O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Isto é algo muito difícil de se fazer...

Iniciado por CleanWater, 04/02/2021 às 17:02

04/02/2021 às 17:02 Última edição: 04/02/2021 às 17:05 por CleanWater
Primeiramente, bom dia!

Eu estou passando por um longo processo de autorreflexão e como parte desse processo, resolvi ler algumas mensagens minhas e discussões antigas da quais participei, e hoje, percebi muitas falhas e erros que cometi. A verdade é que em uma discussão, ambos os lados saem perdendo, e eu perdi muito com isso sem ter percebido. Muitas vezes.

Vendo alguns comentários negativos de pessoas falando a meu respeito aqui, percebo sinceramente que não posso condená-los por isso, pois se estivesse em seu lugar, provavelmente pensaria da mesma forma a meu próprio respeito.

Na época eu estava passando por muitos problemas, a maioria deles relacionados a CleanWaterSoft (que acabou inevitavelmente fechando as portas) e estava com a cabeça bem quente por causa disso. Mas isso não é desculpa para agir como eu agi! Todas as pessoas tem seus problemas, sem exceção. Eu cai na terrível armadilha de colocar meus próprios problemas acima do de todos os outros, e eu não deveria ter feito isso. No fundo, no fundo, eu buscava apenas a compreensão dos outros, mas o que foi que eu fiz para compreender vocês?

Eu acabei ignorando completamente a opinião dos outros, seus anseios e desejos e falava apenas de mim e de meus interesses. Acabei me tornando aos poucos egoísta e arrogante sem perceber.

Não sei por que, mas acabei enfiando na minha cabeça que muitas das pessoas das quais me desentendia frequentemente aqui eram aqueles típicos aborrecentes riquinhos, mimados e sustentados pelos pais, incapazes de arrumar a própria cama ou lavar o próprio prato, que nunca trabalharam e não tem a mínima noção do valor das coisas, sendo que muitos de vocês já são adultos e responsáveis, trabalham arduamente e sabem muito bem o estrago que um boleto atrasado causa no fim do mês no orçamento da casa. Eu queria muito mostrar que era um cara pobre, sem condições de estudar formalmente numa faculdade, e que mesmo com todas as minhas dificuldades ainda corria atrás dos meus sonhos. Mas quantos de vocês também não fazem isso? Quantos aqui, mesmo que tenham conseguido fazer uma faculdade, não se formaram na marra, aos trancos e barrancos, e passam pelas mesmas dificuldades, ou até mesmo outras piores que eu nem imagine? Quantos aqui também não sacrificaram, ou ainda sacrificam o almoço para ter o que jantar? Ou também sabem o que não é ter dinheiro para pagar o ônibus e já precisaram ou ainda precisam ir a pé de uma lonjura até a outra, talvez até mesmo por entre estradas de terra, para trabalhar ou estudar?

Quando o assunto era pirataria, principalmente, eu me sentia na obrigação de dar uma boa lição sobre o assunto e provar por A+B o erro de todos em fazerem isso, mas nunca levei em consideração as circunstâncias as quais levaram muitos de vocês a recorrerem a tal ato. Eu cresci na minha época aprendendo coisas como: "Sim é sim, não é não", "se tem dinheiro compra, se não tem fica sem", "não pegue o que não é seu", "se errou, vá lá e peça desculpas" e acabei querendo cobrar uma postura igual dos outros, como uma espécie de pai ou educador virtual a longa distância. Mas, mesmo que fosse o caso de estar lidando com adolescentes grosseiros e mimados que tiveram uma educação falha, que moral eu tinha para fazer isso, sendo que eu próprio era incapaz de enxergar e corrigir meus próprios erros?

Até mesmo com o Victor, do Gemaplys, com quem tive um profundo desafeto, percebo que posso ter sido infeliz e precipitado no meu julgamento e nas minhas reações. Se eu estivesse em seu lugar, também poderia ter tido a mesma opinião que ele teve (assim como os seus seguidores) a meu respeito na época e não posso condená-lo por isso.

Sinceramente percebo que falhei com todos vocês, sem exceção, e peço minhas sinceras desculpas à todos vocês. Se quero continuar a me considerar uma pessoa de caráter, o mínimo que eu poderia fazer era reconhecer isso e me desculpar publicamente.

