O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Comédia.

Iniciado por Molotov Dias, 28/01/2013 às 22:32

Introdução
Olá pessoal,
Bem, hoje é meu último dia com tempo livro de verdade, terei acesso a internet só de fim de semana e fim de semana eu tenho que aproveitar, né? Isso quer dizer que eu talvez me afaste um pouco do mundo maker, diminua minha frequência para acessar as comunidades. Ao invés de criar um tópico melancólico de despedida eu decidi criar um tutorial sobre comédia em homenagem a todos vocês, para que façam bom uso dele. ^^ Sério ta precisando pra caralho. e_e

Aviso: O texto a seguir pode conter palavrões, humor negro e talvez referência sexual (Estou começando a escrever o tutorial agora, não sei o que vou colocar nele). Não veja caso sua idade seja abaixo de 14 anos. Ou veja, eu isso é apenas um aviso e eu sou apenas um louco pela internet.

O que a comédia?
Para fazermos comédia precisamos saber de suas raízes (ou não, foda-se, você que escolhe).
A comédia começou como um gênero teatral na Grécia antiga. E o teatro eram seitas ao deus Dionísio (das festas e fertilidade, e aos outros deuses também, claro) que foram evoluindo e tornando-se um modo de entretenimento para toda a sociedade. Quando ocorreu essa 'criação do teatro' eles se dividiram em três gêneros, épico (que se mantinha como culto aos deuses e contava fatos épicos), a tragédia (que tinha intuito de agradar aos nobres com as peripécias e a Catarse) e a Comédia, que era usada como críticas a sociedade e era direcionada as massas (a.k.a. Povão).
Porra Dias como assim críticas?
Pense e observe a comédia de perto. Se você não gosta de tal coisa o que você faz? (Pense como se fosse um comediante). Você zoa essa tal coisa. Ao zoar algo ou alguém você demonstra o quão ridículo isso é e logo você está criticando essa coisa ou essa pessoa. É a fórmula básica.
Aristófanes era um dramaturgo grego que era conservador pra caralho e encontrou na comédia uma maneira de criticar as mudanças e tudo o mais a sua volta. A Assembleia de Mulheres, por exemplo, diz como seria se as mulheres pudessem frequentar a assembleia. A Grécia era uma sociedade machista naquela época. ;]
E aí Dias, como eu faço comédia?!
Leia a porra do tutorial que você vai aprender, ou não, vai saber.

Classificando sua comédia:
Que existem vários gêneros de comédia isso é um fato. Bem, eu tentarei classificar alguns, mas da minha maneira, sem seguir regras e tal. Até porque, quem liga para as regras? Brincadeira, Arkhan. '-'
Serão Classificados por Softcore, Mediumcore, Hardcore e Corado.

Comédia Romântica: Softcore
Comédia Romântica é o gênero, mais... Mais... Fofucho da Comédia *-*
É o tipo de texto/filme que existem piadas Softcore e que no máximo arrancar um sorriso envergonhado da sua cara. É um gênero interessante e legal, para se usar quando você estiver romântico ou estiver num dia Softcore mesmo.

Comédia de bêbado: Corado
Meu tipo de comédia favorita! E não é só porque eu gosto de ficar bêbado para me divertir, não! (Também vai, rs). Mas porque é uma comédia totalmente non-sense, mais non-sense que a comédia non-sense. É o tipo de comédia que não precisa ter sentido para ser engraçado. Um exemplo básico:
"Um cara entra na pastelaria e pergunta:
- Tem pastel de carne?
O balconista responde:
-Não só tem de queijo."
*Nota: Essa piada não foi copiada de lugar algum, qualquer semelhança é pura coincidência, sério*.
Essa piada é engraçada pra caralho, quando se está bêbado. Eu e meu amigo rimos por pelo menos uns 10 minutos. Ai, ai.
Mas a comédia de bêbado não precisa necessariamente ser escrito quando se está bêbado, ela pode muito bem tratar de temas como Álcool e sexo. Um exemplo é a banda Velhas Virgens, com músicas como "Essa Tal de Tequila", "Eu Bebo Sim" e "A Mulher do Diabo".

