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Ajuda com Mapa

Iniciado por SalatyRJ, 19/12/2023 às 18:59

Oi, estou fazendo um mapa estilo Resident Evil, onde vc abre o mapa e vê sua localização, meu mapa já está pronto e funcionando, assisti tutorial do mini mapa pra basear no meu, ele está todo certo e funcional o único erro é que ao abrir o mapa o personagem anda com ele aberto e o menu tbm abre. Eu ja coloquei em automático, mas o personagem não se movimenta, falta apenas bloquear a movimentação do personagem e bloquear que o personagem faça outras coisas com o mapa aberto. Como eu falei eu usei de base tutorial de mini-mapa onde o personagem se movimenta com o mapa aberto, sendo que eu quero que ao abrir o mapa o personagem não possa  fazer mais nada. Estou desde 13:00 horas da tarde e agora são 18:55 (19/12/2023) quebrando a cabeça e não acho nenhum tutorial no youtube, alguém poderia me ajudar?

Opa Salaty, bem-vindo(a) à CRM!!
Você usou esse tutorial do Ludo do Zona RPG Maker, né?
https://youtu.be/zXLQmzkHtQs?si=dVfRhHLUkJRVArUm

No começo do evento, tenta usar a função "Mudar Acesso ao Menu" (na página 3 da janela de comandos por eventos) pra proibir o acesso ao Menu e depois vai em "Definir Rota de Movimento" (na página 2) e deixa o Jogador esperando 1 frame, com "Repetir Movimento" ativado e "Esperar Conclusão" desativado.
No final do evento, na parte onde você aperta o botão pra fechar o mapa, deixa para permitir o acesso do menu e cria uma rota de movimento sem nada dentro pro Jogador, só pra ele voltar ao normal.

Espero ter ajudado (se não funcionar, diz aí kk)
Se forem me creditar em algum jogo, só Delayzado serve.

Citação de: Matheus/Felps/Delayzado online 28/12/2023 às 02:12
Opa Salaty, bem-vindo(a) à CRM!!
Você usou esse tutorial do Ludo do Zona RPG Maker, né?
https://youtu.be/zXLQmzkHtQs?si=dVfRhHLUkJRVArUm

No começo do evento, tenta usar a função "Mudar Acesso ao Menu" (na página 3 da janela de comandos por eventos) pra proibir o acesso ao Menu e depois vai em "Definir Rota de Movimento" (na página 2) e deixa o Jogador esperando 1 frame, com "Repetir Movimento" ativado e "Esperar Conclusão" desativado.
No final do evento, na parte onde você aperta o botão pra fechar o mapa, deixa para permitir o acesso do menu e cria uma rota de movimento sem nada dentro pro Jogador, só pra ele voltar ao normal.

Espero ter ajudado (se não funcionar, diz aí kk)

Caraca mano, incrível como deu certo. Muito obrigado, eu estava quebrando a cabeça o dia todo, passei muito tempo pesquisando e como sou meio que novato Rpg Maker, eu fico assistindo tutorial e com uma ideia e meio que quando penso em fazer algo eu pego tudo que já aprendi e tento criar algo por conta própria. Como eu não estava conseguindo fazer essa parada do mapa eu fiz ele por item, tipo pegar item mapa e ver a localização e deu certo. Mas agora com essa sua dica eu vou voltar a usar de apertar o botão e abrir o mapa.

Citação de: Matheus/Felps/Delayzado online 28/12/2023 às 02:12
Opa Salaty, bem-vindo(a) à CRM!!
Você usou esse tutorial do Ludo do Zona RPG Maker, né?
https://youtu.be/zXLQmzkHtQs?si=dVfRhHLUkJRVArUm

No começo do evento, tenta usar a função "Mudar Acesso ao Menu" (na página 3 da janela de comandos por eventos) pra proibir o acesso ao Menu e depois vai em "Definir Rota de Movimento" (na página 2) e deixa o Jogador esperando 1 frame, com "Repetir Movimento" ativado e "Esperar Conclusão" desativado.
No final do evento, na parte onde você aperta o botão pra fechar o mapa, deixa para permitir o acesso do menu e cria uma rota de movimento sem nada dentro pro Jogador, só pra ele voltar ao normal.

Espero ter ajudado (se não funcionar, diz aí kk)

Só mas uma pergunta com todo respeito sem querer abusar, vamos dizer que o mapa  tem varias andares, e  o jogador tá no 1° andar e querer olhar os outros andares mudando o mapa estilo resident evil ou silent hill (ps1) e tbm o mapa só ficar disponível se eu tiver pego ele em alguma sala do jogo. Desculpa o abuso... Obrigado de novo.

Citação de: SalatyRJ em Hoje às 03:48
Citação de: SalatyRJ online 29/12/2023 às 03:48
Caraca mano, incrível como deu certo. Muito obrigado, eu estava quebrando a cabeça o dia todo, passei muito tempo pesquisando e como sou meio que novato Rpg Maker, eu fico assistindo tutorial e com uma ideia e meio que quando penso em fazer algo eu pego tudo que já aprendi e tento criar algo por conta própria. Como eu não estava conseguindo fazer essa parada do mapa eu fiz ele por item, tipo pegar item mapa e ver a localização e deu certo. Mas agora com essa sua dica eu vou voltar a usar de apertar o botão e abrir o mapa.
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Oh Sal, que boas novas! De nada, tô feliz que tudo deu certo pra vc no final! ^^ sei bem como é precisar mudar de planos no desenvolvimento, me acontece bastante kk

Citação de: Salaty em Hoje às 04:05
Citação de: SalatyRJ online 29/12/2023 às 04:05
Só mas uma pergunta com todo respeito sem querer abusar, vamos dizer que o mapa  tem varias andares, e  o jogador tá no 1° andar e querer olhar os outros andares mudando o mapa estilo resident evil ou silent hill (ps1) e tbm o mapa só ficar disponível se eu tiver pego ele em alguma sala do jogo. Desculpa o abuso... Obrigado de novo.
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Que isso, sem problema! (só evita 2 postagens seguidas no mesmo tópico pq os ADMs não curtem muito)

Hmm, vamos ver... Você não quer o mapa disponível desde o início do jogo, mas sim quando coletar ele, é isso?
Então... Lembra do Switch que ativa o evento comum do mapa? O mapa fica disponível pro Jogador assim que aquele Switch ficar ON, então é só ligar ele quando o jogador encontrar o mapa.

Quanto aos andares, tu fala de imagens diferentes de mapa, que mudam cada vez que tu aperta o botão?
Se for só imagens, soa fácil – Condição de apertar um botão, Exibir Imagem, uma mensagem vazia transparente pra servir como espera de botão, Exibir outra imagem mas usando o mesmo número, outra mensagem vazia... – mas se tiver os eventos aparecendo em movimento como era no vídeo, aí precisa configurar aquelas variáveis lá..

No mais, vai tentando fazer – Usa o vídeo do Ludo & seu pensamento lógico como base. Quando tiver algo montado, qualquer dúvida que tiver, posta aí no fórum. Nada é impossível de fazer no RPG Maker, então eu confio nas suas habilidades ,;)
Se forem me creditar em algum jogo, só Delayzado serve.

Citação de: Matheus/Felps/Delayzado online 29/12/2023 às 05:39
Citação de: SalatyRJ em Hoje às 03:48
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Oh Sal, que boas novas! De nada, tô feliz que tudo deu certo pra vc no final! ^^ sei bem como é precisar mudar de planos no desenvolvimento, me acontece bastante kk

Citação de: Salaty em Hoje às 04:05
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Que isso, sem problema! (só evita 2 postagens seguidas no mesmo tópico pq os ADMs não curtem muito)

Hmm, vamos ver... Você não quer o mapa disponível desde o início do jogo, mas sim quando coletar ele, é isso?
Então... Lembra do Switch que ativa o evento comum do mapa? O mapa fica disponível pro Jogador assim que aquele Switch ficar ON, então é só ligar ele quando o jogador encontrar o mapa.
Quanto aos andares, tu fala de imagens diferentes de mapa, que mudam cada vez que tu aperta o botão?
Se for só imagens, soa fácil – Condição de apertar um botão, Exibir Imagem, uma mensagem vazia transparente pra servir como espera de botão, Exibir outra imagem mas usando o mesmo número, outra mensagem vazia... – mas se tiver os eventos aparecendo em movimento como era no vídeo, aí precisa configurar aquelas variáveis lá..

No mais, vai tentando fazer – Usa o vídeo do Ludo & seu pensamento lógico como base. Quando tiver algo montado, qualquer dúvida que tiver, posta aí no fórum. Nada é impossível de fazer no RPG Maker, então eu confio nas suas habilidades ,;)

Vlw pelas dicas, eu sou novo aqui no site então não sabia sobre isso, tentei apagar o post pra não dar problemas mas não consegui.
Agora que vc me avisou não vai se repetir :). vlw ae.