Não pretendo voltar a frequentar este fórum. Primeiro, porque acredito que dificilmente seria bem recebido aqui novamente. Segundo, porque sou apenas um bode velho da época do RPG Maker 2k/3 e já estamos na era do RPG Maker MZ. Eu não teria muito mais com o que contribuir no fórum, pelo contrário, vocês é que teriam muito o que me ensinar, mas a verdade é que não estou mais com cabeça para desenvolver jogos. É tanto que parei de trabalhar com isso de vez.

Um sincero abraço e desejo muito sucesso aos projetos de todos vocês!
~ cleanwatersoft.itch.io/ ~
Baixe todos os jogos que eu fiz até hoje gratuitamente

Homem.

Apesar de optar por não voltar pro fórum pelos motivos que citou, pode contar pelo menos comigo pra conversar, se quiser, também tive muitos podres que não merecem ser relembrados, então até entendo.

Bem-vindo de volta.

Não se preocupe em ser o cara do 2k3. O CRM é praticamente um museu, todos os dinossauros acabam parando aqui. Pra falar a verdade, são os mais ativos enquanto os membros mais novos estão rareando. E o que se aplicava na época do 2k3 continua valendo, só que com alicate novo.

Citação de: CleanWater online 04/02/2021 às 17:02
[...] A verdade é que em uma discussão, ambos os lados saem perdendo, e eu perdi muito com isso sem ter percebido. [...]

Há um provérbio chinês que diz que "se dois homens carregam um pão, se cruzam em uma estrada e trocam os pães, cada um vai embora com um. Se dois homens carregam uma ideia, se cruzam e trocam as ideias, cada um vai embora com duas", e eu acredito bastante nisso. Então acho que se ambos lados sabem discutir, é uma discussão edificante. Tá certo que não é o que mais acontece nas que rolam por aqui, mas dá pra garimpar o que tem de bom em cada comentário.

Só que medir os outros por suas próprias métricas não é uma especificidade tua, acho que todo mundo faz isso. Por exemplo, quando preciso/quero comprar algo eu junto dinheiro até pagá-lo à vista, com desconto e pelo menor preço possível, enquanto minha irmã compra no instante em que quer pela menor prestação possível, resultando no maior montante. Eu a acho uma anta, mas se for um erro dela, ela só o enxergará pela própria ótica. Não se tratando de ética ou leis, as pessoas só mudam por si mesmas.

Mas enfim, é sempre bom rever nossos conceitos afim de evitar repetir erros. Tu teve empatia de agora se colocar no lugar dos ouros e isso é fundamental para o bom funcionamento de qualquer comunidade, seja de RPG Maker, seja na nossa nação. Acho difícil alguém guardar mágoa tua aqui, e como o Corvo disse, a maioria está aqui pelo convívio. Pelo sim, pelo não, parabéns pela postura.  :ok:

06/02/2021 às 17:22 #4 Última edição: 06/02/2021 às 17:48 por Crixus
Segue textinho confuso:
Citação de: CleanWater online 04/02/2021 às 17:02Não pretendo voltar a frequentar este fórum. Primeiro, porque acredito que dificilmente seria bem recebido aqui novamente.
O coletivo aqui é tão pequeno que nem imagino que são todas essas pessoas que não te receberiam, talvez 2 ou 3, provavelmente os mesmo que não postam nada à meses ou anos.

Citação de: CleanWater online 04/02/2021 às 17:02Segundo, porque sou apenas um bode velho da época do RPG Maker 2k/3 e já estamos na era do RPG Maker MZ. Eu não teria muito mais com o que contribuir no fórum...
Eu imagino que seja de bem antes que você, porém nunca tive qualquer tipo de atenção, o que você não levou em consideração foi que os tempos mudaram e os meios de divulgação de jogos também, veja esse incrível jogo de Rm2k3, eu só o descobri por que vários canais de Youtube apontaram ele:
https://centrorpg.com/index.php?topic=3057.msg172522#msg172522


A ideia mesmo é entender que hoje em dia tudo que seja divulgação ou discussão é focado em mídias modernas de comunicação, sendo elas vídeos de canais mais famosos, Twiter, Grupos de Facebook, etc. Não desmerecendo as nossas saudosas comunidades em SMF (E semelhantes).

