O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Level Design - Fase 1-1 o inicio do jogo

Iniciado por Phantomx, 15/06/2014 às 20:01

15/06/2014 às 20:01 Última edição: 16/06/2014 às 03:16 por Phantomx



Olá, eu sou Gabriel de Aguiar aqui com o nome de PhantomX   :-)
Irei começar a fazer uma serie de tutoriais sobre game design ou apenas design se preferir   x-X

Nessa aula irei abordar o Level Design, mais especificamente a primeira fase do jogo, a primeira fase do jogo funciona como um tutorial onde o jogador irá ter seu primeiro contato com o mundo que você criou, é uma parte muito importante para o seu game, pois é ai que o jogador terá a sua primeira experiência, e se ela for ruim o jogador pode nunca mais jogar o seu jogo  :'-( e não recomendar ele para os seus amiguinhos jogarem, o seu jogo ficaria com má fama, resumindo.

Bom, não estou dizendo para encher a primeira fase com tutorias longos e altamente detalhados para o jogador morrer de tédio antes de começar alguma coisa, e sim criar um parque de diversões onde o jogador poderá experimentar as funcionalidades do jogo e ir se acostumando, também não deve ser algo chato para os veteranos que desejam iniciar uma nova aventura.


Antes de  começar com exemplos de fases boas, vou começar por uma que eu considero ruim, Megaman Battle Network.
quem já jogou esse jogo sabe que é um excelente RPG, mas também sabe de seu traumatizante tutorial, em três longas batalhas uma atrás da outra, para iniciantes isso é até que normal, eles estão aprendendo a mecânica do jogo, mas para veteranos que já estão acostumados isso é chato, o pior na minha opinião é que o tutorial é repetido em todos os 6 jogos dá franquia, ou seja se jogou o primeiro e gostou e logo comprou o segundo, vai ter que passar pelo tutorial novamente.
acho que não preciso me prolongar no mesmo assunto ( dei esse exemplo porque foi uma experiência traumatizante para mim que jogou os 6 jogos da franquia), O primeiro level deve ser rápido para os veteranos!


Agora vamos falar sobre os  bons exemplos  ^o^

Super mario Bros.

eu poderia escrever por dias sobre o level 1-1 desse jogo, ainda bem que tem esse vídeo feito pelo canal Extra Credits que fala muito bem sobre o level design dessa fase. ( recomendo ver os vídeos desse canal )



Infelizmente o vídeo está em inglês, porem é fácil de entender, a primeira fase serve de introdução da mecânica ao jogador, ela costuma ser bem fácil e também contem um atalho para os jogadores veteranos irem para uma área mais desafiadora.
É recomendável dar uma jogada e avaliar o porque fase foi feita daquela forma.

Bom vamos analisar um jogo :)     Meat Boy (clique no link para jogar)

Meat Boy tem um excelente trabalho no level design, é um jogo onde o personagem não ganha nenhum poder e a dificuldade está apenas na forma como o mapa é feito, cada vez exigindo mais precisão do jogador (recomendo estudar esse jogo).

vamos ao primeiro level:

Para passar o primeiro level de Meat boy o jogador deve aprender a pular, um comando simples que porem é muito importante no jogo, também há uma parede grande no mapa onde o jogador pode descobrir o Wall-Jump ( WJ ), isso se ele chegar perto da parede e pular contra ela :) , porem a mecânica do WJ só é explorada melhor no próximo level!


Basicamente o primeiro level deve testar o jogador para checar se ele realmente entendeu os comandos do jogo!
Se o seu jogo for complexo, adicione tutoriais não obrigatórios.

por ora é isso, espero ter sido o mais claro o possível nesse assunto, level design é algo um pouco difícil no inicio, mas é extremamente importante para manter os jogadores jogando o jogo ( ficou meio estranho  :hahaha!: ) a primeira meia-hora é importante para manter o publico interessado no jogo, o level design das primeiras fases é um dos fatores que mante-los, mas não é o único.

Bom é isso, estudem vários jogos, foquem naqueles que são de um gênero que você está trabalhando, acho que nem preciso dizer que o Meat Boy é um bom jogo para estudos de level design para os jogos Plataforma.



Pretendo postar mais tutoriais sobre Game Design, então qualquer duvida sobre algum assunto é só avisar  :XD:



Extra:

15/06/2014 às 20:15 #1 Última edição: 15/06/2014 às 20:23 por mathpeseg
Citação de: Phantomx online 15/06/2014 às 20:01
Nessa aula irei abordar o Level Design, mais especificamente a primeira fase do jogo, a primeira fase do jogo funciona como um tutorial onde ele irá ter seu primeiro contato com o mundo que você criou, é uma parte muito importante para o seu game, pois é ai que o jogador terá a sua primeira experiência, e se ela for ruim o jogador pode nunca mais jogar o seu jogo  :'-( e não recomendar ele para os seus amiguinhos jogarem, o seu jogo ficaria com má fama, resumindo.

Heh, concordo totalmente. Um exemplo disso são os jogos do megaman. Em especial o Megaman X.
Um ÓTIMO e LINDO exemplo de level design, é a primeira faze do mesmo. Da uma olhada nesse video.
Recomendo para todos os game designers esse video, sempre:


Espero que a galera que acompanhe suas aulas também olhe o video, eu acho ele muito bom para explicar um bom exemplo de level design... xD

Citação de: mathpeseg online 15/06/2014 às 20:15
Citação de: Phantomx online 15/06/2014 às 20:01
Nessa aula irei abordar o Level Design, mais especificamente a primeira fase do jogo, a primeira fase do jogo funciona como um tutorial onde ele irá ter seu primeiro contato com o mundo que você criou, é uma parte muito importante para o seu game, pois é ai que o jogador terá a sua primeira experiência, e se ela for ruim o jogador pode nunca mais jogar o seu jogo  :'-( e não recomendar ele para os seus amiguinhos jogarem, o seu jogo ficaria com má fama, resumindo.

Heh, concordo totalmente. Um exemplo disso são os jogos do megaman. Em especial o Megaman X.
Um ÓTIMO e LINDO exemplo de level design, é a primeira faze do mesmo. Da uma olhada nesse video.
Recomendo para todos os game designers esse video, sempre:


Espero que a galera que acompanhe suas aulas também olhe o video, eu acho ele muito bom para explicar um bom exemplo de level design... xD

obrigado pela ajuda vou colocar esse video no tópico  :ok: