O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Crimson Tale - Hiatus(Mudança de engine)

Iniciado por SevenM, 29/09/2014 às 00:31

Este jogo está cada dia melhor!
Cade uma demo ai em  :XD:

Legal, vejo que melhorou bastante desde a última vez que vi o tópico na área de Ideias em Desenvolvimento. :XD:

Foi você que fez todos os recursos do zero? Se não, recomendo colocar os créditos, pra não dar futuras tretas.

A jogabilidade me pareceu interessante, e a história, cativante. ( B) )

A tela título ficou ESPETACULAR! Parabéns pelo projeto, pelo que vi tem futuro, e desejo sorte aí. xD
"Pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos todo o tempo."

Ei, você, você mesmo! Tá afim de ver um projeto legal? Clica embaixo!


Esse projeto me dá muita inspiração para trabalhar no meu xD
É um trabalho magnífico, o enredo está muito bom. Eu geralmente gosto de ver o enredo enquanto jogo mesmo, então mal posso esperar para ver uma demo :D

Estava há um bom tempo enrolando para comentar o seu projeto, mas criei coragem, então  vamos lá!

Ps desconsidere os erros, odeio escrever por tablet.

Eu gostei bastante da apresentação da história, está simples, porém coerente e passa um leve ar de mistério, de que existe algo muito maior que será  apresentado no decorrer  do jogo, e eu realmente espero por isso! Principalmente  em relação ao passado da cidade e sua relação  com as criaturas. Tem bastante coisa aí  para você  explorar e intrigar o jogador, não  perca essa oportunidade. Sobre os personagens, achei eles bem simples para ser sincero e senti falta de conflitos na personalidade de cada um, já  que  um dos principais elementos para tornar um personagem mais humano é  exatamente a falta, a dor, o mal-estar característico da condição  humana. É  claro, você  nao precisa fazer algo muito complexo, mas já que a trama trara de assuntos sérios, é  de se esperar qhe os personagens  tenham  um certo nível  de profundidade(falo isso com base no que vi no tópico ). Os sistemas são  sem dúvida a parte melhor do seu projeto, mas quero fazer algumas considerações. Tome cuidado com o mapeamento nas dungeons. Como o jogador vai passar muito tempo nelas, tente fazer variações , coisas interessantes e interativas, caso  contrário  ela se tornará algo visualmente cansativo. Outra coisa interessante seria mudanças permanentes no cenário  como uma inundação ou desmoronamento, algo que mudasse radicalmente um cenário  já  visitado. Vou dar outra ideia: já que no seu os níveis  possue mecanismos  magicos, que tal um nivel onde o cenario fosse, magicamente, de ponta cabeça haha seria bem inusitado. Enfim, de resto só  tenho elogios, principalmente o sistema  de monstros. Antes de terminar, queria te recomendar  um jogo que tenho certeza que será  de muita inspiração  para você : thief gold. De uma olhada nesse jogo, e mesmo que nao goste ou nao se adapte aos graficos antigos, tente jogar ao menos umas 2 missões. Até.

10/01/2015 às 15:40 #34 Última edição: 16/01/2015 às 19:46 por SevenM
 KertonGames, Alisson e Lincoln: Muito obrigado por comentarem e fico feliz em ver que continuam interessados no projeto! Vou dar alguns detalhes em breve sobre o que andei fazendo mas logo adianto que o jogo avançou bastante já, até daria para arriscar uma data para alguma demo mas assim como mencionei a outra pessoa, meu objetivo é lançar a versão completa mesmo... Uma demo seria apenas lançada caso eu fosse ficar muito ocupado durante um tempo com outros assuntos.

@eros2

Faz um tempo que não recebo um comentário detalhado como este, obrigado pela oportunidade eros! xD Vou tentar explicar algumas coisas que podem ter ficado vagas e até dar uma incrementada em alguns outros pontos.

