O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Pokémon? O que vocês acham do rumo que está seguindo?

Iniciado por Myzhuk, 24/07/2014 às 21:51

Eu andei vendo imagens desses últimos games, e não gostei muito das mudanças gráficas. Não sei vocês, mas pra mim Pokémon não deveria ter saído do sistema 2D tradicional. Os pixeis elegantes da Nintendo sempre chamaram minha atenção...

O que vocês acham? Ficou melhor ou pior? Alguém aqui já jogou X e Y?

O ultimo que eu joguei até o fim foi o Pokémon Platinum, e um pouco do Soul Silver. Vou me aventurar pelo Black/White agora...

Olha, eu não gosto de Pokémons modernos desde a época em que foram do GBA, mas isso por que eu não gosto das novas gerações, somente dos 251 primeiros.

Em questão gráfica, você me conhece, sou um nostálgico por natureza, mas não acho que pioraram, já pensou ficar lançando jogos por 20 anos com mesmos estilos? O avanço pro 3D foi uma coisa que ampliou a visão dos jogadores, claro que tirou o lance de usar a imaginação, mas pense, é a beleza da evolução.

Por mim, sinceramente o que deveria mudar é o estilo de batalha, acompanhando junto os gráficos, e aquela rotina chata de escolher um de três pokémons, nem sei como estão as gerações atuais.

A game freak não tem escolhas. Se ela fizer os jogos pokémon como antigamente eles vão acabar perdendo lucro pois poucos que não são nostálgicos podem enjoar.

Eu acho ótimo como está se seguindo. O problema está na mecânica pra mim. Com tantos pokémons fica muito difícil criar times balanceados.

Vai se aventurar por unova? Legal cara. É minha região favorita. E olha que eu gostava de Johto e Kanto.
Tenta entender a história pra poder jogar o B2/W2 também...

Como alguém que jogou todas as gerações (menos a atual, mas que experimentou o seu competitivo e que pretende corrigir essa falha em breve) eu posso dizer que Pokémon tem melhorado a cada geração, seja em lore, gameplay, nos Pokémons (sim, porque tem que ser muito genwunner para dizer que nenhum Pokémon recente presta. Sejamos realistas, plox), nos gráficos, em tudo. É muito difícil um jogo passar pela transição 2D > 3D sem perder personalidade e Pokémon conseguiu fazer isso. Até porque foi uma transição gradual, iniciada lá na Gen IV. Aliás, os gráficos novos têm ainda mais personalidade. São detalhes pequenos de cada Pokémon colocados nas animações que tornam tudo incrivelmente único (Mawile aparece de costas, o filhote de Kangashgan abraça a mãe quando eles perdem). O jogo inteiro está mais rico e tudo isso só foi possível graças à transição para 3D. Pokémon Amie, por exemplo.
Acho que o jogo não precisava mais se prender ao 2D simplesmente por nostalgia quando o 3D já conseguia resolver todas as questões e ainda permitir uma expansão do jogo como um todo. Tem tantas coisas novas e incríveis que eu, sinceramente, não consigo ver como alguém que jogou os novos jogos preferiria o 2D sem justificar usando saudosismo.

Eu realmente estou ficando muito babaca... ou muito velho. Você decide.

Estou com o Moon nessa. O novo jogo do pokemon é simplesmente melhor em tudo, desde na forma como "upar" se tornou infinitamente mais fácil (mas não menos recompensador) funcionou muito bem, tal como quando adicionaram naturezas para os pokemons e finalmente o 3d, que funciona perfeitamente. Ah, e não vamos esquecer dos Patins. Quem diabos não amou os patins? Sem contar que a única coisa que ainda me incomoda são alguns pokemons que ficaram esquisitos, ou cujo tipo eu não consegui identificar sem olhar na internet, mas fora isso a série só está ficando melhor.
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

Acho que o jogo em si está melhorando, mas eu não jogo um desde a segunda geração (comecei a terceira, mas parei antes da metade). O meu problema com o jogo não é a questão do design dos pokémons (embora eu realmente prefira os da primeira geração), mas sim a quantidade. São tantos pokémons agora (s]ao mais de 700, certo?) que eu não tenho mais paciência e vontade de acompanhar. A mesma coisa acontece comigo e Yu-gi-oh (já nem sei quantas séries diferentes tem).

Viva a lenda!



São 800 pokemons agora, eu acho.

Cara, duas coisas me irritam em pokemon:

1) O grande número de pokemons;
2) Lançarem um jogo novo a cada ano.

Tá, em X/Y pisaram no freio, colocaram poucos pokemons novos e parece que essa agora é a tendência. Na verdade essa geração recente é bem nostálgica te dando os pokemon de kanto e os lendários, único ponto que decepcionou foi a mega evolução. Sobre o segundo ponto infelizmente nosso sistema de consumo incentiva... se os jogadores continuarem comprando um jogo novo todo ano a game freak vai continuar lançando nessa frequência.

A série vem mesmo numa real crescente, embora o X/Y tenha sido mais um fake do que a 'verdadeira' evolução.
Esse último que saiu fiquei com uma sensação de vazio após vencer os 4ºs.Deletei o save logo após.
Não há mais 'aquela' jornada de antes. O jogo está entupido de 'perfumaria" e pouca aventura/desafio - sem contar que dificuldade é mínima! Certamente foi o pokemon mais sem graça que já joguei. Agora vem os remakes...
Gifts: Mistyrol | [

25/07/2014 às 01:16 #8 Última edição: 25/07/2014 às 01:29 por Alisson
Outro ponto importante a levar em conta é que o jogo está ficando muito infantilizado. Lembra da May antigamente? Compara ela com essa do Omega Ryby/Alpha Sapphire.....eu acho que eles pisaram feio no design dos personagens. O Steven está um tanto parecido com a Diantha e isso deixa um cara que era para ser sério, muito viado. Sério, só olha pro olho dele...

E quanto ao número de pokémons, legal. É sempre interessante conhecer pokémons novos mesmo eles sendo muito nada a ver. O problema é que nessa sexta geração, a mecânica de batalha mudou muito mesmo e quem estava acostumado a jogar como antigamente se ferra.

Eu fui testar um time que eu usava no platinum e tinha uma mania de mandar um Cresselia com o golpe Trick segurando uma choice scarf para atrapalhar o pokémon mais forte do oponente. Posso fazer isso agora? Não, pois os pokémons vêm quase todos segurando a infame mega stone.

Resumindo. Os jogos estão ficando melhores a cada geração.  Mas admito que eles pecam nos assuntos importantes. Uma criança de 9 anos chega no nível 100 muito antes da liga pokémon sendo que lá atrás em pokémon crystal, o pessoal se matava pra derrotar golbats no monte silver pra ganhar 1000 de exp para poder chegar ao menos no nível 80.

Falo com experiência.  Jogo pokémon desde o red até o Black 2. Joguei um pouco da geração nova mas infelizmente meu 3ds queimou.
See ya!

Edit: Esqueci de falar da Battle tower, Battle frontier,Pokémon World Tournament. Pra mim esses foram os maiores desafios que já enfrentei. Você experimentava a batalha competitiva em que level não importa e sim sua habilidade. Quem não se matava pra passar de 1 cara na battle tower de pokémon crystal para fazer o set de 7 rounds e ganhar 5 proteins (iron, etc...). Quem não passou dias tentando passar da Battle Frontier e coletar todos os símbolos?
Quem não passava dias tentando dar Breed nos pokémons por bons ivs e não gastou uma grana comprando iron, hp up e etc...para dar ev train nos pokémons (sem falar de pegar as wings para treinar rapidamente 1 ponto de ev).
E isso só pra participar do Pokémon World Tournament onde os pokémons são todos iv e ev trained. Sério, Battle Maison foi mamão com açúcar pra mim.

"De acordo com o criador Satoshi Tajiri, era para ter apenas 251 pokémons onde nos jogos da segunda geração,  Gold ia passar pelos desafios para enfrentar o treinador lendário, Red. Mas o sucesso dos jogos foi tanto que eles criaram novos pokémons e novas regiões."
Admito que gosto da geração 3 e da geração 4-5. Acho que o maior problema para as pessoas velhas no assunto como eu foram as diversas mudanças no sistema do jogo. Eu era muito bom antigamente na batalha competitiva, mas tomei uma surra quando fui para a nova geração por causa das mudanças.  Algo que assim como o Moon, pretendo fixar.

Alisson, era disso que eu tinha medo, Pokémon já é de certa maneira meio infantil, mas moderadamente, depois de ver o novo Steven eu fiquei chocado kkkkk. Cara, antes eu me matava pra passar até a Liga Pokémon, você não imagina o meu sofrimento na Batalha da Fronteira, eu até chorava...

Se ficou fácil assim, o jogo realmente perde um pouco a graça. Sobre as Mega Evoluções, eu curti bastante quando vi, mas era uma coisa desnecessária...

Eu também curti as mega evoluções e se você tiver jogado vai perceber que elas funcionam muito bem, até melhorando a estratégia do jogo já que agora você precisa escolher um pokemon "campeão", o único que terá mega evolução (já que só pode um pokemon usar mega evolução por batalha).

E sobre upar, ficou bem melhor. Sim, ficou mais fácil, mas também ficou bem melhor que fazer aquele grind eterno e desnecessário que os jogos antigos tinham e que passou a ser odiado hoje em dia. O jogo, pra mim, só teve melhorias, em especial quando permitiu que escolhessemos entre um dos 3 iniciais no jogo. E o ritmo de lançamento está bom para mim, não teve nenhum pokemon até agora que foi lá uma "aberração" para a franquia, foram todos no mínimo divertidos. Diferente de AC. e___e
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

O lance da anualidade de Pokémon tem que ser pensando à luz do fato de que cada jogo fica uns 5-7 anos em desenvolvimento. X/Y estavam sendo feito desde que a GF colocou as mãos no SDK do 3DS, então não é que nem um AC, que é desenvolvido em seis meses, saca? Tem todo um processo longo. Mas não acho que eles vão manter essa tendência por muito mais tempo. Ano que vem, provavelmente, sai a terceira versão de X/Y e daí eles devem ficar pelo menos um ano sem lançar nada, talvez mais, antes de ir para a Gen VII.
Agora, sobre a infantilização, eu diria que é menos isso do que é uma evolução da própria estética anime, que é o que pega. Se você olhar, os designs daquela época eram condizentes com as vestimentas das crianças da época e com o visual de animes do período.
Se você olhar numa gradação, é um processo que está rolando faz tempo:
Gen I
Spoiler
[close]
Gen II
Spoiler
[close]
Gen III
Spoiler
[close]
Gen IV
Spoiler
[close]
Gen V
Spoiler
[close]
Gen VI
Spoiler
[close]

Se você cruzar com animes lançados no período, vai ver que ele está acompanhando a evolução na arte. O traço em si está muito mais maduro e parece mais infantil hoje porque tem mais curvas e está mais "anime" e anime hoje em dia é assim, para o bem ou para o mal.

Eu realmente estou ficando muito babaca... ou muito velho. Você decide.