O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Melissa - Uma aventura às avessas (DEMO 2.0)

Iniciado por Jotasage, 16/06/2018 às 23:19

16/06/2018 às 23:19 Última edição: 01/11/2023 às 13:36 por Jotasage


Desenvolvido por Jotasage
Status: Em desenvolvimento (2023)
Gênero: Aventura, humor e drama
Engine: RPG Maker 2000 1.05b (+ RM2K9 Ultimate)

ATENÇÃO!
Este é um game de sátira, drama e humor adulto.
Contém piadas de baixo calão e cenas esporádicas de violência.
Se algum destes elementos do jogo lhe causa incômodo, aconselho que pense bem antes de jogá-lo.

Jogo não recomendado para menores de 16 anos.


SINOPSE
Melissa, uma jovem princesa, vive com os nervos à flor da pele ao pensar em seu inexorável destino: Tornar-se rainha de Stugarda.
Criada de forma rigorosa por seu pai - o não muito quisto Rei Henrique I - em um lar cheio de problemas, e sendo cobrada por todos a tornar-se uma governante melhor do que ele, nossa futura monarca convive com uma séria falta de confiança em si mesma. Por que, afinal, ela tinha de ser melhor - por que ela não poderia simplesmente ser como todo mundo?

Ela sabe, no entanto, que "ser como todo mundo" não é uma opção para uma princesa. E entrega-se aos típicos vícios de juventude com os quais todo adolescente, em maior ou menor grau, convive - talvez como forma de rebelar-se e de esquecer que, a cada dia que passa, a coroação está mais próxima.

Contudo, num dia qualquer, ela se depara com uma situação incomum:

TODO O SEU EXÉRCITO DESAPARECE.

Assim, sem mais nem menos; todo mundo sumiu.
Não havia o que fazer - seu pai já estava muito velho e debilitado e não sobrara ninguém para ajudar. Apenas ela poderia carregar o fardo da responsabilidade e dar um jeito de resolver a situação.

Com a ajuda de amigos oportunos com quem irá cruzar em sua jornada (um maltrapilho e um dragão), nossa pequena princesa está prestes a entrar na maior aventura - e na maior enrascada - de sua vida.


ELENCO

Uma princesa criada à rédea curta, mas ao mesmo tempo uma jovem sem quase nenhum freio.
Perdida na vida e com uma coroa na cabeça, nossa protagonista vive em meio a um dilema: ter de assumir o trono e todas as responsabilidades de um monarca, ao mesmo tempo em que não acredita em si mesma nem se imagina útil para coisa alguma.

Possui diversos conhecimentos técnicos acumulados - adquiridos graças a alucinante quantidade de coisas que futuros monarcas são obrigados a estudar - especialmente no que se refere a combates.


Um belo de um vagabundo que vive fugindo das próprias responsabilidades e se orgulha disso - essa poderia ser a melhor definição de Nilo, se sua personalidade complexa não abrigasse outras nuances. Leva a vida como se nada fizesse sentido ou realmente importasse, até o dia em que a responsabilidade bater à sua porta com um porrete nas mãos... E esse dia pode estar BEM próximo.

Aparenta ser burro - e em certo nível até o é - mas, diante da necessidade, consegue ser extremamente sagaz e corajoso.


Feio, nojento, fedorento e sanguinário - esse é o estereótipo de um dragão e, ao mesmo tempo, tudo o que Himineu não é. Nosso dragão verde é na verdade um cavalheiro e uma pessoa verdadeiramente bondosa; revela-se um grande amigo e aliado a Melissa e Nilo. Com um vasto conhecimento literário, é, ironicamente, o membro mais culto da equipe, e sabe lutar utilizando armas humanas, como espadas.

Não se sabe ao certo sua idade, mas supõe-se que seja muito velho, dada sua experiência. Acaba sendo a "voz da razão" para nossos dois jovens herois em certos momentos.

MÍDIA







DOWNLOAD
itch.io
Game Jolt
Mediafire


Até agora (2023) já foram lançadas três versões de Melissa - Uma aventura às avessas: A Beta 1.0 e suas sucessoras 1.1 e 1.2.
A próxima versão será a 2.0 - a primeira com conteúdo inédito desde o lançamento da primeira beta e com melhorias em todo o jogo.


Melissa - Uma aventura às avessas é composto por cinco partes, das quais três estão presentes na BETA 2.0.



