Boa tarde, pessoal!
Preciso saber se existem comandos que posso usar na opção CHAMAR SCRIPT no VX ACE para salvar o progresso atual num slot específico e um comando que carregue um slot específico. Por exemplo, se eu crio um evento e quando o player interage executa esse comando "SceneManager.exit();" o jogo fecha.
Eu não quero usar as telas padrões de salvamento e carregamento e, sim, salvar o progresso no slot 1 quando interage com uma estátua e carregar o progresso desse slot quando interage com outra estátua. Deu pra entender?
Provavelmente você quer fazer isso por eventos certo?
Bem, considerando que o primeiro Slot é 0, então o segundo vai ser 1, logo o comando é esse:
DataManager.save_game(0)
Para salvar no ultimo Slot que o jogador salvou use esse comando:
DataManager.save_game(DataManager.last_savefile_index)
Para carregar de um slot especifico:
DataManager.load_game(0)
$game_system.on_after_load
SceneManager.goto(Scene_Map)
O comando seguinte serve para que processos que já estavam em andamento e o BGM e o BGS sejam sobrepostos pelos do save e o último para descongelar a tela após o carregamento do Slot.
Citação de: Crixus online 23/01/2024 às 00:04
Provavelmente você quer fazer isso por eventos certo?
Bem, considerando que o primeiro Slot é 0, então o segundo vai ser 1, logo o comando é esse:
DataManager.save_game(0)
Para salvar no ultimo Slot que o jogador salvou use esse comando:
DataManager.save_game(DataManager.last_savefile_index)
Para carregar de um slot especifico:
DataManager.load_game(0)
$game_system.on_after_load
SceneManager.goto(Scene_Map)
O comando seguinte serve para que processos que já estavam em andamento e o BGM e o BGS sejam sobrepostos pelos do save e o último para descongelar a tela após o carregamento do Slot.
Olá, Crixus!
Testei aqui no mapa e não funcionou. XD
Coloquei o comando chamar script num objeto com o comando de salvar e um outro objeto com o comando de carregar o slot e não aconteceu nada.
Eu fiz os testes antes de responder, nem imagino o que deu errado, o melhor seria você postar uma imagem das páginas de cada evento.
Citação de: Crixus online 04/02/2024 às 20:54
Eu fiz os testes antes de responder, nem imagino o que deu errado, o melhor seria você postar uma imagem das páginas de cada evento.
Não sei mandar imagem aqui, então vou mandar os links:
Como eu deixei no evento que salva:
https://ibb.co/WcPJR7x
Como eu deixei no evento que carrega:
https://ibb.co/zbLP9xS
Ao que parece você não colocou gráfico nos eventos, apenas inclua uma mensagem de confirmação após cada script.
Provavelmente não tem nada haver com o método que passei e sim com o uso da prioridade dos eventos.
Citação de: Crixus online 05/02/2024 às 17:34
Ao que parece você não colocou gráfico nos eventos, apenas inclua uma mensagem de confirmação após cada script.
Provavelmente não tem nada haver com o método que passei e sim com o uso da prioridade dos eventos.
Oi!
Coloquei gráfico nos eventos e até uma mensagem de confirmação, mas não acontece nada. Saberia me dizer o que é?
Estou fazendo testes na verdade. No projeto final, o player vai ter um caderno no inventário e sempre que usá-lo vai salvar o jogo. Não vou usar o comando chamar save, porque quero que exista apenas um único slot. Tipo, usou o caderno a partir do inventário, vai salvar no único e slot e provavelmente mostrar uma mensagem de confirmação ou um som apenas, não decidi.
Olha como está:
https://ibb.co/s54L7WW
"Nada acontece", presumo que nem a caixa de texto apareça, isso logo não é um problema do método que eu passei e sim da maneira que você está usando o RPG Maker... já que a mensagem de texto é claramente algo padrão do RPG Maker...
Além do mais você conseguiu mandar uma print enorme da tela toda, com partes desnecessárias, mas o importante você removeu, a parte de baixo da janela do evento...
Tá difícil te ajudar...
Citação de: Crixus online 08/02/2024 às 23:00
"Nada acontece", presumo que nem a caixa de texto apareça, isso logo não é um problema do método que eu passei e sim da maneira que você está usando o RPG Maker... já que a mensagem de texto é claramente algo padrão do RPG Maker...
Além do mais você conseguiu mandar uma print enorme da tela toda, com partes desnecessárias, mas o importante você removeu, a parte de baixo da janela do evento...
Tá difícil te ajudar...
A mensagem de texto aparece, mas não salva nem carrega. A parte de baixo está como "pressionar tecla" e "junto do herói."
Crie um novo projeto sem Scripts adicionais e faça o teste, e se não funcionar compacte e me mande aqui por dropbox, 4shared ou googledrive.