MV de qualquer forma. Recomendo que você poste uma mensagem lá sim, inclua todas as informações que atualizou aqui pra ter certeza de que terão de te dar uma resposta direta. O pessoal lá é meio escorregadio.

Tipo, a versão do Python - que eu nem sabia que o processo do MV utilizava - está bem desatualizada mesmo, mas não creio que seja o problema. Se a versão utilizada fosse a 2.7, tudo bem, mas a 3.4 não tem muita diferença pra atual. Quanto à resolução, você testou exportar o projeto em diferentes tamanhos ou se refere à resolução dos aparelhos nos quais testou? Outra coisa que também penso não ter muita relação é a versão do Android usada nos testes.

Beleza...
A resolução que eu me referi a testar os projetos em diferentes tamanhos mesmo. A resolução do próprio jogo mesmo.
É vou ir esperando aí. Talvez hoje ou amanhã a noite eu me comunique lá pelo site oficial mesmo. Vou ver se alguém do fórum inglês fala alguma coisa por lá tb.