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Serie engines para games - Godot

Iniciado por razier, 16/09/2019 às 20:05

16/09/2019 às 20:05 Última edição: 17/09/2019 às 20:36 por razier
 Nesse topico da serie engine para games, irei falar de uma engine bem interessante o qual é gratuita, multiplataforma, com suporte 2d e 3d , essa engine é o godot game engine.

Visão geral

O godot é uma engine open source, que permite a criação de jogos tanto 2d quanto 3d, sendo que a sua interface possui uma tela de edição e construção otimizada para cada um dos tipos de jogos, ou seja um ambiente exclusivo para 2d e um para 3d.
A engine conta com um sistema de script para programação de codigo escrito baseado na linguagem de programação Phyton (versão standart), possui tambem um versão que permite a construção em linguagem c# (mono version), alem disso possui um sistema de programação visual integrada dentro do programa.
O programa possui versões compativeis para as plataformas windows (32 bits e 64 bits), linux e mac. Esse engine é multiplataforma ou seja exporta os jogos para as windows, linux, mac, android, ios e html5.


Informações especificas e mais detalhadas da engine:


Conteudo geral:

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O godot é uma engine que possui um ambiente de desenvolvimento compativel ou seja que funciona em windows, linux, mac e BSD e Haiku ( 32 e 64 bits ) e pode criar jogos voltados para plataformas PC , móveis e web.

Godot tem como objetivo oferecer um ambiente de desenvolvimento de jogos totalmente integrado. Ele permite que os desenvolvedores criem um jogo do zero, sem precisar de outras ferramentas além daquelas usadas para a criação de conteúdo (arte, música etc.). A arquitetura é construída em torno do conceito de uma árvore de "cenas" aninhadas. Todos os recursos do jogo, de scripts a ativos gráficos, são salvos como parte do sistema de arquivos do computador (e não em um banco de dados ). Esta solução de armazenamento visa facilitar a colaboração das equipes de desenvolvimento de jogos no código de script usando o controle de versão.

Animações
Godot possui um sistema de animação sofisticado com a capacidade de criar esqueletos (skeletons), inversão cinética (inverse kinematic) e deformação (morphing).

Física
Godot tem um sistema de física integrado para 2D e 3D que suporta colisões, objetos rígidos, cinética de corpos e simulação de viaturas.

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Linguagens de programações escrita e visual

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Os jogos Godot são criados em linguagens C ++ , C # , com ligações GDNative, como Rust , Nim , D , ou usando sua própria linguagem de script , GDScript, uma linguagem de programação de alto nível e tipagem dinâmica , muito semelhante ao Python . Ao contrário do Python, o GDScript apresenta uma digitação estrita de variáveis ​​e é otimizado para a arquitetura baseada em cenas de Godot. Os desenvolvedores de Godot declararam que muitas linguagens de script alternativas de terceiros ( Lua , Python e Squirrel) foram testados antes de decidir que o uso de uma linguagem personalizada permitia otimização e integração superiores do editor. Para usar linguagem C no programa deve ser baixada a versão do programa com suporte a essa linguagem.

O editor do mecanismo inclui um editor de script com recuo automático , destaque de sintaxe e conclusão do código . Ele também possui um depurador com capacidade de definir pontos de interrupção e programar etapas .

O godot tambem conta com um sistema de script visual que possui um sistema de integração com o script escrito, com isso é possivel criar uma parte do projeto em script visual e adicionar mecanicas ou funções via codificações escrita em codigo. (embora exista o script visual, ele é pouco explorado pelos criadores de conteudos, projetos e jogos na engine, sendo assim a maioria dos usuarios e utilizadores utilizam a programação em codigo para construir seus projetos na engine). Sendo assim a Godot trabalha com quatro tipos de linguagens:

GDScript: A linguagem principal do programa, uma linguagem que tem uma sintaxe muito semelhante ao Python, porem de forma optimizada para a criação de games.
C#: Adicionado na versão 3.0, com o objetivo de atender o padrão da industria.
VisualScript: Programação ligando nodes sem a necessidade de escrever códigos.
NativeScript: Similar com a linguagem C++, utilizada para modificação da propria engine, como criação de Plugins e novas funções.

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Renderização

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O mecanismo gráfico usa o OpenGL ES 3.0 para todas as plataformas suportadas; caso contrário, o OpenGL ES 2.0 é usado. O futuro apoio ao Vulkan também está planejado. Ele suporta mapeamento normal , especularidade , sombras dinâmicas usando mapas de sombras e efeitos de pós-processamento em tela cheia como correção de FXAA , bloom , DOF , HDR e gama. Uma linguagem simplificada de sombreador semelhante ao GLSL também é incorporada; shaders podem ser usados ​​para materiais e pós-processamento. Como alternativa, eles podem ser criados manipulando nós em um editor visual.

Há também um mecanismo de gráficos 2D separado , que pode operar independentemente do 3D. Exemplos de características do motor 2D incluem luzes, sombras, shaders, conjuntos de azulejo , rolagem de paralaxe , polígonos , animações, física e partículas. Também é possível misturar 2D e 3D usando um 'nó de viewport'.

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Plataformas

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O mecanismo suporta a implantação em várias plataformas e permite a especificação de configurações de compactação e resolução de textura para cada plataforma. Atualmente, as plataformas suportadas incluem Linux , macOS , Windows , FreeBSD , OpenBSD / DragonFly BSD , Android , iOS , BlackBerry 10 e HTML5 (embora existam reclamações que na versão 3.0 do programa o tamanho final do jogo exportado em html5 seja um pouco maior que em outras engines). E para os consoles PlayStation 3, PlayStation Vita e Nintendo 3DS. Também há suporte à Plataforma Universal do Windows (UWP) do Windows Runtime (WinRT).


