O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

-x-

Iniciado por TheNewSon, 07/11/2018 às 19:30

-x-
07/11/2018 às 19:30 Última edição: 02/09/2020 às 20:29 por TheNewSon
-x-

Eu guardaria para referências futuras. Provavelmente tentaria usar como base para fazer algo melhor. Isso vale pra qualquer coisa que faço, seja gráfico, código ou música.
Vejo que seria interessante fazer um Timelapse mostrando a evolução de suas habilidades um dia.

Também não venderia, mas pelo seguinte motivo: eu também não compraria recursos criados exclusivamente para outro projeto. Primeiro por serem criados com outra ideia em mente, outra identidade visual. Logo, se eu tivesse dinheiro para gastar em recursos seria mais proveitoso contratar alguém para fazê-los. Mantem-se a originalidade, os recursos ficam mais harmônicos com a proposta do projeto e, bem, é sempre bom ter recursos originais.

Guardá-los para aproveitar futuramente também é uma boa. Agora, apagar eu não apagaria. Mesmo que fosse esquecer os recursos eternamente, subiria em algum servidor só pra não perdê-los mesmo.

Sotelie
Obrigado pela resposta! Uau, quem dera tivesse sido eu quem fez, hahaha! Não, eu comprei de outra pessoa, não tenho habilidades pra desenho digital de qualquer sorte (já tentei). Aparentemente você tem! Mas o que você faria no meu lugar, se não tivesse? Guardaria mesmo assim?

Corvo
Obrigado pela resposta! Realmente, acho que dificilmente alguém iria querer recursos criados para outro projeto que não o próprio, mas e se alguém demonstrasse interesse, supondo que os recursos fossem seus? Você daria de graça, venderia, não daria, guardaria mesmo assim...?

Se não tivesse, ainda manteria como referência para quando eu resolvesse aprender. Não sabia nada de pixel art, mas guardava cada desenho que fizessem pra mim/comprasse. Mesmo com pixels, salvava tudo numa pasta para referências futuras. Com códigos mesma coisa, sempre ficava de olho em código alheio (open source), ou códigos que faziam pra mim (scripts).
Ao descartar algo que não lhe é útil no momento, você também descarta a possibilidade dele ser útil no futuro.

Sotelie
O pior é que o que você disse por último é uma verdade universal cruel! Acho que todo mundo já guardou alguma coisa por muito tempo, aí um dia, por nunca ter precisado, decidiu jogar fora. Aí pouco tempo depois - bem pouco tempo mesmo - acabou precisando justamente do que jogou fora. Eu aprendi isso da pior forma... Mas viu, desculpe continuar prolongando o assunto, não te incomodaria o fato de você ter gastado tanto dinheiro em artes agora praticamente obsoletas? :v

Ainda sim guardaria. Eu também comprei muitos pacotes gráficos e sonoros. Creio que gastei mais com DLCs que com o RPG Maker propriamente dito. Algumas dessas - quase todas, pra ser sincero -, tenho certeza absoluta de que nunca vou usar. Mas é como o Sotelie disse, quando você começar a aprender e quiser fazer seus próprios recursos, esses servirão como referências para estudo.

Acabamos fazendo isso até com jogos. Eu mesmo já comprei jogos dos quais não gosto muito porque eles tem uma ou outra mecânica interessante ou um balanceamento muito bom.

A maior parte eu guardaria pelo mesmo motivo dos senhores acima.
Mesmo eu tendo comprado uma dúzia de recursos da plataforma que nem sequer usei no meu projeto, eles me servem como estudo. Busco aprender com o estilo dos atores até encontrar/criar o meu próprio.

Nice question

Assim que alguém me der uma boa solução pras 152 músicas de projetos abandonados que eu tenho, daí eu volto pra responder.  :flipbag:

Por hora, aconselho a manter as artes consigo e não fazer nada precipitadamente.
Até porque, você não vai querer jogar fora todo esse trabalho jogado fora. :(
Me ajude a continuar produzindo!

Todo incentivo e ajuda são bem-vindos!
Quem quiser e puder me ajudar ► Compre-me um café! :coffee:
Você vai estar me ajudando demais!

Corvo, ~Vici, Zaggojhon
Muito obrigado pelas respostas! Pessoalmente, deletar os recursos nunca foi uma opção para mim e vejo que para vocês também não é, hehe! Achei interessante a sugestão de guardar os recursos para aprendizagem/referência futura, é uma abordagem que não tinha me ocorrido... Mas repito aos senhores a última pergunta que fiz ao Sotelie - também com mais um pedido de desculpas por prolongar o assunto - não vos incomodaria o fato de terem gastado muito dinheiro com algo que vocês pensariam que usariam, mas que acabou ficando sem uso algum no final das contas?

08/11/2018 às 10:32 #10 Última edição: 08/11/2018 às 10:45 por ~Vici
Citação de: TheNewSon online 08/11/2018 às 09:55
não vos incomodaria o fato de terem gastado muito dinheiro com algo que vocês pensariam que usariam, mas que acabou ficando sem uso algum no final das contas?[/justify]

Posso não ter usado estes recursos até agora, mas terei algo "pronto" caso surja alguma oportunidade no futuro. Não acho que ficarão guardados para sempre.
Como eu disse, posso estudá-los quando tiver tempo.

Citação de: TheNewSon online 08/11/2018 às 09:55
[...] também com mais um pedido de desculpas por prolongar o assunto [...]
Esquenta não. Este é um bom tópico para ser discutido. o/

08/11/2018 às 10:45 #11 Última edição: 08/11/2018 às 10:48 por Rayner
Interessante o assunto :ok: Sou mestre em comprar coisas que uso apenas 1 vez e depois não uso mais.
Eu guardaria os recursos, ainda mais sendo algo que eu tenha gasto algum dinheiro. Assim como o disseram, tentaria fazer algo melhor futuramente e/ou usaria para estudos. Guardo desde o ano retrasado algumas PA que fizeram para mim que ainda quero utilizar para um projeto futuro porém as utilizo em meu curso para estuda-las e criar minhas próprias.

Sobre sua última questão... Eu tenho algumas coisas que usei 1 vez, estão como novas e sei que não irei utilizar (desde objetos físicos a recursos de DLCs) mas nesse caso eu daria/compartilharia para alguém mais empolgado(a) em usa-los do que eu. Daria ou venderia mas tenho medo de algum dia eu precisar e não ter mais (aconteceu comigo esses dias) mas nesse caso é bom salvar em algum drive ou HD externo ao que se trata de recursos gráficos, sonoros, etc...  Vai que eu precise algum dia!
O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado.

------------


Citação de: TheNewSon online 07/11/2018 às 19:30
Se você estivesse no meu lugar, o que você realmente faria com essas artes exclusivas? Deletaria? Guardaria? Distribuiria? Venderia? O quê então?

Deletar? Nunca. :O_O:

Bom, grande parte das P.A. que faço eu distribuo, menos na época que eu tinha meu projeto, é eu tinha um projeto...

Pensando agora se eu ainda tivesse os arquivos do projeto, eu acredito que melhoraria eles ou guardaria para usar em outro projeto futuro, pois no meu caso o estilo era baseado em RTP VX, não em algo novo com estilo/identidade própria.
Mas se tivesse essa identidade própria eu colocaria como pacote gráfico para vender e adicionaria alguns detalhes a mais para completar o pacote, isso pode abrir portas para você quem sabe em investir/melhorar suas habilidades a cada produto lançado e sem falar que estaria ganhando uma graninha.

2010 ~ 2016 / 2024

Citação de: TheNewSon online 08/11/2018 às 09:55
[...]
não vos incomodaria o fato de terem gastado muito dinheiro com algo que vocês pensariam que usariam, mas que acabou ficando sem uso algum no final das contas?[/justify]

O problema é comprar, depois de ter pago pelo produto não faz diferença. Digo, exceto se você comprou como investimento. Se foi esse o caso e você precisa de um retorno é outra história. Eu comprei os pacotes - e os programas - pra brincar, então o gasto não me afeta em nada. E não me livrando dos mesmos eu ainda tenho a oportunidade de gerar algo no futuro.

~Vici, Rayner, Vash, Corvo
Obrigado pelas respostas! Eu me sinto bem melhor agora... Eu me condenava por ter gasto tanto dinheiro com recursos que eu acabei não usando e que parecem inúteis agora; a possibilidade de serem úteis futuramente não me animava muito. Mas é bom ver que eu não fui o único a fazer esse tipo de coisa, hahaha! É verdade que eu comprei os "bustos" com um projeto específico em mente, mas antes disso eu também já tinha comprado muitas DLCs - tanto gráficas quanto sonoras - sem nenhum uso específico em mente, e que agora "estão aí"... largadonas. Acho que o meu principal problema é que eu me prendo demais a projetos passados, ao invés de enxergar novas possibilidades. Enfim, muito obrigado a todos que responderam; como eu disse, me sinto melhor agora, mais livre e menos burro, hehehe! Mas quem ainda quiser opinar a respeito desse assunto, fique à vontade!