Bem interessante o enredo. Jogos de comédia - comédia, não o que se passa por comédia - podem ser excelentes principalmente se o objetivo é fazer uma crítica. Não vou comentar muito agora, aguardo para ver como você executa a ideia. Boa sorte e estou acompanhando. o/

Citação de: Corvo online 22/06/2018 às 08:19
Bem interessante o enredo. Jogos de comédia - comédia, não o que se passa por comédia - podem ser excelentes principalmente se o objetivo é fazer uma crítica. Não vou comentar muito agora, aguardo para ver como você executa a ideia. Boa sorte e estou acompanhando. o/

Diria que Melissa nem chega a ser um jogo de comédia propriamente dito, e sim um jogo de drama com pinceladas de humor. Digo isso porque em comparação com jogos famosos de comédia que temos no RPG Maker, o roteiro do jogo é bem macambúzio (acho que não existe palavra melhor para definir, hahaha), com muitos questionamentos e um foco muito grande nas dúvidas da protagonista acerca dela mesma.

Obrigado por comentar.  :blink:




Sempre gostei de jogos desse estilo,principalmente os que envolvem qualquer tipo de humor que seja...
Com certeza o jogo é genial!  :<3:

25/06/2018 às 11:40 #4 Última edição: 25/06/2018 às 11:45 por Eliaquim
Gostei ein fera!!! Parece tratar de algumas questões existenciais também. Acho isso muitooooo legal! Estou ansioso pra ver a finalização do projeto!

[Edit] Gostei muito também porque o jogo não está cheios de nome em inglês(principalmente o título). Não sou patriota etc. Mas acho legal uma originalidade usando nosso idioma, até mesmo pra promover nossos games pelo mundo a fora aí hauahauahauhaua
Enfim isso é outro papo. Mas gostei dos nomes dos lugares, das pessoas.
Abraços!

Citação de: PlayerRush online 25/06/2018 às 07:27

Sempre gostei de jogos desse estilo,principalmente os que envolvem qualquer tipo de humor que seja...
Com certeza o jogo é genial!  :<3:

Obrigado!
Não posso dizer genial, mas um pouquinho diferente do convencional eu garanto que é. :XD:

Citação de: Eliaquim online 25/06/2018 às 11:40
Gostei ein fera!!! Parece tratar de algumas questões existenciais também. Acho isso muitooooo legal! Estou ansioso pra ver a finalização do projeto!

[Edit] Gostei muito também porque o jogo não está cheios de nome em inglês(principalmente o título). Não sou patriota etc. Mas acho legal uma originalidade usando nosso idioma, até mesmo pra promover nossos games pelo mundo a fora aí hauahauahauhaua
Enfim isso é outro papo. Mas gostei dos nomes dos lugares, das pessoas.
Abraços!

Eu também não curto muito jogos em português cheios de nomes em inglês. Meu jogo anterior tinha um título em inglês, mas eu havia dado esse título há anos e quando me toquei que destoava demais já era tarde pra mudar. Curiosamente ou não, dentro do jogo também existe uma pequena satirização com nomes "inglesados" de personagens.

O jogo também tem muitas referências à política e à situações cotidianas do Brasil, então nomes em inglês não pegavam bem mesmo.



Achei a ideia do jogo bem interessante.

Gosto do sistema de batalha "action" e quando é feito nas engines antigas fico ainda mais maravilhado devido a ser desenvolvido por eventos. Gostei das screens e dá muita nostalgia ver games no Maker 2000.

Vou acompanhar o projeto e, por favor, não desista desse.

:br:


Citação de: Camus online 26/06/2018 às 11:19
Achei a ideia do jogo bem interessante.

Gosto do sistema de batalha "action" e quando é feito nas engines antigas fico ainda mais maravilhado devido a ser desenvolvido por eventos. Gostei das screens e dá muita nostalgia ver games no Maker 2000.

Vou acompanhar o projeto e, por favor, não desista desse.

:br:

Agradeço por seguir. o/
Eu havia cancelado meu projeto anterior devido ao tamanho da narrativa (havia ficado impossível para mim concluí-lo). Como Melissa é um jogo bem mais curtinho, creio eu que desta vez vou conseguir finalizar. Daqui pro final do ano, inclusive, deve haver uma versão jogável disponível.



Atualização - 12/06/2019


Capítulo 1 concluído!

A produção do primeiro dos três capítulos do jogo foi concluída.

Este capítulo é narrado pela protagonista e percorre uma narrativa insólita: O desaparecimento de todo o exército do Reino de Stugarda e a estranha aliança formada por uma princesa, um dragão e um vagabundo - figuras habitualmente antagônicas - em busca da solução para este mistério.

Restam agora os capítulos De quem é este problema? e Os três lados da moeda.

Ler considerações adicionais no blog.

+ 15 screenshoots!

Spoiler
















[close]

Aguardem as próximas atualizações :br:



Cara, achei bem criativo, agora pelo amor de Deus...tira esse graficos de rtp, mesmo que o jogo não tenha fins comerciais procure tilesets,facesets e charset diferentes. Tem muitos aqui no site ou no https://opengameart.org/
Que tenho certeza que sua historia ganhará muito mais vida, gostei pacas das referencias a politica.  : :wow:
: Intel Xeon E3-1225 v3 3.20GHz | Nvidia K2000 2GB GDDR5 | RAM 8GB DDR3 1600GHz | SeaGate Blue 2TB
O Mega Drive Nunca Morrerá em Nossos Corações.

Projeto Leyria RPG para SEGA Mega Drive/Pc

Citação de: Cristiano Sword online 12/06/2019 às 13:44
Cara, achei bem criativo, agora pelo amor de Deus...tira esse graficos de rtp, mesmo que o jogo não tenha fins comerciais procure tilesets,facesets e charset diferentes. Tem muitos aqui no site ou no https://opengameart.org/
Que tenho certeza que sua historia ganhará muito mais vida, gostei pacas das referencias a politica.  : :wow:

Amigo, compreendo o seu conselho, mas fazer o jogo em RTP foi uma decisão minha.
Não sou iniciante no RM, pelo contrário, tenho quase 15 anos de experiência com a ferramenta, focados especialmente no RM2000. Consequentemente, sempre acompanhei os debates na comunidade acerca do uso do RTP e sempre deixei claro que a minha opinião sobre o tema era que não importava quais recursos você utilizasse, desde que você os utilizasse bem. Como sempre achei o RTP2000 um bom pacote gráfico, nunca abri mão de usá-lo quando precisasse.

Esteticamente falando, considero que o jogo está acima da média no que tange ao uso do pacote gráfico do maker.
Investi sobretudo nas modificações e no recolor dos chipsets, a maioria feita por mim, justamente para não ficar dependente do RTP "cru". O jogo segue um padrão de cores mais vivo que o do RTP original, o que de certa forma o ajuda a dissociar-se dos demais jogos em RTP (pode notar que há várias diferenças entre ele e o meu outro projeto, Henry's Adventures, que também usa RTP). No que diz respeito ao mapeamento, também não vejo nenhum problema que venha a comprometer o interesse do jogador, principalmente porque mapear é a minha principal especialidade na ferramenta.

Claro que, no final, é uma questão de gosto pessoal. Mas, como expliquei, este não é um projeto "full RTP" e tem muita edição minha no meio dos gráficos, coisa que dá um certo trabalho de fazer, fora a confecção dos cenários, que eu procuro deixar o mais bonito possível - alguns mapas levam dias para ficar prontos. A decisão de fazer todo este trabalho com o RTP e não com outro estilo gráfico veio do fato de que eu o considerei propício para a atmosfera do jogo, e sinceramente, se eu decidisse substituir os gráficos, o que implicaria em recomeçar o jogo do zero e jogar fora todo o trabalho que já tive, seria melhor partir para outro projeto.



Poxa, gostei pra caramba... To ansioso pelo Download desse game!

Atenção, senhoras e senhores. A espera acabou.

BETA 1.0 LANÇADA!

Essa beta contém todo o primeiro capítulo do jogo. Divirtam-se e não se esqueçam de comentar! :XD:



Spoiler
Bônus: Alguns mapas do jogo direto do editor.





[close]



22/04/2021 às 13:19 #13 Última edição: 22/04/2021 às 13:36 por Jsage

UPDATE - 22/04/2021

Estou lançando uma versão revisada do jogo, com algumas melhorias e diversos bugs corrigidos.
Entre as modificações, constam:

→ Remoção da velha splash screen, permitindo que o jogador vá direto para a tela de título em caso de Game Over;
→  Correção de alguns bugs dentro do sistema ABS (ex: potions que não funcionavam corretamente e mensagens padrão de level up que apareciam indevidamente);
→ Correção de bugs relativos a colisões/áreas onde o personagem pode passar;
→ Nova tela de Game Over;

Entre outras modificações.

​Link de download da versão 1.1:





Que beleza.

Vou tirar um tempinho pra dar uma conferida no jogo.