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Outras características

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Godot contém um sistema de animação com uma GUI para editar animações esqueléticas , combinações, árvores de animação, cenas transformadas e em tempo real. Quase qualquer variável definida ou criada no jogo pode ser animada. O mecanismo usa o Bullet para simulação em física 3D.

Recursos
IDE: tem sistema de debug com suporte a breakpoints com avanços incrementais (stepping), e sistema Intelligent.
Renderização: o motor gráfico utiliza a tecnologia OpenGL ES 2. O motor suporta transparências, mapeamento normal, reflexos (specularity), sombras dinâmicos, neblina (fog) e linguagem de tonalidade (shaders).
2D e 3D: é suportado com as seguintes características: sprites, modelos 3d, animações, física e colisões.

Recursos adicionais incluem:

Nível de detalhe
Gráficos de análise de desempenho
Cozimento leve
Multithreading
Sistema de plugins
Renderizar alvos
Reprodução de vídeo usando o codec Theora
Reprodução de áudio dos codecs Ogg Vorbis e WAV
Sistema de partículas
Pipeline de importação / exportação / compactação de textura
Suporte Navmesh
Interface gráfica do usuário
Suporte para teclado , mouse , gamepad e tela sensível ao toque
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Imagens

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Considerações finais:

É um engine gratuita que tem bastante recursos integrados, é uma engine leve (o maior arquivo da engine é o do sistema de exportação), permite criar jogos e projetos tanto 2d e 3d (embora o 3d não seja tão explorado o momento), possui suporte a programação escrita (C#,C++ e python) e programação visual (que pode ser integrada com programação em codigo escrito), tem suporte para a maioria dos sistemas operacionas para pc, e exporta para pc, mobile (android e ios) e consoles. Ela é uma engine open source, logo tudo que você criar nela é seu, ou seja não precisa pagar nada se quiser vender seus trabalho e projetos feitos na engine.
Em contra partida ela carece de recursos adicionais em comparação com a unreal engine 4 e unity. E infelizmente ainda não existem tantos tutoriais em portugues em comparação com outras engines (especialmente sobre 3d e programação visual).

Os interessados podem estar dando uma olhada na engine no seu site oficial:

https://godotengine.org

ou na pagina do itchio:

https://godotengine.itch.io/godot

Referencias:

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Esse foi o topico sobre a godot, fica a aberto o topico para: duvidas e comentarios.









Só faltaram algumas imagens da engine pra deixar o tópico mais bonitinho.

Eu estou fazendo esse curso sobre a Godot. Não to achando 100%, mas acredito que, para começar, é um caminho interessante.

Toda semana tem promoção nesse site, então é provável que esse curso custe por volta de R$ 20,00 quase sempre.
Unique Destiny | um novo conceito de RPG Maker 2000!

Fiquei interessado!
Realmente, só faltou algumas imagens pra ilustrar o tópico, nem que fossem as do próprio site.

É bonitinha e atraente. Qualquer dia vou dar uma olhada e ver como ela pode me ajudar a produzir um RPG.

Citação de: Avenger_B7 online 17/09/2019 às 05:00
Só faltaram algumas imagens da engine pra deixar o tópico mais bonitinho.

Eu estou fazendo esse curso sobre a Godot. Não to achando 100%, mas acredito que, para começar, é um caminho interessante.

Toda semana tem promoção nesse site, então é provável que esse curso custe por volta de R$ 20,00 quase sempre.

Bom ja coloquei imagens, a engine é boa para um programa gratuito, porem ela ainda não é uma das melhores do mercado, mesmo assim é possivel criar um bom projeto nela, um bom exemplo disso temos o rpg in box que é uma engine que foi construida no godot, alem do projeto demo 3d em terceira pessoa que são otimos exemplos do potencial da engine, quanto a cursos eu realmente não conheço muito sobre os mesmo ou em especial sobre essa engine, mas recebi uma boa referencia da udemy quanto a cursos (não sei se quanto ao godot seja bom), mas se quiser achar bons tutorias em video sobre a engine os poucos que eu conheço em portugues são os do canal do toscano e do papai maker. Cheguei a testar a engine e o ambiente de construção separada do 2d e 3d me agradou muito, porem o sistema de codigo inteligente do editor de script me desagradou muito, alem da falta de tutoriais ensinando a usar a mecanica de script visual do programa.

Citação de: Eliyud online 17/09/2019 às 10:24
Fiquei interessado!
Realmente, só faltou algumas imagens pra ilustrar o tópico, nem que fossem as do próprio site.

É bonitinha e atraente. Qualquer dia vou dar uma olhada e ver como ela pode me ajudar a produzir um RPG.

Ja coloquei algumas imagens. Fico contente que tenha gostado do topico, espero que a godot consiga atingir suas expectativas. Quanto a criação de um rpg, se for 2d existem demos de projetos de rpg tanto por turnos como com ABS (action battle system ou sistema de batalha ativo) (porem ambos foram feitos por americanos, logo os projetos devem estar em ingles), da uma olhada se não achar pode escrever no topico que eu dou uma procurada aqui e envio o link do github e dos canais do youtube sobre esses projetos.

Tive uma semana a brincar com a engine, ainda à uns meses atrás.

Não a recomendo totalmente para iniciantes, certas coisas requerem algum trabalho extra.
Mas é uma boa engine, há muito controlo e poder disponível para o programador, é bastante versátil especialmente shaders achei mais simples que outras engines nesses aspeto.

Mas tem algumas funções similares ao game maker e ao unity

Tem programação visual mas não toquei, só usei a linguagem própria da engine que é muito parecido com python