O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Com Instalar o Unity [Atualização 2020]

Iniciado por Sir Lobo, 26/08/2020 às 10:41

26/08/2020 às 10:41 Última edição: 26/08/2020 às 11:05 por Sir Lobo

Bem, nesta série de tutoriais vou mostrar como criar alguns jogos bem fáceis e que não requerem um grande conhecimento com Unity e nem mesmo da linguagem C# (a usada na dita cuja engine), mas claro, não se prenda em tutoriais direto. sempre busque compreender cada método utilizado para que possa avançar e criar projetos mais complexos ou até mesmo projetos simples sem que dependa de "cola" destes tutoriais.

Bem, este tópico é voltado especialmente para quem quer conhecer Unity mesmo que esteja familiarizado com o RPG Maker (que é o foco do fórum), pois conhecimento nunca é demais. Apesar de aqui na CRM ser um antro sagrado de RM, gostaria de trazer um pouco sobre esta engine tão intuitiva e quem sabe estimular alguns interessados em arriscar algo novo sem que tenha que largar o maravilhoso RM. Já há alguns tutoriais maravilhosos aqui, e gostaria humildemente de contribuir mesmo com o tempo curto e com conhecimento apenas essencial sobre C# ou mesmo que ninguém veja. O importante é ficar disponível para os futuros makers.

[box2 class=titlebg title=Tutorial]
Bem, pra começo de conversa, vou deixar o guia atualizado de como instalar Unity :popcorn:

Para começar, você deve acessar o site da Unity:
https://unity3d.com/pt/get-unity/download

Baixe o Unity Hub. Ele é o launcher oficial onde você poderá baixar a versão da Unity que mais lhe convier, além de ter controle sobre seus projetos de forma mais organizada e sobre os módulos que deseja implementar (como a possibilidade para exportar para outras plataformas além do Windows):
Spoiler
[close]
Depois, abra o Unity Hub, selecione a opção Installs no menu lateral esquerdo e vá em Add:
Spoiler
[close]
Selecione a versão que mais lhe convier:
Spoiler
[close]
Eu recomendo sempre a última, no caso, a 2020 (atualmente, 2020.1.3). Se por algum motivo ela não funcionar em seu computador, tente procurar uma versão mais antiga e que funcione bem em seu hardware, mas recomendo que seja no mínimo, a versão 5 ou de preferência, a 2017 caso as outras não funcionem bem, mas sempre dê preferência para a versão mais atual, que normalmente tem muitas melhorias tanto de desempenho quanto de recursos. Caso necessário, basta acessar: https://unity3d.com/pt/get-unity/download/archive

Depois, basta ir no menu Projects, clicar na opção New:
Spoiler
[close]
Escolha um dos templates (no nosso caso um 3D), podendo ser o padrão built-in) 3D ou o mais novo URP (Universal Render Pipeline), que é otimizado tanto para mobile quanto para PC.

Caso selecione URP e o projeto não abra, tente um template diferente como 3D. Dependendo do seu computador, pode demorar carregar, então espere o suficiente para ter certeza que é o seu computador, e não a configuração. Tenha paciência, pois é a primeira vez que o Unity abrirá e poderá demorar um bocado.

Ao lado, basta colocar o título (usei um bem simples de exemplo), selecionar um local para armazenar o projeto e clicar em CREATE.
Spoiler
[close]

O Unity irá carregar o projeto
Spoiler



[close]

Para uma melhor produtividade, aconselho a usar o Visual Studio, que facilitará muito na hora de programar, visto que o programa sugere diretivas e economiza tempo e também mostra opções na hora de codificar. Para adicionar, basta ir em Installs, clicar no menu de 3 pontinhos relacionado à versão do Unity que você instalou, selecionar Add Modules e em seguida selecionar o Visual Studio Community 2019 e clicar em Next.
Spoiler




[close]

Observação: se você tiver escolhido a opção Universal Render Pipeline, seu novo projeto virá com uma cena de exemplo. Você poderá tanto deletar o objeto em Hierarchy chamado Example Assets tanto quanto pode deletar a pasta Example Assets para que seu projeto esteja com a cena limpa. Ou então, simplesmente crie uma nova cena pelo menu File > New Scene e salve-a na pasta Scenes localizada dentro da pasta Assets do seu projeto.
Spoiler





[close]
[/box2]

[box2 class=titlebg title=Considerações Finais]

]
Bem, caso tenha alguma dúvida, sugestão ou apenas queira comentar, fique à vontade para quaisquer que sejam. Enfim, gostaria de salientar que é super importante saber sua opinião para que possamos estar trazendo conteúdo diferenciado, então feedback é sempre bem-vindo. No próximo tutorial estarei ensinando como fazer um jogo simples de plataforma com controles de movimento e pulo.

Um abraço e Keep Howling
[/box2]
Conheça meus assets:

Vou começar agora mesmo, apesar de terem me dito que pra criar jogos 2D seria mais ideal Godot.

Não acreditei quando vi que liberaram esse Dark Theme for free depois de 15 anos kkkk foda cobrarem o premium para ter o tema...

Muito bom esse tópico introdutório, a primeira vez que tive que mexer nesse Hub levei quase 1 ano pra entender como ia rodar o programa hahah Talvez sé tenha faltado comentar sobre o lance das Licenças q também é gerenciada no Hub (só não lembro agora se ativação é obrigatória) e atenção para versão LTS que ainda é a 2019.4.X
Vou acompanhando pra dar uma relembrada nos conceitos, mto tempo q não mexo nisso  :clap:
Gifts: Mistyrol | [

Depois de tanta dificuldade pra rodar a Unity 2020 no meu AMD, só me resta seguir esse tutorial e rezar pra dar certo!! HAHAHA

Obrigado por compartilhar, meu quirido! ♥

Citação de: Crixus online 26/08/2020 às 19:42
Vou começar agora mesmo, apesar de terem me dito que pra criar jogos 2D seria mais ideal Godot.

Acho que vai de costume mesmo hehehe Ambas são ótimas soluções para jogos 2D  :clap: :*-*:

Citação de: Strato online 27/08/2020 às 00:04
Não acreditei quando vi que liberaram esse Dark Theme for free depois de 15 anos kkkk foda cobrarem o premium para ter o tema...

Muito bom esse tópico introdutório, a primeira vez que tive que mexer nesse Hub levei quase 1 ano pra entender como ia rodar o programa hahah Talvez sé tenha faltado comentar sobre o lance das Licenças q também é gerenciada no Hub (só não lembro agora se ativação é obrigatória) e atenção para versão LTS que ainda é a 2019.4.X
Vou acompanhando pra dar uma relembrada nos conceitos, mto tempo q não mexo nisso  :clap:
Nossa, não é? hahaha tava difícil  :wow: E eu também apanhei um pouco com o HUB hehe
E obrigado pelo adendo!

Citação de: Eliyud online 29/08/2020 às 10:42
Depois de tanta dificuldade pra rodar a Unity 2020 no meu AMD, só me resta seguir esse tutorial e rezar pra dar certo!! HAHAHA

Obrigado por compartilhar, meu quirido! ♥
É, meu amigo, estava até comentando contigo estes dias hehe e espero que desta vez dê certo  :urra:

Um abraço à todos!
Conheça meus assets: