O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[AJUDA] Player ativando Eventos de Costas[?]

Iniciado por Aandel, 17/10/2023 às 22:12

17/10/2023 às 22:12 Última edição: 17/10/2023 às 22:39 por Aandel
Ola galera!
Revisando alguns eventos verifiquei que mesmo o player de costas para um determinado evento, ele é capaz de ativa-lo.
Existe alguma maneira de impedir que isto ocorra?

Em um de meus Eventos por exemplo, existe um Alçapão onde o Jogador pode aciona-lo em qualquer uma das quatro direções, porém percebi que ao passar por cima deste evento e chegar ao outro lado era possivel ativar o Evento mesmo o Player estando de costas.
Outro ponto que acaba complicando é que se por exemplo acionar este Evento dependendo da direção do Player [cima,esquerda,direita,baixo] irão aparecer imagens.

Uma vez que o Player passa pelo evento da Direita para a Esquerda e ficará de costas para o evento ao pressionar o botão ele acabará entendendo que a Condição da Posição X,Y da Imagem é para aparecer quando estiver de Frente para a Esquerda e não de Frente para a Direita POR EXEMPLO.

Não sei se consegui explicar direito mas, basicamente queria ver se tem uma solução para impedir o Player de acionar Eventos estando de costas[ para ele.   



17/10/2023 às 22:47 #1 Última edição: 17/10/2023 às 22:48 por Crixus
Vou chutar que a sua engine seja a MV já que o seus tópicos em maioria são, sim tive que olhar pra ter certeza... espero que seja isso.
Eu testei em todas as versões e isso não acontece.

Vou presumir que você testou direto no seu projeto com vários plugins instalados que interferem diretamente em como o jogo vai funcionar, aconselho fazer os testes em um projeto simples.

Concluindo, o único meio de filtrar o causador do problema é desativar o plugin por vez até descobrir qual foi.

Opa  Crixus, de fato é MV, desculpa!
O evento utiliza o Plugin da Yanfly Resize Hit Box, onde add 1 em todas as direções fazendo com que o evento seja maior do que a imagem dele, vou testar e ver se pode ser ele que está causando esta animosidade no jogo!

18/10/2023 às 15:35 #3 Última edição: 18/10/2023 às 16:19 por Crixus
Eu analisei e é quase certeza de que o problema é no modo em que você está usando esse Plugin.
Eu poderia te sugerir que usasse coordenadas do evento e do player combinados com posição da face para impedir o erro, mas o problema não se resolveria por que esse Plugin aumenta o campo de interação do jogador com o evento.
Eu nunca instalei e nem usei esse Plugin, mas só de ler o "Help" dele já notei que o uso da TAG tem direções especificas para o aumento do campo de cobertura do evento, e é bem provável que seja o causador do problema.

No seu caso parece ser algo simples de se resolver, então não custa tentarmos juntos entender o que acontece.

1. Poste aqui uma captura de imagem apenas da janela do evento em questão, onde eu possa ver o campo "Tag" e o "Comment" referente à esse Plugin.
2. Também preciso do gráfico do evento, especificamente o frame usado.

Sobre o por que é difícil pedir ajuda quanto à esse tipo de Plugin:
Com isso os usuários em fóruns que ainda tem movimentação não costumam dar suporte sendo o principal fator que qualquer incompatibilidade gere uma longa discussão e raramente uma solução, o que tornou tão frustrante à ponto em que os moderadores e administradores de alguns fóruns chegaram à proibir qualquer tópico que contenha pedido de suporte para esses Plugins.
Outra coisa também é que muitos usuários além de não saberem o mínimo básico do RPG Maker também adquiriram esses Plugins de forma ilegal.
Em vários casos os usuários omitem isso na área de suporte no fórum oficial, mesmo sabendo que o suporte para JS/Plugins não é a mesma coisa que o suporte para RPG Maker e o suporte deles costumam se resumir à um texto para preencher um formulário:
http://www.yanfly.moe/wiki/Troubleshooting_Plugins_RPG_Maker_MZ

Isso eu expliquei pra ficar claro o por que é raro que alguém responda mesmo que o usuário tenha feito tudo certo.

Vlw! Após seu post, de fato deu uma sacudida na minha cabeça e mesmo usando o plugin já há um tempo me faltou esta analise mais precisa, então analisando friamente, obvio que se eu aumentei o tamanho da area de ação o personagem mesmo aparentemente estando de costas para o evento ainda ele estará sobre o evento kkkkkkkk! Fiz uso de coordenadas e variaveis e o evento agora funciona como preciso.

Basicamente usei dois Controles de Variáveis para Marcar o Jogador em que ponto X e Y do Mapa ele está.
Logo em seguida fiz Condições para que o evento apenas ocorra se o Jogador estiver na Posição X e Y destas duas Variáveis e voilá, problema solucionado! Muito grato plo Help mas, agora notei outro pequeno grande problema em relação ao Choice Large do Himework, mas isso é tópico pra outro post 😭

Eu até gostei desse Plugin ao que analisei, é bem mais pratico do que por eventos que é necessário o uso de um algoritmo de distancia em loop. Eu achei que diminuindo e redirecionando o campo do evento já resolveria.
Um método mais preciso seria comparar as coordenadas do jogador com o evento e confirmar com a direção que ele estiver olhando, mas o evento ficaria bem grande, se quiser posto o código no fim de semana.

Opa Crixius! É sempre bem vindo uma ajuda a mais... Obrigado se puder disponibilizar o codex! Thanks