A história possui dois mistérios que vejo como importantes, o primeiro deles é em relação a história de Maurice pois alguns acontecimentos não são explicados diretamente, restará a quem estiver jogando que consiga ligar os pontos e descobrir o que aconteceu e o que ele realmente está planejando. O segundo grande mistério envolve o passado da cidade e, assim como você mencionou, os monstros. O passado tem uma ligação forte com a aparição das criaturas e será possível descobrir isso caso o jogador queira. Não será obrigatório mas se ele decidir seguir essa rota vai acabar descobrindo muito mais do que imaginava.(Ao menos é essa a intenção que tive enquanto bolava o roteiro todo)

A impressão que você teve é real mas apenas pelo que ofereci como informação aqui no tópico. Os personagens possuem diferenças entre si e os conflitos estão presentes sim, mas é algo que estou deixando dentro do jogo. Se possível gostaria de evitar de detalhas eles no tópico pois afinal, nem tudo que parece será, dentro do roteiro no caso! kk

As dungeons estão recebendo um cuidado especial, não se preocupe. O sistema de dungeons que estou utilizando exige que eu passe um bom tempo pensando em como criar cada segmento do túnel, isso porque estes seguimentos não terão local fixo, a dungeon estará misturada e o jogador deverá pensar e criar um caminho para chegar até a saída. Claro que certos pontos da dungeon serão fixos pois serão utilizados para alguns outros sistemas do jogo mas estou criando esses mapas com objetivo de fazer o jogador se perder e acabar descobrindo coisas que deverão ser lembradas futuramente ou próximas do final do jogo.
As mudanças permanentes estão presentes e algumas surpresas estão sendo trabalhadas, o que posso dizer é que cada túnel será único e seus desafios também. Dungeons vão herdar a dificuldade de túneis anteriores mas terão seus próprios desafios também e os inimigos estão sendo feitos de forma que ajam de maneira mais agressiva e astuciosa conforme o jogador avance. Os andares inferiores de Felgard vão ser um verdadeiro pesadelo para quem quiser conhecer o passado da cidade. xD

Vou procurar este jogo sim, estou procurando mais algumas ideias mesmo! Obrigado por comentar e espero que continue acompanhando o projeto, será meu segundo jogo mas garanto que será melhor que o primeiro em vários sentidos! xD

Ah e uma coisa, a próxima atualização que o tópico sofrerá vai servir para mostrar o que realmente será Crimson Tale, estou planejando um vídeo bem caprichado aqui mostrando o que todos podem esperar deste projeto! Screenshots e informações virão, obviamente, mas esse vídeo vai roubar a cena, esperem por algo bem completo.




Pessoal, venho informar que meu computador parou de funcionar faz alguns tempos e por conta disso o desenvolvimento do jogo se encontra congelado. Possivelmente comprarei um novo pois apesar de ter pensado que havia um problema no processador os técnicos descobriram que a placa-mãe queimou e não acho que compense comprar uma placa igual.

Farei um upgrade de maquina e então retornarei a desenvolver o jogo. Não se preocupem pois será apenas um leve atraso!

Jogo em desenvolvimento. Se interessou? Clique na imagem para mais informações!

05/02/2015 às 13:05 #35 Última edição: 05/02/2015 às 13:47 por SevenM
- Pequeno update - Pequenas alterações e melhorias (05/02/2015)

Recentemente tive alguns problemas e terei de operar muito em breve porem nada muito grave, Devo ficar 100% repousando por 15 dias ou algo assim porem isso ainda vai demorar um pouco para acontecer. De qualquer forma, o projeto finalmente está avançando em uma velocidade satisfatória, galera. Realizei algumas mudanças na estrutura do jogo que estava me incomodando por uns tempos e também apliquei algumas coisas novas, vou listar as principais mudanças.


