O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Registro de Direitos Autorais

Iniciado por paulojunior55, 30/12/2019 às 16:35

30/12/2019 às 16:35 Última edição: 31/12/2019 às 18:25 por Gabriel N.
Olá pessoal.

Estava pesquisando sobre registro e direitos autorais, a respeito de como registrar um jogo de rpg maker, livro e logo e me deparei com esse site.

https://avctoris.com/

Achei muito estranho o preço e o tempo de emissão de certificado. E analisando o site em si, vi que não é muito bem recebido no site reclame aqui, no site não é possível conhecer o cnpj e os fundadores da empresa, no blog a última postagem é de 6 de Maio de 2017 (abandonado até os dias e hoje), apesar de operar no Brasil, o domínio do site foi registrado ".com" e não "com.br".

Enfim alguém conhece ou sabe sobre sua confiabilidade? porque ele não parece confiável.

E se sabem de uma maneira melhor de fazer esse tipo de registro? Ou até se é necessário caso vá publicar na steam, gog ou play store.

Então é isso e bom fim de ano a todos.

30/12/2019 às 17:01 #1 Última edição: 30/12/2019 às 17:03 por Syureri
Já tentou registrar na Biblioteca Nacional ou na Copyright?

Não sei se valeria a pena (ou se é possível) registrar uma marca para um jogo pequeno. Geralmente um estúdio cria uma marca registrada (ou herda caso seja uma filial) e todas as suas obras intelectuais caem sobre ela, ex:
Nintendo não possui os direitos dos jogos de Pokémon, apenas a Creatures Inc (afiliada da Pokémon Company) e a Game Freak ditam como os jogos serão feitos.

Se não quiser ter muito trampo nos tribunais, taca uma Creative Commons na obra e processa os malandros ¯\_(ツ)_/¯ *nota obrigatória de que não sou advogado*

Pra ser honesto, hoje em dia eu acho bobagem até mesmo se preocupar com registro. O que você precisa fazer é só provar que a obra foi criada por você antes que alguém copie, se for relevante. Como o Syureri citou, estes serviços aí são os mais confiáveis. Na BN você não registra somente livros, pode registrar músicas e roteiros em geral - incluindo o de um jogo.

Atualmente eu uso a LBRY, uma rede social. É só postar um texto mesmo especificando o que você criou, os pontos centrais e qualquer informação importante que queira salvar. A rede social é descentralizada e é virtualmente impossível apagar qualquer conteúdo dela. A não ser que você exploda todos os computadores da terra mais os satélites lá em cima. Ou seja, teu registro estará mil vezes mais seguro que qualquer papelzinho e é de graça.

Isso vai te proteger de pirataria? Não, mas vai provar que você criou algo que fulano ou ciclano estão clamando. Também não vai conseguir processar os coleguinhas com isso, eu espero, mas aí é outra discussão.  :XD: