O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Qual o melhor RPG Maker?

Iniciado por KingKnight, 01/06/2020 às 03:28

Diga a SUA opinião. Não quero depender do tipo de coisa: " tem que ver qual o tipo de jogo que você quer fazer", não, nada disso. Eu quero que você diga qual RPG Maker você acha melhor.


01/06/2020 às 03:40 #1 Última edição: 01/06/2020 às 03:49 por Syureri
Em termos técnicos, MV (desde já aviso que não curto o MV, mas reconheço no que ele é bom). É a versão mais recente, roda em qualquer plataforma que suporte um browser decente, utiliza WebGL ao contrário de renderização via software, faz uso de Javascript (que embora eu pessoalmente considere ser uma das piores linguagens para jogos, possui bem mais sucesso que ruby no mercado). E você também pode escolher não usar nada da biblioteca padrão de scripts e simplesmente utilizar PIXI, Three.js ou o que quiser para programar seu jogo ao invés do nosso caro OjimaScript. Se estiver atrás de performance, pode decidir fazer tudo em C++ graças a WebAssembly. MV é conhecido por ser uma lesma a menos que tu esteja usando um PC da nasa, visto que parece ter sido programado com o traseiro do Ojima (family friendlis).

Ace é bom em questão de velocidade, incluindo o fato de rodar numa batata por causa dele renderizar tudo via software. Mas no fim, é limitado a x86 (o que te limita a não poder usar mais de uns 3gb de memória (com exceções), podendo apenas fazer jogos de pequeno porte) e só funciona em Windows (sem chance de portar teu jogo pro Switch, meu amigo, e o pessoal VAI te encher o saco pedindo uma versão pra switch uma hora ou outra quando teu jogo fizer sucesso).

E nem falo das versões anteriores, não tem nada que elas façam melhor que o MV. E antes que venham dizer que "ah, mas o editor do rm2k te permite fazer isso e aquilo", o MV salva tudo em JSON. Te permitindo fazer teu próprio editor caso não ache uma opção decente no padrão. E muita gente acaba fazendo isso.

Hoje em dia a escolha mais realista seria MV, Unity e Unreal, nessa sequência.

Em minha humilde opinião, o MV, por todos os motivos listados a cima e também por gosto pessoal. Mas, ainda assim, prefiro a Unity, que me da espaço para mais coisas!

Acho que o Syureri falou bem, especialmente na parte técnica  :XD:

Se você está bem no inicio do aprendizado, não vejo tanto problema usar os anteriores, mas depende do tipo de jogo que quer fazer. Se está na dúvida, opte pelo MV.

O Syu já sintetizou tudo, mas caso seja um iniciante ou esteja fazendo um projeto apenas por lazer a gente pode dar uma olhada com mais carinho para as outras versões da engine (até as mais antigas).

Nesse tipo de cenário a melhor engine iria de acordo com seu gosto mesmo. Eu pessoalmente odeio o MV padrão (por causa do desempenho sofrido e do uso do OjimaScript), mas gosto bastante de trabalhar com o VXAce. Há quem ame usar o XP por conta do mapeamento e também aqueles mais masoquistas que enfrentam o 2k3 e mesmo nele conseguem fazer sistemas incríveis.


Eu sou um desses masoquistas que ainda usa o 2k3, embora sou da velha guarda mesmo. Em termos de preferido só poderia opinar nos antigos, eu gosto do 2k3 pela liberdade que me dá visto que o VX era difícil acrescentar novos recursos e o XP tinha os gráficos padrão meio quadradões, mas o bom dele é que podia acrescentar recursos novos. O ruim do 2k3 são suas próprias limitações.

No mais, como disse ainda não fui afundo no conhecimento das novas versões para poder opinar.
Visite nosso canal de Gameplays, se puder, se inscreva, não custa nada, mas nos ajuda muito ^^

https://www.youtube.com/channel/UCYxsO6krxB3s0snC0TRK5Wg
Canal Discípulo Nintendo