  • Alguns tilesets foram substituídos por outros que andei editando pois não atendiam aos critérios que o jogo necessitava;
  • Graças a um documento muito útil que li na RPG Maker Web que inclusive pretendo pedir autorização para traduzir e postar por aqui, consegui criar uma boa curva de dificuldade no jogo que antes não existia. A dificuldade antes ou era extremamente fácil ou quase impossível, não queria causar frustração em ninguém por isso decidi estudar mais a fundo e criar algo com mais sentido;
  • A exploração ganhou alguns elementos extras. Cada personagem terá uma habilidade única que deve ser usada para avançar sem ser percebido durante as missões na cidade. As habilidades foram feitas pensando em enriquecer um pouco mais as funções de cada personagem incluso no jogo e dar uma razão extra para estarem ali;
  • O sistema de guerra foi expandido e será usado varias vezes durante o jogo. Conflitos comuns vão ocorrer no local apenas, entretanto a batalha final permitirá e exigirá que o jogador crie caminhos e utilize as rotas da cidade inteira para chegar no castelo com o time principal. Para isso o jogador terá de criar emboscadas e utilizar as demais equipes para ir limpando o caminho antes de mover a equipe principal enquanto toma cuidado para que sua base não seja conquistada pelos soldados;
Obs: Essa é uma resposta que dei em outra comunidade mas vou colar aqui por possuir informações uteis.

As habilidades extras o jogador terá um botão de ação que mudará de acordo com o personagem que estiver controlando. Um exemplo: Personagens com muita força física podem criar uma 'escada' para que outro alcance um local diferente. Magos podem se teletransportar para um local diferente, arqueiros ou gunners poderiam atirar em alvos a distância, criando novas passagens ou explodindo algo e criando uma distração... É nesse tipo de ação que ando trabalhando.

Detalhe ein, quando um membro do grupo se separar dos outros, ele estará por si só. Evitar batalhas nesse estado será ainda mais crucial.

E a batalha final... O que posso te dizer é que terá sim uma forma de conseguir um final diferente mas não será falhando na luta. O final diferente vai levar o jogador a esquecer a missão principal e desviar o caminho, com o objetivo de descobrir algo. Claro que não vou falar mas já tenho tudo pronto e esquematizado. Serão dois finais diferentes mas ambos serão finais verdadeiros, o que vai mudar serão os adversários. (parece obvio quais serão os inimigos novos mas acredite, não é)

Estou trabalhando ainda na questão da exploração e terminando alguns mapas da cidade, após estes dois serem concluídos vocês terão uma imensa quantidade de screenshots no post principal, portanto peço um pouco mais de paciência! Estou fazendo as coisas na calma para priorizar a qualidade do que esta por vir.

E é claro, tem vídeo de gameplay nos tuneis chegando em breve, galera!

Jogo em desenvolvimento. Se interessou? Clique na imagem para mais informações!

Ah, legal.

Gosto de ler seus posts porque sempre vejo um nível de planejamento acima dos demais, a maioria apenas pensa em recriar a história que escreveu e colocá-la no jogo, muitos poucos pensam e planejam como será a jogabilidade e a experiência do jogador até o final da história, e sempre vejo que se preocupa bastante com essa experiência de jogo.

A parte de ter dois finais é ótima, mas o que realmente gosto é de ver que está trabalhando em uma curva de dificuldade, que está se preocupando em tornar as batalhas mais do que apenas ir lá e matar monstros e sim fazer com que as batalhas no jogo precisem ser pensadas e estudadas pra se ter um resultado satisfatório, não é apenas ir lutando e subindo levels.

Só o que falta mesmo é esse vídeo de gameplay e as screenshots, foram muito poucas até agora e isso me deixa um pouco com o pé atrás, justamente por não saber em que nível de desenvolvimento está agora, eu sei que o início do projeto é o que demora mais tempo, já que é necessário buscar scripts e desenvolver sistemas pra usá-los durante o processo de desenvolvimento, mas assim como a maioria eu gosto mesmo é de ver as coisas prontas, até porque pra mim um dos pontos cruciais de um projeto é conseguir recriar a história e todas os sistemas dentro de um ambiente de jogo que seja no mínimo condizente com o que está fazendo, ou seja, de nada adianta ter ideias, sistemas e história maravilhosos se o mapeamento for ruim e fraco, ou se ao jogar e usar os sistemas eles forem falhos.

Fico no aguardo aí das screens e do vídeo, e apoiando esse projeto que parece realmente ser muito bom e bem pensado.

05/02/2015 às 16:50 #37 Última edição: 05/02/2015 às 16:53 por SevenM
 Muito obrigado por comentar, Uhtred!

Eu sou um pouco devagar em meus projetos pois acabo sempre me prendendo aos detalhes e procurando ver o que mais posso melhorar ou alterar antes de passar para outra etapa. Isso é algo que trago comigo desde os tempos de colégio infelizmente. xD

Então, tenho muitos mapas prontos e muitas coisas decididas até o momento, preciso apenas finalizar os pontos descritos acima e alguns bugs no menu e já estarei disponibilizando minha pasta do imgurl com várias screenshots do andamento. O que eu quero fazer é lançar tanto as screenshots como o vídeo ao mesmo tempo pois acredito que agradaria ainda mais do que apenas um ou outro.

A questão da dificuldade é o que mais ando preocupado pra ser sincero, pois não quero deixar as batalhas tão necessárias ao ponto do jogador precisar parar a história para grindar, da mesma forma que não quero que ele saia fazendo button smash devido a inimigos fracos. Por este motivo ando lendo até documentos de outras engines na parte de criar uma IA só para ter uma noção mais ampla de como devo trabalhar.
Ando pensando muito no cenário também pois como descrevi em outra comunidade, o mapa não será fixo. Eu utilizo um script que cria diversas camadas de mapa pois o cenário é alterado tanto pelo próprio jogo quanto pelo jogador... É como se fosse um quebra-cabeças! O jogador precisará ficar de olho no mapa e mover as áreas até conseguir criar um caminho direto para a saída, mas para isso ele terá que explorar o andar inteiro e ir achando os interruptores para então ativar essa função.

Venho pensando em muitas coisas e resolvendo diversos bugs, por este motivo atraso tanto as novas screens e videos. Alias, até estudei o caso de lançar a demo com a introdução e a primeira missão completa pois andam me pedindo bastante no skype e acredito ser a melhor forma de mostrar o nível que o jogo terá.
De qualquer forma logo logo devo terminar as edições e colocar o vídeo no tópico, espero que agrade a todos que andam aguardando por mais informações. xD

Jogo em desenvolvimento. Se interessou? Clique na imagem para mais informações!

 Desde meu retorno definitivo a comunidade e ao RPG Maker eu deixei de postar algo aqui já que estava extremamente indeciso quanto a um detalhe que faria muita diferença no desenvolvimento deste projeto que, admito, guardar com certo carinho. O jogo teve seu desenvolvimento parado devido a um problema sério que tive mas que agora não mais me impede de absolutamente nada.

Sendo assim, deixo o comunicado aqui no tópico que estou conversando com alguns conhecidos da faculdade e que, dependendo do andar da decisão de todos, o projeto deixará de ser apenas meu e será tratado como algo de uma equipe fechada. Caso isso venha a ocorrer, Crimson Tale será migrado para a Unity 5 e contará com recursos próprios. Claro, isso é um grande 'SE'.

O outro 'SE' é, caso esse pessoal que ando jogando ideias não tome interesse pelo trabalho, migarei o jogo para o RPG Maker MV uma vez que pelos testes que fiz ele consegue comportar todos os efeitos e modificações que planejo implementar no jogo alem de ter funções muito mais atraentes quando comparado com o VX Ace(meu ponto de vista).

Bem, o que vai determinar essa mudança será essa conversa que terei com o pessoal e o projeto de testes que estou bolando no MV neste exato momento e que planejo postar aqui quando estiver com conteúdo o suficiente. E sim, pra quem me conhece deve saber qual projeto em especifico estou falando uma vez que prometi fazer um remake dele.

Por hora é isso, galera. Muito obrigado por acompanharem o jogo e assim que eu tiver mais detalhes torno a postar aqui no tópico!

Jogo em desenvolvimento. Se interessou? Clique na imagem para mais informações!

Eu particularmente gostei bastante do que vi. O estilo do jogo me agrada, os mapas, as screens, layout do tópico. Tudo isso foi do meu agrado.
A história também é muito boa, a ideia de revolução sempre me agrada, e mesmo que clichê(não para jogos), ela pode prender bem o jogador. O problema aí é a forma como ela será colocada e contada, por isso é bem incomum em jogos e deixa de ser clichê. Eu quero muito jogar esse jogo, cara. Espero uma demo(ou será que já tem? Se não foi por que li sem prestar atenção nessa parte shuahsuahusa).
-Abraços do Manec, até*