Comédia Non-sense: Hardcore
O tipo de comédia mais Hardcore do mundo. É o tipo de comédia que faz até mesmo o Rain (a.k.a. Rain Sexy Vamps) dar risada, sente a pressão do tipo de comédia.
É um tipo de comédia simples de se fazer, pois você não precisa ser o melhor escritor, é só você jogar coisas sem sentido. Tipo:
"-E aí Ricardo, o que faz?
- Ah cara, essa pergunta é subjetiva.
-Por quê?
-Por quê Deus quis".
Ok, eu usei de humor negro para exemplificar, mas foda-se. Apenas peço desculpa a quem se ofendeu, prometo que não farei de novo. Mas segue essa mesma linha de raciocínio, acontece por coisas inexplicáveis.
Como exemplo eu poderia citar o "guia do mochileiro das galáxias", que se encaixa em várias formas de humor, mas é tão non-sense que você não entende e ainda acha engraçado.

Comédia Original: Corado
Uma comédia toda satirizada, onde tira sarro e crítica o ato, da sociedade, do povo e dos humanos.
É uma comédia bem politizada e inteligente, geralmente faz uso de referências para criticar. Um exemplo de referência é o guia do mochileiro das galáxias, onde diz que os Vogons são seres extremamente burocráticos e que deixaram de evoluir para construírem tecnologia.

Vamos lá, duas comédias levaram a nota máxima (em minha opinião, lembrando, estou apenas lembrando), sendo elas a Comédia de Bêbado e a Comédia Original.
A comédia Non-sense levou Hardcore, por ser um gênero pesado (engraçadamente falando).
A Comédia Romântica levou a nota Softcore.
E nenhum gênero levou Mediumcore, porque ninguém quer essa merda.

Como fazer cada gênero:
Aposto que você deveria estar se perguntando "Por quê 'a televisão me deixou burro, muito burro demais'?"
Ou "Por quê 'o sorvete me deixou gripado pelo resto da vida'?"
E até mesmo "Por quê o louco do Dias ta citando trechos de 'televisão'?"

As respostas respectivamente:
Lavagem cerebral; Acontece, fazer o quê?; É que a televisão me deixou burro.

Mas a pergunta fundamental:
*Voz no fundo*
O quê? Como assim não sabemos a pergunta fundamental, Marvin?
*Voz no fundo*
Tudo bem, usemos "Quantas estradas um homem precisa andar, antes de ser chamado de homem?".

A resposta para essa pergunta é 42, claro.

Ta chega de enrolação. Você deve estar se perguntando, o que você deve estar se perguntando mesmo? Eu parei de escrever o tutorial para jantar e acabei esquecendo. Pera aí, deixa eu ver ali em cima. Ah, lembrei. Você deve estar se perguntando "Como eu farei cada gênero Dias?!" (Acho que é isso, eu realmente me perdi, sério, não é zoeira. e_e
Vai ser isso agora. Bem, então deixe-me responder sua pergunta:

Comédia Romântica:
Comédia Romântica é algo simples, mas pouco recomendado. Só lhe recomendo fazer uma Comédia Romântica nas seguintes situações:
- Quando você estiver namorado ou apaixonado.
- Caso você fume cigarro mentolado. (Sério...)
- De preferência seja uma menina.
- Caso você beba Devassa.
Basicamente, se você for afeminado ou sensível esse é o seu tipo de comédia. Não, não é homofobia, você poderá escrever qualquer outro tipo, mas esse é o que você vai acabar se identificando mais.

Comédia de Bêbado:
Pffffft. Esse é o mais simples de todos! O mais divertido, o mais engraçado, o mais doido. Basicamente: Comédia de Bêbado > All.
Claro, você terá que pagar para ficar bêbado. Mas é fácil, pegue umas brejas, beba e jogue videogame, quando estiver bêbado você começa a escrever. Peça a alguém para escrever para você em quanto você dita, ou escreva errado e no outro dia você tenta traduzir (Não é muito aconselhável). Ou apenas escreva sóbrio piadas sobre o culto a cerveja.

Comédia Non-sense:
Escreva coisas sem sentido algum, proporcionando ao usuário um sentido de êxtase ao tentar entender. Uma piada meio seca, mas sem sentido também cola.

Comédia Original:
Seja sério (ou não), e critique e satirize tudo que tive a sua volta. O Humor negro, em minha concepção faz parte desse grupo, já que vejo como uma crítica ácida.

Palavrões, usar ou não?
Uma dúvida que muitas pessoas tem em relação ao escrever é: se deve ou não usar palavrões no texto. Bem, isso é bem opcional, vai de pessoa pra pessoa. Eu sinceramente estou pouco me fodendo para isso e acho que podem usar, desde que não abusem e acabem criando uma frase só com palavrões, do tipo: "Viado do caralho vai se foder filho de uma puta com uma boceta arrombada". Méh! Que coisa de criança, acho que palavrões devem ser usados como:
"-Você realmente se importa Marcelo?
- Eu quero que se foda."
E coisas do tipo.
Bem, para deixar mais legal, deixo aqui como um debate, qual a sua opinião? Devemos ou não usar palavrões?

