O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

RPG Maker MZ

Iniciado por Sotelie, 11/06/2020 às 04:53

14/08/2020 às 12:52 #120 Última edição: 14/08/2020 às 14:43 por Gabriel
Citação de: Gabriel online 10/08/2020 às 22:39
Imagens exclusivas diretamente do meu PC. Não, pera, digo...  :pare:

Spoiler





[close]
Humm... :sera: pelas imagens que ta pra ver os  gráficos e tudo que esta nele serão compatíveis com MV e vise e versa. ou pressão minha?
Junto seremos mais fortes! :wow:

Então, na verdade esses prints foram tirados do RPG Maker MV. Eu consegui, sem nenhum trabalho, colocar um dos projetos demo do MZ no MV.

Logo, dá pra concluir que não só relativo à parte gráfica, mas tudo do MZ, no geral, será extremamente semelhante ao MV.


Os Mapas e o Databse (com exceção da aba de animações) são 100% compatíveis entre MV e MZ. O código mudou bastante em algumas poucas partes, mas se você não usa plugins pode trocar um pelo outro de boa.
Você pode até mesmo fazer um jogo no MV editando os mapas no MZ.
Confira meu jogo inspirado na série Harvest Moon:
Fantasy Farming - Orange Season

O RPG Maker MZ já está oficialmente disponível.   :wow:



Ativa o dark mode aí rapaz.
Confira meu jogo inspirado na série Harvest Moon:
Fantasy Farming - Orange Season

Ainda vou demorar à conseguir pegar este. Apesar dos comentários, acaba que dá vontade de testar haha. Qualquer coisa interessante que encontrarem, avisem. o/

As animações são lindas lindas lindas... porém tem um pessoal que tá com problema de performance com ela, isso é bem ruim :(

Achando bem gostosinho o MZ. Nunca me acostumei com os Layers automáticos do MV na hora de mapear, poder usar layer manualmente de novo é uma maravilha.

Na parte de scripting, tá bem semelhante em geral, não atualizaram a sintaxe de function.prototype pra class igual queria que atualizassem (já que falaram que estavam migrando pra ES6). Mas usaram algumas funções novas do ES6 em algumas partes e deram uma otimizada no código, deve ficar mais leve por causa disso.

O sistema de ATB padrão é bem aceitável, alias. Fácil mudar as formulas dele também, deixaram bem enxuto.


Como eu meio que imaginava que não haveriam muitas mudanças não fiz muitas expectativas. Apesar disso gostei de algumas coisas que me surpreenderam:

1) Editar as camadas individualmente. Acho muito prático a edição automática. Mas confesso que gostei de poder editar cada camada isoladamente.

2) O ícone de ativação do menu na tela de execução. É muito prático pra quem usa touch ou mouse.

3) Quantidade de recursos no RTP base. As opções desta versão me parecem mito mais interessantes do que na versão antiga.

4) A alternância entre o modo de edição MAPA e modo de edição EVENTO. Substituir o tileset pelos eventos de mapa no modo EVENTO foi uma ideia muito boa.

5)  6 opções de eescolhas em "Exibir escolhas" (aba 1 de comandos de evento).






Quando vi o anúncio e os leaks, devo admitir que fiquei decepcionado. Como já havia sido decepcionado com o Pixel Game Maker MV, já estava quase perdendo as esperanças no Ojima. Mas dessa vez resolvi esperar até estar com a ferramenta em mãos para tirar uma conclusão final. Fui surpreendido.

Está rodando tão bem quanto o Ace aqui, tanto é que acredito finalmente poder dar adeus ao querido ace na qual acompanhei durante anos e anos como maker. É completamente superior ao MV em todos os aspectos, e isso nem é exagero. Roda muito mais leve (ao menos em modo Desktop, não me importo com mobile) e, ao contrário do MV (que travava mesmo em uma máquina potente com altos specs), ele roda liso. O editor é muito melhor e leve que o do MV (que consumia memória em exagero por conta de Memory Leaks, irresponsabilidade de quem não sabe usar C++).

Dito tudo isso, tirando os tilesets horríveis, o RTP (e as DLCs) são de alta qualidade. Consigo ver um jogo bem profissional sendo feito usando apenas os personagens que vêm por padrão na ferramenta. Honestamente acho que finalmente posso voltar a criar plugins. Faz muitos anos que estive programando em C++, então meu Javascript deve estar enferrujado, mas creio que ainda devo conseguir fazer algumas coisas legais pra vocês aqui da comunidade.

Agora por onde começar...

Pra quem adquiriu o MZ, esse mapeamento por layer é bem parecido com o do XP mesmo? Eu nunca me adaptei ao novo estilo de mapear e queria saber rs

Sim, é basicamente a mesma coisa. Quatro layers para você colocar o que quiser onde quiser. O modo inteligente também recebeu algumas melhorias significativas que tornaram seu uso muito melhor.


O editor ainda não é tão bom quanto o do xp, só colocaram uma opção pra escolher o layer mas escondida num menu e (depois que a archeia e o yanfly imploraram muito pro ojima) com um atalho de teclado. Não tem nem uma forma prática de ver em qual layer você está trabalhando.

Por essas e outras que eu comecei isso:
https://www.youtube.com/watch?v=qYFsIPcllZU
Confira meu jogo inspirado na série Harvest Moon:
Fantasy Farming - Orange Season

Trabalho bem interessante. Acho que vai facilitar muito o trabalho pra mapear.

Citação de: Hudell online 24/08/2020 às 13:05
[...]
Não tem nem uma forma prática de ver em qual layer você está trabalhando.
[...]
Tá maluco, mano? Claro que tem. auehaeuha
No canto inferior direito o programa te mostra em que layer você está. Sem falar que, durante o processo de mapeamento, você sempre saberá em que layer está, mesmo através do atalho CTRL+Tab. Eu pessoalmente achei muito mais prático mapear usando esse atalho que o bom e velho F5, F6 e F7 do XP. Sem contar que agora temos um layer a mais, além dos eventos.



O editor é muito melhor que o do XP. Fiz esse mapa da screen acima usando só o touch do meu notebook e os botões na parte superior, sinceramente, não me fizeram falta.