Resumindo, a engine nunca importou, nada te impede de continuar a desenvolver em outra base, seja via código ou engine.

Eu mesmo na doidera refiz parte de como seria o sistema do RmXP em HTML básico (Sem uso de Canvas/HTML5), através de Javascript, não tive qualquer Feedback, mas descobri que foi bem comentado em alguns Chats. Provavelmente não se lembrará:
https://centrorpg.com/index.php?topic=17554.0

O meu comentário aqui é pra ser ignorado como de costume, o importante é que leiam pra entender a base do que é desenvolver algo, o Rm2k e 2k3 (Direct X) podem não rodar perfeitamente devido as tecnologias modernas do sistema operacional Windows, que atualmente é o 10. O mesmo aconteceu com jogos produzidos em JAVA, mesmo aqueles que iam pra Android, a discussão poderia se prolongar muito pra explicar o uso do HTML5 para poder usar WebGL etc, mas não compensaria.

Sobre "ensinar":
Apenas se foque em desenvolver e aprender, mesmo prestar suporte se tornou algo pouco digno de agradecimentos:
https://centrorpg.com/index.php?board=38.0

Pode ver que nem Like eu levo, isso não acontece somente comigo, talvez sua percepção seja um tanto exagerada sobre tudo isso.

09/02/2021 às 21:12 #5 Última edição: 10/02/2021 às 14:49 por CleanWater
Meus amigos, vocẽs tiveram o cuidado de responder esse tópico, o mínimo que posso fazer é agradecer um a um agora.


Citação de: sc19 online 04/02/2021 às 17:57
Homem.

Apesar de optar por não voltar pro fórum pelos motivos que citou, pode contar pelo menos comigo pra conversar, se quiser, também tive muitos podres que não merecem ser relembrados, então até entendo.

SC19, muito obrigado! Certamente teremos oportunidades para fazer isso. :XD:


Citação de: Corvo online 04/02/2021 às 18:41
Bem-vindo de volta.

Não se preocupe em ser o cara do 2k3. O CRM é praticamente um museu, todos os dinossauros acabam parando aqui. Pra falar a verdade, são os mais ativos enquanto os membros mais novos estão rareando. E o que se aplicava na época do 2k3 continua valendo, só que com alicate novo.

Obrigado Corvo! Sempre achei seu português impecável e aprendi muito sobre como escrever melhor com você indiretamente. E realmente, os tempos são outros, apesar de achar uma pena que as pessoas mais jovens estejam abandonando os bons e velhos fóruns. Diferente daqui, as informações se perdem muito facilmente nas redes sociais e grupos de Facebook, e dificilmente conseguimos ter discussões edificantes por lá, a exemplo do provérbio do chinês do Geraldo.


Citação de: Geraldo de Rívia online 05/02/2021 às 08:18
Há um provérbio chinês que diz que "se dois homens carregam um pão, se cruzam em uma estrada e trocam os pães, cada um vai embora com um. Se dois homens carregam uma ideia, se cruzam e trocam as ideias, cada um vai embora com duas", e eu acredito bastante nisso. Então acho que se ambos lados sabem discutir, é uma discussão edificante. Tá certo que não é o que mais acontece nas que rolam por aqui, mas dá pra garimpar o que tem de bom em cada comentário.

Geraldo de Rívia! Comecei a jogar The Witcher por sua causa, e cara, gostei muito. O universo do jogo é muito rico e é algo que realmente valeu a pena conhecer.

Spoiler
Isso pra não mencionar "aquelas cartinhas" colecionáveis do primeiro jogo, se é que me entende.  :carinha: :hiding:
[close]

Esse ditado chinês que citou é realmente muito sábio. Quando se está aberto a conhecer e entender o lado do outro, só temos a ganhar com isso. Muito obrigado por compartilhá-lo conosco.

