O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Um milhão de Variáveis - RPG Maker 2000/2003 apenas

Iniciado por Jalax, 04/01/2013 às 03:19

Um milhão de Variáveis



Selo anti-perda-de-tempo
Se você sequer tem instalado o RPG Maker 2000® e RPG Maker 2003®,
mude de página, pois esse tutorial contém comandos exclusivos destas engines.


Espere ae... UM MILHÃO?!
  Na verdade, 999.999 (não chega a ser exatamente 1.000.000) mas de fato, fazendo uso de um ou dois comandos exclusivos destas duas engines, nós podemos quebrar o limite de 9.999 que é possível visualizar na lista, sem o uso de quaisquer patch ou alteração no maker ou no RPG_RT.exe.


Mas espere um minuto... Na lista só podemos setar até 9.999, e no Debug (F9) também. Como isso é possível?
  Acontece que aquela lista só serve para dar nome à suas variáveis. Você não precisa exatamente aumentar o limite de 100 para 200 para usar essas variáveis. Está curioso? Pule essa introdução escrota e vamos ao que interessa de verdade.




Parte 1: Conhecendo os comandos exclusivos
  Se você me conhece pelo menos um pouco, já me viu dizendo em algum post que prefiro o RPG Maker 2000/2003 para programar com eventos, porque ele tem comandos exclusivos. Agora seja sincero, você já viu algum comando exclusivo dos terrenos?
 
  Tio eventer disse que não dá pra fazer esse sistema pra VX porque ele não tem terreno...
 
  Não, pequeno gafanhoto, não é a isso que me refiro.
  A começar, o RPG Maker 2000 por si só, já tinha 3 páginas de comandos de eventos lotadas, todas com comandos exclusivos para mapas. A lista aumentava quando íamos  ver as opções nos grupos de batalha. Eram cerca de 95 opções de comandos de eventos, isso só nas listas, sem contar as opções do próprio evento em si. Com o RPG Maker 2003, a lista aumentou para 100~103 comandos, e as opções internas cresceram ainda mais.
  Mas para esse tutorial, vamos usar apenas dois diferenciais que estas duas engines têm das mais atuais: Dois comandos dentro do "Opções de Variável".
  Se você usa o RPG Maker 2003 traduzido pela "Seita da Vaca Louca", ao entrar no "Opções de variável" você encontra 3 comandos no "Criar variavel":

  • Uma ---;
  • Várias --- de: --- a: ;
  • Variável --- Nº Variável.
  O primeiro comando se baseia em selecionar uma variável com nome, presente na lista, para edição. O segundo comando se baseia em colocar o ID de uma variável e de outra variável com um ID maior, que todas essas variáveis entre esses dois ID serão alteradas. Mas e o último? O último faz parte de um dos dois comandos exclusivos que faremos uso.
  Supondo que a variável de ID 2 tenha o valor de 4 nela*¹. Se no último comando, selecionarmos ela e mandarmos "setar" 8, então é a variável de ID 4 que vai ter seu valor setado em 8.

  Que porra foi essa?

  Aquele comando usa o valor de uma variável para saber o ID da variável a ser editada. No caso, usamos a variável de ID 2 para saber qual ID a ser editado. A variável de ID 2 tinha o valor de 4. Então a variável que sofreu alteração foi a variável de ID 4! Entenderam o raciocínio?

  Dois comandos, falta um...

  O outro comando? É quase a MESMA coisa que vimos antes, com uma pequena alteração.
  Ironicamente, também é o 3º comando da lista, e está igual ao que estudamos antes:

  • Setar --- ;
  • Variável --- ;
  • Variável --- Nº Variável.
  Qual é a diferença no uso dessa?
  O comando "Setar ---" usa um número fixo. Ou seja, se eu colocar um "Somar" e usar o "Setar", então a variável vai ser somada ao número que eu setei.
  O comando "Variável ---" usa o valor de uma variável já existente na lista. Ou seja, se eu colocar um "Somar" e selecionar a variavel de ID 2 (que tem o valor 4 nela) então a variável selecionada vai ser somada em 4, pois é o valor da variável que selecionei.
  Acho que vocês já devem ter entendido como usar o 3º comando, mas para os lentos, aí vai uma explicação:
  Se eu coloquei um "Somar". Usei esse comando e selecionei a variável de ID 2, que tem o valor de 4, então a variável selecionada vai ser somada ao valor da variável de ID 4, ou seja, vai sofrer alteração de acordo com o ID da variável que foi definida pelo valor da variável selecionada.

  É confuso? É, então caso você não entendeu, releia. Caso ainda não tenha entendido, vai tentar aprender na prática. Se AINDA não entende, fecha o tutorial e seja feliz com 10 mil variáveis.


Parte 2: Usando todas as 1 milhão de variáveis.
  Okay, acho que vocês já devem ter uma ideia de como fazer, mas whatever, eu gosto de falar (no caso escrever).

  • Pegue uma variável que você não esteja usando;
  • Coloque nela, o valor do ID da variável que você quer usar;
  • Use os dois comandos que eu ensinei acima.
  Basicamente, como as variáveis podem ser setadas em até 999.999, eis aí o limite.

  M-E-N-T-I-R-A

  Morda a sua língua! (ou os seus dedos)
  Se ainda duvida que isso vá funcionar, teste por si mesmo.
  Nas mensagens, para visualizar o valor de uma variável, usamos \v[n] onde n=ID da variavel.
  Façamos o seguinte:

  • Crie um evento;
  • Nesse evento, crie uma mensagem que diz: \v[999999];
  • Agora, com as "Opções de variável", mande setar o valor da variável de ID 1 em 999999;
  • Novamente com as "Opções de variável", use o 3º comado e selecione a variável de ID 1. Marque "Setar" e sete 2;
  • Crie novamente uma mensagem que diz: \v[999999];
  • Teste o jogo.
  Oque aconteceu? Simples.
  Você primeiro viu uma mensagem que diz "0", certo? Pois "0" é o valor que todas as variáveis começam, a menos que sofram uma alteração, no caso, a variável 999.999 tem o valor 0.
  Depois, nós usamos a variável 1 para tentar atingir a variável 999.999 e mudar seu valor de 0 para 2.
  A segunda mensagem veio escrita 2, correto? Oque prova que a variável 999.999 existe e teve seu valor afetado.
Spoiler

Okay, piada fail. Já era mais que 9000 antes, mas achei legal botar aqui mesmo assim :p
[close]


Parte 3: Como resgatar o valor da variável.
  Você nos ensinou a alterar o valor da variável. Mas como eu vou usar ela numa condição ou simplesmente saber o valor dela, já que ela não aparece no Debug?

  Haha, fácil.

  • Pegue uma variável qualquer, e coloque nela o valor da ID da variável que você quer resgatar;
  • Faça um comando igual ao spoiler abaixo;
  • Agora é só usar ele numa condição ou coisa do tipo.
Spoiler
[close]
  Cabô.


Finalizando.
  Talvez você nem chegue a usar 200 variáveis que seja num projeto mais simples, mas há sistemas que usam 8000, 10000, enfim, muitas variáveis, e para quebrar a limitação que o maker coloca sobre si mesmo ao sacrificar variáveis presentes na lista, ele pode usar variáveis que vão além desse limite.
  Enfim, agora você pode dar asas à sua imaginação e tentar usar todas as variáveis disponíveis, ou seja, BE HAPPY!
  Beijo na bunda de todos, e até a próxima.
  Jalax.



*¹Sim, foi uma mensagem subliminar hehehehe
Preguiça de postar sistemas.