Considerações finais:
É um pequenino tutorial que eu gostaria deixa ali para a galera. Mas eu gostaria que vocês soubessem é que a comédia não é só técnica e teoria, a comédia é algo mais além, é algo vindo da alma, você não pode ser um cara chato como o Rain e tentar escrever uma comédia que nunca vai funcionar. E evitem os memes, eles estragam a comédia.
Quem quiser pode me mandar uma MP pedindo recomendações de material de comédia (textos, jogos, filmes, músicas, etc, etc) que eu responderei quando puder. É sempre importante buscar conhecimento.

Gostaria de agradecer a galera da MRM, eu tenho sido um puto com vocês e fiz muita merda. Me arrependo? Nhá, só de alguns. Alguns tópicos que pareciam flamewar vindo de mim foram puras críticas aos novatos. O que o Sasuke e o Madajuv dizem ser Cuzear. Eu cuzeei e levei warn. O Madajuv não deve ter visto, pois ele copiou, mas é isso, warn por cuzear. xD

A Srm eu tenho muito o que agradecer, aprendi várias coisas lá. Larguei algumas babaquices por causa deles.

Ao Condado, puts, gostaria de agradecer a galera. E pedir desculpa caso eu tenha sido um pé no saco nos debates e tal. xD

A Crm, eu gostaria de agradecer, a comunidade que me ajudou bastante a concluir o Free Lancer que foi algo meio forçado.

A RMBN eu não vou falar nada, pois é a única que continuarei acessando dia de semana. e_e

Meus jogos? Uma vez um cara maneiro disse: "Eu mexo com o RPG Maker em quanto ele me divertir". E eu concordo com o Eurri, o RM ainda me diverte mexerei nele direto.

Bem, eu puxei para o lado sentimental, o que eu não queria. Mas de qualquer forma, agradeço a Enterbrain por criar o RM e a Degica por monopolizar essa porra toda. Qualquer dia eu compro o Ace, mas não agora, viu Degica?

P.s. Eu linkei o tópico inteiro, tratem de abrirem todos os links. u.u

Safety and peace.
ALGUÉM FALOU EM JAIMES DESING?!

// -> cHEAT .exeKUTIVE OFF-ice ~~//


28/01/2013 às 23:10 #1 Última edição: 29/01/2013 às 01:37 por Mafagafo32
Devemos ou não usar palavrões?
Eu quero que se foda.
Modo piada sem graça OFF

Muito legal seu texto, meu tipo de comédia favorita é Mediumcore Comédia Original,  Comédia Non-sense.
Ex.: South Park, Simpsons, Family Guy etc etc...
Esse texto pode ajudar bastante pessoas que tentam fazer um jogo de comédia e só faz merda cheia de palavrões e babaquices.

Eu só não intendi a do Pastel

Comédia nunca foi o meu forte, apesar de eu ser um grade fã do gênero.
Admiro muito, de verdade, quem escreve comédias (Boas comédias).
Ótimo texto, cara. Parabéns.

Sobre os palavrões já que no texto pediu opinião x]. Por mim é simples, você não pode usar os palavrões para achar a graça em algo, tem que ser engraçado sem, ai se colocar ou não, não fará muita diferença. Tipo, o problema dos jogos de comédia totalmente bestas que vemos feito no maker, é que eles procuram a graça em ver alguém xingando o outro com 1 palavrão a cada 3 palavras, e acham que isso é engraçado. Na verdade isso enjoa demais, e perde a graça nos primeiros 5 minutos, então o cara que quer fazer algo engraçado tem que ser engraçado sem o uso de palavrões, e usa-los é porque o cara só quer colocar no game isso, e não fazer disso a graça do game.

@Mafagafo: É por esse intuito que eu criei o texto, evitar comédias toscas. xD

@Rodrigo: Eu acho que todo mundo curte uma comédia, é algo que agrada a todos.

@Raizen: Realmente, o que estraga os jogos de comédia são frases só de palavrões. Acho que pode usar sim, desde que com moderação.

Obrigado pelos comentários.

Safety and peace.
ALGUÉM FALOU EM JAIMES DESING?!

// -> cHEAT .exeKUTIVE OFF-ice ~~//