Citar
Mas enfim, é sempre bom rever nossos conceitos afim de evitar repetir erros. Tu teve empatia de agora se colocar no lugar dos ouros e isso é fundamental para o bom funcionamento de qualquer comunidade, seja de RPG Maker, seja na nossa nação. Acho difícil alguém guardar mágoa tua aqui, e como o Corvo disse, a maioria está aqui pelo convívio. Pelo sim, pelo não, parabéns pela postura.  :ok:

Obrigado mais uma vez, e fico feliz em saber que ninguém guarda mágoa de mim aqui. Nunca conheci nenhum de vocês pessoalmente (e talvez nem tenha a oportunidade de fazer isso), mas vocês sempre fizeram parte da minha vida, tanto quanto qualquer outro amigo não virtual que eu tenha.


Citação de: Crixus online 06/02/2021 às 17:22
Segue textinho confuso:O coletivo aqui é tão pequeno que nem imagino que são todas essas pessoas que não te receberiam, talvez 2 ou 3, provavelmente os mesmo que não postam nada à meses ou anos.

Isso é uma pena, pois talvez seja com essas mesmas duas ou três pessoas que eu mais tenha que me retratar.

Citar
Eu imagino que seja de bem antes que você, porém nunca tive qualquer tipo de atenção, o que você não levou em consideração foi que os tempos mudaram e os meios de divulgação de jogos também, veja esse incrível jogo de Rm2k3, eu só o descobri por que vários canais de Youtube apontaram ele:
https://centrorpg.com/index.php?topic=3057.msg172522#msg172522

A ideia mesmo é entender que hoje em dia tudo que seja divulgação ou discussão é focado em mídias modernas de comunicação, sendo elas vídeos de canais mais famosos, Twiter, Grupos de Facebook, etc. Não desmerecendo as nossas saudosas comunidades em SMF (E semelhantes).

Resumindo, a engine nunca importou, nada te impede de continuar a desenvolver em outra base, seja via código ou engine.

Eu mesmo na doidera refiz parte de como seria o sistema do RmXP em HTML básico (Sem uso de Canvas/HTML5), através de Javascript, não tive qualquer Feedback, mas descobri que foi bem comentado em alguns Chats. Provavelmente não se lembrará:
https://centrorpg.com/index.php?topic=17554.0

O meu comentário aqui é pra ser ignorado como de costume, o importante é que leiam pra entender a base do que é desenvolver algo, o Rm2k e 2k3 (Direct X) podem não rodar perfeitamente devido as tecnologias modernas do sistema operacional Windows, que atualmente é o 10. O mesmo aconteceu com jogos produzidos em JAVA, mesmo aqueles que iam pra Android, a discussão poderia se prolongar muito pra explicar o uso do HTML5 para poder usar WebGL etc, mas não compensaria.

Sobre "ensinar":
Apenas se foque em desenvolver e aprender, mesmo prestar suporte se tornou algo pouco digno de agradecimentos:
https://centrorpg.com/index.php?board=38.0

Pode ver que nem Like eu levo, isso não acontece somente comigo, talvez sua percepção seja um tanto exagerada sobre tudo isso.

Crixus, pra mim sempre irei lembrar de você como o Tanatos Maker. Se não me engano, você já era uma lenda desde a época da JogosRPG (que acredito ter sido a primeira comunidade maker que frequentei, o admin do fórum era o Vagner, acho).

Cara, sempre te admirei muito pelo seu talento e aprendi muito com você, direta e indiretamente. Se eu consegui fazer o que fiz nos meus jogos (que é bem pouco comparado ao que você sabe fazer) certamente devo grande parte disso a você!

Você sabe muito de RPG Maker e ainda cede parte do seu tempo para tirar as dúvidas de usuários menos experientes, isso faz de você alguém muito generoso e nobre. O mínimo que merece ao meu ver é um pouco de gratidão de todos nós. Ser grato hoje em dia pode estar fora de moda, mas sinceramente eu prefiro ser um barango do bem!




Pessoal, pensei que fosse ser recebido a pedradas depois dos desentendimentos que tive por aqui com alguns de vocês, mas fizeram justamente o oposto e me receberam com abraços.

Muito obrigado mais uma vez a todos vocês! :heart:
~ cleanwatersoft.itch.io/ ~
Baixe todos os jogos que eu fiz até hoje gratuitamente