O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[AJUDA] Tamanhos dos Sprites Extra Grandes

Iniciado por Aandel, 20/11/2023 às 16:40

20/11/2023 às 16:40 Última edição: 20/11/2023 às 16:44 por Aandel
Ola pessoal! Como utilizo parallaxe em meus mapas, muitos sprites precisam ser adaptados para caber em cada Mapa criado. Eu até consigo com um pouco de esforço no photoshop, mas sempre percebi uma certa discrepância na hora de criar um guia/template que encaixe na imagem. Não sei se irei conseguir explicar exatamente o problema mas, vamos lá.
Primeiro que utilizo um plugin do MOG que permite usar somente 1 frame ao invés dos 3 convencionais, no caso de uma Porta isto é excelente, pois reduz o tamanho do arquivo.
Sabendo disso vamos lá:

Se eu faço uma porta muito grande, basicamente seria multiplicar 48 x o tamanho de cada Tile que quero: Por exemplo, Tenho aqui uma Porta que ocupa 3 Tiles de Largura e 5 Tiles de Altura.
Sendo assim:
L.48x3=144
A.48x5=240

O Total do template em altura seria 280x4= 960

Feito isto coloco dentro do jogo para rodar e então sempre preciso ajustar para caber no espaço e geralmente sempre tenho que aumentar muitos tiles a mais nas quatro direções para que o sprite caiba corretamente no parallax. No exemplo da Porta eu tive que aumentar em +1 Tile para altura e largura ficando em um total de:

L.48x4=192pixel
A.48x6=288pixel
O Total do template em altura ficou em: 288x4=1152pixel

Usando um fundo Preto hoje fui tentar sanar minha duvida e verificar o quanto exatamente este Template de 1152pixels cabe dentro da Parallaxe e a imagem me surpreendeu, pois ela não se encaixa exatamente dentro dos Tiles do RPG Maker deixando uma sobra de 1/2 Tile para os Lados e poucos centímetros para o alto.
O mais bizarro nem é isso, o estranho é que para o Sprite se encaixar exatamente onde quero, preciso colocar o Evento referente a ele em um ponto do mapa nem um pouco centralizado.
Não entendendo está dinâmica entre Photoshop versus RPG Maker, isto acaba que consumindo muito mais tempo do que eu gostaria e preciso ficar sempre corrigindo o posicionamento dos Sprites e por vezes rouba muito mais espaço do que normalmente devera ocupar. Alguém expert poderia me apontar se existe alguma solução ou de fato isto é algo que infelizmente não dá pra corrigir? Obrigado e vlw

O problema é bem semelhante ao que tive quando eu e meu irmão éramos adolescentes e queríamos fazer um jogo com gráficos de Final Fantasy Tatics (isométrico/IsoView).
Como você usa um Plugin eu não vou conseguir te dizer exatamente a medida correta das margens, mas eu posso te explicar como você deveria criar o Template do Sprite pra cada tamanho de imagem.
Crie uma imagem com quadradinhos com o tamanho exato dos tiles do RPG Maker MV, aumente a transparência para 70%, daí ajuste até encaixar sobre a imagem do parallax.
Faça uma captura da tela e meça a distancia da margem e ajuste no Sprite, use o MS Paint para ter os números exatos mais imediatamente, mas não faça a edição por ele.

20/11/2023 às 23:07 #2 Última edição: 20/11/2023 às 23:09 por Aandel
É quase isto que faço porém tudo pelo Photoshop.

Faço a captura de tela do jogo rodando;
Uso o Parallax inteiro e sobreponho a captura de tela;
Mas mesmo após todo o sprite aparentar que fica tudo correto, quando gero o Sprite completo com todas as medidas tiradas e coloco pra rodar no Jogo, sempre tenho que fazer os ajustes e isto é até o menor dos problemas.

O que mais me irrita é que sempre ao colocar o Evento no Jogo que mostra estes Sprites maiores, as posições deles sempre são muito estranhas.

No exemplo da Porta, o Evento está 1 Tile de distante da Porta em si o que acaba obrigando a gerar outro evento mais acima que é efetivamente a "Porta", assim precisando criar dois ou mais Eventos para uma Porta e as vezes isso acaba sobrecarregando o Mapa com muitos Eventos.

Para tentar minimizar a quantidade de Eventos em um Mapa, achei que poderia ter alguma solução eficiente para evitar a geração de Eventos além do necessário, centralizando o Sprite e o Evento.   



22/11/2023 às 20:00 #3 Última edição: 23/11/2023 às 11:21 por Crixus
Considerando uma conversa que tive com o Victor, você incluiu o ponto de exclamação no prefixo do nome do arquivo?
Por exemplo, ao invés disso:
Porta_de_aco.png

(A extensão .png normalmente vai estar ocultada)

Isso:
!Porta_de_aco.png


Faça o teste, isso envolve o rodapé do frame da imagem, que faz com que o sprite encaixe completamente dentro do ladrilho/tile no mapa.

irei testar está opção mas me recordo vagamente de em algum momento ter sim usado ambos os sinais ($!) a fim de tentar corrigir este encaixe dos sprites, mas no fim, sempre tinha que recorrer ao Photoshop e ajustar e ainda assim o evento ficava fora do Sprite.

Como exemplo ai da Porta, se no Evento eu colocar "igual ao personagem" na Prioridade a fim dele não atravessa o Sprite em si, como o Evento fica um ou dois tiles abaixo, isto acaba atrapalhando criando paredes invisíveis em locais que deveriam ser transitáveis, se o Evento da Porta não existisse.

Mas daqui a pouco vou testar novamente está opção e verificar se isto ajuda a evitar criar eventos a mais só por causa dos Sprites.