O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Sistema de Livro

Iniciado por wwsnkneo, 26/09/2018 às 16:43

26/09/2018 às 16:43 Última edição: 27/09/2018 às 15:25 por Corvo
Olá amigos do fórum.

Alguém por acaso sabe como fazer um sistema de livros no RPG Maker 2000 que dá pra voltar e avançar as páginas?

Se sim, gostaria muito de saber como fazer um.

O método mais prático é:

Crie um item que execute um evento comum.
Neste evento, use o comando Show Image par amostrar o livro aberto.
    - Verifique constantemente se o jogador pressiona determinada tecla.
    - Caso ela seja pressionada, mude de página executando - ou não - animações por imagens.
    - Se for uma tecla de saída, apague as imagens da tela e finalize o evento.
Pronto.

Citação de: Corvo online 26/09/2018 às 16:50
O método mais prático é:

Crie um item que execute um evento comum.
Neste evento, use o comando Show Image par amostrar o livro aberto.
    - Verifique constantemente se o jogador pressiona determinada tecla.
    - Caso ela seja pressionada, mude de página executando - ou não - animações por imagens.
    - Se for uma tecla de saída, apague as imagens da tela e finalize o evento.
Pronto.

Sim é, isso aí que você falou eu já tinha conseguido fazer antes. O problema é como fazer um comando pra você não só avançar mas como voltar as páginas também. Acho que deve ser com loop e label, mas como eu não tenho tanta experiência assim com esses dois itens, ai eu não sei o que fazer. Enfim, o jeito é continuar tentando. Valeu.

27/09/2018 às 01:52 #3 Última edição: 27/09/2018 às 01:55 por Mistyrol
Ué. Se você consegue fazer avançar, é só fazer os comandos de forma reversa para voltar.  :derp:

Use uma variável e cada valor dessa variável vai guardar uma página (que será consultada por meio de uma condição), dessa forma você terá como verificar a página que estamos lendo e, ao pressionar os botões para voltar ou avançar, você altera o valor da variável. Claro, lembre-se de criar um item que ative um evento comum, como dito pelo nosso bom amigo Corvo, ou você pode fazer esse evento ser ativado por um botão ou qualquer outra forma que achar mais viável. Eu fiz aqui em menos de dez minutos e deu certo (eu fiz no VX ACE, mas a lógica é a mesma para todas as versões da engine):

Spoiler

- Sempre deixe esse "esperar 1" no começo de um ciclo, senão o programa trava.

- Para deixar mais funcional ainda, adicione uma condição na parte dos botões (nas duas, e deve ser antes de ligar a switch), onde você pode impedir que a variável aumente caso o jogador já tenha lido todas as páginas (ou que volte quando estiver na primeira). Caso contrário, o sistema continuará adicionando valores nessa variável mas nada acontecerá.

Claro, adicione alguns efeitos também. :)
[close]

Espero que tenha ajudado.  :XD:


Citação de: Mistyrol online 27/09/2018 às 01:52
Ué. Se você consegue fazer avançar, é só fazer os comandos de forma reversa para voltar.  :derp:

Use uma variável e cada valor dessa variável vai guardar uma página (que será consultada por meio de uma condição), dessa forma você terá como verificar a página que estamos lendo e, ao pressionar os botões para voltar ou avançar, você altera o valor da variável. Claro, lembre-se de criar um item que ative um evento comum, como dito pelo nosso bom amigo Corvo, ou você pode fazer esse evento ser ativado por um botão ou qualquer outra forma que achar mais viável. Eu fiz aqui em menos de dez minutos e deu certo (eu fiz no VX ACE, mas a lógica é a mesma para todas as versões da engine):

Spoiler

- Sempre deixe esse "esperar 1" no começo de um ciclo, senão o programa trava.

- Para deixar mais funcional ainda, adicione uma condição na parte dos botões (nas duas, e deve ser antes de ligar a switch), onde você pode impedir que a variável aumente caso o jogador já tenha lido todas as páginas (ou que volte quando estiver na primeira). Caso contrário, o sistema continuará adicionando valores nessa variável mas nada acontecerá.

Claro, adicione alguns efeitos também. :)
[close]

Espero que tenha ajudado.  :XD:

Legal, o ponto mais difícil aí é que o RMK não tem condições por botões diversos (como esquerda ou direita) mas vou tentar adaptar isso ai. Valeu!